Vc foi uma coisa Boa na minha Vida
O futuro tão esperado, de um passado um tanto quanto turbulento, chegou. Sonhei por horas em ter meus vinte anos, almejava pela minha liberdade, onde eu mandaria em mim e faria minhas vontades. A problemática se dá neste ponto, porquanto não há espaço para ser livre aqui. As correntes e algemas estão em meio aos boletos e responsabilidades que um adulto deve ter.
Hoje lembro com dificuldades de minha infância, onde eu saía de casa (escondido da mãe) pra jogar na Rua 3, recordo-me de meus amigos, das paqueras, das briguinhas, dos jogos, de sentar na calçada da vizinha da frente e conversar por horas, me lembro de algumas lições de vida, de meus tios (foram muito importantes para mim), meus primos que sempre estiveram ao meu lado (mesmo depois da distância ser uma incógnita em nossa amizade), é fácil me lembrar das vezes em que eu sonhava em ser um nadador profissional, eu seria grande. Como posso me esquecer das escolas em que estudei? Dos livros que li? Dos amigos que fiz? Das músicas que gostei? Tudo isso está agregado à mim. Os desenhos que assisti, minha timidez exorbitante "de quando em sempre" aparecendo. Cada momento que vivi, luta que enfrentei e amor que recebi me fizeram ser o que sou hoje. É a minha história. Minhas decisões criaram a rota mais intensa e acertada possível.
Não me arrependo dos erros, afinal, quem não erra? Com ajuda deles estou aqui. A casa de meus avós (de ambas as partes) foram sempre um ponto de refúgio. A roça. A minha cidade, Petrolina. Me trouxeram até aqui, e "aqui" é tão bom. É bom saber que sou "bom". Que minhas qualidades superam os meus defeitos. É bom saber que se eu fosse uma outra pessoa, eu poderia confiar em mim. Não há dúvidas, ainda que não acabou, eu estou sendo uma criação bem sucedida.
É importante para nós sabermos que nossas raízes é que nos criaram, elas também precisam ser alimentadas. Ter orgulho do que somos, de nossas famílias e de nossos lares, isso é lindo.
Na infância, não haviam preocupações. O tempo passou, e as coisas mudaram. A vida acaba te lapidando para que você seja, exatamente, o que deve ser.
Cuidado, talvez sua opinião apenas esteja explodindo o superficial do mais profundo sentimento preso no seu querer.
Mesmo usando a terceira pessoa.
O poeta quase nunca consegue ser duas.
Não o chame de egoísta,
ele só gosta de contar sobre a vida.
A cada dia percebo que as pessoas estão mais carentes, e a necessidade de estar com alguém, é maior que o sentimento (carinho, amor, respeito, etc.), e talvez este esse seja o erro, por isso observamos tantos desabafos, desafetos, tantas indiretas, tantas reclamações de amor.
É tão mais interessante, se amar, se respeitar, fortalecido com esses sentimentos para consigo, evitaríamos sofrimentos desnecessários. Parto do pressuposto que devemos nos permitir, mas daí, passar a ficar, manter certos relacionamentos por carência, por status (ser ou estar), acho desleal consigo.
Então, porque não adquirir essa capacidade e fortalecimento do amor próprio, não vejo isso como egoísmo, vejo como a forma mais sensata de evitar tantas lamúrias, que por vezes cansa de tantas citações a respeito. Porque não seguir independente, defenda seus princípios e suas verdades, se ame, seja feliz independentemente de encontros e desencontros, a vida é bem mais que isso.
A FILOSOFIA BARATA QUE ME É TÃO CARA
Vejo pessoas que passam apressadas, caminhando a passos rápidos em direção a algum lugar. Elas olham para frente, jamais para os lados. Para onde olham? O que elas veem?...
Vejo pessoas que se preocupam unicamente com suas próprias vidas. Elas se movimentam sem planejamento, apenas por se movimentar, como um cavalo que ao invés de andar em L resolve percorrer toda a diagonal do tabuleiro. Cedo ou tarde descobrirão seu erro, quase sempre tarde demais.
Vejo pessoas individualistas, centradas demais em seus problemas. Uma unha encravada parece um câncer quando a unha é nossa, mas o câncer do que caminha ao nosso lado é apenas um câncer em estágio inicial, nem dói tanto assim...
