Um Poema para as Maes Drummond
"O Outro, tão desejado, é sempre um lugar de projeção, um espelho onde nossas fantasias se materializam e nossos medos se escondem."
“A complementaridade, ou a tentativa de união total entre os sujeitos, é impossível, pois cada um, no fundo, é uma máquina particular e singular de quereres que escuta apenas a si mesma(o).”
''A fantasia ocupa um lugar imprescindível nas nossas vidas, não apenas como fuga da realidade existencial, mas porque como uma energia psíquica nos permite recalcular nossas insatisfações e fragmentações, realizando desejos não satisfeitos através da imaginação e a ficção''.
"A fantasia inconsciente é a arquitetura do instinto, onde cada desejo encontra um espaço mental para ser ensaiado, mesmo sem ser realizado."
"O fantasma, na visão lacaniana, é o eco do desejo que nunca foi saciado, um laço entre o corpo pulsional e a falta no Outro."
"A identificação no espelho é um marco psicológico e simbólico, essencial para a formação da identidade infantil."
O sujeito alienado no consumo já não consome coisas, mas a si mesmo, dissolvendo-se em um mundo de aparências.
Metade de mim não é nem um terço de quem sou, se me divido para caber em alguém, deixo de existir e passo a viver o outro.
Ao notar que alguém te trata meramente como um produto, defina um preço tão alto que ela não consiga pagar.
Entrar no trem errado é um risco que qualquer pessoa desatenta corre. Permanecer nele com a opção de descer na próxima estação é uma escolha que afasta de casa, tornando cada vez mais difícil a volta.
A vida é um conluio de conflitos internos e externos… e a gente só entende o sentido dela quando percebe que o caos lá fora só faz sentido depois que silenciamos a tempestade cá dentro.
Se, em meio a um envolvimento apaixonante com alguém que desperta desejo, a ideia de revisitar o passado lhe vier à mente, procure atender às necessidades do corpo de forma solitária. Muitas vezes, o anseio é passageiro e não merece ações que comprometam o presente.
Você não precisa conhecer o mundo para ser feliz. Nem ter um milhão de amigos. Que os amigos somem com o tempo. Você não precisa de nada, apenas olhar pro espelho e ficar satisfeito com o que vê. Olhar para dentro de você e perceber que ali mora a felicidade.
Um abraço compartilhado em momento natalino é um encontro de almas,onde palavras se tornam desnecessárias. É um gesto simples, mas profundo que une corações e dissolve barreiras. Nele, a vulnerabilidade encontra conforto, e emoções se alinham em um instante único.
Mais do que um toque físico, é um elo de força, consolo ou celebração, que permanece na memória como um calor que aquece, mesmo após o fim. É a prova de que, na vastidão do universo, nunca estamos realmente sozinhos.
Os cristãos não estão em competição uns com os outros, mas unidos em um esforço conjunto para cumprir o propósito de Deus!
Depois de um longo período sem uma motivação realmente importante, vejo sentimentos brotarem, em forma de palavras, do fundo da minha alma, por causa de você... só por causa de você...
A glória de Deus não é um espetáculo para ser visto, mas uma essência para ser vivida e compartilhada.
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Perda de um Ente Querido
