Textos sobre Vida Bob Marley
POR UM FIO
Nos dias de hoje,
de tempos modernos,
a dúvida transcende a vida...
Exaltam-se as hipóteses
e os valores se sucumbem.
Dignidade, justiça (reto siso devotado),
cada vez mais importam menos.
Vale mais a euforia, o prazer imediato!
Azar dos desgraçados: excluídos,
indigentes, espoliados,
sem direitos cidadãos – a vida toda,
só deveres...
Ah! Tempo de meu espaço,
mais presente que passado!...
Meu sinuoso trajeto –mais rabiscos
que projetos – já sou todo indagação...
Ai de mim mesmo, abstrato companheiro,
se no óbvio desse suplício, esquecesse
o Dom da vida e não me sentisse um Rei.
Vida
Mera ilusão
Esperança perdida
Sonho que não se realiza
Onde a ilusão mais precisa
Está na mente daqueles
Que se veem realizados
Reles miseráveis
Pobres coitados
Orgulhosos, por ter vivido
uma horrenda vida suja
Cofres abarrotados
de metais,
que o tempo enferruja
A noite abraça o Mundo
Imundos seres
sob holofotes
Gente de alma vendida
Seres da escuridão
Montados em seus Cavalos
Estão chegando
E seus olhos piscam mil vezes
Por não crer
Que vieram buscá-lo
Teu reino
De orgulho e Ira
Cessa com muito barulho
Vem à tona tuas mentiras
Subiste a escada
sem pensar em ninguém
e nem em nada
Que os anjos digam Amém
Está em andamento
a luta do mal contra o bem
Bem diante das suas vistas
só os alheios e alienados
não veem.
Hoje, foi um daqueles dias em que acordei, esperei alguns minutos e pensei...
Como a vida é fantasiosa em certos pontos. Ela leva as pessoas, e os nossos sonhos, do mesmo modo que um dia os trouxe.
A gente vai crescendo, e o tempo vai passando, e pessoas que jamais queríamos que fossem embora acabam indo, ou nos esquecendo, ou até mesmo a gente acaba esquecendo delas. Depende do que ocorre em certa vivência!
A mesma coisa, dos nossos sonhos... Sonho é construído com o tempo. Mas o tempo nem sempre espera pela pessoa, e acaba deixando ela para trás, junto com seus sonhos. Vai caber somente a essa pessoa escolher, se vale a pena ficar parado no tempo, por teu sonho, ou se a vida seguiu, querendo que você siga adiante.
Como sou um cara que jamais desisto do que quero, sei que o tempo anda ao meu lado... Pelo menos até agora, e assim quero continuar pensando.
E, não é que eu queira que alguém desista daquilo que mais quer, pelo contrário... Não desista, NUNCA. Mas tive a necessidade de escrever e compartilhar esses pensamentos... é mais ou menos por aí.
Há momentos na vida em que temos que lutar contra nossos pensamentos, para que nossa mente não morra, não trave. Deixar de pensar em tantas coisas que confundem o pensamento.
Tem vezes que eu gostaria de apenas dar uma sumida da vida, do mundo. Já pensei até em ir pra bem longe, onde eu encontre alguma paz. Passaram-se 30 dias desde a última vez em que tive você ao alcance dos meus olhos. 30 dias cinzentos, que mais parecem uma eternidade...
Certa vez uma pessoa me mostrou um texto que Miguel Fallabela escreveu, que guardo desde 2004, chamado “Saudade”. Nunca um texto me prendeu tanto e me fez pensar no sentido dessa palavra. Esse texto transmitiu claramente o significado dessa palavra tão peculiar.
Confesso que minha busca incessante por tarefas que me cessem os pensamentos sobre você não estão dando muito certo. É simplesmente impossível não pensar em seus olhos e no seu jeito nos meu dias, pois cada lugar, cada detalhe tem um pedaço seu, uma lembrança sua.
