Textos sobre Jovens Carlos Drummond
DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL
As verdadeiras ameaças ao nosso
desenvolvimento espiritual são os pensamentos negativos que residem nas mais profundas cavernas dos nossos egos e as pessoas maléficas que se aproximam de nós com o intuito de nos destruir e nos subjugar ou que, mesmo de forma inconsciente e/ou de maneira invejosa, sugam nossas energias.
Devemos vigiar nossos pensamentos e nos afastar dessas pessoas, pois se não o fizermos, elas passarão por cima dos nossos sonhos; das nossas estimativas de vitória e ainda, da mesma forma que os pensamentos negativos, ameaçarão as nossas sinas finais.
Para combater essas probabilidades perigosíssimas, há duas maneiras. Uma é a adoção de apenas pensamentos positivos; A outra, e a principal, é entregarmos nossos destinos a Deus, o Senhor Absoluto das nossas Almas, Que há de nos iluminar, mental e esprirituamente, para que consigamos vencer as dificuldades interpostas em nossas jornadas com o fito de chegarmos aos nossos objetivos finais ou seja, ao nosso desenvolvimento espiritual.
NÃO MUDE SUA PERSONALIDADE SÓ PARA AGRADAR OS OUTROS
Mostre aos que o (a) observam que você tem o livre arbítrio de escolha e, para isso, de antemão, saiba que os maiores desafios a serem enfrentados serao... Primeiro: Dominar a si próprio e essa soberania terá de iniciar de dentro para fora; Segundo: jamais mude a sua personalidade só para agradar os outros. Em ambas situações, seja você mesmo (a).
Com o tempo, algumas pessoas aproximar-se-ão de você e exigirão que mude seus hábitos; Seus traços peculiares que o (a) tornam diferente dos demais membros dos grupos sociais, para que se torne um deles. Não caia nessa condição imposta. Saiba que a sua personalidade, a princípio, jamais mudará. Você pode até tentar, mas não conseguirá mudá-la facilmente e, se a mudança vier, será de forma natural e não por imposição de ninguém; Virá de dentro para fora, tornando-o (a) uma pessoa mais conscienciosa e harmoniosa com as demais e com o ambiente que o (a) circundam.
Tenha certeza de uma assertiva, não tem como ser uma personalidade diferente a todo momento só porque alguns querem que seja. As pessoas idôneas esperam que você seja idêntico (a) no seu modo de falar e agir. Internalise a tríade: Pensamentos, Palavras e Ações. Cada atividade que for desempenhar estará presente nela e deverá haver coerência nos três fundamentos.
Considere que sempre haverá alguém melhor que você, onde quer que estiver, a todo instante, em quaisquer âmbitos e atributos, mas, em nenhum momento, poderão determinar que mude a sua individualidade, a menos que seja fraco e deixe que dominem a sua mente. De modo algum, não mude a sua personalidade para que as pessoas sejam suas amigas e comecem a gostar de você. Seja original.
Agindo assim, as pessoas discretas e certas o (a) reconhecerão, aproximar-se-ão de você e, desse momento em diante, poderá dizer que são suas amigas de verdade e que caminharão ao seu lado.
PENSAR POSITIVAMENTE
A partir do momento que abandonamos o egocentrismo, deixamos de nos prender a um dos inimigos das nossas almas. Paramos de nos prender aos pensamentos negativos que tentam habitar em nosso amago. Evitamos nos juntar às pessoas repulsivas que tentam se aproximam de nós, pois entendemos que o intuito delas é suguar nossas energias positivas, o que pode nos lançar em lugares nublados. Logo, para não nos vermos culminados com situações obscuras, devemos ser conscienciosos e adotar apenas pensamentos positivos, pois, conforme sabemos, nossas mentes se assemelham a um ímã. Os acontecimentos que se aproximam de nós, vêm de acordo com o que temos em mente, o que nos coloca, inconscientemente, aptos (as) a receber egrégoras espirituais nocivas ou benevolentes. Sendo assim, para conseguirmos atrair fatores edificantes às nossas vidas, precisamos aferir nossos pensamentos, pois as recepções estarão pautadas a eles e deverão estar alinhadas ao que propagamos. Em síntese, devemos raciocinar antes de agir. Aliás, a nossa existência só se tornou realidade a partir da Ação do Supremo Arquiteto do Universo que, antes de nos criar, arquitetou-nos mentalmente antes de dizer: "Façamos o homem a nossa imagem e semelhança." Essa manifestação nos leva a entender que antes de nos criar, Ele nos formulou na mente. Comprovamos com essa passagem das Escrituras Sagradas que, antes de agirmos, devemos refletir. De modo semelhante, se queremos viver bem e ter um lar promissor, devemos filtrar nossos pensamentos, para que consigamos impedir que as situações soturnas e opressivas se aproximem de nós e nos conduzam às cavernas obscuras.
SILÊNCIO, ENERGIA DOS FORTES
O silêncio é um artifício poderosíssimo. Ele possue uma resposta brilhante aos desprovidos de conhecimento que querem te inflamar através de suas argumentações maldosas. Com ele, demonstras, com propriedade, aos desinformados, o princípio do reflexo; Que todas aquelas falácias inflamadas pertencem aos seus mundos inferiores.
MOMENTOS ESPORÁDICOS
Aquilo que nos acontece por acaso, não ocorre aleatoriamente e sim, em face de uma ligação com energias cósmicas. A revelação do que surge no final da trajetória é simplesmente resultado do que temos em mente. Viver é ser capaz de enternder que a todo instante uma nova fusão com as forças anímicas nos esperam. Todo trajeto a percorrer é um enigma. Devemos pois nos manter atentos aos caminhos a serem percorridos, pois a reflexão nos alinha com o conhecimento interior e exterior que são essenciais para nos esclarecer as mentes e sabermos trilhá-los com pensamentos positivos, os quais se tornam vínculos, como se fossem procedimentos a serem adotados, beneficiando-nos com as energias efetivas existentes no cosmos. As pontes em nossos caminhos, são de suma importância para nos ligar ao que há do outro lado do caminho. Portanto, é necessário vigiarmos o que temos em mente e as sendas que surgem em nossas jornadas, porque os episódios se modificam de acordo com o que temos na consciência, mesmo que sejam lampejos momentâneos. Antes de tomarmos nossas decisões, consultemos nossas consciências, pois tudo aquilo que as abalam, são coisas pecaminosas e, portanto, contrárias às leis Universais.
Metades plenas
Como é que a gente não consegue perceber que a terra se move aproximadamente um milhão de quilômetros por hora? - Claro que sabemos que é por que tudo está se movendo junto. Embora essa reflexão seja bastante óbvia podemos utilizá-la como analogia para tentarmos entender muitas outras coisas que conseguimos ou não observar e perceber.
A existência do ar é até matéria de estudo no ensino fundamental, pois só podemos senti-lo quando está se movimentando de encontro a nós ou quando nós corremos contra ele. Só é possível admirarmos o horizonte se nos opusermos a ele, pois se olharmos o entardecer voltados para o mesmo lado do sol, estaremos de costas para ele e não conseguiremos ver espetáculo algum.
As coisas que são inteiras, que tem perfeita sincronia, às vezes são também imperceptíveis aos nossos sentidos ao passo que as coisas divididas, quebradas e adversas é que nos apresentam outras existências. Podemos concluir que na maioria das vezes o que se opõe a nós embora possa parecer o contrario do que queremos é na verdade a metade que faz com que possamos nos dar conta da existência do que buscamos. É necessária a sede para sentirmos o verdadeiro sabor da água, é preciso o frio para entendermos o valor do calor, é preciso o barulho para valorizarmos a magia do silêncio, é preciso o tormento para agradecer pela paz. Os opostos se atraem por serem na verdade metades do inteiro que foi dividido.
O que nos move é o que temos pela metade, o que temos por inteiro pode ser que a gente nem de conta que possui. O curioso é que o que temos pela metade mesmo sendo o motor que nós tira da inércia também é a parte que julgamos não ser boa.
Somos perfeitas metades plenas em busca da nossa própria construção!
O tempo
Já pensou como a sua vida tem passado rápido? Eeh, a minha vida, a sua vida, passa muito rápido.
É intrigante quando percebermos que em dado momento de nossas vidas podemos estar anestesiados com os contextos dos quais estamos vivendo.
Para mim, tempo tem a ver com felicidade. E felicidade é construção diária.
Essa construção tem a ver com constantes bons hábitos que vamos cultuando diariamente.
Muitas vezes, inconscientemente, achamos que os caminhos traçados são bons aos nossos olhos, pois temos a sensação de que estamos de fato construindo a nossa felicidade. Mas ouso dizer: o estágio da felicidade é quando encontramos o nosso conforto emocional.
Nem sempre o que vivemos agitadamente tem o condão de sustentar uma alegria sólida a fim de gerar um conforto em nossa alma. Será que estamos cuidando do processo da lucidez em nossas vidas? Ou, será que estamos vivendo paliativamente e cegamente para ter sensações de alegrias momentâneas? A propósito, tudo é permitido, mas nem tudo é oportuno. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica.
Muito me incomoda pensar isso, pois com o tempo não se brinca. E tempo também tem a ver com prudência. Não quero ser moralista, mas viver desregradamente é pura loucura. Ah, queria eu viver de qualquer jeito, mas viver de qualquer jeito é ficar no beco da sorte.
Também tenho pensado que o tempo tem a ver com motivação. Portanto, a sensação de que estamos evoluindo nas searas das nossas vidas é o que nos motiva. E evolução é explosão de sentimentos bons. Como é bom, como é bom, acordar e saber que estamos crescendo. Para quê então perder tempo com o que não traz motivação e edificação?
Ah, e só pra constar, tempo também tem a ver com amor próprio. E, amor é respeito e respeito é amor. Quantas vezes nós nos desrespeitamos vadiando por aí sem um destino a seguir? Desrespeitamos o nosso tempo... o tempo de plantar, o tempo de crescer e o tempo de dar frutos. Não cuidar do nosso tempo é flagrante ofensa ao nosso amor próprio.
O que esperamos do nosso tempo? Eu sei, as vezes dá medo, as vezes dá vergonha e até sensação de fracasso. Não encontramos forças, parece que ficamos congelados e tudo trava, né? Mas não tem jeito, temos que lutar, temos que remar, temos que buscar forças no nosso mais profundo íntimo.
Ser negligente com a gente só vai piorar, não podemos esquecer que o tempo é curto. Levanta, ergue a cabeça e dê passos para começar a plantação do seu tempo. Não tenha dúvidas, os frutos das labutas virão.
Mais uma coisa: Deus está no seu mais profundo íntimo. Procura-o. Ele te ajudará a restituir as suas forças para você lutar.
Para mim, tempo tem a ver com felicidade. E felicidade é construção diária.
Essa construção tem a ver com constantes bons hábitos que vamos cultuando diariamente.
Muitas vezes, inconscientemente, achamos que os caminhos traçados são bons aos nossos olhos, pois temos a sensação de que estamos de fato construindo a nossa felicidade. Mas ouso dizer: o estágio da felicidade é quando encontramos o nosso conforto emocional.
Nem sempre o que vivemos agitadamente tem o condão de sustentar uma alegria sólida a fim de gerar um conforto em nossa alma. Será que estamos cuidando do processo da lucidez em nossas vidas? Ou, será que estamos vivendo paliativamente e cegamente para ter sensações de alegrias momentâneas? A propósito, tudo é permitido, mas nem tudo é oportuno. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica.
RAZÃO E CONVICÇÃO
Há uma enorme diferença entre a razão e a convicção. A primeira suprime passo a passo as imperfeições da expressão máxima da criação Divina, direcionando-a a uma perseverante performance psíquica, ao mesmo tempo que a segunda interrompe as finalidades da consciência e da percepção, direcionando o existir ao conformismo.
O mundo parece extremamente desolador e estranho aos olhos dos que não conseguem mergulhar na imensidão de si mesmos, -se conhecer.
Contentam-se em viver sob o relato das experiências daqueles que o fazem, ou da ignorância dos demais que, assim como eles, não sabem como fazê-lo, ou simplemente não se propõem a tentar.
Wind
Ao tocar o vento, sinto o passar refrescando minh'alma,
aquecendo o coração com o frescor da manhã,
ouço a melodia do vento ao viajar pelas frestas do abismo que jas aqui,
ao bailar das folhas, o vento imutável se desenha
Em todas as formas se molda aqui e ali,
Aqui, meu coração vazio como o vento
ali, outro,
vazio
Deixe os corações como porta, abrirem
Chocando-se como num dia de tempestade,
Arrastando, afastando , puxando, empurrando
comprimindo, expandindo-se
com os trovões, rasgando os céus,
e como os ventos,
as feridas se fecham
Apenas esperando a próxima tempestade.
OS RACIONAIS
Nós, EM EPÍGRAFE, se pararmos para analisar, veremos que a humanidade está obcecada no poder e no ter. Podemos comprovar essa argumentação analisando as demonstrações que surgem em nosso meio e estão, na maioria das vezes, ligadas ao individualismo. Devemos entender que nossa fragilidade pessoal e coletiva advém do aspecto particular e da indiferença relacionada ao ser que se afastou do Criador que o capacitou, fornecendo-lhe os cinco sentidos para que, através deles, pudesse perceber o mundo material, mas além desses, de dentro de Si, Ele expeliu ar, inserindo-o nas narinas do boneco feito de barro e deu-lhe vida, criando a partir daí o homem que deveria ser perfeito para Lhe representar, mas, por distração e por querer se monstrar melhor que os que estão à sua volta, o homem se deteriorou e, com isso, perdeu o sentido da vida; da virtude e, acima de tudo, perdeu os valores éticos, morais e espirituais. Fatores que são primordiais para vivermos de acordo com os preceitos aos quais fomos criados que são, viver em sociedade e em aperfeiçoamento constantemente.
CUMPRIMENTO LEAL DO PLANO DA EVOLUÇÃO DIVINA
A justiça de Deus é rígida e, por meio de suas leis, deve ser seguida a rigor. Ela exige o cumprimento leal do plano da Evolução Divina que para nós foi traçado, o qual determina que se quisermos nos aproximar da nossa principal missão que é a Perfeição, devemos segui-la à risca.
DIA DAS MÃES
Este é um dia abençoado por Deus, o das Mães; Das que se tornaram mais que simples mulheres. Vocês são nossas heroínas as quais
todos os dias nos brindam com suas parcelas primordiais em diversas áreas, demonstrando-nos, assim, amplo amor.
Rogo a Deus que continue abrilhantando os caminhos de vocês e das que já cumpriram suas missões na materialidade e hoje se encontram na espiritualidade; Que essa data, repleta de muita paz, luz e amor, repita-se por muitos anos nas vidas de todas.
Amém!!!
A VIOLA DO MEU PAI
Está no meu ranchinho, bem guardadinha, uma viola especial. Não tem a nobreza da Maria Deodorina, nem o astral da Tereza. Aliás, estas são bem casadas com seus respectivos sinhozinhos-poetas-amantes .Minha viola nem nome de batismo tem...
Mas ela é especial por ter uma mística que a faz transcender os tempos e os templos sacerdotais...Os cantos-e-os-contos dos contadores-de-causos. Mandei fazê-la, daquela boa madeira que só as luas-minguantes sabem, e muito bem, fecundar-com-seu-feitiço...Coisas-e-segredos-de-alquimia!!!
Eu queria, muito, presentear meu velho pai, violeiro dos bons...Daqueles de ouvido absoluto. Porém...ah!, porém... quando o Marco da Viola, nosso luthier, me entregou a “menina-com-todas-as-suas-dignidades” afim de chorar nos braços do meu velho, foi eu quem chorou primeiro. É que meu pai havia partido para a-terra-do-sem-fim bem antes do combinado.
Por isso, minha viola é especial: suas cordas são fios de nostalgia-da-mais-pura-cepa...Ali eu posso ouvir o som que faz falta a esta minha alma rebelde e fugidia. No seu tampo sinto um colo onde aconchego meu corpo oprimido.
Como teria sido o casamento dela com o meu-mais-virtuoso-violeiro? Somente os bons violeiros saberiam dizer... E isso, só depois de acarinhar os braços dessa-saudosa-sem-nome.
Não deixo qualquer um encostar a mão nela. Ela foi santificada para ser possuída por sons angelicais. Foi oferecida em um altar-especial para quem, agora, mora perto do “Zé-Côco-do-Riachão”.Sempre pensei que uma das missões do violeiro é ser possuído por querubins celestiais para fazer com que a dor dos mortais possa se tornar uma bela coreografia.
Assim também pensava meu pai, cujo último momento, foi belo como um por-do-sol e como um “trenzinho-do-caipira” adentrando as matas...
Que as notas que gotejarem dela sejam, portanto, assim também...
Angelim-da-Maria-Deodorina e Cláudio-da-Tereza: Vocês serão bem-vindos para abençoar essa menina chorosa.
Trabalhadora
Já fui chamada conselheira
Mas trago mais problemas que soluciono
Já fui chamada inteligência
Mas depende do ponto de vista
Já fui chamada de Deus
Mas trabalho até em feriados
Sou chamada de charada e enigma
Sou a resposta e a construtora da pergunta
Faço tudo mais não tenho reflexo
Não sei de instinto
Esses só me atrapalham
Já fui chamada de civilização
Mas não preciso de elogios
Já fui chamada de razão e emoção
Mas sou a decisão
Já fui um fio
Já fui grande
Alguns dizem que nem sempre existo
Mas eu é que digo tudo
Só tenho problemas quando o tudo fica escuro
E confusa fico eu
Alguns dizem que são os anjos
Eu digo que sou eu
Na confusão descanso
Por mais que pareça que corro
Mergulho nas lembranças e na imaginação
Flutuo entre o bom e o ruim
Correndo entre um e outro
Não ligo pro que sofre no caminho
Aquele louco que não para de bater
Às vezes até aumento as sensações
Só para ver se lhe faço correr
Mas são só por algumas horas que descanso
Pois sou a decisão
Sou a indecisão
Sem mim é simplesmente nada
Sou dona do mundo
Sou miserável
Sou a corrente
Sou incontestável
Sou o grito e canção
Sou a benção e a paz
Sou folclore
Criatividade e muito mais
Sou suave e reconfortante
Toco as musicas
Eu sou a música
Sou os nervos e personalidade
Muitas vezes trabalho sem vontade
Mas bom mesmo é quando me aposento
E fico no escuro para todo o sempre
Não que goste da escuridão
Mais lá posso me fingir inocente
Não que não seja quase sempre
Mais conheço o mundo como ninguém
Ou não conheço, depende de quem?
Sou o canto das ultimas palavras
Sou o sentimento, sou as magoas
Mais sou amor e a palavra
Trabalho cantando mesmo estando sozinha
Pra ver se relaxo meu hospedeiro
Que pode ser qualquer um
Mais é o único que desejo
Vive o que vivo
E sofre comigo
Doce alma que sou
Que dera estar dormindo
Máquinas
Maldita maquina apressada do sabe tudo
O que sabe fazer?
Senão calcular e argumentar
E ver o azul como se fosse azul
Maldita maquina apressada do sabe tudo
De que adianta tanto esforço
Se no final aquele pequeno irritante lá de baixo
Que só sabe bater na mesma tecla vai acabar te convencendo
Maldita maquina apressada do sabe tudo
Inquestionável lógica que propõe
Que faz as bocas se abrirem
E transforma o místico em lenda e a teoria em fato
Maldita maquina apressada do sabe tudo
De que adianta tanta lógica se não entendes o mais simples
E questiona o inquestionável
Maldita maquina apressada do sabe tudo
Aonde irá me levar?
E tu?
Que quieta não fica nem por decreto
Que trabalha em cima do incerto
E se convence apenas com um olhar
E tu?
Maldita maquina paciente do sabe nada
O que sabe fazer?
Senão bater e morrer por cada ser que julga ser bom
Que embora veja o vermelho quer enxergar o azul
Maldita maquina paciente do sabe nada
De que adianta tanto esforço
Se no final você se cansará e verá de que de nada adiantou
E aquele pequeno lá de cima vai acabar te convencendo
Maldita maquina paciente do sabe nada
Inquestionável sentimento que tu sentes
Que derrama da pedra a lagrima
E transforma o nada em tudo e a teoria em fato
Maldita maquina paciente do sabe nada
De que adianta o amor que tu sentes se sabes que o final não é como queres
E mesmo assim questionas o inquestionável
Maldita maquina paciente do sabe nada
Aonde irá me levar?
Malditas máquinas que me fazem como sou
Que me guiam por onde vou
De trabalho eficiente e inquestionável
Por que não se calam por um instante?
Por que cada um não se limita ao seu campo
E tornam tudo mais simples
Por que se torturam como duas crianças?
E fazem com que eu perca meu tempo e o de vocês
Num discutir e argumentar
Num bater sem parar
Sem chegar a nenhuma conclusão
Pra que tanta confusão?!
E tu, Ser que fala conosco?
Por que não se cala por um instante?
Somos teus servos como tu é nosso
E sabe que gigantes não discutem entre si
Damos cada um uma ordem por que o mundo nos fez assim
E do mesmo jeito que somos feitos tu és também
E tem de viver como vivemos
Afinal escolhas nós não temos
Apenas você as tem
E tu sabes que escolhestes mergulhar na duvida do tudo
E nas certezas incertas que os caminhos nos dão
E agora nos vem reclamar daquilo que aprecia
Não reclames de tua escolha
Por que escolha melhor não tem
Escolhestes a vida
Agora aprecie nosso trabalho e a aproveite como ninguém
O ser que nada observasse, e que nem ainda o que simplesmente visse, fosse para ele objeto da menor preocupação mental, terminaria por anular sua mente, o que equivaleria a enclausurar as portas de sua inteligência a qualquer aspiração própria de seu gênero.
O ser para lograr de seus organismos físico e psicolólico um funcionamento perfeito e obter um máximo de rendimento, necessita aumentar dia a dia sua atividade mental e física em forma progressiva e inteligente, a fim de não pertubar o normal desenvolvimento das possibilidades internas, em especial as psicológicas e mentais.
Tudo que permaneça alheio ao homem é como se não existisse para ele, mas nem por isso deixa de existir para os demais.
CONCEITOS
Diante do caos espiritual que assola grande parte do mundo, produto da efervescência de ideais extremistas que ameaçam a independência mental do indivíduo e sua liberdade, que é seu direito imanente, faz-se necessário buscar soluções reais e permanentes, começando pela substituição de certos conceitos totalmente inadequados para a vida.
A Logosofia guia o entendimento humano, levendo-o a encontrar soluções dentro de si mesmo para, depois, contribuir com seus semelhantes, igualmente munidos de tão inestimáveis elementos de juízo, no grande esforço para resolver os complexos e tortuosos problemas que afligem a humanidade.
ESPÍRITO
O espírito - força anímica que alenta o ser - é uma parte inseparável dele, cuja existência real é inegável e perfila os caracteres da própria vida. A vida humana, em seu conteúdo espiritual, é tudo aquilo que, transcendendo o comum da vida física, interessa vivamente a inteligência humana.
A Logosofia demonstra que o espírito do ser se manifesta à sua razão por dois meios e expressões diferentes, os quais se comunicam entre si e se identificam como propriedade individual. Esses meios a que nos referimos são sua mente e sua sensibilidade.
