Textos sobre Jovens Carlos Drummond
Eu mentiria pra você se eu te dissesse que não sofro quando amo alguém, quando quero alguém, quando preciso de alguém, mas nesta ("balança mas não cai ") da vida eu me apeguei em valores que muitas vezes eu deixei de lado só pra agradar alguém. Na minha bagagem levo sonhos, no meu coração levo certezas , e não admito que meus pés saiam do chão. A única coisa que acredito é que o que Deus tem pra minha vida , vai além do que eu imagino, e se eu me perder em algum instante , ele me encontra. Decidi não mais intervir nos planos dELE pra mim. E se for pra gostar , amar como amo, lutar , que seja por quem realmente se dispõe a cuidar de mim, e tenho me sentido muito bem cuidado...... O amor não é feito de trocas... mas o coração da gente insiste para que ele seja reciproco mesmo não sendo.
E ela me marcou dessa forma, sem nem mesmo um beijo, sem nem mesmo um abraço, sem nem mesmo o contato de nossos corpos, sem nem mesmo olhar em teus olhos e sentir tua respiração… Apenas com suas palavras, carinho e atenção.E quando enfim o encontro aconteceu tudo já estava grande dentro do coração, o sentimento só cresceu e estabeleceu, de uma forma mágica e sem explicação!
Têm dias que fico bravo e brigo com a Vida. Aparto-me, recolho-me, afasto-me, não quero conversa e vou dormir no sofá sem coberta. Mas enquanto a noite passa, lembro-me do quanto a amo. Amanhece o dia, reconheço a minha ingratidão, vou-me em sua direção e já quase me faltando o ar, dou-lhe um beijo e ela retribui com um abraço de aceitação. É assim com a Vida, têm dias que a gente briga, mas não consegue viver longe nem se quer por um dia e por isso a gente se reconcilia, pois viver longe é também morrer. Mas o que é reconciliar-se com a Vida senão reconciliar-me comigo mesmo, refletir a minha alma sobre o espelho das coisas belas que a minha volta vejo e redespertar sobre mim o desejo?!
O travesseiro é como a porta de um mundo encantado que todas as noites se abre para recolher os nossos sonhos e pensamentos. Há dias que nesse mundo chove quando por entre a porta a lágrima da saudade escorre, contudo também há dias que se fazem iluminados quando os sonhos são ensolarados. Mundos encantados que se escondem nos travesseiros. Alguns são de espumas, outros de penas e outros de papelão, mas sejam como forem, são mundos que todas as noites acolhem o coração.
A Humanidade por meio de seus poetas e filósofos por séculos tenta definir o amor ou simplesmente pensá-lo. Buscamos sentidos e significados para o verbo amar. Quem sabe aprendemos um pouco sobre o dar que se encontra no amar, no entanto, parece que pouco aprendemos sobre o receber que nele também há. Será que somos orgulhosos demais?! Saber receber é tão nobre quanto o saber dar!
Uma das causas dos nossos males é acreditarmos em tudo o que ouvimos, é darmos ouvidos ao mal. Alguém fala “você está abatido!” e ficamos, “você é feio!” e nos tornamos, “você não pode!” e não podemos, “você está doente!” e adoecemos. Assim as doenças são constituídas e se criam na alma, nós as fortalecemos em nossa crença, mas o lado bom é que pela crença inversa também podemos enfraquecê-las.
Corri, corri! Passou, não percebi! Olhei, mas não vi! Páginas que não li! A velocidade passa tão depressa. A rapidez se precipita pelas ruas e passarelas. As ações se multiplicam na agilidade que não cessa. Acelera-se a Vida tornando-a sintetizada, sintética, um sumário de ideias vagas ou um breve comentário na contra capa. Resumida em uma sinopse sem detalhes abrevia-se o seu contexto e suas frases. A Vida é um livro que contém segredos que despertam o coração pulsante, mas quando se torna somente um livro fechado sobre a estante é sobremaneira desinteressante. Desacelerar os passos e diminuir o ritmo é preciso para abrí-lo e fazê-lo com atenção, lido e absorvido. Contudo não de todo compreendido, pois talvez nunca o seja, até porque não é um livro escrito para ser compreendido e sim para despertar a visão para o que é bonito e o que é bonito muitas vezes está além do que é entendido.