Ao mesmo tempo em que meu quarto se torna um abrigo seguro, sobre as duas voltas da fechadura, ele também me quebra, me derruba. Traz as mais belas lembranças de momentos em que não havia nada que eu pudesse temer. Esse quarto se tornou tão seu quanto meu e a sua presença ainda é notável nesse local, mesmo que em pensamentos, mas ainda te sinto. O que tenho nesse quarto foi tudo que me restou e são os pertences mais valiosos.
Um par de tênis, um pijama, porta retrato e fotos, um notebook com tantas fotos e lembranças, quadros, uma toalha... Coisas que estão aqui e que me confortam, me trazem paz e alegria, mas trazem lágrimas de saudade...
Como dói não ter notícias de quem se ama. Como dói parecer que você já não tem tanta importância para a vida da pessoa amada. Vivo pensando pra me confortar “Calma cara, você ACHA que não faz falta, mas você nem imagina como você faz diferença na vida dessa pessoa”... Eu sinto tanto a sua falta e um vazio enorme em meu peito. Os dias estão mais longos, sem graça, mas eu tento ao máximo não transparecer minha tristeza, e finjo por aí que já não estou tão machucado como antes. Mesmo assim às vezes deixo escapar em certos comportamentos o que se passa aqui dentro, pensamentos distantes, pensamentos em você... Somos e sentimos o que ninguém vê...
O que eu não faria pra te ter aqui de volta? Te ter nos meus dias, finais de semanas, na nossa cama juntos novamente, que agora parece uma imensidão que me deixa tão perdido e pequeno, principalmente aos Domingos...
O que eu não faria pra voltar a estar com você na praia? Encontrar um outro cachorro perambulando pela praia no luau e chamá-lo de “Roger”, ir no cinema aos Domingos, passar as Sextas-feiras na sua casa, curtir uma balada a dois, que fazíamos tão bem e apaixonados, mesmo que sem muita dança, mas juntos tudo estava bem... Ficar na escadinha da sua faculdade comendo açaí, te levar algum chocolate ou bisnaguinha com Nutella só pra te agradar, já que eu sabia que mais tarde bateria aquela fominha ou vontade de alguma ‘gordisse’... O que eu não daria pra te devorar mais uma vez com meus olhos quando você usava suas lingeries que sempre me enlouqueceram, poder te beijar, te tocar, te sentir, ouvir o timbre da sua voz tão linda, lenta e manhosa... Apreciar o seu jeito único de ser, e te envolver novamente em meus braços...
É Hazel, minha pequena, quem diria que toda cor e alegria da minha vida estavam resumidas unicamente em você... Eu na verdade sempre soube, mas agora isso é muito mais nítido pra mim.
Quem dera Deus jogasse uma luz na sua mente, em seu coração, te fazendo perceber como as coisas mudaram e como já não sou o mesmo cara de antes. Como estou me tornando um ser humano melhor e uma pessoa mais madura com caráter inovado... Não há preço que eu não pagaria nem loucura que eu não faria pra poder andar de mãos dadas com você... Suas mãos pequenas, macias, tão lindas. O carinho delas é capaz de acalmar até a mais entristecida das almas, e trazer a alegria essencial e necessária na vida de um ser.
Eu já cheguei a te odiar, a ter raiva de você durante esses dias, mas meus pensamentos, principalmente antes de dormir, resumem-se em: Quando terei você aqui ao meu lado novamente, pra poder te proteger, e me sentir seguro novamente? Quando poderei dormir sabendo que amanhã terei alguém ao meu lado pra cuidar, pra me cuidar, pra amar e me amar. Alguém pra dividir os momentos mais simples e especiais, os planos de uma vida... Os mais valiosos, que hoje me fazem uma falta sem explicações!
Só as paredes do meu quarto são testemunhas da falta que você me faz... 30 dias e, desde então, já não tenho um norte a seguir...
O amor é como o sol aquecendo o corpo e alma .
Faz a vida ser mais bela e o homem ser feliz!
Aqueles que o percebem dele não abre mão,
não se afastam e o quer em seu coração.
Seus momentos vividos são eternizados
e dele faz valer o mais puro sentimento.
É uma entrega sem cobrança
Um doar_ se verdadeiro
Uma entrega por prazer
Não existe dor ,há apenas amor
O prazer de fazer com que o ser amado seja feliz.
Ele não sufoca pois não é possessão
Liberdade é seu nome
E o estar bem é tão gostoso que ultrapassa a razão.
Ele é amigo
É parceiro
É sincero
É verdadeiro
Tem consciência do seu valor
Sabe bem o que conquistou
A magia está nas suas atitudes
E o encanto permanece vivo
A paz está presente
E sua conquista é para toda uma vida.
Islene Souza Leite
NO CÉU
MINHA POESIA
TAMBÉM É INSPIRADA
NAS COISAS BELAS DA VIDA,
NA NATUREZA,
NA SABEDORIA,
EM TI, MOÇA LINDA,
QUE ME FAZ COMPANHIA.
QUANDO SURGE
EM MEUS PENSAMENTOS,
PALAVRAS SÃO COMBINADAS
E PERMEADAS DE SENTIMENTO.
EXTERIORIZO TODAS
PR’UM PEDAÇO DE PAPEL,
MAS SE FOSSE POSSÍVEL
GRAVARIA ELAS NO CÉU.
PARA QUE QUANDO
ESTIVESSE A APRECIAR
A LUA QUE BRILHA,
LEMBRASSE DE MIM
LENDO NOSSA POESIA.
"A vida pode ser considerada muitas vezes como um enigma, um dilema onde por vezes nos acovardamos e em outros momentos nos apresentamos como heróis, acredito que não há um equilíbrio na vida, ela é composta de altos e baixos, dias bons, dias ruins, e a ideia é adaptar-se sempre, e que tenhamos fé e perseverança, pois não há mal que perdure para sempre e nem bem que não se finde."
César Ribeiro
Outrora em minha vida
Anjos reais eu via
Outros tempos
Tempos melhores
Eu ria, nem ligava
Sabia que estariam
sempre ali
De tudo que se esquece
enquanto a gente cresce
esqueci de sorrir para a vida
hoje não os vejo mais
talvez tenham eles me esquecido
Fim de tarde
O Sol de vermelho tinge o Céu
Meu rosto arde
Não de calor
é só saudade
Queria apoiar-me nos joelhos
e pedir um só sorriso
Sôfrego que fui da vida
Deixei-a passar, despercebida
Não há mais valsas
Nem mesmo fados
Acabou-se a melodia desta vida
Há apenas dias que correm
Esperanças que se perdem
Sonhos dos quais a gente
acaba sempre desistindo
Mas ainda tenho uma certeza
De algum lugar eles me olham
E estão rindo das lágrimas
que molham meus dedos trôpegos
Pois sabem qua há sempre
a parte amarga que vivemos
No silêncio da noite
falam comigo, ainda
e pedem que eu persista
pois um dia tudo finda
E a Estrada novamente
Será larga e linda
E eles vão me levar
pra escorregar num papelão
por sobre um barranco gramado
Nos jardins da casa de Deus.
Se não for para ser feliz, não é pra mim.
Sabe aquele momento da vida que você deixa de se importar por pouca coisa, que o morno é como o frio só que ganha outro nome, aquele momento que você vive por você, começa a se importar com você, seus sonhos, desejos, realizações? Você finalmente compreende o que é ser feliz, como será feliz, enfim, encontrou o caminho para sua verdadeira felicidade. A máxima filosófica que não precisamos de ninguém para ser feliz é real, tanto que amores vem e vão, pessoas vem e vão, sonhos, medos, alegrias, decepções vem e vão e o que resta é você. Sempre você. Por isso, ame-se. Encontre motivos para levantar todas as manhãs, inspire-se, não tema e creia sempre naquilo que te move. Sinta o amor das pessoas e se aproxime, mas afaste-se das que cultivam o mal. Classifique quem está próximo, diversifique os sonhos, recicle seus pensamentos, cultive amor, seja ousado e sonhe alto, queira o longe, deslumbre do infinito, não se acomodo, não se em contente com o pouco, a menos que seja um pouco de amor a todo momento. Sua beleza vem de dentro e quando compreender será mais feliz, pois academia molda o corpo, mas o teu caráter molda a alma e será dela que irão se apaixonar. Cultive-se, ame-se, vive àquilo que sempre sonhou viver, sonhou ser, sonhou conquistar, vale a pena, pois tudo que vem do coração vem de Deus e o que vem dele, vem para dar certo, sempre! O mal da humanidade hoje é falar de ti, de mim e de todos, por isso, viva a sua vida, a sua felicidade, as suas vontades, os seus sonhos, pois falar, falarão de qualquer maneira, assim, que falem de alguém que luta por àquilo que para ele vale a pena lutar a alguém que vive para agradar. Aprendi que ser egoísta nem sempre é um defeito, pois já vi definições que traziam que egoísta é aquele que se ama, então perdoe-me, pois meu maior defeito é ser um baita de um egoísta.
A BUSCA
Entre a vida e a morte,
Eu sempre vivi,
Entre azares e sortes,
Eu sobrevivi.
Suportei fortes ventos,
Superei tempestades,
Atravessei maus momentos,
Com muita fé e bondade.
Singrei mares bravios,
Venci ondas sem fim,
Para preencher o vazio,
Que tinha dentro de mim.
E nessa busca incessante,
Construí minha imagem,
Numa luta constante,
De muito amor e coragem.
Num esforço profundo,
Entre rios e cidades,
Viajei pelo mundo,
Na busca da felicidade.
E nessa viagem louca,
Eu parei pra pensar,
Que a distância é tão pouca,
Ela está em qualquer lugar.
Porque só reclamamos,
Não ouvimos a nossa voz,
Pois o que procuramos,
Está bem dentro de nós,
E por fim já não se diz,
Nem azar e nem morte,
O meu mundo é feliz,
Pois tenho a vida e a sorte.
Assim, vou caminhando,
Não estou preocupado,
Porque me acompanhando,
Tenho um Deus do meu lado.
NASCE UM GRANDE AMOR.
Quando nasce um grande amor,
Tudo é grande, é alegria,
A vida se transforma em flor,
Numa verdadeira magia.
Como águas cristalinas,
Numa viagem sem fim,
Como lábios de menina,
Com beijos só para mim.
Quando nasce um grande amor,
O coração rejuvenesce,
Bate no peito um calor,
De canção, paixão e prece.
A gente fica mais leve,
Alegre como criança,
O comportamento alegre,
Como se fosse o da infância.
Parecemos dois meninos,
Brincando e sempre sorrindo,
Da nossa cumplicidade,
Tudo é maravilhoso, tudo é felicidade.
É um amor quase perfeito,
Desnudo de vaidade,
É uma doce emoção no peito,
Sem preconceito e idade.
Não importa as aparências,
Ou qualquer tempo que for,
O que importa é a essência,
Do sincero e puro amor.
São olhos d'água que nascem,
Que brotam do coração,
Que brilham em nossas faces,
São as águas da paixão.
Quando nasce um grande amor
Nasce um sonho imaginário,
Não precisa tradutor,
Muito menos dicionário.
É um sentimento profundo,
Do fundo coração,
Conhecido em todo mundo,
Nem precisa tradução,
Quando nasce um grande amor,
O amor puro e sincero,
Juramos amor eterno,
Eterno e doce amor.
Almas gêmeas que se encontram,
Como as águas encontram o mar,
São almas que conjugam e cantam,
O doce AMOR e o verbo AMAR.
A faculdade da vida foi a escola que mais me ensinou
Aprendi com o Professor Sofrimento, que tudo nessa vida passa
Aprendi com o Professor Destino, que somos nós é que decidimos onde estarmos
Aprendi com o Professor Maldade, que não a mal que dure para sempre
Aprendi com o Professor Decepção, que é preciso superar nossos fracassos
Aprendi com o Professor Traição, que é preciso perdoar sempre
Aprendi com o Professor Tristeza, que é preciso sorrir para a vida
Aprendi com o Professor Solidão, que nunca estamos sós, Deus é sempre presente
Aprendi com o Professora Esperança, que dias melhores estão por vir
Aprendi com a Professora Alegria, que não nos custa nada sonhar e sorrir
Aprendi com a Professora Teimosia, que é preciso insistirmos sempre no objetivo
Aprendi com a Professora Angustia, que é preciso engolir o choro e lutar
Aprendi com a Professora Ternura, que o amor é doado
Aprendi com a Professora Hipocrisia, que é preciso sermos otimistas
Aprendi com a Professora Democracia, que é preciso acreditar em melhorias
Aprendi com a Professora Batalha, que heróis nascem nas lutas diárias de cada um
Aprendi com A professora Guerra, que é preciso semear a paz
A matéria mais difícil, explica o Diretor dessa Faculdade, que é preciso ter nota minima na aula da Professora Coragem, senão a reprova é certeza, nessa faculdade não há vagas para covardes...
Nene Policia.
É preciso estabelecermos meta na vida
Ou buscamos a vitoria a qualquer custo, ou morreremos tentando
Uma pausa no caminho, restabeleça sua meta e siga novamente
Muitas vezes as encruzilhadas nos deixa apavorado, qual caminho seguir
Escolha a que melhor lhe convenha, ande alguns kilometros
Errou a estrada, caminho diferente de seus objetivos
Retorne! sua força é do tamanho de sua fé.
Nunca desista de seus ideais, afinal do que nos vale pernas firmes e forte
Se somente opinamos a ficar sentados, esvai a força de lutar
Morre sua fé... sem fé sem Deus, sem Deus não lhe resta mais nada
Somente o abismo para almas patéticas que vegetaram em plena vida...
Nene Policia
No sombreado da vida eu me destaco.
Entre as mais antigas lembranças...
Uma medalhinha, um cartão, um sorriso, um aceno mão que vai se nublando pela ação do tempo...
Restos de coisas que ficaram na memória...
Fragmentos de vidas, fragmentos de encontros...
Ficamos impregnados pelo sabor daquela vivência.
Existem pessoas que deixam entrar luz em nossas vidas.
Coração que ama procura encanto nas pessoas que ele esbarra.
Sempre a procurar o brilho do sol no amanhecer.
É a fantasia que insiste em brincar com a gente.
É um novo sentido e razão de viver que chega sem avisar...
Preenche os cantos da alma.
Se torna o ponto de concentração.
Da esperança, alegria e felicidade.
Sentimentos são lançados ao vento.
Olhares são lançados aos horizontes.
É o olhar que se volta para as estrelas.
E depois se perde a procurar em todas as pessoas uma só.
É um pouco de mim que parte.
Um pouco de outrem que fica.
E ao entrar na vivência de alguns indivíduos.
Aprendi o quanto o amor é um sentimento a ser cada vez mais aprendido e compreendido.
Ao ser preenchido pela essência de algumas pessoas.
Aprendi que o amor não pode ser despertado por uma varinha de condão como se fosse um fenômeno encantado.
Que só quem tem o dom de amar possui um dicionário de palavras nobres e inestimáveis impressas no coração.
Que somente o coração que ama sabe entender e escrever de sentimentos extraordinários.
E que de todas as maravilhas que procurei.
Era simplesmente de amor que minha alma precisava...
Aprendizado
A Vida é uma coisa louca, mil e um coisinhas todos os dias.
Presta atenção a quem está a teu lado, ele foi previamente escolhido prá que possamos aprender algo.
Essa atitude de dar uma olhadinha melhor equivale a muitas viagens, muitas escolas.
Lembra da sabedoria da vida que te põe em contato com o que realmente importa.
Para de buscar fora, vira pro teu irmão e APRENDE enfim.
Nãoporacaso
Nãoporacaso,viesteamoraremtuarua
Nãoporacaso,minhavidacruzouatua
Nãoporacaso,chamasteaatençãodorapazque escreve
Nãoporacaso,eleaadmiraeteachaúnica
Nãoporacaso,tuavoztornou-seminhamúsica
Nãoporacaso.
Vida extinta
A gente já vem; voltando
Ao âmago do primeiro plano.
Se assim for o nosso final de ano.
Outros janeiros por certo estarão por
Perto nos assediando, com forte cor
Criada pelo criador do infinito amor!
Assim esta vida se esvai como vapor
Vaporizando o nosso divino amor
Doando e doendo a quem doer
Será o findar de mais sofrer
Afinal; vamos voando
Ou suando ao soar
Do sínodo ao ar
Suor pingando
Arpoando !
Já é mais
Um final
De ano
À vida
Pião
!
coração
Rodando,
Rodo - piano
Ao som mavioso.
Piando, majestoso,
Jocoso, gostoso, jeito
Airoso de viver sorrindo
Contrafeito, contra o peito
Ao morrer de amor perfeito.
Som melífluo de amor divino.
O sol já está quase a pino
E o poeta com sorriso
De velho - menino,
A espera de soar
O divino sino.
Assim chegamos indo!
Amém!
AUSÊNCIA
Prismas diferentes dão tonalidades diferentes às verdades da vida. Ás vezes sob o cajueiro centenário, que se espalha no fundo do quintal, fico a observar o firmamento; acho que é uma forma romântica de preencher ausências; é um ângulo que de certa forma me protege de mim mesmo. Cada estrela dessas é uma ausência e sob o cajueiro eu sou um prisma perdido que seus galhos camuflam, e a angústia de ser só é de alguma forma sacudida; e os meteoros que viajam cambiantes eu chamo de estrelas cadentes e faço um desejo. O cajueiro já me conhece, e conhece todos os meus desejos; conheceu a minha primeira namorada e seus gemidos; bem perto de sua raiz enterrei demônios: cajuzinhos em oferenda para o Deus das estrelas; acreditava que assim as namoradas voltavam; mas no meio da noite sempre tinha pesadelos com seus galhos me apertando; acordava de madrugada, corria pra janela e observava o cajueiro sacudido pelo vento litoral; parecia comemorar alguma coisa; talvez a minha ausência, até que de trás de seu tronco iam surgndo as namoradas, que leves como algodão, eram carregadas pelo vento ou arremessadas pelos seus galhos em direção a abóboda celeste. Cada estrela dessas é uma ausência, mas o cajueiro floresce com a neblina primaveril numa promessa fiel e infalível de frutificar e acolher agruras e angústias de qualquer ausência.
Meu amor
Minha vida
Meu pedacinho de céu
Minha estrela da manhã
Meu paraíso
Pedacinho de mim
Como amooo
Dizer amor é pouco
Vocês são parte do que sou
A continuação do meu amanhã
Alegria que faz meu sorriso ser mais belo
Meus príncipes
Minha razão de prosseguir
A vontade que me faz levantar
A felicidade sem preço
A razão do meu viver
Sou apaixonada por vocês
Meus filhos
Meus amores
Luz que alegra meus dias
Que me faz ser...
UM VIVA A VIDA VIVA!
Será que somos tão apegados ao passado,
Por que dá muito mais trabalho construir o
Presente do que culpar o que está ausente?
Ou seria por que a nostalgia é bem madura e
Mais segura do que o dia que amanhece em
Cima do muro do futuro que não se conhece?
Ou ainda por que não temos noção e dimensão
Do que realmente acontece, de que o presente
É um presente que aparece, e que parece que
Chora quando vai embora a vitalidade e validade
De suas sempre tão poucas, loucas e rotas horas?
Seja o que for, é hora de vivê-lo com amor, então
Não nega e nem joga fora a entrega, te apega, te
Entrega e pega o presente tão único e último que
A vida te dá agora e que em 24 horas vai embora!
Guria da Poesia Gaúcha
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp