Tristeza Pablo Neruda
" EM COMPANHIA "
E vamos nós aqui bebendo a vida
em goles de tristeza e de alegria
sem ter qualquer noção de qual é o dia
da hora derradeira da partida!
Alguns dão tragos loucos de euforia
e alguns amargam dores sem medida,
mas todos têm a chance, já estendida,
de aqui viver conforme se queria.
Prefiro essa cachaça que é o amor
e o afogar das mágoas nesse andor
provido de amizades, de carinho…
Se eu vou beber a vida que é me dada
que seja em companhia me ofertada
que é bem melhor do que morrer sozinho!
Que os dias de alegria perdurem
Que os de tristeza sejam breves
Que cada dia seja produtivo à sua maneira
Porque a vida é nosso presente diário
A benção da ignorância, felizmente, me foi negada. Por isso, vejo com clareza, mas com tristeza. Talvez seja por isso que minha alma se refugia na noite, onde tudo se oculta.
Depressão..
Nas sombras da alma, a tristeza se aninha,
Um manto de angústia, que a vida definha.
A solidão, companheira constante,
No peito aperta, um nó sufocante.
O vazio ecoa, em cada passo incerto,
Um labirinto escuro, de um destino deserto.
As lágrimas caem, em noites frias,
Reflexo da dor, em melodias sombrias.
A amargura da solidão, um fardo pesado,
No coração ferido, um grito abafado.
A esperança se esvai, como areia entre os dedos,
Restando apenas o eco, de medos e segredos.
Na escuridão da alma, a melancolia floresce,
Um jardim de espinhos, onde a alegria não cresce.
A solidão, um véu que cobre a visão,
Deixando apenas a dor, em eterna prisão.
Eu espero que cada erro seu se transforme em verso
Que cada tristeza sua vire melodia
E que você aprenda a fazer um samba com a sua solidão
Não sei explicar o que to sentido, é um sentimento de angustia/tristeza não sei explicar isso, eu sinto o coração acelerar e dando apertos, um dos mutivos que imagino ser é por conta da mensagem que você me enviou esses dias atrás mas não sei se seria possivel isso, o outro motivo que acho que,é vem do meu medo de ficar sozinho,estou vendo as pessoas se afastando de mim, cada dia que passa vejo todos mais distantes e eu mais perto da "solidão",se é que esse estado de alma e corpo pode ser chamado assim, vejo os dias perderem sua cor, as coisas perderem a graça, e tudo ficando mais serio, acredito que esteija chegando minha vez de ser adulto e vendo tudo isso so lembro do meu pai falando: "Filho de verdade aproveita enquanto você é novo para ser criança,por que na hora que as responsabilidades da vida adulta bater na porta você vai ter que "abrir",e aguentar tudo sem sentir medo ou algo do genero,meu filho somos homens não nos abalamos por coisas bestas e nunca nos deixamos "cair" na frente dos outros pois quando você demontra sua fraquesa para as pessoas elas não teram dó de pisar em cima desse "calo" que você tem".Hoje em dia, me vejo cercado de responsabilidades, tenho medo de não conseguir realizar meu sonho de ter a minha família, tenho medo de acabar sozinho, sem uma família, sem amigos, sem meus parentes de quem tanto gosto, vejo que em quem eu confiava minha vida não são quem se mostravam ser, a cada dia estou ficando mais sozinho.Prefiro acreditar que tudo isso faz parte do processo para chegar onde quero, talvez tudo isso que está saindo da minha vida eram coisas que só iriam me atrapalhar a chegar lá.Esse texto está sendo escrito mais como um desabafo da minha mente do que uma declaração do que sinto.
"As pessoas estão baseando a vida nas redes sociais. Que tristeza ver encontros acontecendo virtualmente, relacionamentos existindo apenas pelo WhatsApp e mais tempo sendo dedicado às telas do que à vida real.
Será que realmente evoluímos, ou estamos apenas regredindo e nos afastando uns dos outros?"
Esta catástrofe foi a primeira grande tristeza da minha vida (...). Durante muitos anos, todos nós sentimos o peso de perder aquela que tinha sido a alma da nossa casa.
TRISTEZA DE CORINGA
Demétrio Sena - Magé
Vejo a vida fechar seu cerco em mim;
sinto o tempo cair com lentidão;
há um fim arrastado que me avisa
que só tem solidão, daqui pra frente...
Meu olhar me procura nesse abismo;
este circo vazio me revolve
no mesmismo do velho picadeiro
sem nenhuma utopia pros temores...
Um silêncio gargalha do que sinto,
põe o seu absinto em minha língua
pra fazer amargar até minh'alma...
Nesta minha tristeza de coringa,
já nem faço questão do próprio mundo;
não há fundo no fundo que tateio...
... ... ...
Respeite autorias. É lei
''A vida é uma caminhada repleta de altos e baixos, de momentos de alegria e tristeza, de encontros e despedidas. Portanto, cada experiência, seja ela boa ou ruim, molda quem somos e nos conduz ao longo do caminho da autodescoberta. Valorize cada instante, aprenda com as adversidades e celebre as pequenas vitórias.''
Raphael Denizart
O problema não está na ansiedade, tristeza, raiva ou culpa. O verdadeiro desafio está em reconhecer, aceitar e expressar essas emoções e seguir em frente, apesar delas.
Já fui...
sol
tempestade
rosa
espinhos
felicidade
tormento
calmaria
tristeza
dúvida
esperança
certeza
forte
fraca
Em fim
Já tive inúmeras versões de mim!
' ESPERANÇA'
Não é fácil; parece hipocrisia,
Mas é só a luta contra a tristeza
Em forma de poesia.
Colocar um sorriso no rosto
Fingir que está tudo bem,
Para assim
iluminar o mundo de alguém .
Segurar nas mão de Deus
Ele é a luz em nós a brilhar
Um manancial de vida
Para quem ama a vida, sem sabe onde recomeçar.
Deus enxuga nossas lágrimas
Dá nos forças e coragem para continuar
É preciso encher nos de esperança
Como uma criança que acredita em seus sonhos, sem alegre a cantar,
A luta pela vida segue o desafio,
fé que dias melhores hão de chegar !
Maria Francisca Leite ✍️
Direitos autorais reservados sob a
lei - 9.610/98