Não desejo a Tristeza, mas muitas vezes ela é inconveniente, aparece na porta sem ser convidada, principalmente nos dias ensolarados e quentes quando tudo parece em perfeita ordem e então, entre o canto dos pássaros se ouve o ranger da madeira e os passos no chão, é ela que com a chave na mão entra sem permissão. No entanto nem sempre a expulso e nem sempre dela tenho medo, pois sob a face da Tristeza também há beleza e sabedoria, uma sabedoria que às vezes não se encontra sob a face da Alegria. Portanto uma vez que já esteja dentro, cumprimento, dou-lhe o meu respeito e quem sabe até um beijo. Peço-lhe para se assentar e ouço atentamente o que ela tem a me ensinar, porém solicito que seja breve, pois a sua contínua presença adoece. Mas de qualquer forma a Tristeza em sua sabedoria cria, inspira, motiva e no meio da estrada de dores é capaz de fazer crescer um belo canteiro de flores. Então, por que varreria para debaixo do tapete as tristezas da vida quando posso fazer delas o próprio tapete de flores que embeleza o caminho dos meus pés?!
Alguns dizem que por ser amigo não pode ser Amor, pois o Amor levará o que há de bom para o finito. Mas por que o Amor tem que ser inimigo?! Para mim, o nível mais profundo do Amor, sendo o motivador da longevidade, é a conciliadora chamada Amizade. Nela, ainda que se tenha a dor, o amar é com sinceridade! Por isso na conquista de uma união, antes de tudo, melhor é conquistar a Amizade, pois não se sustenta um relacionamento apenas com romance e sedutores olhares e sim com a cumplicidade e reciprocidade existente na profunda Amizade! Existem tipos de amizades e há uma em especial, aquela em que se passam as horas e não se percebe chegar o “tarde”. Amizade com cor! Como distanciá-la do Amor?! Ela é uma de suas faces. É a coberta quando se vai o calor!
Gostaria por um dia saber expressar a minha nostalgia em forma de poesia com rimas ricas sem usar o clichê do amor pra rimar com ardor na constante forma interminável do substantivo com substantivo, adjetivo com adjetivo e do verbo com verbo que me torna um servo do meu restrito vocabulário sem saber se uso as palavras de uma forma racional ou se é um sentimento voluntário na mais pura forma animal que age pelo instinto e ao mesmo tempo vestindo me com o manto da razão que devora insistentemente a minha devoção pelo culto do sentir e não pelo pensar onde apenas sinto o vazio das palavras lançadas ao vento frio que congela a semente da esperança e a impede de germinar no solo seco por onde a tempestade de sentimentos nunca mais regou com suas gotas deixadas apenas em forma de saudade e essa atrocidade perdura, açoita e nos torna impiedosos na forma mais obscura de enxergarmos a sinceridade que há dentro de nós e que nos faz divagar por entre as palavras ditas sem um real sentido em busca de algum objetivo para proporcionar a verdadeira forma de expressão em nossas vidas.
Cada segundo da vida é surpreendida por uma tempestade de ações que provoca uma imensa inundação de intensas sensações transbordando pelos olhos as lágrimas que escorrem pela face inexpressiva e congelada por não entender o que realmente acontece quando um milhão de sentidos se chocam causando assim um conflito de idéias e ideais onde a razão devora a emoção em uma forma voraz de sobrepor a frieza do cérebro ao pensar que um coração pulsa apenas por uma mecânica da natureza humana e não porque ele o faz pulsar também pela forma abstrata da pura essência humana conhecida pelo nome de sentimentos.
