Vale tudo Filosofia de Vida

Cerca de 252323 frases e pensamentos: Vale tudo Filosofia de Vida

⁠"Um lugar importante para começar na filosofia é este: a clara percepção de nosso princípio orientador."
Epicteto, Discursos, 1.26.15

(...) Epicteto está dizendo que nos tornamos filósofos quando começamos a exercitar nossa razão orientadora e passamos a questionar as emoções e crenças e até a linguagem que outros dão por certas.

Ryan Holiday
Diário estoico: 366 lições sobre sabedoria, perseverança e a arte de viver. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2022.
...Mais


A filosofia do corpo dela, é reflexo da alma que carrega: livre e quente.
É como aqueles versos de Camões, que falam sobre o amor e arder,
sobre o nunca contentar-se de contente.
Ela não se perde em qualquer chama, nem queima em qualquer cama,
porque no fundo, meu bem,
é o abrasar da liberdade que ela ama.

⁠Um dia com alegria fazemos uma poesia, outro dia com desgosto fazemos uma filosofia.

⁠Assim como a Filosofia é a base de todas as ciências, o Amor o é dos sentimentos.

⁠Na Grécia antiga, para ingressar na academia de filosofia o vestibulando deveria demonstrar sua virtudes, a função do vestibular era selecionar quem poderia aprender para benefício da humanidade, hoje a universidade aceita qualquer um de má índole que saiba as respostas corretas.

⁠As pessoas que se apoiam na lógica, na filosofia e na exposição racional acabam por deixar faminta a melhor parte da mente.

⁠A filosofia é a mãe de todas as ciências, precursora do conhecimento humano,
que nasceu na alma do primeiro curioso que atreveu-se a questionar.

⁠Filosofar o que a filosofia não explica, entender o que a razão diz, mas o subconsciente rejeita.
Focar sem focar, acreditar sem acreditar.
Será a mente sensata o bastante para entender as controvérsias que ela mesma prega?
Felizes são os loucos, nesse mundo de pessoas que se dizem ' lúcidas '.
Que lucidez é essa?
Sinceramente gostaria de saber.
O que mais se vê são mentes doentes, vazias das verdades que pregam.
Um emocional dilacerado pela aceleração diária.
O toque tornou-se evasivo, é conveniente um amor de fachada, jogar com o sentimento alheio é saudável; pois a espontaneidade assombra a memória passada
A fraqueza de espírito é tão gritante que os valores antes idealizados, hoje são obsoletos, já estão ultrapassados.
Cabe a nós loucos de pedra manter em nossa caixinha segura, os tesouros valiosos que ainda são importantes em nossas vidas.

Mensagem de Islene Souza

É impossível adentrar profundamente na ciência e não encontrar a espiritualidade e a filosofia. Todas as três são partes de uma coisa só: O Criador!

⁠A entrada, que guarda um valor despercebido, não faz da Filosofia somente uma porta.

Minha filosofia é: Não é da minha conta o que as pessoas dizem de mim e pensam de mim. Eu sou o que sou e faço o que eu faço. Eu não espero nada e aceito tudo. E isso torna a vida muito mais fácil.

Os princípios da Filosofia é aprender e ensinar.

Para que fazer citações as mães?
Se elas já são toda uma filosofia, toda Poesia.
Toda uma história de vida
Minha, sua e dela.

Utopias são fáceis de imaginar; realidades exigem ação, não apenas filosofia.

​Após a ascensão da filosofia niilista, cada indivíduo tomou para si a centralidade da verdade. As interpretações subjetivas tornaram-se um abismo, impedindo que os conceitos básicos da lucidez fossem alcançados. E isso converteu-se em arma nas mãos daqueles que plantam sementes da discórdia, pois forja-se uma mentalidade de rebanho: escravos de uma ideia que não compreendem, polarizados, angustiados e cheios de ódio disfarçado. A máxima 'Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará' não diz respeito a qualquer verdade,pois nem toda verdade liberta, mas refere-se àquela que o retira do centro e o reconduz à origem. Não é subjetiva, é fundamental; pois, quanto mais nos afastamos de Quem tudo criou, mais próximos estamos de tudo destruir.

Você acredita na Filosofia(ensinamento) de Jesus o Cristo Nazareno e a coloca em prática ou prefere se Autojustificar para Deus e para as pessoas ao redor com a sua Fé na religião ou na igreja ou pelas Obras da Lei(Torá) ou com a sua espiritualidade?!

Filosofia, meu fí, é coisa de bacana, dúvida que nunca se engana
Pergunta que o universo emana
Não importa se é leite ou cana
Tomar as dores do tempo
E pendurar lá em torno
Do meio do céu
A Infâmia do destino mal consturado

"A religião te enche de medo; a filosofia te enche de sabedoria."

No momento em que fomos provocados a pensar, passamos a existir e a amar a filosofia como nosso meio de sobrevivência ao caos que é ser humano.

5. Síntese e integração multidimensional

A ética, portanto, não é apenas filosofia, mas uma ciência aplicável:

É o campo gravitacional que organiza matéria, energia, história, leis, economia, consciência e tecnologia, permitindo que sistemas humanos e artificiais tomem decisões responsáveis, proporcionais e sustentáveis.

Essa visão permite:

Aplicar ética em políticas públicas e sistemas legais;

Integrar tecnologia de IAs na tomada de decisão ética;

Antecipar efeitos de ações humanas e artificiais em múltiplos níveis sociais, econômicos e naturais.