Use o Silencio quando Ouvir
O preconceito é uma atitude de quem ainda não parou para ouvir você contar a sua própria história de Vida.
As dez maiores riquezas da vida: ver, ouvir, falar, cheirar, comer, sentir, sorrir, se emocionar, andar e amar.
A minha história
Quereis ouvir a minha história? Pois bem, prestai atenção, sentai-vos neste duro cepo junto ao fogão, não há poltronas macias nem canapés na roça ou sertão. A porta está bem fechada, temos quentura de mais, a lenha que estala, fala de calma, sossego e paz; que importa que os ventos lutem lá fora nos matagais? Que importa que a chuva caia, que no céu ruja o trovão, que as enxurradas engrossem as águas do ribeirão? Se abrigados conversamos à luz do amigo fogão?
Quereis ouvir a minha história? Não precisas pedir mais... É triste, e de histórias tristes quem sabe se não gostais? Vou contar-vos; e nenhum outro de mim a ouvirá jamais.
Não, não foi somente o tempo com suas frias geadas que desnudou-me a cabeça, fez-me a face encovadas. Foram da vida as borrascas, foram noites de agonia, foram fardos de mentiras dos homens com suas traições. Nasci pobre; este delito seguiu-me por toda a existência... Sobre o teto de uma choça de que serve a inteligência? De que vale uma compleição robusta, um peito enérgico e forte ante o egoísmo das turbas e os anátemas da sorte? Nasci pobre, e, alçando os olhos da pobreza em que vivia, me atrevi, como os condores, a fitar o rei do dia!
Foram-se os anos, agora sou velho, perdi tudo quanto amei; deixai que eu chore por um momento, foram tantos sonhos que sonhei! Deixai que escorram minhas lagrimas saudosas, tristes pérolas de amor; gotas de orvalho da vida no seio da murcha flor! Escorrei lagrimas! Ao menos sois doces, trazei-me consolo ao menos... Quantos infelizes vos derrama amargo como veneno! Na meia idade, o que era impossível aconteceu, encontrei o que sempre buscava; o amor verdadeiro, o amor somente meu; amei-a! Amei-a demais! Um amor com muitas lutas em circunstâncias fatais, com revezes e torturas; transpus leis e cadeias que o homem produz, quebrei, como o corcel quebra as peias.
Em poemas me deliciei, de infindos planos compus, em poucos anos este sentimento me conduziu a plena luz, inspirou-me ao etéreo; mas o destino cruento de minha audácia se riu.. Inda eu folgava confiante, quando a minha esperança partiu. Partiu para longas terras, foi ver estranhos lugares, como o pássaro que emigra foi pousar noutros palmares.
Nuvens de amarguras cercou-me a existência então, o céu tornou-se a meus olhos como um teto de uma prisão. Noites, muitas longas noites, em vez de dormir eu somente gemia. Mas no fim destas noites ergui-me... Também parti! O que intentava? – Ignoro. O que esperava? – Não sei. Surdo a razão, as leis humanas, lancei-me ao acaso, desprezando tudo.
Desta viagem não quero as penas lembrar, dias de sofrimento, angústia, vigílias a delirar. Não quero lembrar as horas de desânimo cruel em que traguei a taça do negro fel. Dois anos que valeu vinte, sem repouso, sem sossego, passei vagando entre os homens, doido, febrento e cego. Dois anos a mesma imagem a torturar-me, dois anos as mesmas idéias... Dois anos andando por toda parte ébrio de amor, procurei-a pelas ruas, pelas praças, pelos campos e desertos, levei meus passos incertos, buscando essa esquiva sombra.
Quantos lábios me sorriram! Quantas belezas encontrei! Quantos amores puros e castos rejeitei, virei meu rosto e passei... E no entanto poderia sem frenesi, sem loucura, colher a flor perfumada de modesta formosura; parar de vez a minha febril carreira, dizer: – basta, a vida é esta; quem foge dos seres comuns seguem uma estrela funesta.
A ventura é ver a prole, ver a paz sentada ao lar, ver do teto o trabalho e a miséria afugentar; mas a imagem da esperança nunca me deixou sequer por um momento, era um console celeste junto a um martírio cruento. Eu sempre via-lhe as formas, em qualquer lugar; no céu, nas matas, nos campos, no clarão das estrelas, mesmo nas pequenas luzes dos pirilampos; se eu dormia ou madornava, sentia a sua face encostada à minha, sentia-lhe os longos cabelos, ouvia-lhe a voz, tão doce, tão doce que eu despertava... E minh’alma estremecia, daquelas visões escrava; se eu caminhava, nos prados ou junto as fontes sentava, via-lhe o vulto sublime, via-lhe o corpo de fada, e me lembrava dos contos que contava para as crianças; passava as mãos pelos olhos e murmurava: minhas esperanças era do norte ou do sul! A esperança é o meu porvir, a esperança de uma maga estrela, que há de meu céu luzir.
De tanto errar fatigado, fatigado de sofrer, busquei nos ermos profundos um lugar onde morrer; embrenhei-me no mais denso, no mais negro das florestas, onde a natureza virgem se ostenta em continuas festas, onde eu este simples verme que pensa, farto, inflado de vaidade, sente as fibras se crisparem ao sopro da liberdade... Sinto-me vil, pequenino, cinza, lama, podridão, e curvar-se aniquilado perante Deus e a criação. No seio de escuras selvas, no cimo das serranias, dos grandes rios à margem, deixei passarem meus dias, mas nesses ermos sem nome na tormenta ou bonança, entre místicos rumores, ouvia a voz da esperança.
As sombras da morte por sobre minha cabeça passaram e as vozes de outro mundo por meus ouvidos soaram, senti o frio das campas, cai sem força no chão, e ao voltar de novo a vida, como que uma nova oportunidade perdi a luz daquela visão, espero voltar à razão.
Eliezer Lemos
A margem espero o descanso do rio.
Ao ouvir o som de suas águas aquieto-me.
Sinto um misto de esperanças vindouras e medos pontuais.
Transbordo. Rompo diques, mas nunca é o suficiente.
Estou cansado! Contenho-me. Sustento todo um ecossistema.
Será que um dia chegarei a minha margem?
E lá chegando... será que poderei finalmente descansar?
E nesse merecido descanso... encontrarei ouvidos interessados em meus ruídos a fim de encontrar neles sua própria calmaria?
A margem espero o descanso do rio...
As pessoas adoram falar o que querem! Mas na hora de ouvir o que as pessoas tem a dizer ninguém dá ouvidos
Simplesmente não é recomendável ouvir certos tipos de pessoas, pois se você observar, essas mesmas pessoas que aconselharam-te, julgaram-te e ainda observam-te, estão no mesmo lugar, fazendo as mesmas coisas e tendo as mesmas vidas.
Tal vida que queriam para ti, a qual queriam prender-te, sufocar-te na mesma cidade, vendo as mesmas coisas, sofrendo os mesmos desamores, pois por falta de fé ou caráter não acreditavam que tua capacidade não lhe deixaria permanecer ali.
Por fim, essas mesmas pessoas que perderam tempo minando-te ao invés de espelharem-se, não caminharão o abismo que andaste e nunca chegaram aonde tu traçaste.
Você fala demais?
Todo homem seja rápido em ouvir, lento para falar, lento para a ira. - Tiago 1:19
Escritura de hoje : Tiago 3: 1-12
Todos nós conversamos demais! Que mágoas são causadas, casas destruídas, amigos afastados, guerras provocadas por uma palavra apressada e raivosa! Grande parte do conflito no mundo é causada pela combinação de uma mente estreita e uma boca larga. Você raramente terá problemas ouvindo, e a maioria de nós pode aprender mais com o que os outros dizem do que com o que temos a dizer.
Agora, é claro que devemos falar sobre o nosso Salvador e contar aos outros sobre o Seu amor. Mas devemos parar as conversas ociosas e as palavras apressadas que tantas vezes ferem as pessoas ao nosso redor. Alguém comentou: "Se você falar com raiva, fará o melhor discurso de que sempre se arrependerá".
Eu tenho uma confissão a fazer. Muitos dos problemas que encontrei no passado me causaram porque abri a boca na hora errada. Pense em sua própria vida e considere quanta mágoa foi causada porque você não era "rápido em ouvir, lento em falar" (Tg 1:19). Nada é aberto por engano com mais frequência do que a boca.
Jesus disse: “Porque toda palavra ociosa os homens falarem, darão conta dela no dia do julgamento” (Mt 12:36). Antes de falar com outras pessoas, peça ao Senhor que lhe ensine quando falar e quando calar. Você vai economizar muita dor de cabeça.
Refletir e orar
Há pessoas silenciosas
cujos louvores devem ser cantados;
Eles pregam um poderoso sermão,
guardando bem a sua língua. —Posicionar
Se você não segurar a língua, pode ter que comer suas palavras. MR DeHaan
A educação que me encanta é aquela capaz de ouvir e compreender o que uma criança esta dizendo, seja pela comunicação verbal ou não verbal.
Te amo...
Espero que vc não se canse de ouvir que te amo.
Há mil formas de repetir esta frase
Sem jamais nos cansamos dela.
Eu te disse muitas vezes
Mas não disse.
E vc disse muitas vezes não enjoo
O melhor nem é falar , apesar que eu adoro dizer escrever também, más o que eu quero mesmo é denmonstrar.
O melhor é expressar sempre
Na hora que puder
Dá forma que vier
Te amo por isso
Olhos apenas para ela
Oh minha pomba. . . Deixe-me ver seu rosto, deixe-me ouvir sua voz. - Cântico de Salomão 2:14
Escritura de hoje : Apocalipse 19: 6-10
Tive o privilégio de oficiar o casamento de Steve com Karen. Deus reuniu esse casal, e era óbvio que eles estavam profundamente apaixonados.
Quando o dia do casamento finalmente chegou, todos os preparativos foram feitos. Os vestidos das damas de honra estavam prontos, as flores estavam no lugar, o ensaio estava completo. Quando a cerimônia começou, Steve e eu entramos primeiro. Ficamos na frente quando as damas de honra desceram pelo corredor e tomaram seus lugares. As meninas das flores vieram a seguir, deixando cair pétalas enquanto caminhavam. Eles eram fofos quanto poderia ser, e todos os olhos estavam neles - todos, exceto os de Steve. Então eu o ouvi suspirar. Karen entrou em sua visão. Ele não estava preocupado com as damas de honra, nem mesmo com as meninas das flores. Ele estava olhando para sua noiva. Ele só tinha olhos para ela.
A igreja é a noiva de Jesus Cristo - Sua noiva. Ele a ama com um amor sacrificial e interminável. Ele morreu para resgatá-la. E está chegando o dia em que Cristo voltará à Terra para levar Sua noiva para Si. A alegre ceia nupcial do Cordeiro se seguirá (Ap 19: 7-9).
Como parte da igreja, somos a noiva de Cristo. Ele nos ama. Ele tem olhos apenas para nós.
Temos olhos apenas para ele?
Refletir e orar
Do céu Ele veio e a procurou
para ser Sua santa noiva;
Com seu próprio sangue, ele a comprou,
e pela vida dela, ele morreu. -Pedra
Deus ama cada um de nós como se houvesse apenas um de nós para amar. - Augustine David C. Egner
Uma testemunha final
Como eles devem ouvir sem um pregador. -
Romanos 10:14
Escritura de hoje : Romanos 10: 1-15
Se você estivesse no meio de um desastre, pensaria em testemunhar para as pessoas ao seu redor? John Harper fez.
Harper era um ministro escocês que viajava de navio para pregar por 3 meses na Moody Church em Chicago. Quando o navio atravessou o Atlântico, atingiu um iceberg e começou a afundar. Alguns passageiros conseguiram chegar a botes salva-vidas, mas muitos, incluindo Harper, foram lançados no frio Atlântico.
Enquanto as pessoas tentavam freneticamente se manter à tona, Harper nadou perguntando às pessoas se elas conheciam Jesus. A certa altura, Harper se aproximou de um passageiro flutuando em um pedaço de entulho e implorou que ele confiasse em Cristo. Pouco antes de Harper deslizar sob as águas geladas pela última vez, ele disse: "Acredite no Senhor Jesus Cristo, e você será salvo."
Quatro anos depois, em uma reunião de sobreviventes daquele navio, o Titanic , o homem testemunhou que havia sido salvo duas vezes naquela noite. Primeiro, ele confiou em Cristo por causa do testemunho de Harper, e segundo, ele foi arrancado do mar gelado.
O desejo agonizante de Harper era que ele pudesse trazer esperança a pessoas sem esperança. Esse é o nosso desejo de viver? Em crise ou à vontade, informamos as pessoas sobre Aquele que pode salvar para a eternidade? A testemunha final de Harper nos lembra de contar as boas novas às pessoas que estão se afogando em seus pecados.
Refletir e orar
Ajude-nos, Senhor, a ser uma tábua de salvação
Para um mundo que está morrendo hoje,
Trazendo esperança para pessoas sem esperança
Ao compartilharmos o caminho da salvação. —Sper
Precisamos contar a todos sobre alguém que pode salvar alguém. Dave Branon
Ele está perto de ouvir
O Senhor está perto de todos os que O invocam, de todos os que O invocam em verdade. - Salmos 145: 18
Escritura de hoje : Salmo 145: 17-21
Quando eu tinha 7 anos, meu avô era zelador de uma propriedade arborizada. Certa noite de outono, peguei minha arma de brinquedo, chamei meu cachorro Pal e segui um caminho para a floresta. Entrei bravamente na floresta. Logo, porém, começou a escurecer e entrei em pânico. "Vovô!" Eu gritei.
"Estou bem aqui", disse ele calmamente, a apenas alguns metros de distância. Ele me viu entrar na floresta e me seguiu para garantir que eu estava bem. Fale sobre ser aliviado!
Como seguidores de Cristo, às vezes nos aventuramos em território desconhecido. Tentamos coisas novas. Assumimos responsabilidades na obra do Senhor que são maiores do que jamais tentamos antes. Corremos o risco de ser rejeitados quando testemunhamos aos amigos sobre Cristo. Pode ficar bem assustador.
Mas onde quer que vamos, Deus está lá. Sua promessa de estar perto é apoiada por Sua onipresença. Sua promessa de nos ajudar é apoiada por Seu poderoso poder. Ele ouvirá os gritos daqueles que O temem (Salmo 145: 19-20).
Portanto, corra alguns riscos em sua caminhada com Deus. Aventure-se no desconhecido assustador em seu serviço ou doação ou testemunho. Deus está mais perto de você do que o vovô Hayes estava comigo na floresta escura. Ele sempre ouvirá seu choro.
Refletir e orar
O Senhor está perto de todos os que chamam;
Ele prometeu em Sua santa Palavra
que, se nos aproximarmos dEle,
nosso mais fraco clamor de coração será ouvido. —Hess
Medos sombrios fogem à luz da presença de Deus. David C. Egner
Às vezes fecho os olhos
E a escuridão se faz companheira
Chego a ouvir as vozes ao longe
Já não tão forte como antes
O coração então se manifesta
E me faz tremer de saudade
Entorpecendo meu corpo acabando com minha alma
Já não sei por onde prosseguir
Me agarro ao ditado que “o tempo é o melhor remédio e tudo se resolverá”
Sei lá, acho melhor continuar a esvaziar a garrafa de vinho...
Deitado em seu peito, você vestida
de moranguinho, pude ouvir mais uma
vez as batidas do seu coração, acelerado
(como sempre), tum tum tum tum,
gostoso de ouvir, no entanto, lágrimas
escorria pelos nossos rostos...na
verdade, percebo agora, que seu coração
batia acelerado, mas de um jeito
diferente... ele repetia o que já havia me
falado, aquele momento seria um adeus.
Fiquei pensando - um adeus até quando?
Não sei, apenas que foi um adeus.
Levando isto para o lado da
espiritualidade, espero que seja um até
logo, pois assim, saberei que te
encontrarei novamente em alguma vida, aí, quem sabe, terei o seu perdão.
Mãe, hoje não quero falar com a senhora.
Ouvir sua voz, vai embargar minha voz e me fazer chorar
Sinto falta do seu carinho e do seu abraço gostoso que me acolhe e me protege
Perdoa mãe, esse campo emocional me deixa assim.
Por isso preferi por aqui, no campo das palavras escritas e assim te engano fingindo honrar aquela máxima de que homem não chora
Não quero ser clichê e dizer que seu dia são todos os dias, porém com o tempo aprendi que esse dia que lhe é dedicado é realmente especial, ele faz concentrar um sentimento reprimido pela distância de todos os outros dias do ano
Esse dia me faz lembrar daqueles vividos na infância que eu lhe tinha à disposição todos os dias e se soubesse, eu os teria aproveitado mais em sua companhia que hoje me faz tanta falta.
Mãe eu te amo, e te agradeço por tudo, pelas broncas, pelas alegrias, pelo carinho e conforto que mesmo longe me deu sem saber quando eu estava triste e solitário, por que sei de todas suas orações pra me proteger, Deus me contou nos meus sonhos outro dia.
- Relacionados
- Textos de aniversário para amiga que dizem tudo que ela merece ouvir
- Quando me Amei de Verdade
- Silêncio
- Fico feliz quando estou ao seu lado
- Às vezes quando tudo dá errado (mensagens de motivação)
- Frases de briga: quando tudo termina em paz
- Frases de combate à violência que rompem o silêncio e promovem mudança
