Tolo
Nem todo sábio é velho, nem todo jovem é tolo. Os maus se corrompem porque já são atraídos pelo mau. Os ingênuos sofrem por sua inocência e os que sabem demais sofrem por saber mais.
O essencial se esconde na harmonia discreta, está sempre presente, mas raramente é visto pelos tolos.
"Eu, a partir de agora, deixei de ser o tolo.
Ser o parvo, bom moço.
Vou me tornar um Robin Hood de paixões, roubarei corações, que pertencem a outros.
Cansei de tentar acertar, vou esperar de alguém, um erro bobo.
Aguardarei pacientemente, o erro de um namorado, um marido, um noivo.
Roubarei de sua mãos, o seu maior tesouro.
E distribuirei as riquezas, ao meu pobre corpo.
Dói-me na alma, esse tipo de artimanha, mas abriram mão da honradez, então, o melhor dos jogadores, jogará o jogo.
Cansei de perder, eu hei de sagrar-me campeão, de novo.
Enquanto isso, vislumbro a estupidez do povo.
A ingenuidade do bom moço.
O massacre que a sociedade faz conosco.
E, por entre lágrimas e reflexões, decidi: a partir de agora, deixarei de ser o tolo..."
Se faça de tolo para enganar os fracos, e seja forte com os superiores, pois tolos buscam a quem subjugar e fortes procuram aliados em seu mesmo nível!
Não devemos responder ao tolo segundo a sua insensatez, mas sim agir com gentileza e mansidão, conforme Jesus nos ensinou. "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." (Provérbios 15:1)
A conclusão de ser algo só limita a sua concepção de que não é ninguém, um tolo continuará sendo um tolo enquanto não perceber sua insignificância.
Ninguém é mais tolo do que aqueles que vão em publicações ateístas defender um deus "superpoderoso" sem sequer terem afinidade ou aliança com ele, como proposto no versículo bíblico que, segundo dizem, é a palavra desse deus e a cultura dos que o criaram exclusivamente para eles: "Por isso, saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor" (2 Coríntios 6:17-18). Outros, sem permissão, juntaram esse deus do Oriente Médio para criar uma versão romana, sem, no entanto, agir de acordo com seus ensinamentos: "Aquele que diz que permanece nele, deve andar como ele andou"
(1 João 2:6). Hipócritas!
O maduro sofre sem reclamar; o tolo reclama sem sofrer. Olhe para o sábio e você verá contentamento como fruto de um coração que aprendeu a ser grato na tribulação. Enquanto isso, a boca do tolo só murmura e por isso ele não cresce.
Não é tolo dizer que o amor é sagrado: existe um certo milagre nos encontros. O que mais existe no mundo são pessoas que nunca vão se conhecer, alguém pode passar pela esquerda enquanto olhamos distraídos para a direita e por um triz o paralelo nos obriga ao desencontro eterno. Por isso, devemos valorizar e apreciar cada conexão que temos, pois ela é linda e rara, é uma arte da vida; pois somos limitados nisso. Por isso, também gosto da ideia do acaso, de forçar os encontros que jamais aconteceriam.
O tolo está sempre feliz, mas fraqueza mesmo é estar sempre descontente. O melhor ainda é o ponto de equilíbrio.
O conhecimento liberta o ser. Enquanto a ignorância o aprisiona. Não seja tolo, liberte-se do sistema, busque conhecimento.
