Textos sobre Jovens Carlos Drummond
A fé individual e a sua intermediação
A fé é um conceito individual e não é possível imaginar a convivência pacífica entre os povos e entre as pessoas, sem respeitar a crença de cada um.
É preciso crer, segundo a fé individual, na superação dos limites, na valorização da família, na produção do conhecimento através da formação, e na geração de riqueza através do trabalho.
Querer que todos tenham as mesmas crenças é o mesmo que desejar extirpar a raça humana. Cada um crê naquilo que julga conveniente e isso tem muito a ver com a formação cultural.
O erro não está na fé em si mesma, mas no abuso dela, através da sua mercantilização. O crime, e não ha outra palavra para definir isso, é abusar da fé alheia, cobrando por um serviço de intermediação que não existe, vendendo promessas vazias ou poesias mal feitas.
Verossimilhança.
As vezes sonho acordado,
Imaginando eu com você ao meu lado.
Sonho assim não seria direito,
Mas nada é perfeito.
Sem alusão à perfeição,
Seria um homem feliz quando entre suas mãos.
Sonhar acordado, a realidade e a ilusão lado a lado.
Sonho assim não faz bem para a mente, mas agrada o coração quase que sempre.
Uma loucura, um devaneio, sonhar acordado, um coração em demaseio.
Ficar acordado e sonhar, uma boa mistura para imaginar, engolir a seco um ciúme, ter o mesmo sonho todos os dias, uma singularidade se transforma em costume.
Quando em sonhos tentar conquistar uma atenção, por vezes em realidade meter os pés pelas mãos.
Refugiando-se em fantasias, com verossimilhança, sentimentos e desejos purificados, um coração bobo apaixonado lembrando os tempos de menino, os tempos de criança.
Um segredo guardado no peito, meus sonhos, seu jeito...
Não importa quando, onde, no sonho de um menino, reflexos de outro coração sempre ô corresponde.
A MULHER DE LÓ OLHA PARA TRÁS E VIRA UMA ESTÁTUA DE SAL.
VEJA UM EXCERTO DA HISTÓRIA:
(...)
Os anjos disseram a Ló:
- Depressa! Tome sua mulher e suas duas filhas, e saia daqui!
Ló e sua família demoraram-se um pouco, de modo que os anjos os pegaram pelas mãos e os levaram para fora da cidade. Um dos anjos disse:
- Corram para salvar a vida! Não olhem para trás. Corram para os morros, para não morrer. (...)
Minha interpretação:
Há nessa história duas metáforas:
Primeira: Estátua não se locomove. O momento em que a mulher de Ló olha para trás quer nos dizer que, enquanto estivermos com os pensamentos presos às coisas do passado, não teremos condições de crescer material ou espiritualmente. Guardar raiva e ódio do próximo é pecado.
Segunda: Ela havia se atrasado para sair da cidade e pensou que as filhas estivessem para trás, do mesmo modo que bens materiais. Isso nos remete ao apego ao materialismo, fato esse, também, reconhecido como pecado.
Portanto, não fiquemos com os pensamentos preso às coisas do passado, para que não venhamos cair em pecado.
RESPEITO
Se quero respeito, não devo fazer aos outros o que jamais gostaria que fizessem comigo; Se quero respeito, tenho que dar espaço para que os outros expressem suas opiniões sem discriminar ou puni-los; Se quero respeito, não devo maltratar, humilhar ou espezinhar as pessoas, simplesmente, porque me considero certo ou melhor. Respeito, é o dom que advém do caráter do ser.
LUIZ CARLOS VIEIRA SIMÕES .'.
Quem não é visto, não é lembrado.
Isso acontece porque estamos muito ocupados com as nossas vidas; Com as nossas existências egoísticas e acabamos nos esquecendo daqueles que fizeram parte do nosso convívio e que, por ironia do destino, tiveram que se afastar. E o pior... Não notamos que as nossas indiferenças os afeta muito.
Pois bem, façamos a diferença; Vamos transformar essa frase em um mito, procurando saber a respeito do sumiço das pessoas que conosco conviveram e em um lapso temporal desapareceram; Vamos nos importar com aqueles que já fizeram parte do nosso convívio, pois, se assim o são, devemos viver em uniao.
