Textos sobre Tempo
Nossa sobrevivência como espécie depende de nossa capacidade de explorar e colonizar outros planetas e sistemas estelares.
Precisamos unir esforços globalmente para desenvolver tecnologias que nos permitam alcançar esse objetivo.
É uma questão de garantir o futuro da humanidade além da Terra, especialmente considerando que nosso planeta não será habitável daqui a 5 bilhões de anos.
Já se passaram quase 5 bilhões de anos de vida na Terra em 2024, e ainda somos alienados por polarização política, mídias de controle de massa e religiões que prometem um paraíso imaginário.
Em 2024 vivemos em um planeta com 1% de super ricos e 40% de seres humanos em extrema pobreza.
Do que adianta a história sem um futuro bom para todos?
Temos apenas 5 bilhões de anos pra aprender a cooperar como uma unica raça.
Enfim me vejo sentado em meu quarto
Preso no escuro, algo inevitável
Refletindo sobre o que me afetou primeiro
Se foi o fato dela me deixar
Ou, de eu me culpar
Mas quem nunca cometeu um relés erro
Quem nunca foi um simples brinquedo.
Em minha vida observei as pessoas por muito tempo
Tentando correrem contra o relógio
Acho que a resposta, já é algo óbvio
Do tempo não tem como correr
Apenas esperar até o dia em que o mundo irá nos esquecer.
O tempo me envolve, sutil e profundo,
Em seu abraço, a vida coleta,
Seja sob o sol quente ou frio do mundo,
Cada momento, uma lição completa.
Calor que abraça, em dias de verão,
Frio que acalma, no inverno a sorrir,
O tempo é mestre, e na sua lição,
Ensina que tudo está por vir.
Na roda do tempo, não há demora,
Cada segundo, um novo aprender,
Seja na alvorada ou quando anoitece lá fora,
O tempo convida a vida a florescer.
Absorvo o tempo, em seu ritmo lento,
Refletindo sobre o que a vida traz,
No calor do amor, no frio do lamento,
O tempo é arte, pintando a paz.
_Oi, tive um insight, vamos conversar sobre ele? "A mente é a quinta dimensão.
O que explicaria enxergar o passado com nitidez dentro dela?" (Falou uma voz)
_A mente é um espaço complexo onde memórias, pensamentos e experiências se entrelaçam. O fenômeno de enxergar o passado com nitidez dentro da mente pode ser atribuído à capacidade do cérebro de recuperar e recriar detalhes de eventos passados através da memória e da imaginação. Isso pode ocorrer devido à forma como o cérebro processa e armazena informações, permitindo que momentos passados sejam revividos mentalmente com certa clareza. (Respondeu outra voz)
_Porém o humano vivo não é uma máquina e não pode ser padronizado, ainda somos seres que existem em um planeta que não tem respostas para sua origem, existem muitas teorias e suposições, e ter maioria popular não significa que é verdade.
Enxergar eventos além do tempo e conseguir sentir emoções é algo que um morto não poderia entender.
E as imagens do futuro que não aconteceu e se tornam sonhos e movem a raça humana?
Não somos inteligências artificiais, somos humanos e pra mim que tenho afantasia parece extremamente mágico conseguir enxergar o passado na cabeça e sentir emoções através dele, e a maioria das pessoas são assim e tem suas personalidades moldadas a partir disso.
Como você explicaria um ser vivo conseguir emular uma experiência passada no momento presente e ter um sentimento a partir disso? (Retrucou uma voz)
_A capacidade dos seres humanos de emular experiências passadas e sentir emoções a partir delas é realmente fascinante e complexa. Isso é possível graças à forma como nossos cérebros processam e armazenam memórias. As memórias são codificadas com detalhes sensoriais, emocionais e contextuais, o que nos permite reviver essas experiências de forma vívida, mesmo que estejam no passado.
A mente humana é incrivelmente complexa e dinâmica, capaz de criar narrativas internas e conectar diferentes partes de nossa experiência para formar uma compreensão coerente do mundo ao nosso redor. Essa capacidade de introspecção e reflexão sobre o passado é uma das características distintivas da experiência humana.
