Textos Tristes para Pessoas Iludidas
Ele olhou para o horizonte, e pensou em tudo o que havia acontecido. Tantas batalhas, tantas pessoas, tantas coisas…. que já nao faziam parte dele. Lá estava ele, sozinho, contemplando o pôr do Sol. Tons de amarelo e vermelho nas nuvens mais altas, a brisa soprando de leve no seu rosto. O mar e a areia acompanhando o vento, naquele último suspiro da tarde… faziam vir tantos pensamentos...
Ame a vida na mesma proporção, em que ama a deus e as pessoas que mais gosta no mundo, pois assim estará se amando e sendo feliz de um jeito que você não calcula e muitos menos imagina. Fazendo isso também estará sendo humilde e de maneira natural aprendendo e utilizando a verdadeira igualdade.
Agora eu entendo o pânico de algumas pessoas com as palavras “se apaixonar”. Fiquei tanto tempo sem saber o que era isso, que quando ouvia alguém falar achava algo normal, mas que eu não dava a sorte de acontecer comigo. Nunca entendi a maneira da maioria de encarar a situação como algo negativo. Costumava dizer que as pessoas tinham sorte de se apaixonar, que eu queria lembrar o que era isso de verdade. Sempre achei lindo poder gostar de alguém, essa coisa de renovação, sentir um friozinho na barriga ao encontrar a pessoa, voltar a ser menina de novo. Ouvir música e só pensar em uma pessoa, escrever com um personagem principal como foco. Acho que quando ficamos muito tempo sem sentir nada, quando acontece sentimos dez vezes mais. Pelo menos é o que parece. Não me lembrava mais como era sofrer esperando por uma ligação. Aliás, pra ser sincera, nunca fui boa com essas coisas. Não sei jogar. Acho uma idiotice querer brincar com a própria vida e os sentimentos, porque muita gente não sabe brincar e a brincadeira acaba não saindo da maneira mais divertida. Brincar com coisa séria pode doer, e talvez por medo dessa dor eu tenha me escondido na minha armadura. Como se isso fosse me proteger de alguma coisa. Não acho que tenha sido a melhor escolha, mas faz parte também. Sentir nada é bom às vezes, a gente aprende a valorizar quando se sente algo especial. Quanto a ser correspondido ou não, isso é um detalhe. Não parece, né? Mas é. Antes eu me importava mais com o que o outro iria pensar do que com o que eu mesma sentia. Grande engano. Pra você estar apaixonado e ser feliz de verdade, ser somente correspondido não é o suficiente. Antes de tudo você precisa aprender a lidar com o sentimento. Esse é o principal desafio, que muitos nem tentam desvendar. Não esqueça, pessoas se vão, mas você e o que você resolve fazer consigo mesmo, fica. O segredo é, antes de tudo, se compreender. Só assim você poderá compreender o outro pros dois saberem o que fazer a respeito pras coisas darem certo.
Quem não se comoveu com a tragédia na boate Kiss? Quem não se imaginou no lugar daquelas pessoas? Quem nunca confundiu a porta do banheiro com porta de emergência? Quem nunca se imaginou em uma lugar e pensou no que fazer em caso de incêndio? Quantas famílias estão esperando por noticias de seus filhos que estão lá estendidos no chão daquele ginásio? Quantos pais não estão ligando pra saber sobre seus filhos? Quantos jovens não morreram sem saber o que estava acontecendo? Quantos pais não terão mais os abraços de suas crianças? Sim, crianças, porque para os pais somos eternas crianças. A dor não consome somente quem estava lá, mas o mundo todo. Mais daí vem a maior pergunta: O dinheiro vale mais que uma vida? Cobrar as comandas valiam mais do que salvar as pessoas do seu trágico fim? Daí vemos que precisamos aprender a ser Humanos.
O perdão é algo que deveria fazer parte da vida do ser humano, todos os dias. Diariamente pessoas são humilhadas, pessoas são traídas e descartadas. Mas ao invés de deixarem o perdão dominar o coração, a amargura cresce como um câncer. Dilacerando e torturando seu próprio eu. O perdão está aí com você, lembre-se dele e use-o todos dias.
Nunca ajude as pessoas esperando ser retribuída. Você pode se decepcionar. Ajude porque vc ama; porque faz bem; ajude sem motivos...se você pode fazer, por que não ajudar?! Se olhar para trás e não encontrar muitos que já te ajudaram, não encontre aí motivos para cruzar os braços e não estender à mão a mais ninguém. O mundo dá voltas sim, e quando ele passar por você de novo, ajude de alma corpo e coração.
Se as pessoas soubessem que o que elas vão fazer não iria dar certo, elas nunca fariam. Mas se soubessem, o mundo nunca viveria de decisões baseadas na intuição do ser humano. O mundo não viveria buscando e acreditando no que é melhor. Não viveria buscando o futuro melhor e assim se contentaria com o presente sem os riscos. Então não seríamos humanos, seríamos máquinas.
Eu sou tantas pessoas ao mesmo tempo e não sou nenhuma completamente. Sou viúva sem ter casado... Sou mãe sem ter engravidado... Sou filha, sou irmã, sou tia, sou madrinha, sou amiga... Sou nora, sou namorada, sou futura madrasta, sou cunhada... Sou estudante, sou profissional... E em algum lugar e tempo, sou apenas EU (o que quer que isso signifique).
O tempo modifica todas as coisas e consequentemente as pessoas com “passar” lento a aos olhos humanos e as pessoas não escapam das modificações do tempo. Somos capazes de mudar profundamente nosso ser com este “passar”, pessoas surgem, novas experiências são proporcionadas, lugares diferentes, novos hábitos e muitas vezes estas coisas “novas” são apenas desculpas para que possamos nos tronar na aquilo que sempre desejamos, construindo reinos de lama, entretanto, se um dia quisermos ter construções sólidas e inabaláveis não devemos perder nossa essência. Hábitos, crenças e ideologias novas são aceitáveis como processo natural de evolução humana. Mas deixar de amar coisas e/ou pessoas que sempre foram importantes na construção de nosso ser é algo inconcebível. Este amor que nos construiu é algo que sempre levamos em nosso intimo. Algumas vezes criamos amaduras poderosas para não deixarmos transparecer o quanto as vivências de outrora são importantes. Por orgulho somos capazes de tentar negar o amor entranhado em nosso ser, mas nunca capazes de esquecê-lo ou deixa-lo de amar. Ao contrario do que muitos pensam o amor não vem junto com a dor. Ele anda ao lado das fraquezas humanas e de nossas más inclinações, precisamos evoluir e deixar o amor amar e ser amado para que dores não surjam. Quando falamos de amor geralmente estamos pesando em alguém que possamos viver o resto da vida, formar uma família, viver a velhice juntos e sermos felizes para sempre, entretanto, esse é o maior erro de nossas vidas. Quando pensarmos em amor temos que vislumbrar o amor de nossos familiares, amigos, o amor ao próximo, amor a natureza, amor as artes e principalmente o amor próprio. Não seremos capazes de amar e muito menos de dar amor sem antes conseguir o amor próprio e amar todos e tudo aqui sempre nos amou. Lembrando que para amar todos e tudo aquilo que sempre nos amou não é necessário se humilhar rastejando, fazer conjurações publicas de amor, atos exagerados, falar a todo tem que ama e nem sair perambulando distribuído flores. O ato de amar é algo simples, singelo, discreto e maravilhoso, não necessita de ser anunciado, pois já possui maestria e beleza encantadora por ele mesmo.
Cada dia que passa percebo que sei menos da vida, das pessoas e das coisas. Dia após dia desconheço um pouco de tudo. Percebo-me num mundo cheio de teorias, receitas de felicidade, comportamentos ideais. Tudo parece-me aos olhos dos outros tão justificável. Ofender, magoar, ferir tem prazo de validade para passar. Nesse mundo onde tudo é para ontem, não temos nem mais tempo de curarmos a nossa própria dor no tempo que for. O mundo e quando falo o "mundo" falo na verdade das pessoas. Nos exigem tanto. Quanto cansaço de tudo isso! Queria muitas vezes o isolamento, porque quase toda gente que eu converso sabe de tudo e eu ali, pura ouvinte sem concordar com nada. Atrevo-me a dizer meu ponto de vista? Nem sempre. Quando o faço, de nada adianta, pois as pessoas estão cada vez melhores em seus argumentos egoístas, daí desisto. Quando não o faço, penso em como as pessoas são tão cheias de si. Questiono-me frequentemente: Será que é assim mesmo? Será que todos ou a maioria estão certos? Será que sou errada em tudo? Será que nada tenho de bom ou tudo faço de errado? Apesar de todos os meus defeitos que não procuro justificar, pois odeio justificativas, prefiro assumir o que for, não consigo ouvir outra palavra dentro de mim a não ser: "Continue no que você acredita, ninguém além de você precisa acreditar ou acompanhá-la". Somente isso para me dar forças. Somente essa intuição para me fazer prosseguir num mundo de perfeitas vítimas que querem tudo e não nos dão nada. Não deveria, mas ainda indigno-me com a capacidade do ser humano em ser tão conveniente a si mesmo.
As pessoas reclamam do meu jeito ignorante e às vezes insuportável, mais na boa eu não vou mudar por causa de ninguém, cada um que tenha o seu conceito sobre mim. Eu quero mais é ser feliz e não me importar com o que dizem, afinal se eu te tratei mal foi porque você mereceu. Graças a Deus eu tenho pelo menos o discernimento de saber quem realmente se importa comigo e de quem é um desgraçado, filho da mãe que só quer me ferrar.
Tem pessoas que vivem durante apenas alguns segundos, outras por minutos, a vida também pode ser resumido em algumas horas ou dias, tem pessoas que não passam de algumas semanas ou meses, algumas delas chegam a viver anos ou décadas, muito chegam a meio século e poucos conseguem passar de cem anos de vida, pensando assim, porque deixar para viver amanhã o que se pode desfrutar agora?
Viver é uma arte, então faça de sua vida um ato que o conduza à vida eterna no coração das pessoas. Faça de cada dia um quadro tão perfeito que jamais poderá ser reproduzido, faça de suas palavras a mais bela canção que alguém jamais ouviu e verá que a verdadeira eternidade existe no coração de cada um de nós, nesta vida e não em algo incerto que se situa além dela.
Dizem por aí que as pessoas inteligentes vivem entre a Sanidade e a Loucura, e a única coisa que as separam é uma linha tênue chamada Sabedoria. Ainda bem que vivo andando e dançando sobre ela como uma elegante valsa de outroras, pois somente com Sabedoria é possível se viver feliz, sorrir, chorar, amar, ter compaixão, semear o bem e sonhar sem deixar que a alma seja envelopada pelas limitações comumentes aplicadas por esta sociedade. Sou Louco e Feliz. Seja você também!
Para algumas pessoas eu não mostro nem metade do que realmente sou,não por medo,mas por não valer a pena mesmo.As pessoas adoram dizer:você mudou,mas não se importam em saber se você teve motivos para mudar.As vezes você procura agradar e proteger algumas pessoas e elas não se importam com suas preocupações e seus motivos.São egoístas e acabam machucando com seu egoísmo quem em nenhum momento desejou seu mal.Na verdade, não quero que ninguem mude para me agradar.Quero apenas que Deus mude meu coração para eu sofrer menos quando as pessoas forem ingratas comigo.
E foi justamente ali, quando nós tínhamos desistido de acreditar na bondade das pessoas, que coincidentemente (ou não) nos encontramos, nos curamos, nos fizemos completos para complementar um ao outro. Quando o caminho parecia árduo e longo, a cia recíproca o tornou uma caminhada agradável. E naquele momento que nossos olhares se encontraram os problemas foram partidos ao meio e as alegrias mutiplicadas por dois. Que nossos olhares sempre se encontrem e que eu continue a ser seu porto e vc o meu. Te amo!
Algumas pessoas são como árvores frutíferas: rendem-nos deliciosos frutos. Outras, lindas e cheirosas flores e outras folhagens incríveis... Mas, ainda sim, são apenas árvores e não adianta esperar que nos acompanhem no caminho porque isso jamais acontecerá.E quem aceitar esta verdade, vai deixar de viver presa ao pé de pessoas-árvores para seguir seu caminho, ainda que os frutos daquela árvore sejam bons, até porque pelo caminho não faltarão mais árvores e com frutos de diversos sabores...
Já escondi um choro atras de um sorriso. Já perdi muitas pessoas. Já segurei nas mãos de alguém por medo. Já tive o prazer de saber que as pessoas mudam, seja elas quais forem. Já passei por momentos de desespero e medo. Já fui alguém que hoje não sou. Já acreditei em pessoas que não valiam a pena. Já descobri coisas sobre mim que nem eu própria sabia. Já amei tanto uma pessoa, mas ela não estava nem ai para mim, e agora, tudo que eu mais quero na vida, é que um dia essa pessoa sofra tanto quanto eu sofri em suas mãos. Já menti e me arrependi depois, mas já falei a verdade e também me arrependi. Já fingi não me importar, já fingi felicidade, já fingi sorrisos, já fingi ser o que não sou para agradar uns, já fingi ser o que não sou para desagradar outros.
As pessoas estão ficando loucas. Fazem o que querem e bem entendem. Inventam gostar, mas não têm paciência para relacionamentos, acho que paciência é pouco, acho que falta é coragem. Se deu algo de errado, elas simplesmente encerram o relacionamento, é como mudar de roupa. Não tentam, não se corre atrás, não ligam, não lutam para dar certo, não choram mais. Não acho que essa é a melhor forma de se buscar a felicidade. Não acho que dessa forma alguém chega a algum lugar. O amor não é como copos descartáveis, não é como blusa fora de moda, não é nada disso que estão pintando por aí. O amor não pode ser jogado fora, não dá pra fazer plástica, não dá pra simplesmente desprezar. Há muito mais por trás e tem tanta gente que nem cresceu ainda e diz que já amou na vida. A luta pelo amor é feita diariamente, como doses de morfina.
A sociedade brasileira é materialista e preconceituosa. As vezes pessoas me perguntam, o Brasil tem lugares maravilhosos, e você gosta de estar fora dele. Más fora do Brasil, mesmo que eu pinte meu cabelo de vermelho, use pantufa laranja e vá aos melhores lugares de metrô, sou respeitado como ser humano.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp