Um Estranho Impar Poesia
Poema publicado na obra: Quarentena – Memórias de um País Confinado - Editora Chiado Books
ADMINISTRANDO O ISOLAMENTO
No isolamento a saudade infinita aflora
Reinvento o abraço através da imaginação
Inimaginável este momento do agora
Que uma legião está presente na minha solidão
A quarentena é moradia da minha inspiração
E aproveito para interagir com o meu eu
Entre palavras, sentimentos e reflexão
Escrevo certezas e dúvidas, tento ser o meu próprio liceu
Corpo aprisionado na mente que segue liberta
Mente que resiste à estatística da dor
Cenas e números que no dia a dia à humanidade oferta
Incerteza, tristeza, piedade e temor
Daqui de dentro consigo com mais clareza
Perceber as lacunas de uma sociedade que nunca para
Seja em labuta, lazer, esperteza ou presteza
Escondendo-se em sorrisos ou mostrando a sua cara
O afastamento da rotina, é fato, adoece
Sigo em vigília para não fragilizar a minha mente
Mas, se na rotina o cidadão também padece
O momento por si já se mostra um docente
Aguardo confiante o fim da prisão do mundo
E que para o mundo um dia eu possa voltar
Sobre as perdas o meu lamento é profundo
Mas desejando às vidas alegria no recomeçar
Graça Leal
O que mais impressiona é o fato de que há um consenso que a política está impregnada de corruptos e mal feitores que usam o cargo para cometerem ilícitos, mas quando pegos pela justiça todos se dizem inocentes injustiçados e não falta quem os defenda cegamente com o argumento de que há adversários piores. O brasileiro é mesmo um caso a ser estudado, porque no fundo não quer acabar com as maracutaias de "todos" àqueles que prejudicam o país no âmbito da política, quer apenas punição para os políticos que são os seus desafetos, e aqueles que moram no seu coração, que se afinam com os seus interesses pessoais são sempre vítimas perseguidas e defensáveis.
Considerando um país onde um gesto de honestidade de um indivíduo vira notícia, não dá para esperar, como unanimidade, a prática de certos valores capazes de construir um ambiente mais justo que possa promover mais qualidade de vida social para todos.
A sociedade brasileira está muito longe do mínimo ideal de decência no trato com a realidade que à cerca, bem como está se distanciando cada vez mais da coerência entre o que prega e o que deseja como resultado, de fato, para o bem comum.
O Brasil não vai se tornar um país melhor quando todos pensarem igual, mas, sim, quando todos os brasileiros tiverem ao seu alcance todas as ferramentas que lhes proporcionem, igualmente, desenvolverem
independência no exercício do pensamento
Um breve resumo do que é regime político democrático
Na urna, a maioria elege um candidato e a minoria tem que aceitar. No impeachment a maioria tira o candidato e a minoria pode espernear
"Pais" são muitos. "PAI" são poucos. Seja você um Homem, a Mãe ou Trans. Seja pai biológico ou adotivo, mas faça por onde ser uma referência saudável na vida e na memória do seu filho e não apenas uma referência genérica para um contexto publicitário no 2° domingo de agosto.
FELIZ DIA DO PAI
Hoje, 19/08, dia do historiador, vale recordar um capítulo bastante reflexivo da história mundial, afinal, o ocorrido no passado têm como finalidade, além de adquirimos conhecimento, servir como referência para os registros da história que deixaremos para as futuras gerações.
Hitler se considerava alguém com a missão de mudar a história da Alemanha, de melhorar a vida e cuidar do povo alemão, e citava Deus nos seus discursos, bem ressaltava a sua devoção pelo seu povo. Inflamava os seus admiradores em apoio à sua finalidade de exterminar com os judeus e promover guerras invadindo territórios que ele considerava ser de povos inimigos. Não hesitou em promover um extermínio cruel em vários países, sequer apiedou-se com as baixas de soldados alemães que enviou à antiga União Soviética, e sob um frio polar, sem alimentos, sem farda adequada para suportarem a geleira e sem armamento para enfrentarem os vermelhos tiveram que se render, pois muitos já haviam ficado pelo caminho mortos e congelados e para se salvarem, entregaram-se.