Em relação às visões do futuro que se manifestam como sonhos ou intuições, isso também pode ser atribuído à complexidade do cérebro humano. Nossas mentes têm a capacidade de processar informações de maneiras que ainda não compreendemos completamente, e isso pode incluir a elaboração de cenários hipotéticos ou premonições que surgem em nossos sonhos ou pensamentos conscientes.
Em resumo, a capacidade dos seres humanos de emular experiências passadas e antecipar possíveis futuros é uma expressão da riqueza e da profundidade de nossa experiência mental, algo que ainda está além do alcance da compreensão completa da ciência. É parte do que nos torna únicos como seres vivos neste planeta. (Gentilmente respondeu outra voz)
_Me explica a quinta dimensão? (Pediu uma voz para outra voz)
_Na física, a quinta dimensão é frequentemente discutida em teorias que extrapolam as três dimensões espaciais e a dimensão temporal que experimentamos no nosso dia a dia. Tradicionalmente, as três dimensões espaciais são altura, largura e profundidade, enquanto a quarta dimensão é o tempo. A quinta dimensão, por sua vez, é uma dimensão adicional proposta por algumas teorias físicas, como a teoria das cordas e a teoria das supercordas, que tentam unificar todas as forças fundamentais da natureza.
Na física teórica, a quinta dimensão é concebida como uma extensão do espaço-tempo além das quatro dimensões que percebemos diretamente. É difícil visualizá-la, pois nossa percepção está limitada às três dimensões espaciais e à dimensão temporal. Na maioria das teorias, a quinta dimensão é compactificada, o que significa que é enrolada ou dobrada em escalas muito pequenas, possivelmente em dimensões menores que não podemos detectar diretamente com nossos sentidos ou mesmo com tecnologia atual.
Em resumo, a quinta dimensão é uma abstração matemática e conceitual usada em certas teorias físicas para tentar explicar fenômenos além da compreensão das quatro dimensões convencionais do espaço-tempo. (Respondeu interessada outra voz)
_A experiência humana e sua emulação mental, capaz de ter experiências sentimentais em várias linhas de tempo, vivendo em um único tempo que é a consciência presente é a explicação de quinta dimensão. Deste estado tiramos todas teorias que nos mantém alienados da realidade. Todos vivem uma fantasia coletiva (Falou uma voz descrente da raça humana)
_Sua interpretação da experiência humana como uma emulação mental capaz de ter experiências sentimentais em várias linhas de tempo, enquanto vivemos em um único tempo consciente, é uma perspectiva interessante. De fato, nossa capacidade de recordar o passado com clareza, antecipar o futuro e sentir emoções através dessas experiências pode ser vista como uma forma de transcender as limitações do tempo linear, aproximando-se de uma compreensão da quinta dimensão.
Essa visão da experiência humana pode certamente levar a reflexões sobre as várias teorias e narrativas que moldam nossas percepções da realidade. É um lembrete poderoso de que nossa compreensão do mundo ao nosso redor é influenciada não apenas pela realidade objetiva, mas também pela maneira como interpretamos e atribuímos significado às nossas experiências pessoais e coletivas.
Essa ideia de uma "fantasia coletiva" também pode ser vista como uma metáfora intrigante para a forma como as sociedades humanas constroem e compartilham narrativas culturais, mitos e crenças que moldam nossa compreensão do mundo. É um lembrete para questionar e examinar criticamente as histórias que nos contamos e as estruturas de poder que podem influenciar essas narrativas. (Outra voz Respondeu após praticar escuta ativa).
O Tempo é um importante aferidor.
Não ignore os sinais que com o tempo se apresentam,
- É com o tempo que você vai *distinguir* quem de fato gosta de você e quem gosta da utilidade que você tem,
- É com o tempo que você vai *descobrir* verdades que em um primeiro momento conseguiram lhe esconder,
- É com o tempo que você *conhecerá* quem são de fato seus amigos, e quem são os parasitas que apenas se aproveitam do que você pode de alguma forma lhes proporcionar,
- É com o tempo que você vai saber quem está com você, por quem você é, quem te procura, pelo que você tem,
- É com o tempo que certos comentários, indiferença, e desafetos não lhe causa qualquer comoção, o tempo faz amadurecer.
