Trechos de Amor
Devemos parar de simplesmente existir para em fim começar a sentir a beleza de sonhar e amar para então tudo realizar.
"A maturidade nos faz entender que amar não é doação, apenas. Não é paixão, apenas. Não é dedicação, apenas. Não é perdão, apenas.
É tudo isso. E bem mais.
É acordar sem saber o que esperar; mas esperar, sempre, a oportunidade de amar".
Morri. Morri sem ver, morri a procurar, a cada esquina que passei sangrei sem se notar, morri e não encontrei a alma que perdi naquele olhar, morri vivendo mas não diga que morri sem procurar, a cada rua que andei me perdi a te encontrar e agora já não pode mais voltar, sou alma onde não há lar, sou apenas mais um perdido que tentou se encontrar.
SONETO SEM AMOR
Meu amor pouco ao meu alcance
Nas nuances até hoje em segredo
Não tive uma chance, pouca chance
Dele, surpresa, desilusão e tal medo
Meu amor, o olhar foi de relance
Na vida o desencontro foi enredo
Andou por andar, nenhum elance
Confiando no amor pra amar, ledo!
Pedinte viver, atravessou sem ter
A glória de um amor para amar
Passou por passar, pobre viver!
Aí de mim, na sina de encontrar
Nem digas, ó implacável haver
Nem sorriso, gesto, pra poetar...
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
06 de setembro de 2019
Cerrado goiano
A maior prova de amor, é não tê-lo de provar!
Se são necessárias provas, a confiança é quem se pretende encontrar.
Quando o amor é evidente, um eu te amo é o suficiente!
E somente amar, é o que se tem em mente...
"Amo amar a Vida...daqui desse plano só se leva o bem que fizermos e o amor que praticarmos..."
Afonso Pucci
Aquele que afirma ser humanista, e não ama o seu povo, é mentiroso. Pois quem não ama o seu próprio povo, ao qual vê, como pode amar a Humanidade, a qual não vê?
Deixa eu TE AMAR,
sem pressa e sem hora
para terminar.
Deixe-me em seus
braços adormecer e
quando acordar em
seus olhos quero
me encontrar.
Deixe a brisa suave,
que balança a
cortina da janela
nossos corpos
suados refrescar.
E quando o dia amanhecer,
quero simplesmente
tomar café com você
e depois TE AMAR
só uma vez mais.
CALADO
Faço...
E fico calado;
Pouco ganho publicando.
Espio...
Reparo as reações;
Pedem-me mais.
Silencioso...
Calculo se crio miseráveis:
Gente de pernas, braços e olhos...
Descansados do nada...
O que fazem por mim?
Não esqueço nunca!
Mas, deixo pra lá...
O que aos outros faço, embaraços há no jeito!
Se não perco os dedos,
Vão-se os anéis.
Na realidade, não precisamos de motivos para amar...
Basta amar... Basta estar vivo... Basta saber amar,
e saber ser amado...
Osculos e amplexos,
Marcial
PARA AMAR É PRECISO SABER AMAR
Marcial Salaverry
Na verdade, amar é simplesmente um estado de espírito, e como existem pessoas que pensam que amar é fonte de preocupações e problemas, dizendo que o amor apenas nos traz sofrimentos, é bom lembrar que o amor representa paz, e devemos ter o espírito pronto para aceitar esse fato, e saber como receber o amor, sendo necessário para tanto, simplesmente saber amar para dar ao amor o seu devido valor...
Na realidade, quem pensa ser o amor fonte de problemas, tem apenas medo de amar, medo de se envolver emocionalmente com alguém. Tem um inexplicável receio de se tornar responsável pela vida de alguém, pois para amar, é preciso envolver-se emocionalmente. Pode ser uma responsabilidade difícil de ser entendida e assumida por pessoas inseguras.
Vamos tentar descobrir o porque desse receio, incompreensível para alguns, e endossado por outros, e considerando que o amor sempre é analisado e dissecado conforme os sentimentos, jamais poderemos definir exatamente o que vem a ser o amor, entendendo-se porque muitos tem medo de se deixar por ele dominar.
Conforme o que acontece, alguns acham que o amor ajuda a construir, a estruturar a vida. Claro, isso quando o amor é correspondido. Quando quem nós amamos nos ama também. Essa reciprocidade encontrada faz com possamos falar que só nos trouxe benefícios para a vida, deixando-a melhor de ser vivida à medida que os anos vão cimentando esse amor.
Contudo, quando não se encontra essa reciprocidade e o amor é sentido unilateralmente, já se pode dizer que o amor consome, e até mesmo ajuda a corroer nossa existência. Assim, quando o sentimento amor não tem volta, a vida fica muito vazia.
Pode se dizer que o amor é uma utopia, pois tanto transforma nossa vida num sonho cor de rosa, como o joga num negro pesadelo, sempre dependendo das circunstâncias.
Seria interessante, se pudéssemos controlar nossos sentimentos, determinando ao coração que apenas se apaixonasse por quem nos tivesse amor também, e certamente isso realmente seria o ideal, seria, mas não o é. Jamais poderemos escolher a quem amar, e é isso que dá um sabor especial à vida. Um sabor agridoce, sempre acompanhando as certezas e incertezas do amor.
O amor pode ser eterno, mas apenas enquanto é terno, e seu prazo de validade depende de muitas circunstâncias. É paixão, quando surge avassalador, urgente, qual um tsunami emocional, e ao mesmo tempo pode ser terno e suave, vivido com doçura e ternura, e isso faz do amor realmente um sentimento complexo.
Com o amor, sentimos a maior alegria do mundo, mas amanhã poderemos cair na vala profunda da tristeza e da melancolia, numa solidão total e completa.
Mas, quando existe de parte a parte aquele bem querer gostoso, o amor ilumina nossa vida, sendo a luz que nos dá vida, e nos dá a verdadeira razão de viver, e que faz bem para o espírito.
Assim se explica porque muitos tem medo de amar. são aqueles que já sentiram essa incongruência toda, passando por essas diferentes fases que nos leva do céu ao inferno em questão de segundos.
Mas, com amor ou sem amor, é importante termos UM LINDO DIA, que certamente mais lindo será se tivermos nosso amor a nosso lado...
Amar não é uma questão de querer, é questão de precisar. Você pode até fugir do amor, mas nunca poderá se esconder dele; quando menos esperar, vai estar amando.
..até existe por ai uma porta para a solidão,
Sendo que nunca a fitei de perto...
Mesmo quando apegado em pouco
quero muito o viver e até a dor amar...
Diante desse mundo contraditório,
parecendo que nada mais interessa...
Não me esqueço que me resta a vida
mesmo com o desuso da navalha...
Meu senho certamente chegará bem
no recomeço de cada amanhã...
Sei que até no silencio de Deus
muitas batalhas são vencidas..
Disseram ela não ama...
Uma afronta ao próprio Deus do amor...
Ofenda uma mulher esteticamente mais jamais
diga que ela não sente.