Toda essência humana está na demonstração do afeto e essa forma de expressão é retribuída com o sentimento mais cobiçado pelo ser humano que busca no seu interior e no exterior explicar o inexplicável e que procura em sua razão o irracional de uma emoção que deve ser sentida e não teorizada com palavras para a inefável sensação que brota da alma e é transpirada pela pele causando o deleite dos corpos que se tocam alucinadamente no seu ritual instintivo e animal da preservação de sua espécie e do prazer que preenche todas as lacunas deixadas em seu âmago libertando o da sede de palavras que secam a sua boca para poder demonstrar verdadeiramente o seu amor...
Às vezes, tudo o que precisamos é dar um tempo ao coração, que já não aguenta mais levar facadas e precisa de uns meses pra cicatrizarem, porém, é preciso ser forte e manter-se vigilante sem medo de errar, porque a única coisa que te impede de se recuperar é o medo de esquecer do passado, e medo do que possa acontecer no futuro. Não pense que irá sofrer por amor somente uma vez, na vida, viemos para sofrer, mas acima de tudo viver, rir e compartilhar momentos, momentos significativos e irritantes que tornam nossa vida imprevisível. O futuro pertence não a nós, mas às nossas escolhas, que permitem que a gente evolua e possa seguir em frente.
Abençoada seja você mãe que abraça seu filho e o ama. Amada seja você mãe que toma seu filho ao colo e o amamenta,que faz do seu seio uma fonte de carinho e amor,que faz do seu filho um desejo de alma. Abençoada seja você mulher que nos traz ao mundo e que por nove meses nos conforta em seu útero... agradecidos sejamos nós, homens, por ter vocês, mulheres, a nos guiar, pois além de esposas, namoradas e amigas, acabam sendo um pouco mães... Um feliz dia das mães!
O que preferes: A Luz que tudo diz e que deixam suas ações e emoções sempre a frente ou A Escuridão que tudo cala e deixa que cada silêncio seja tudo o que diz. Pontos francos de cada um: A Luz, diz e promete muito necessita de atenção de todos, suas ações ficam muito a vista e quase não a surpresa. A Escuridão fala tão pouco, e nos dias de hoje são considerados covardes e perturbados, mas todos se esquecem que é na escuridão e no silencio que tudo que surpresa se esconde.
Toda Beleza de Uma MULHER não esta em olharmos o Seu corpo pra vermos suas formas... Um corpo bonito as vezes não tem ALMA! preferi olhar em teus olhos e tentar descobrir... OS MISTÉRIOS DE UM OLHAR. Um olhar tem vários mistérios. Um olhar pode nos anunciar. Um olhar é a tradução de lábios. “ “ pode julgar, até condenar. “ “ pode ser cativo, nocivo, perigoso “ “ pode ser atraente, potente. “ “ pode ser sedutor, como amor. “ “ pode ser uma flechada no coração. “ “ pode nos levar a perdição. “ “ pode deixar dúvidas, vontades. Um olhar pode dizer sobre os nossos sentimentos. Pode ser um caminho, para uma amizade. Pode ser obscuro agressor. Um olhar pode ser, mas fatal que o toque. “ “ pode ser benção, como maldição. “ “ pode ser o inicio e o fim. “ “ pode enfeitiçar, como espantar. " " pode falar, como se silenciar. “ “ pode ser verdadeiro, como traiçoeiro. O olhar assim como a boca tem que se manter, Equilibrado, para não cometer, a força do pecado. Um olhar tem várias distinções. Cabe a nós, Segurar a emoção. E proteger o coração! Um olhar, bem cuidado visado. Pode trazer ao coração, bons resultados! A beleza vista de um olhar, depende de quem, Esta por trás dele a observar. Um olhar pode dizer tudo, como também nada! Esse é o mistério de um olhar! Depende de quem, esta a observar!