Fica o registro e o convite à reflexão para não deixarmos que semelhanças da história pregressa continue se repetindo.
Conhecimento expande a mente e ajuda a proteger o nosso intelecto dos oportunistas que investem na ignorância de um povo.
"Ainda" somos um país democrático, logo não é exatamente a má escolha política de um eleitor, na visão do outro, o que mais causa indignação ou desânimo, pois trata-se de um direito individual e constitucional. Porém, o que realmente frustra e promove a desesperança é o conforto, há décadas, das pessoas de se manterem no desconhecimento, é a facilidade de acreditarem nas mentiras que elegem covardes e desumanos para os poderes, pois estes sempre falam, sempre pregam, o que elas gostam de ouvir. É a facilidade delas caírem nas armadilhas, especialmente as materiais e de ralizações fantásticas, para desqualicar o intelecto delas e, pior, é a total falta de interesse das pessoas de procurarem se informar para qualificarem o seu conteúdo de conhecimento geral a fim de que este ajude nas suas escolhas quanto cidadãos eleitores.
Integrar-se com fidelidade irrestrita à grupos que seguem a mesma linha de pensamento é fazer a manutenção do aprisionamento do próprio intelecto, consequentemente é agir, reagir e repetir como um robô. Somente a diversidade de ideias exercita e expande a mente, e proporciona um alicerce mais eficiente na construção de um pensamento mais livre de impurezas como, por exemplo, a incoerência, bem como mais sólido no saber, o que nos leva a termos mais independência na interpretação dos fatos.
Se buscando a informação estamos sujeitos a erros, na ignorância é mais fácil ainda entregar o país nas mãos dos charlatões políticos e/ou nas mãos dos charlatões políticos religiosos.
Não terceirize a sua massa cinzenta. Defenda o que é seu começando pelo seu intelecto, pois é a partir dele que você realmente vai poder ajudar o país como um todo, e não o entregue de bandeja para quem depende da sua ignorância e da sua fragilidade emocional para se tornar, com a sua própria ajuda, o seu algoz.
Dois lados, um só povo
A omissão política é uma liberdade de direito
Ninguém é obrigado a sair da sua zona de conforto
Já a crítica a quem bota a cara e luta é um defeito
Se do desgaste alheio usufrui ou desfruta do caos como o seu porto
A democracia permite a discordância de ideia
Contudo, liberta para a aquisição de amplo conteúdo
Consequentemente auxilia na identificação da alcateia
E o conhecimento, então, atua como escudo
Em política, é pouco conveniente incentivar um povo a seguir a trilha do saber
É mais eficaz popularizar a ignorância
Cuja as armadilhas tem como objetivo prover
O convencimento dos fracos à produtiva militância
Não se iluda, a riqueza nesta terra é abundante
É a fartura que atende a tantos desumanos
Que ao roubar matam vidas, sonhos e te torna insignificante
Mas nas eleições somos a peça principal dos seus planos
A luta é sempre árdua em prol da justiça social
Pois depende da força e da união de um povo
Mas se para quem tem o poder de fazer a desunião é fundamental
Haverá sempre o crítico à luta de quem ele considera um estorvo
Uma reflexão racional sobre o que o poder quer da nação
É começo para a percepção do que ele oferece em troca
Mas se migalha te atende na sua autoavaliação
Respeite a luta de quem exige o justo e recolha-se em sua toca
No mais, é torcer por um futuro mais justo
E com trabalho manter o sonho cultivando a esperança
Se o resultado para todos não for um sucesso robusto
É porque os lobos continuaram na governança
Bons tempos aqueles que havia pouca luz nas cidades
E um breu no céu com mais intensidade
Então podíamos caçar estrelas
Identificar algumas mais reluzentes
E confiar um pedido à estrela cadente
Podíamos contemplar o Cruzeiro do Sul
Ter Vênus na mira do nosso olhar
Sentir a mesma segurança quando sob sol e o azul
Ter sonhos com a certeza de realizar
Bons tempos aqueles que o olhar retratava a nossa imensidão interior
E os nossos desejos nos tornavam um pecador
O homem decidiu que cada um deve viver no seu quadrado e não levou em consideração que a terra, o sol e a lua, essenciais para a sua sobrevivência física, emocional e mental, são redondos. Talvez por isso, quando bate a cabeça, que também é circular, numa quina, forma também inclusa na geometria, a dor demore mais para passar devido à rigidez imposta pela área acidentada.
Vale lembrar que invenção da roda facilitou a vida no planeta.
... e eu, solitária nesta noite que antecede um feriado prolongado, no meu quarto a refletir sobre o por que da sua ausência. O som acolhedor da chuva lá fora e um friozinho delicado me estimulam a concentrar-me em tudo que você representa. O cenário é perfeito para uma nova versão romântica. Por que precisa ser assim, sem vc?
Difícil entender a razão pela qual a natureza não permite poder desfrutar da sua silhueta atraente e da sua companhia que é pura magia.
Por que, oh Lua, não te foi concedido o direito de brilhar no céu, nas noites molhadas?
Quanto um sistema político, verdadeiramente, eficaz, a democracia é um processo lento. Em geral, quem luta para qualifica este processo não usufruiu do resultado, pois precisa disponibilizar toda a sua vida até que um movimento justo seja observado pela sociedade, bem como para constatar que o sistema está tendo as suas peculiaridades maléficas sendo aniquiladas para que, enfim, todos possam se beneficiar certos de que o regime de exceção não terá espaço. Regime este que têm várias facetas que se confundem com liberdade e direitos
A atitude é a via. A esperança é a perspectiva. A paciência é a sabedoria que irá resultar no objetivo de alcance longínquo.
Um desafio para o ser humano - entender o tempo do Tempo, aprender a observar as ações do Tempo e fazer bom uso do tempo que não é consumido pela falta de tempo, enquanto há tempo para o Tempo se fazer entender.
Também é possível resgatar parte do Tempo perdido, mesmo que haja pouco Tempo para vivê-la
Brasil, um Sonho Intenso
Para o povo, bolsa família.
Para os políticos, dinheiro na Bolsa.
Para o povo, "auxílio emergencial".
Para os políticos, a preservação dos auxílios agregados (paletó, moradia, combustível etc).
Para o povo, o povo que faça caridade e alimente o seu próximo faminto.
Para os políticos, o povo nas urnas para alimentar a sua fome de poder.
Para o povo, discurso populista para enganá-lo.
Para os políticos, a miséria popular para sustentá-los.
Para o Brasil, brasileiros iludidos com os políticos.
Para o povo, políticos os iludindo.
Para os políticos, um Brasil de um povo heroico, de braço forte que morre esperando a grandeza do seu futuro.
Para o Brasil, que já foi iludido como a nação do futuro, sequer os bosques terão vida e os campos terão flores.
Não temer a própria morte, fica cada vez mais claro com a pandemia.