LUIZ CARLOS VIEIRA SIMÕES .'.
O CONHECIMENTO E A LEITURA
O conhecimento é adquirido no dia a dia através de experiências e análises individuais e coletivas.
O homem e a sociedade, cientes dos resultados de suas pesquisas e das observações analíticas, munem-se dos resultados obtidos durante os períodos de experimentações e tecem suas conclusões sobre o porquê de ser das coisas.
O conhecimento, desde a antiguidade, até os dias de hoje, foi obtido mediante experimentação, observação, escrita e leitura.
Veja:
Um lavrador, mesmo desprovido de escolaridade elevada, sabe quando deverá semear, colher e o tipo de solo para o plantio.
Ao legado acima, se procurarmos acharemos diversas cartilhas instrutivas.
O Conhecimento nos torna seres diversos dos demais e uma das formas de obtermos novos conhecimentos é através da leitura que pode nos conduzir à obtenção de saberes capazes de nos elevar a patamares mais elevados nos nossos processos de aprendizado.
Tenhamos em mente:
A ignorância tolhe as nossas possibilidades de avançar a um mundo melhor e nos mantém prisioneiros das cavernas.
Viver nas cavernas é viver na escuridão e a leitura tem o poder de nos fornecer a luz necessária para trilharmos nossos caminhos pautados nos preceitos do conhecimento que nos torna seres racionais.
LUIZ CARLOS VIEIRA SIMÕES .'.
PALAVRAS DO ÍNTEGRO
As palavras de um íntegro têm início em seu subconsciente. A mentira jamais brotará de seu âmago. Ele se sente incomodado com a mentira e se mantém longe dela, pois essa o incomoda.
O íntegro, ao lado da verdade, mantém-se firme; confia no Pai da Verdade que sempre o conduziu na senda do bem e Jamais o abandonou; sempre que abre os lábios, abri-os discretamente.
Naamã não é curado da lepra
Eis ai uma história intrigante, a história de Naamã, o homem que sofria de lepra, doença esta que a partir da década de 70 no Brasil, passou a ser chamada de Hanseníase.
Os leitores da Bíblia Sagrada conhecem muito bem esse episodio das escrituras, pois é um texto muito lido nas Igrejas, e aqueles que ainda não conhecem convido-os a essa leitura tão interessante.
A narrativa nos conta que, certo homem chamado Naamã, comandante do exército da Síria, homem valoroso, e por certo de muita confiança do seu rei, sofria da enfermidade da lepra, e num certo dia, sua escrava, uma menina da tribo de Israel, falou com sua senhora, a mulher de Naamã, e lhe disse: “Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.
Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.
Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel.”2 Reis 5:3-5.
E quando Naamã portando essa carta assinada por seu rei chega a Samaria, tem uma surpresa, o profeta, se quer vai ao seu encontro, pelo contrário, envia um mensageiro com a receita da sua cura, que nada mais era do que, sete mergulhos no Rio Jordão.
Indignado com a resposta, o comandante do exercito Sírio, vira as costas para ir embora, pois na sua arrogância e egocentrismo, imaginou que o profeta faria algo grandioso para lhe restaurar a saúde, mas foi nesse momento que um dos seus servos lhe interrompe e diz:” Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.”2 Reis 5:13
Naquele momento, Naamã para, seus ouvidos se abrem, cai o orgulho e a soberba, e então ele ouve a voz do seu servo, e é isto que acontece: “Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.”2 Reis 5:14
Quantas vezes em nossa vida recebemos uma incumbência, uma tarefa, um conselho e até mesmo uma critica, e temos nesse momento a primeira reação de Naamã, ficamos indignados com tudo aquilo que nos foi apresentado ou falado, não queremos aceitar e nem mesmo ouvir o que nos é dito, mas nesse texto bíblico aprendemos que uma decisão, seja ela certa ou errada, pode mudar a nossa história. Naamã decidiu descer, ouviu e se humilhou, mas foi exaltado, no entanto, se tivesse decidido virar as costas para a palavra do Profeta, hoje a sua história seria contada como, “Naamã não é curado da lepra”, porém, ele escolheu a “boa parte” (Lucas 10:42), o bom conselho e a humildade. Uma lição maravilhosa que nos ensina que exercendo a humildade conseguiremos tomar a decisão certa.
PENSAMENTOS
Não devemos ditar nossos pensamentos às pessoas como se fossem os únicos corretos a serem aceitos por todos, pois diante dos olhos alheios podem não estar certos e não somos nós quem iremos julgar se estamos corretos ou não. Entretanto, Mentes Medianas sempre irão querer julgá-los, como se rossem dignas a esse feito, como se fossem donas da verdade. Diante do exposto, não sejamos prepotentes em querer julgá-las, pois agindo assim, estaremos nos tornando similares a essas mentes. Tenhamos em nosso interior: Somos todos seres simples e dignos que procuram analisar tudo o que ocorre em nossa volta... Mas, analisar, é diferente de querer controlar quem vive próximo de nós.
LUIZ CARLOS VIEIRA SIMÕES .'.
O MODO DE VER AS COISAS
Cada ser possui uma maneira de ver as coisas e ninguém precisa concordar com a ideia do outro, basta respeitá-la. Cada um tem suas próprias idéias, não precisa e não há como pensar e agir conforme outrem.
As pessoas esclarecidas, com certeza, têm suas próprias ideias.
Não existem verdades absolutas... Só há um mundo de idéias diferentes, porém discutíveis.
Vivemos num país democrático e podemos apreciar os problemas de vários ângulos e isso é muito bom, pois estamos diante de ideias múltiplas.
O que não está correto é alguém querer nos impor suas ideias, como se fossemos 'paus mandados'. Esse alguém deve entender que somos democráticos e não vivemos presos às amarras das trevas.
LUIZ CARLOS VIEIRA SIMÕES .'.
OS HOMENS DA CAVERNA
Em história, você deve ter estudado o tema "Os Homens da Caverna", expressão que nos trás uma metáfora muito profunda. Ao analisá-la, veremos que uma caverna é desprovida de luz. A luz nos permite sabermos onde pisamos e pode ser compreendida como conhecimento. Portanto, um dos significados da expressão acima é, "Os homens Desprovidos de Conhecimento."
LUIZ CARLOS VIEIRA SIMÕES .'.
REMÉDIOS PARA A ALMA
Os livros são considerados os melhores remédios para a alma que se encontra na caverna. Se você deseja sair da ignorância na qual se encontra, exercite a mente através da leitura. Além de iluminá-la, com conhecimentos abundantes, evitará que entre para o mundo dos insanos.
LUIZ CARLOS VIEIRA SIMÕES .'.
CONHECIMENTO E SABEDORIA
Viver na escuridão é desconhecer o poder do conhecimento que pode ser obtido através da observação dos fatos e, também, da leitura que é uma excelente indicação aos que almejam sair das trevas.
O conhecimento é a luz na qual a humanidade sempre esteve ligada e que nos foi repassada com sabedoria que, em muitos casos, foi obtida com a experiência de vida.
Se estamos no patamar em que nos encontramos hoje, devemos render graças aos que, com sabedoria, buscaram o conhecimento e o repassaram aos primórdios da humanidade.
LUIZ CARLOS VIEIRA SIMOES .'.
PENSE ANTES DE FALAR
Entra em concordância com seu interior e pergunte: Por que fui criado?
Não ande falando ou agindo, antes de pensar bem nas palavras que profere e de examinar a direção de cada passo a ser dado.
A pessoa que não pensa antes de falar, acaba dizendo asneira. É como se corresse, às pressas, sem observar onde pisa e acaba caindo em um lodaçal fétido.
Assim acontece com as pessoas que falam muito sem medir suas palavras.
Lembre-se, para toda ação há uma reação; Existe uma consequência e a devida compensaçao.
Tenha em mente, você receberá do mundo o que oferecer a ele, pois o Princípio de Causas e Efeitos existe e está em constante operação.
LUIZ CARLOS VIEIRA SIMÕES .'.
Muita gente, ao tropeçar e tomar aquele tombo, se levanta, vai embora e reclama muito; que está doendo, que tomou um tombo, que tinha algo que fez com que houvesse aquele tombo.
Mas se esquece que levantou, andou e começou tudo novamente!
Procure mais deixar de ver os obstáculos.
Enxergue que não há obstáculos, e sim dicas e lições de como viver melhor.
Basta refletir!
LIVRE ARBÍTRIO
Sabemos que Deus criou tudo que há no universo, inclusive o mal. Veja:
"Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas."
Isaías 45:7
Entretanto, Ele é tão Perfeito que nos deu o livre arbítrio para que possamos escolher entre o bem e o mal.
Temos em mente que a injustiça, em todos os níveis, é desumana; Que devemos voltar os nossos corações à justiça e à pacificaçao; Desatar os nós da opressão aos quais mentes maliciosas tentam nos submeter e a outrem, pois fomos engendrados para viver em liberdade; Fomos criados à imagem e semelhança de Deus; Sem diferenciação de raça, religião, cor, cultura, classe social ou idade. Portanto, devemos primar pela dignidade e, em razão dessa, ser íntegros e respeitar o próximo para que sejamos respeitados.
Não devemos nos corromper, para que não nos tornemos indíginos nem escravos de homens maus que só nos vêm sob o efeito do mal e não percamos nossa dignidade e aliança com Deus.
LUIZ CARLOS VIEIRA SIMÕES .'.
PARADOXO PROFUNDO: A LUZ E A ESCURIDÃO
A profunda falta de entendimento entre as pessoas está, justamente às margens do que é certo e errado, da luz e da escuridão. No meio das duas vertentes, sempre haverá mudanças, pois os que possuem conhecimento, sabiamente, estão sempre à procura de novas culturas capazes de esculpir tenros saberes capazes de projetar a luz necessária a iluminar as mentes que, por ignorância, ainda vivem no mundo sombrio. A mudança tende a vir, justamente, com o advento dessa projeção, pois as pessoas não almejam viver na escuridão para sempre. Todas buscam para si um mundo promissor. E acreditem, elas, por mais ignorantes que sejam, um dia haverão de abrir os olhos, pois a escuridão incomoda e, por mais cegante que seja, a luz é contagiante e há de iluminar as mentes desprovidas dos conhecimentos aptos a nos conduzir a um mundo melhor para viver.
simultaneamente, vejo o sol, por lá se admira a lua.
dois astros poderosos, que quase nunca se cruzam.
uma longa distancia entre os dois, e ambos avistados ao mesmo tempo.
será mesmo que é possível se encontrarem em algum momento...
quando se encontram o eclipse é um espetáculo.
a lua beija o sol, algo tão lindo, só pode ser raro.
uma dicotomia perfeita, opostos que quando unidos provocam arrepios.
intenso como o sol, rara e lirica quão a lua, a distancia é tão grande,
mas um dia eles se cruzam, um dia eles se cruzam.
AMIZADE
Existe aquele amigo que é mais chegado que um irmão. Este tipo de amigo devemos guardar debaixo de sete chaves dentro do coração... assim dizia uma canção ouvida na América... mesmo que o tempo e a distância digam: “não”.
E quem não chora ao ver o amigo partir? E quem não voa nas asas do pensamento impulsionado pela canção do amigo que partiu, a qual ficou gravada indelevelmente em seu coração?
Ainda que esqueçamos a canção, não esqueceremos os amigos.
Nestes tempos de relacionamentos líquidos, em que as pessoas estão correndo para construir seus castelos, seus monumentos, fica aqui o desafio para esta geração: CONSTRUIR RELACIONAMENTOS SÓLIDOS SOBRE A BASE DA AMIZADE.
Eu não consigo entender, como pode um povo remar contra si próprio, abrindo mãos de seus direitos e dos direitos de seus familiares, por simples fanatismo abstrato...para então alimentar pessoas que pouco se importam com seus sentimentos, com suas necessidades; pessoas que pensam somente na lucratividade de desgraças alheias!!! Pobre gente sem dignidade e sem compaixão de si mesmo, ego tolo que alimenta famigerados algozes e famintos lacaios...
nenepolicia