O que será um laço? Será que sabemos diferenciar um laço de um nó? No dia de hoje trago uma mensagem para que possamos refletir que nossas ligações devem ser como laços. Do poeta e escritor gaúcho Mário Quintana, encontramos uma preciosidade que fala sobre algo muito simples: um laço. Escreveu ele: Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... Uma fita... Dando voltas. Enrosca-se, mas não se embola. Vira, revira, circula e pronto: está dado o laço. É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço. É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido, em qualquer coisa onde o faço. E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando... Devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço. Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido. E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço. Ah, então, é assim o amor, a amizade. Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita. Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço. Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade. E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços. E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço. Então o amor e a amizade são isso... Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam. Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço! Tem toda razão o poeta em sua analogia. Amor e amizade são sentimentos altruístas. Quem ama somente deseja o bem do ser amado. Por isso, não interfere em suas escolhas, em seus desejos. Sugere, opina, mas deixa livre o outro para a tomada das próprias decisões. Quem ama auxilia o amado a atingir seus objetivos. Nunca cobra o ofertado, nem exige nada em troca. Quem ama não aprisiona o amado, não o algema ao seu lado. Ama e deixa o amado livre para estender suas asas. Assim crescem os dois, pois há espaços para ambos conquistarem. Na amizade, não se faz diferente o panorama. O verdadeiro amigo não deseja que o outro pense como ele próprio pois reconhece que os pensamentos são criações originais de cada um. Entende que o amigo é uma bênção que lhe cabe cultivar e o auxilia a realizar a sua felicidade sem cogitar da sua própria. Sente-se feliz com o bem daquele a quem devota amizade. Entende que cada criatura humana é um ser inteligente em transformação e que, por vezes, poderão ocorrer mudanças na forma de pensar, de agir do outro. Mudanças que nem sempre estarão na mesma direção das suas próprias escolhas. O amigo enxerga defeitos no coração do outro, mas sabe amá-lo e entendê-lo mesmo assim. E, se ventos diversos se apresentam, criando distâncias entre ambos, jamais buscará desacreditar ou desmoralizar aquele amigo. Tudo isso, porque a ventura real da amizade é o bem dos entes queridos. Um laço que ata... Um laço que se desata.. Aqueles a quem oferecemos o coração, poderão se distanciar, buscar outros caminhos, atravessar outras fronteiras. Eles têm o direito de assim proceder, se o desejarem. De nossa parte, lembremos da leveza do laço e cuidemos para que não se transforme em nó, que prende e retém. Querida amiga! Vamos fazer de nossas relações laços leves, laços de amizade, laços de amor, onde jamais transformemos num nó. Mário Quintana expõe muito bem o que é um laço. Que possamos ter vários laços em nossa vida e sejamos felizes!
Quase sempre me sinto muito só, e dizem que a solidão até nos faz bem, pois é, mas procuro alguém que valha a pena sofrer, alguém que mereça meus pensamentos, que seja única, procuro um sorriso, um carinho... Dizem que quem procuro não existe, que apenas em filmes eu a encontre, digo que não, pois já sonho com ela, verdade que ela não tem rosto e nem corpo, mas já existe em meus sonhos e tenho certeza que elas esta, como eu, a procura da felicidade, e tenho certeza que nos encontraremos...
Barreiras que parecem ser impostas externamente refletem as nossas limitações internas, são momentos de superação da tendência de agir de forma defensiva, exemplos: Conflitos com pessoas que divergem de você estimula o amadurecimento, tudo isso em prática cria em você uma grande responsabilidade de auto controle.
Te amo, te amo por simplesmente você existir te amo só para mim, te amo quando você esta longe te amo quando você se esconde, te amo mesmo você amando outro mas amor no coração um sopro. sinto este amor á todo instante mesmo quando pago mil diamantes. Meu amor por você é preciso mas não é como um vício. meu amor é bonito é elegante é paciente é carente, meu amor é o amor que muitos amou, é o amor que no hoje acabou mas que no amanhã novamente começou, é um amor que não existi pressa, é amor continuo no mais longo destino, é a flauta tocada inspirada é a palavra da mais dificil cruzada, não há amor igual, é um amor alem do carnal. É o amor.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp