Um Poema para as Maes Drummond
Eu não passo de um mero espectador, sentado à beira do palco, aplaudindo a vida por todo o seu talento, mais uma vez.
Eu sei, eu perdi um pouco o sentido, eu desbotei feito tecido envelhecido. Mas dentro de mim ainda existe eu.
Eu não sei o que a vida me reserva, não sei se há realmente um roteiro que devemos seguir. Mas enfim agradeço, a oportunidade de participar, de aprender, de ensinar.
As pessoas que vão embora das nossas vidas só estão cumprindo um prazo estabelecido por Deus. Ninguém fica demais e nem vai embora cedo demais.
Existem alguns amores em uma vida, mas somente um deles é o amor verdadeiro, aquele que insulta todas as dores do corpo trazendo a sensação de calmaria e fascinação. Quando se conquista um sentimento tão profundo, é possível morrer de amor estando plenamente vivo.
Já imaginou nós dois? Domingo, dia nublado, previsão de chuva e um friozinho lá fora. Enrolados num cobertor, comendo pipoca e assistindo filme. Bem clichê.
Beijo no pescoço, que dá um arrepio gostoso de sentir o nariz gelado.
Eu queria ser realmente importante pra alguém. Eu queria marcar a vida de alguém. Eu queria ter um lugar no mundo e não passar despercebida. Mas eu sou só uma sombra ocupando espaço na atmosfera. Não faço nada certo nunca, só vou somando erros e consequências. Eu não sou nada. Pra quê eu vim??
O fundamentalismo - o primeiro entre tantos "ismos" que o homem inventa para emprestar um título à sua ignorância - é degradante não só por cegá-lo para a mais simplória das lógicas, mas também por extirpar de seu cérebro uma tênue esperança que seja de reverter o câncer mais temível que já se instalou na mente humana.
Sabe-se que um país atingiu seu limite de torpeza e vilania quando quem representa a autoridade vigente tem potencial para dignificar e transformar em honraria uma voz de prisão recebida por desacato
Um dos maiores prazeres que tenho atualmente é descobrir novas formas de simplificar o meu dia à dia: reduzir a operacionalidade para executar muito mais coisas, manter-me na contramão do consumismo e eliminar tudo que não seja indispensável e essencial, buscar no simples tudo – e apenas – o que me deixa feliz. O objetivo é emprestar leveza e significado à vida através do “mais com menos” introduzido à prática do cotidiano. Isso desvia o foco do prazer para a plenitude das pequenas coisas, elimina o stress pelo fácil gerenciamento e coloca empenho na harmonia do tempo com a vida por tê-lo dedicado ao que se mostra realmente importante e, porquanto, permanente!
O diferente, para os intolerantes, é como o mel deixado às formigas: se houver um caminho para chegar até ele, esteja certo que o encontrarão.
Receita da saúde física e mental? Mantenho sempre uma lista de coisas para realizar. Cada vez que uma das metas é atingida, uma nova entra na lista das que preciso cumprir!l
Se te transformas num especialista, te distanciarás do que ocorre ao teu redor. Se te tornas um generalista, te manterás à tona da vida e não conhecerás a profundidade das coisas. Sê um pouco de ambos e serás um sábio.
Se você vê em mim um cabeça-dura para incorporar suas ideias, sugiro que se debruce mais sobre elas: as razoáveis e inteligentes eu não espero que se diga duas vezes para acatá-las!
Houve um tempo em que guardávamos fotos dos momentos importantes, e os amigos compartilhavam vídeos de viagens inesquecíveis. Hoje morbidamente compartilham-se as doenças, o batonzinho novo e até se o cocô do bebê saiu duro ou mole. Seria a internet fazendo crer que se precisa ser famoso ou um novo entendimento de que a vida só faz sentido quando levada a público?
Sentir-me honesto, antes de tudo, é assumir minhas próprias dúvidas e enxergar-me como um eterno buscador, ainda que nunca chegue ao fim do caminho, antes de adotar verdades consagradas que meu íntimo não identifica como minhas. É não temer ser condenado por um ser supremo que, pela minha lógica, plantou-me dúvidas para que eu não aceitasse, sem questionar, as verdades de outrem.
O estado de direito com que um dia sonhei foi o que nos daria advogados para levar justiça aos inocentes, promotores para que a impunidade não se tornasse ancoradouro de culpados, e juízes capazes de entender a diferença entre ambos. Bastaria esses estatutos se mostrarem fiéis a seus propósitos para mudar a realidade que nos foi vendida como “direitos humanos”.
O próprio Senhor do Universo, ao expulsar Adão e Eva do paraíso e condenar um de seus anjos mais amados a reinar nas trevas, quis mostrar que o retorno é proporcional ao feito, e que oferecer simplesmente o perdão a todo mal produzido é ser conivente com ele e estimular o transgressor a se afastar ainda mais do caminho que lhe foi apontado.
Existe um herói em muitos de nós que quer respeitar a si mesmo antes de tudo, viver de forma digna, sentir orgulho do que fez e morrer com a certeza de ter cumprido a sua parte.
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Perda de um Ente Querido