Vejo pessoas que correm para lugar nenhum. Por que a pressa? A morte não tarda, ela sempre vem, em geral da forma mais inesperada.
Vejo pessoas que lutam quando deveriam apenas contemplar. Dar um tempo. Recarregar as baterias. Refazer os planos de voo. Quando a luz amarela se acende, é hora de prestar mais atenção aos sinais internos e externos.
Por quem lutam os homens? Por si? Pelos seus? Qual o objetivo maior dessa vida? Dinheiro? Prestígio? Amor? Poder?...
O que é a felicidade? Realizar o sonho da casa própria? Ter meia dúzia de filhos com a pessoa amada? Chegar ao topo do Himalaia? O cargo mais alto da empresa? O carro do ano? Contemplar o sorriso do seu filho? Escrever um livro, plantar uma árvore? Saber que no dia seguinte não precisará acordar às cinco da manhã?...
Vejo pessoas que não olham mais nos olhos, já perderam o brilho da inocência e agora mentem não mais por sobrevivência, mas por opção. Há quanto tempo as coisas são assim?...
Que problema insolúvel tira o sono da humanidade durante a noite? Falta de dinheiro? Enfermidade? Vício? Maldade explícita? Coração gelado? Solidão?...
O que fazer para reverter a situação caótica em que nos encontramos? Como não se perder nesse labirinto chamado VIDA, que vai ficando mais curta a cada novo amanhecer?
Vejo pessoas que passam quase sem esperanças. Já ligaram o piloto automático, aguardam apenas a pane fatal. Mas nada acontece, e continuam a fingir que são felizes.
A vida não passa de uma grande encenação, mas será que somos os atores principais ou não passamos de meros coadjuvantes nesse palco de marionetes?
Há quem não acredite em Deus. Há quem duvide da Sua existência. Há quem afirme sua crença, mas apenas segue o senso comum. Prefiro os que duvidam sinceramente do que os que fingem acreditar. A dúvida é honesta, a crença sem entusiasmo é falsa. Afinal, o que viemos fazer aqui? O que significa esse corpo que apalpamos, esses pensamentos que trafegam de um lado para o outro dos nossos hemisférios cerebrais? Por que respiramos? Como pode o corpo humano ser essa máquina perfeita, a ponto de nada ser gratuito ou por acaso, até mesmo uma simples pálpebra tem uma importante função a cumprir para o bem do corpo como um todo? A simplicidade é complicada demais?
Vejo pessoas que não ligam para nada nem ninguém. Crianças abandonadas? Onde?... Sem-teto? Sem-terra? Sem-hospital? Sem-comida?... Ah, é tudo tão estranho. Para onde vamos? Por que o tempo passa tão depressa? Parece-me que ontem era natal, e amanhã já será páscoa. Por que temos de ser tão iguais uns aos outros? Não poderíamos ser mais felizes em nossas diferenças?...
E a vida, o que seria? Algo maravilhoso e imprescindível? Ou algo tedioso e totalmente descartável?
Não sei mais quem sou. Onde estou. Para onde vou. Mas ainda acredito na dúvida, na busca pela verdade que ela suscita. Também não quero chegar a nenhuma conclusão aceitável. Hoje, quero apenas questionar as minhas mais profundas certezas.
Vejo pessoas que passam apressadas. Percebo que não as enxergo com meus próprios olhos, mas através do enorme espelho do shopping center. O espelho das vaidades. Seria eu aquele que acaba de passar por mim a passos rápidos, sem nem olhar para trás?...
Talvez. Não é engraçado como nos reconhecemos ao observar os defeitos do que caminha ao nosso lado?...
Mas tudo isso é vaidade e filosofia barata. O resto, são apenas palavras vazias.
CARTA ABERTA AOS QUE ESTÃO A SE LAMENTAR
Tenho pena daqueles que passam pela vida sem se divertir; daqueles que estão sempre muito ocupados para perceberem a beleza de um céu estrelado; daqueles que acordam de mau humor, permanecem assim o dia inteiro e quando vão dormir ainda estão lamentando que nada deu certo para eles.
Tenho pena daqueles que desconhecem a beleza de fazer novos amigos; daqueles que nunca olham para os lados quando estão dentro da condução, e perdem todas as oportunidades de conhecer alguém interessante, quiçá um grande amor; tenho pena daqueles que nunca desejaram ter um cachorro, por causa do trabalho que ele daria: são pessoas que nunca se entregaram por inteiro numa relação, e jamais saberão o quanto é divertido brincar.
Tenho pena daqueles que não sabem esquecer, pois esses também nunca perdoam; tenho pena daqueles que desconfiam até da própria sombra: são pessoas que julgam os outros por si mesmo; daqueles que se ocupam em cultivar pequenos problemas até que eles cresçam e se transformem em grandes empecilhos para sua própria felicidade.
Sim, eu creio no poder da cura e do perdão, e não entendo a vida como uma ferida aberta: prefiro a diversão. Creio que há sempre um jeito novo de seguir em frente, de fazer diferente e da maneira correta.
Sou daqueles que creem que bem-estar não depende da conjuntura política do país, de quão confortável estou no momento, tampouco de quanto recebo no final do mês, mas sim da maneira como encaro a vida e os problemas que surgem. Otimismo é fundamental, sem ele não há como ter esperança num futuro melhor para mim, que dirá para a humanidade.
Procuro não me levar a sério demais, pois assim acabaria me achando melhor do que eu realmente sou; mas me valorizo o suficiente para nunca esquecer que mereço ser feliz.
O passado é um bom professor, mas não quero recordar o tempo inteiro, prefiro viver o presente. E se há algo de que me arrependo na vida, não é o que fiz de errado, mas o que nunca tentei fazer por um ridículo medo de errar. Aprendi com meus erros mas continuo praticando alguns deles, enquanto isso for divertido.
Sim, eu creio no poder do sorriso, e creio também que o acaso é quando Deus tem rompantes de timidez. Não me preocupo à toa, apenas sigo vivendo, procurando fazer o melhor e da maneira mais divertida possível. Sei que ainda vou errar muitas vezes, e outras tantas, até aprender. Mas não me importo: a vida é excelente professora e eu não tenho nenhuma pressa em me formar, prefiro ser um eterno aprendiz.
Por tudo isso, digo a você: não se lamente nem complique o que é tão simples. Faça da sua vida um grande barato, divirta-se, e seja muito feliz.
Outros mares...
A vida segue seu curso Ievada em frágiI nau
Atravessa caImarias e, não raro, em águas agitadas
Os destinos nem sempre são os mais desejados
A nau se Iança, segue sem temores, viaja confiante
O timoneiro tem seus mapas e estreIas como guia
Vezes, desatento, erra de rumo e vai dar em perigos
Encontra turbuIências e essas traduzem medos
Quantos se perdem do desejado fadário
Aportam em caís jamais sonhado ou conhecido
Experimentam, sem cerimonia, o medo dos navegantes
Não ter o domínio de assegurar o encontro ideado
E se adaptam ao que encontram... terras ignotas
O tempo viageiro, veIoz e incontido, desafia
A nau estagnada no porto improvisado
Guarda Iembranças, retratos, saudades
E a vida, em sorte ao Ieo, jamais seria como antes
Curta a vida passando deixando o que de bom ela nos proporciona.
As preocupaçõe deixe para os preocupados.
Os medos para os medrosos
Mas o amor, a sim esse você segura pra você.
Não desperdice a vida com coisas inúteis.
A vida é preciosa de mais pra ser vivida de qualquer jeito.
Valorizar a vida é o mínimo que podemos fazer.
A vida e nada menos que um presente de Deus.
É preciso estar no centro de si mesmo, ser o eixo, a parte mais importante na roda dos acontecimentos desta vida.
As pessoas não poderão ser felizes em seu lugar. A felicidade é algo particular e único, a sua felicidade não deve ser imposta por um padrão pertencente às pessoas que estão ao seu redor. Cada um é cada um, cada cabeça tem uma forma de pensar. A felicidade, o amor, as paixões, os amigos, seus planos, aquela pessoa que te faz sorrir, tudo isso é uma escolha, que para se encaixar perfeitamente na sua vida e no seus ideais, deverá ser tomada apenas por você, evitando assim futuros pensamentos do tipo: "como teria sido se...". A vida é curta demais para se ligar nessas bobeiras.
Não temos asas,mas vamos voar,não temos dinheiro,mas vamos fazer,não temos luxo,mas vamos viver,vamos viver,viver.
Na vida há dois caminhos, o do ego se debate impedindo a semeadura ou a Alma se entregando e se curando.
- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases para Conquistar uma Garota
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Mensagem para uma pessoa especial