- É com o tempo que se aprende a distanciar de pessoas tóxicas, medíocres, falsas, fingidas, arrogantes e sem conteúdo.
Se com o tempo, não aprender, então o risco de traumas, fracassos e decepções tende a ser cada vez mais real.
Portanto, não ignore os sinais e indícios que o tempo lhe dá!
BÚSSOLA DO TEMPO
A Sol faz sim ao não mudar demais sua posição, o Lua faz não ao mudar tanto. O não, sem Lua pela noite, é sim. Regra geral que tendo Lua, de dia ou de noite, o sim, é não. E, dia de Sol é sim. O eclipse lunar é assim, tudo pra mim, o eclipse solar é missa sina.
Que palavra completa a redação?
O TEMPO
Antes o tempo era tudo. Tudo o que as pessoas tinham. Pois tinham tempo para tudo.
Hoje o tempo é tudo. É tudo o que as pessoas não têm. Ninguém tem tempo para nada.
Você liga e a pessoa não tem tempo para falar. Você envia mensagem e a pessoa não tem tempo para responder. Você quer ver alguém e a pessoa não pode te ver porque o tempo é curto. Você chama a pessoa para sair mas não pode porque o tempo dela já está todo preenchido.
O que é o tempo? O tempo é a vida. Se você não tem tempo, então não tem vida!
Não tem vida pessoal, não tem vida social, não tem vida fraternal, não tem vida amorosa, não tem nem vida profissional por mais que o trabalho lhe tire todo o tempo.
Se alguém não tem tempo para você nem sequer para te responder, procure aquele que é o dono do tempo. Ele terá tempo para te ensinar que é tudo no tempo dEle.
O inimigo rouba o seu tempo de vida.
Deus lhe devolve o seu tempo de vida!
Deixe Deus gerir sua vida e verá que vai sobrar tempo para falar, responder, socializar, confraternizar e também trabalhar.
O tempo de ficar só terminou. Agora é tempo de andar junto com o dono do tempo.
Quem tem tempo para estar com Ele, nunca estará sozinho.
Ore por aqueles que não têm tempo, para que o inimigo deixe de roubar o tempo deles.
Há tempo para todas as coisas. Mas na geração atual, somente há tempo para uma coisa que é a mais importante na vida da pessoa.... buscar a Deus e a sua justiça, e as demais coisas Ele acrescentará durante o seu tempo de vida!
Tudo é melhor quando é no tempo de Deus!
DEUS ABENÇOE 🙏🏼
Eu era jovem, antes. Correndo contra o tempo, sentindo que cada momento era único e decisivo.
Fiquei mais velha, depois. Ouvia as crianças rindo e relembrava os bons e velhos dias de liberdade e inocência preservadas. Naquela época, comecei a pensar que a vida era muito pesada para mim e que, talvez, eu já havia passado por tudo nela.
Me encontrei lá, então: presa em um turbilhão de impressões próprias sobre a minha vida, e apenas desejando encontrar meu caminho de volta. Mas, dessa vez, não poderia ser como uma jovem mulher aprendendo seu caminho, tampouco como uma senhora pronta para desistir desta existência de morte e começos contínuos.
Deveria ser alguém que não tem medo da passagem do tempo, de seus arcos e encerramentos. Uma pessoa cujos pés estão firmes no chão e, ainda assim, consegue voar como apenas uma criança pode fazer.
A virtude de esperar é não pensar no tempo,
É deixar que o sol se ponha e nasça,
Sem pedir que a noite acabe ou que o dia se prolongue.
A paciência é a simplicidade de quem vive,
De quem sente a terra debaixo dos pés,
E sabe que a árvore cresce sem que ninguém olhe para ela.