No Breu do Teu Olhar
O breu do teu olhar é um céu de estrelas
Sem deixar de te fitar, respiro fundo
Me acomodo na nave
Na íris dos teus olhos
Rumo ao universo
Viagem para a liberdade plena
Para socializar com as estrelas
Na sua companhia, em alma
Fora do chão. Sem toque na palma
Com toda calma
Um voo que me faz sonhar
Me encantar
A vida celebrar
E os medos do mundo afugentar
Sem sapatos. Sem batom
Sem identidade
O passaporte é a felicidade
De poder contemplar
O cenário que vou encontrar
No Cosmo, sou visita assídua
Não necessita me apresentar
Não preciso de visto, apenas da minha vista
Sempre que posso as estrelas abraçar
Imaginando o meu volitar
Faço as malas
Minha bagagem vai no coração
Levo o meu melhor, com precisão
E embarco no teu negro olhar
A gente sabe
A gente sabe quando é para o bem
Quando é pra ser por um tempo
E se é possível ir além
A gente sabe quando é só uma aventura
Quando é alma, mente e pele
E se pode haver ternura
A gente sabe quando é para construir
Quando é para acreditar
E se é tempo de desistir
A gente sabe quando o futuro é uma estação
Quando o universo é um aliado
E se é apenas uma prazerosa sensação
A gente sabe quando vai sentir saudade
Quando a partida deixará um vazio
E se a falta será uma eternidade
A gente sabe quando os olhos revelam interação
Quando o encontro sincroniza leveza e conforto
E se é passível de uma configuração
A gente sabe se vai gerar uma história
Quando a soma acrescenta às vidas
E se a gratidão pelo encontro fará parte da memória
A gente sabe que pode haver desilusão
E quando a noite será uma longa insônia
Mas, quem precisa mesmo saber é o coração
Quem mais desilude um indivíduo é ele próprio quando este se recusa a enxergar a verdade, sem investir desculpas para justificar a sua negação, quando não se permite caminhar firme com os pés no chão e com a racionalidade em atividade, quando acredita, demasiadamente, em possibilidades que se sustentam na insegurança que produzem, bem como sob exigências fora do âmbito do direito e quando evita fazer a leitura do caráter, das verdadeiras intenções e das jogadas de manipulação das pessoas as quais ele desposita algum nível de credibilidade, apesar delas estarem sempre deixando rastros suspeitos.
Ah, e o coração costuma ser cúmplice desta derrota
Feliz dia dos namorados para quem, independentemente de ter um amor, tem um coração no peito e respeito na alma.
Se você está amando alguém, você já está seguindo a orientação, secular, de amar o próximo. Seja feliz, porque Jesus, de onde estiver, certamente está feliz por haver amor em você.
Bom dia!
Eu sou apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, mas com a alma rica de fé e esperança. Trago na cabeça uma canção do rádio, onde um antigo compositor baiano me dizia: "Tudo é divino, tudo é maravilhoso."
E é nessa simplicidade que encontro a grandeza da vida. Porque Deus nos dá o essencial: o amor verdadeiro, as amizades sinceras e o respeito que nos guia. Não é o que temos nos bolsos, mas o que carregamos no coração que faz a diferença.
Que hoje você reconheça as bênçãos escondidas nos pequenos gestos, nas palavras amigas e na presença de Deus em cada detalhe. Viva com gratidão, cultive a amizade e espalhe respeito.
Tudo é divino, tudo é maravilhoso quando o coração está em paz. Que seu dia seja iluminado!
Olhos que Encantam
Nos teus olhos, vejo o universo a brilhar,
Um mistério profundo, um doce olhar.
Como dois faróis na noite a guiar,
Refletem segredos que só sabem falar.
São janelas da alma, tão cheios de vida,
Em cada piscar, uma história escondida.
Azuis como o céu ou verdes como o mar,
Em cada nuance, me perco a sonhar.
Quando me olhas, o tempo para de correr,
E tudo ao redor parece renascer.
Teus olhos, um porto, um abrigo seguro,
Neles encontro um amor puro e maduro.
Em momentos de dor, eles trazem conforto,
Como um abraço terno, um calor que é forte.
E quando sorri, eles brilham de alegria,
Transformando a tristeza em pura magia.
Ah, como são belos, teus olhos de encanto,
Um reflexo da vida, um eterno manto.
E mesmo que o mundo tente nos separar,
Nos teus olhos, meu amor, sempre vou me encontrar.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Perda de um Ente Querido