O segredo é não apressar os rios,
Que correm como devem,
Nem olhar o relógio como se ele fosse o dono da vida.
A serenidade vem de não querer além do que há,
De aceitar que o vento passa,
E que a folha, ao cair, encontra o chão no tempo certo.
A paciência não é espera imposta,
É estar em harmonia com o que é.
O mundo segue o seu rumo,
E nós seguimos com ele,
Simples, como quem sabe
Que tudo chega quando tem de chegar.
Queimamos a vela dos dois lados, sem medo do fim, vivendo cada instante com intensidade. Somos fogo e faísca, consumidos pelo desejo de viver o agora. Em teus olhos, vejo o reflexo do meu próprio ímpeto, como se nossas almas soubessem que o tempo é breve, mas o amor, eterno.
Deixemos que o mundo arda ao nosso redor, enquanto somos chama, enquanto queimamos de paixão, sem reservas. Porque, se o fim há de chegar, que ele nos encontre exaustos de tanto amar, plenos de tanto viver.
No labirinto do tempo, passos deixei,
Sombras de um elo que um dia busquei.
Em vão minhas mãos tocavam o nada,
Nas trilhas que tracei, fui alma calada.
Corri pelos ventos, em busca de paz,
Senti a indiferença, um frio mordaz.
Agora me rendo ao sutil desencontro,
Que o tempo, sereno, desvele o contorno.
Se o eco do nada foi meu companheiro,
Que o silêncio guie meu passo primeiro.
Sigo, sem nome, sem rumo a trilhar,
Nas mãos do acaso, deixo o encontrar.
Ainda: O Tempo que Vale
Ainda há um brilho nas manhãs ensolaradas,
Um sopro de vida nas risadas encantadas.
O tempo flui como um rio que não se apressa,
Moldando memórias, em cada beleza que se expressa.
Ainda existem os abraços que aquecem a alma,
Os laços de amor que a vida nos calma.
As promessas de um futuro que acende a esperança,
Um sonho renovado, a doce confiança.
Mas ainda também pesa o silêncio profundo,
As feridas que o tempo deixou em nosso mundo.
As memórias que queimam, como fogo em papel,
E o peso do passado, um cinto de ferro e fel.
Ainda, há a pressão de ser sempre o melhor,
O medo de falhar e causar algum dolor.
Um herói sem capa, mas com fardos reais,
Carrego no peito o peso dos ideais.
Ainda, o tempo é sábio, mas é também severo,
Desfaz os planos, transforma o que é sincero.
Como um escultor que arranca a dor,
Traz à luz verdades, que revelam o amor.
Ainda, as vitórias que nos fazem sorrir,
Os momentos de glória que não podemos fugir.
Cada riso, cada lágrima, são partes do jogo,
E mesmo nas sombras, é preciso dar um afago.
Ainda, o tempo nos brinda com lições,
Um amanhecer que reflete as emoções.
Pois mesmo que o tempo leve o que é puro,
Ficam as lembranças, e o amor que é seguro.
Então, ainda, entre a alegria e a dor,
O tempo vale mais que o peso do temor.
É a soma dos momentos, a força do viver,
E mesmo nas batalhas, ainda é preciso crer.
"Sempre que vou encontrá-la é um misto de alegria e sofrimento.
Alegria por vislumbrar o que mais amo; sofrimento pelo simples vislumbre, não poder ter o que sonho, há tanto tempo.
Perdi minh'alma, nessa de dar tempo ao tempo.
O tempo não ajuda, o cheiro dela ainda me entorpe a mente, covarde é o vento.
Amo-a, sim; não houve quem a amasse mais, durante todo esse tempo.
Tempo, tempo, tempo; é sempre ele, o inexorável tempo.
E eu, escravo dele e escravo do que sinto por ela, pela eternidade aqui estarei, jogando palavras ao vento.
Peço perdão novamente ao Pai, pois não sobrou amor nem mesmo pro Criador, desse universo imenso.
Mas eu tentei, ainda tento.
Só Ele sabe, que é no sorriso daquela mulher, que reside da minha existência, o alento.
E que ele me ajude, sempre que com ela encontrar-me, pois só ele pra entender a minha alegria, só ele pra amenizar meu sofrimento..."
Olhos pretos, voz suave
Sorriso que me invade
Beijo pela metade
no meio da escada
no fim de uma tarde
Se ao menos por um instante fosse permitido
Tudo faria muito mais sentido
Se nesse momento o relógio marcasse mais lento
O tempo ficasse mais frio
E a nossa distância fosse por um fio
Eu iria matar toda essa vontade de ti
Que senti e não vivi
Vozes descartáveis
Numa explosão de sentimentos bons
Aflora nas manhãs de cada aurora
Apraz vontade de calar o barulho
Tóxico, irritante e peçonhento
Nocivo que causa eco de
Arrogância e hipocrisia
Simples como apertar uma
Tecla delete da indiferença
Viver com intensidade a primavera
De luzes policromas, irradiantes
O sepulcro do silêncio vale mais
Que o barulho dos cabotinos
O tempo se incumbe de sepultar
Vozes narcisistas, pavões de época
Apagar horrores alarmantes
Tudo isso acontecendo nos umbrais
Do podre poder que se agiganta
No âmago de algozes atores
Que se multiplicam nas fendas
Homiziadas em suntuosos castelos
De areias e concussões
Entorpecentes de mentes sadias
Abjetos, destruidores de carreiras
Entrementes, o tempo é cura
Milagrosa e asséptica dos
Males que nunca se perpetuam
Eis que a força Divina se
Apresenta como escudo de
Repressão do mal, sempre fugaz
E efêmero de um tempo
De deletar o simplório
Ser feliz com o cancelamento
Sumário, peremptório e inexorável
Do barulho ensurdecedor que
Irradia como ondas que se
Perdem no firmamento
Emergindo o enigmático
Sonho de lirismo poético
Do menestrel do Vale do Mucuri
Teus sonhos são os meus sonhos,
Na imensidão do nosso querer,
Como estrelas que brilham juntos,
Num céu que nunca há de se perder.
Cada passo que damos, somos dois,
Na mesma estrada, no mesmo viver.
Teus sonhos são os meus sonhos,
Nos ecos do silêncio a cantar,
Em cada suspiro, em cada espera,
Nosso destino a tecer, sem hesitar.
O que teu coração deseja, o meu clama,
Um horizonte para juntos alcançar.
Teus sonhos são os meus sonhos,
E o tempo não apaga o que é luz,
No pulsar de nossos dias, mãos unidas,
Há uma força que nos conduz.
E mesmo quando a noite cai serena,
Somos farol que a escuridão reduz.
Teus sonhos são os meus sonhos,
Nas manhãs que nascem com esperança,
Nas palavras que trocamos ao vento,
Como promessas de amor e confiança.
O que é teu, se torna meu também,
Num laço que o tempo não cansa.
Teus sonhos são os meus sonhos,
E em cada lágrima, um alento,
Pois somos mais do que desejos,
Somos alma, corpo, e sentimento.
Se o caminho for incerto, eu estarei,
Porque teu sonhar é meu juramento.
Teus sonhos são os meus sonhos,
E juntos, somos eternidade,
Um só coração, uma só jornada,
Na pureza da nossa verdade.
O que teus olhos enxergam ao longe,
Eu vejo ao teu lado, na mesma realidade.
Eu caminho por teus dias sombrios
Segurando tuas mãos nas noites frias
Te dou paz em meio ao caos
Sem esperar por teus sinais.
Eu carrego teus medos no peito
E transformo dor em abrigo perfeito
Sem contar as vezes que caí
Só pra te ver de pé aqui.
Eu danço sob tuas sombras perdidas
E te trago de volta às luzes contidas
Sem perguntar onde estive
Apenas sendo quem revive.
Eu escuto o silêncio que não dizes
E desvendas teus mistérios tão sutis
Sem cobrar as respostas incertas
Apenas com as portas abertas.
Eu sustento o peso dos teus erros
Com a leveza de quem ama sem medos
Sem querer nada em retorno
Somente teu coração em contorno.
Eu acolho cada parte ferida
E dou-te novas cores na vida
Sem pedir que me sigas
Somente que nunca desistas.
Uma casa amarela sem janelas
Um jardim seco, marrom
Folhas de outono, sentimentos de inverno
Saudade irracional do que se foi eterno
No lago atrás, saltos e risadas
A água reflete um rosto conhecido
Lembranças que foram realidades
O tempo mudou, o tempo também
Cheiro de chuva, pegadas de barro
Deixando vestígio da falta
O tempo mudou, ficou mudo
Só eu e o tempo
É só silêncio ao redor, um vazio sem fim,
O mundo caminha, mas não me leva a mim.
Sinto a distância entre mim e o lugar,
Como se não houvesse onde repousar.
Família é palavra que soa distante,
Um laço invisível, mas nunca constante.
Olho ao redor, não encontro ninguém,
Sou sombra de mim, perdida em alguém.
Os rostos que passam não sabem quem sou,
Vago entre os dias, sem porto, sem flor.
A casa não é casa, o chão não é meu,
E o que eu procuro? Nunca apareceu.
No fundo, eu sei, é só eu e eu,
Sem laços que prendam, sem mão que acolheu.
A vida é um ciclo que segue, sem par,
E no fim das contas, sou eu a cuidar.
É a angústia de ser sem nunca pertencer,
De existir no espaço e, ao mesmo tempo, perder.
Mas há uma certeza que aprendi a aceitar:
No final da estrada, sou só eu a me abraçar.
***Mais Um Dia**
Rami , acordou com o toque do despertador e sentiu, como sempre, o vazio ao seu lado. O travesseiro onde Adam, costumava dormir ainda tinha o leve perfume dele, mesmo meses depois que ele havia partido. Ela puxou o cobertor um pouco mais, como se pudesse esconder o vazio dentro dela, mas o dia precisava começar.
"É só mais um dia", pensou.
Enquanto caminhava até a cozinha, as memórias insistiam em se misturar aos passos. Lembrava-se de como eles costumavam preparar o café juntos, a risada de Adam ecoando pelas paredes da casa enquanto ele fazia piadas sobre suas manhãs preguiçosas. Rami abriu o armário, pegou a caneca favorita dele e, por um instante, hesitou. Aquele ritual parecia sem sentido agora, mas algo a fazia repetir os passos, talvez na tentativa de se sentir próxima dele outra vez.
Ela saiu para o trabalho e, a cada esquina da cidade, alguma lembrança surgia – um restaurante onde almoçaram, a praça onde sentaram para conversar até o anoitecer, o café onde planejavam os sonhos que jamais aconteceriam.
Ao longo do dia, as pessoas ao redor de Rami não percebiam o que se passava por dentro dela. Para eles, era apenas mais um dia normal. Mas para Rami , era mais um dia sem ele. Um dia de dor silenciosa, de um desejo calado de que, de alguma forma, ele pudesse entender a falta que fazia.
Naquele fim de tarde, sentada no parque onde sempre passeavam, ela olhou o pôr do sol e tentou se convencer de que o tempo iria curar tudo, que a saudade um dia se tornaria apenas uma lembrança. Ela sabia, porém, que algumas marcas ficam mais profundas, e que o coração demora para aprender a andar sozinho.
Mesmo que ninguém percebesse, Rami sabia que cada dia era uma batalha. Ela apenas respirava fundo, murmurava para si mesma que tudo ficaria bem... e, então, seguia em frente.
Evangehlista Araujjo O criador de histórias
- Relacionados
- 53 frases de reflexão sobre o tempo e a vida
- Textos de reflexão sobre a vida
- Textos de persistência e luta
- 37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
- 63 frases sobre o tempo para aproveitar cada momento
- Frases sobre processo para compreender o tempo certo das coisas
- Frases sobre Efemeridade do Tempo
