Textos sobre Jovens Carlos Drummond
6 hs da manhã
O brilho da lua, e eu
A luz das paixões e tu
Somos a luz do mundo
Do nosso universo
E é tudo
Paz no coração
Um abençoado fim de semana
Para Todos vocês
Amigos do coração
Irmão
Crianças
Crescimento
Amizades
Companhia
Amigo
Infância
Brincadeiras:
Pique tá
Amarelinha
Esconde esconde
Bandeirinha: difícil me pegarem
Eu corria muito...
pega ladrão
Garrafão, kkk desse eu fugia kkk
Mamãe, posso ir?
Cobra cega
Bento que Bento é o frade
Amassar baú da velha, carniça
Passa galinha
Esportes, corridas
Futebol, vôlei...
Ping pong na porta, taco
Botão, xadrez , dominó
Gamão, ludo, cartas
Bola de gude:
búlica, mata, mata
Triângulo
Quantos passos
Passar o anel kkkkkk
Hum! Esse era bom...
Pera, uva , maçã ou
Salada mista?
As vezes dava BO kkk
Beija, beija, beija...
Corda: pula, pula,
Cabo de guerra, balanço
Adivinha, batalha naval
Carrinho de lata
Rolimã, joga pneu
Acertar a lata
Cartas, dados, vispa
Muito bom
Até alguns já me esqueci
Sei da discoteca, bailes, danças
E paqueras: uauuu!
Muitos hoje,
Não sabem disso, não
Desconhecem
Esse prazer da infância
Com muitas piadas
Históricas, anedotas, contos
Apelidos e até zoação
Mas ninguém
Ninguém sofria de bullyng, não
E assim levávamos a vida
Até o adormecer
Ficávamos nas ruas até tarde
Corpo suado, cheio de caraca
Risadas....
Sem medo de roubo e ladrão
Sem essas preocupações atuais...
Juventude que cresceu bem
Viveu com liberdade
Todos hoje com fibra
Energia, vigor
Maturidade
Evolução
Crescendo juntos
Ultrapassando barreiras
Fronteiras
Coração VALENTE
De ouro
Iluminado
Espíritos elevados
Paz e amor
O que nos guiou
E sempre guiará
Gratidão
Sambaetiba
Itaboraí
Palmito pupunha
Tudo de bom
Muito amor
E paz no coração
Carlos José Valente
Irmão do coração
O amor que você deixa fluir...
Fluir❤️ Fluir ❤️
Fluir❤️
Limpa o seu coração
Porque quando as lágrimas brotam
Não é de tristeza
Mas de pura emoção
Que clareia a nossa mente
Dilata as nossas pupilas
Para sentir
O prazer real da vida
Que vale a pena ser feliz
Amar e ser amada, amado!...
Ao lado daqueles que compartilham O seu cheiro, conosco!!!...
Gratidão
Luz e paz no seu precioso ❤️
Antonio Peregrino Corrêa peregrinocorreaportugal
O homem vive à base de crítica. O simples ato de ir ao supermercado e anotar os preços mais necessários — basicamente após fazer todos os cálculos, ele encontra o resultado insano do governo, que armado de imposto, apontando o dedo para sua cara, ele saca todo o seu dinheiro do bolso. Só não leva o seu relógio, porque ainda existe alguma dignidade com o seu tempo gasto.
Carlos Alberto Blanc
A incerteza é uma constante na gestão pública e na vida. Muitas vezes, somos levados a acreditar que só podemos agir quando estivermos completamente preparados, mas a realidade demonstra o contrário: é no próprio processo que adquirimos a experiência e o conhecimento necessários para lidar com desafios. A frase "uma pessoa nunca está 'pronta' antes de começar algo. Ela fica pronta durante o processo" ilustra bem essa dinâmica e se alinha diretamente ao conceito de planejamento situacional, desenvolvido por Carlos Matus.
Matus, um dos principais teóricos da administração pública na América Latina, argumentava que o planejamento tradicional, rígido e baseado na previsibilidade, falha diante da complexidade e da constante mudança dos cenários sociais e políticos. Em contrapartida, seu modelo de planejamento situacional propõe uma abordagem flexível, na qual a tomada de decisões ocorre de forma contínua e ajustável, à medida que a realidade se transforma.
Este texto explora como essa perspectiva pode ser aplicada à gestão pública, destacando a importância da aprendizagem em movimento, da adaptação constante e da necessidade de gestores que compreendam que a prontidão não é um estado prévio à ação, mas sim um resultado dela.
Portanto a frase “uma pessoa nunca está 'pronta' antes de começar algo. Ela fica pronta durante o processo” reflete uma perspectiva que ressoa profundamente com o planejamento situacional proposto por Carlos Matus, em sua análise da gestão pública, particularmente no contexto da incerteza, da dinamicidade e da complexidade dos processos administrativos e sociais. Essa ideia pode ser entendida como um convite à flexibilidade e à adaptação contínua, elementos centrais no pensamento de Matus e na prática da gestão pública.
Planejamento Situacional de Carlos Matus
Carlos Matus, um dos principais teóricos latino-americanos em gestão pública, argumenta que o planejamento tradicional muitas vezes falha ao tentar ser rígido e previsível, em um ambiente social e político marcado pela incerteza e pela dinamicidade. Ele propõe, portanto, o planejamento situacional, que se caracteriza pela adaptabilidade e pela flexibilidade do planejamento, permitindo que ele seja moldado conforme as circunstâncias e o contexto que vão se desenrolando ao longo do tempo.
O planejamento situacional de Matus coloca em primeiro plano o aprendizado contínuo, a tomada de decisões descentralizada e o reconhecimento de que, enquanto a ação acontece, a realidade vai se alterando, e isso demanda ajustes constantes. A frase citada está intrinsecamente ligada a esse conceito, uma vez que sugere que a "prontidão" não é algo a ser alcançado antes de iniciar a ação, mas, ao contrário, é um processo contínuo de aprendizado e adaptação.
Análise Comparativa com o Planejamento Situacional
Incerteza e Flexibilidade
Planejamento Tradicional: Muitas vezes, o planejamento tradicional parte da ideia de que é possível e necessário prever e controlar todos os fatores possíveis antes de agir. Esse enfoque tende a ser rígido e, portanto, falha em lidar com a imprevisibilidade dos processos sociais e administrativos.
Planejamento Situacional: A frase pode ser vista como uma metáfora para o próprio planejamento situacional, onde a prontidão não é um pré-requisito para começar, mas sim algo que se conquista ao longo do processo, através da interação contínua com a realidade que está sendo gerida. O planejamento se ajusta e evolui com a dinâmica do ambiente, o que reflete uma visão mais aberta e adaptativa da gestão pública.
Descentralização e Processos Iterativos
Planejamento Tradicional: Muitas vezes é centralizado, com decisões tomadas de forma hierárquica e linear, sem espaço para reavaliações contínuas ou ajustes no caminho.
Planejamento Situacional: O conceito de que a pessoa se torna "pronta durante o processo" se alinha com a ideia de que os gestores públicos aprendem e se adaptam ao longo do tempo. Não é preciso esperar um momento de perfeição ou "prontidão", mas sim agir de forma iterativa, ajustando-se conforme novas informações e desafios se apresentam. Este processo de aprendizado constante é fundamental para o planejamento situacional.
Processo de Ação
Planejamento Tradicional: Ação é vista muitas vezes como algo que deve ser conduzido conforme uma estratégia previamente estabelecida, com pouca margem para improvisação ou mudanças durante a execução.
Planejamento Situacional: Em contraste, no planejamento situacional, a ação e o planejamento se misturam. O planejamento é simultâneo ao fazer, e as decisões não são rigidamente preestabelecidas. Em vez de uma visão linear, a realidade vai sendo adaptada à medida que a ação acontece. A frase exemplifica essa visão, pois sugere que a pessoa adquire o conhecimento necessário para estar "pronta" ao agir e aprender no caminho.
Gestão Pública
Planejamento Tradicional: Em muitas administrações públicas tradicionais, a ênfase é colocada em estabelecer metas e controle rigidamente definido, com um foco na previsibilidade e no cumprimento de prazos de forma rígida. A gestão pública tradicionalmente busca criar um sistema em que os gestores sejam “prontos” antes de começar, com planos bem definidos e objetivos específicos.
Planejamento Situacional em Gestão Pública: Matus, por outro lado, advoga que o processo de gestão pública deve ser mais flexível e dinâmico. A frase citada reflete a natureza interativa e evolutiva da gestão pública no modelo de Matus, onde os gestores não estão “prontos” antes de agir, mas se tornam prontos ao enfrentar os desafios e aprender com eles ao longo do processo. Isso se aplica diretamente à gestão pública em contextos onde as condições sociais, políticas e econômicas são imprevisíveis e em constante mudança. Matus argumenta que um bom gestor público deve estar sempre aberto ao aprendizado, ajustando suas estratégias conforme o processo avança.
Sistemas Adaptativos
Planejamento Tradicional: A visão tradicional tende a adotar uma abordagem rígida e fixa, com etapas de planejamento seguidas de execução de forma linear e sequencial.
Planejamento Situacional: Matus vê o processo de gestão pública como um sistema adaptativo, no qual as decisões se ajustam às situações emergentes. A frase se encaixa aqui, pois sugere que a pessoa se torna “pronta” enquanto faz, ou seja, o processo de gestão pública deve ser um processo de adaptação contínua, onde a compreensão das realidades administrativas vai se aprofundando à medida que o trabalho é realizado.
Conclusão
Em suma, a frase "uma pessoa nunca está 'pronta' antes de começar algo. Ela fica pronta durante o processo" serve como uma excelente metáfora para o planejamento situacional de Carlos Matus na gestão pública. A ideia de que a prontidão não é algo que se alcança antes de iniciar, mas sim um produto do próprio processo, é uma chamada para a adaptação contínua e o aprendizado constante no contexto da administração pública. Em vez de buscar um planejamento rígido e inflexível, o planejamento situacional defende que a gestão pública deve ser conduzida de forma dinâmica, com ajustes constantes, à medida que o contexto e os desafios se desenrolam.
Esse modelo contrasta com o planejamento tradicional, que muitas vezes busca um estado de “prontidão” ou controle absoluto antes de qualquer ação, algo que, no contexto da complexidade e da incerteza da gestão pública, pode ser irrealista e contraproducente. A gestão pública, portanto, deve ser vista não como um processo de aplicação de um plano pré-existente, mas como uma experiência contínua de aprendizado e adaptação às necessidades e desafios emergentes.
Colina
Ela me olhava
Com olhos marejados
Meu coração enganado
No mar se entregou
Vieram as marés
O rugido ufanado
Desse monstro se libertou
Enquanto os sonhos vagavam
A colina tomou para si
Toda perspectiva
Me afogando
Em suas alturas
A visão resoluta
Tomou conta
Sem escapatória
Voltei para dentro
Desespero
O que restou?
Eu e ela aqui
E algo acolá.
TEMPESTADE DO SEGUNDO MEDO XVI
Pink Paradise
“O entardecer é mais violento que o derradeiro movimento.”
“O inferno de carne e ossos, com a paciência da putrefação.”
“As luzes incandescentes daquele universo paralelo entranham o melhor do pecado. Seus poros são sugados enquanto transpiram. Com o pouco do vestígio humano não há quem não venha perder, por algum tempo, o paladar do assassinato. Esse paraíso é dos homens, sejam eles presas fáceis, ou não. Mais uma vez, tudo está no fim, no oculto, na liberdade com suas obscenidades. O inferno de carne e ossos, com a paciência da putrefação.”
TEMPESTADE DO SEGUNDO MEDO XVI
Pink Paradise
Águas escuras com a densidade que paira a cegueira. Não se pode enxergar além das folhas que, no seu fim, levadas pelo vento, dormem com algum tipo de encantamento para quem observa como a vida é mortal. O detalhe mais sutil das águas desse pântano é que elas levam muito tempo para seguirem algum curso. A quase inércia é invisível para o melhor observador. Os movimentos mais lentos pertencem à paciência. A única transparência está no medo que causa calafrios, pelo simples motivo que somos humanos: a escuridão é um lugar habitado. Esse é o mundo e não há como fugir dele. Decisões impensadas podem levar qualquer pessoa para o desfecho trágico, como o precipício esconde o silêncio. Não seria nenhuma novidade, saber que muitos se apressam com a própria fatalidade. Outros, não aceitam a ideia de que qualquer um pode morrer sem dificuldades. Afinal, somos todos semelhantes. Não há para onde fugir. Existe alguma certeza para exemplificar o motivo pelo qual a ilusão é sempre um estado dopante, asfixiando lentamente aqueles que buscam equilibrar suas ansiedades. A ficção do pesadelo está na realidade. Nele você não consegue viver sem algum vício. É o que lhe mantém vivo após uma jornada pela sorte da violência. Todos os dias somos pegos, repentinamente, por fatos que nos cercam, durante o instante do desastre alheio. Essas águas são profundas e espreitam o ar que respiramos. Querem nos arrastar para o fundo onde o fôlego perde qualquer opção. O amanhecer não é para todos e a noite se aproxima.
— Hellen, Hellen, quem sabe poderíamos nos encontrar fora daqui. Você faz trabalhos, por assim dizer, particulares. Você sabe.
— Claro, meu amor. Pagando bem eu o levo para as estrelas.
— Danadinha, você merece todo o fogo.
— Olha querido, você tem algum lugar especial ou mora aqui por perto.
— Não se preocupe com isso. O lugar para onde vou levá-la, nunca mais nessa vida terá outro igual.
— Não sei se fico assustada ou lisonjeada. Você poderia deixar de ser assim tão misterioso.
— Não tenha medo. Eu como quando tenho fome. Simples assim.
Capítulo 4
●▬▬▬▬๑۩۩๑▬▬▬▬▬●
Carlos A. Blanc
® Acost Singler
Rascunho
A riqueza do diamante está além de sua dureza
Tudo se resume no sofisticado brilho de seu interior
Em cada detalhe na sombra de sua simplicidade
Por mim, você é quem decide o meu valor
Ego
Caro
Raro
Escasso
Difícil de lapidar
E outra pergunta:
Por que muitas pessoas passam pela vida sem ao menos encontrar?
Carlos Alberto Blanc
nessa vida tão sozinho
Sinto vergonha de aceitar
Estou perdido e tão dependente
Que né amor consigo enxergar
A vida tão promíscua me jogou
Diante de uma coisa que me faz
[.. nem sentir dor ..]
Queria poder ver o reflexo do espelho
E ver um homem ingênuo
Que um dia andava puro
Sem medo
E com muitos rumos
E agora só sente medo
E desespero
O grande problema do ser intelectualizado é quando ele plenamente está aliciado por um governo corrupto. A grande imprensa tem por escopo, formar um público desinformado, que não saiba quem são os responsáveis por atitudes vis, assim como os criminosos recorrem à demagogia.
Carlos Alberto Blanc
Soneto à Diana
O sabor tão amargo de uma vida,
não me privou desta quimera doce,
uma jarra de crítica ferida
que hoje brinda uma paixão precoce...
Cativo desta saudade regida,
fenecer na clausura achei que fosse,
barganhei com teus seios a saída,
tornei-me mais ainda tua posse...
Tocaste-me, anjo, a carne consentida
na compulsão por ti só requerida,
domaste-me, lasciva, em sedução...
Com suas cifras vivas e fundidas,
maestrina destas notas tão ardidas,
soubeste me tornar composição.
“EVOLUÇÃO E ADAPTAÇÃO
Diante da complexidade da vida
É dificil aceitar que tudo se originou
Espontâneamente com a
Evolução das Espécies
Através da Seleção Natural
É mais lógico pensar que tudo foi Concebido por uma
Inteligência Superior.
Com a capacidade de Evoluir e se Adaptar ao Meio em que Vivem.”
Já tive o céu como teto, já comi oque era resto vi maldade ser vista como certo, com tudo fiquei esperto pois nas vielas tortas sair delas que não é correto, só vê maldade na minha fala quem não é de perto, pois aqui é viver ou morre e dessa história sou o vilão predileto!!!
Contos e Gírias
Carlos Semog
jessé preparou Davi pra cuidar das ovelhas
O cuidado de Davi com as ovelhas o preparam pra enfrentar o leão o leão preparou Davi pro urso o urso preparou Davi pra golias e golias preparou Davi pra saul e Saul preparou Davi para o trono e Deus o preparou pra governar
Tudo que vc está passando agora está te preparando pra algo maior o preparo e nesesario,"
Nós nos perdemos de nós mesmos.
Não sabemos nem ao menos que estamos seguindo por descaminhos que estão nos levando ao abismo, mas preferimos seguir as massas, o rebanho, optamos por seguir, seguir, nos igualar - não suportamos o peso de ser quem somos e queremos nos tornar o que não somos fugindo de nós mesmos.
Uns vivem com medo de morrer
Uns vivem querendo saber à respeito de vidas passadas
Uns vivem querendo saber se existe vida após a morte
Todos acima não estão vivendo a única vida que temos para viver no momento.
Viva com intensidade e responsabilidade a sua vida, pois essa vida é um caminho só de IDA sem volta.
Poema: O poeta e a paixão
Não basta só existir, nem apenas sobreviver é preciso viver.
Ser lembrado no coração ou na alma, fixado na mente ou no coração.
Ainda que haja ódio ou dor, tudo isso foi por amor, ou por falta dele.
Tudo existiu por um acaso, talvez não seja o nosso caso, porém existiu.
Foi assim , foi assado, algo movimentado, não planejado, mas bem executado.
O combinado aconteceu, alguém viu e correu, talvez até correu demais, sem mesmo olhar para trás, mas ele sabe o que faz.
Faz menção da sua loucura, bizarrice ou ternura, não se emenda, talvez você nunca o entenda.
O que ele não quiz foi contenda, como diz a lenda, quem é ligeiro sabe a hora de armar a sua tenda.
Por favor, me entenda.
Onde estão aqueles que brincavam comigo nas vielas da minha zona oeste?
Onde estão ?
Cadê você Andersom,
Carlinhos, Paulo Roberto, Jerson, Tiago, Daniel, Fabinho, Paulo cadê?
Eles não estão aqui mas por terem tidos atitudes erradas, os julgamentos aqui onde vivemos para os samangos é que são diferentes, até porque a playboizasa tá tocando o terror e nunca ninguém faz com eles oque fazem aqui na zona oeste com os jovens ! Vidas negras
Tudo faz lembrar você
O mármore, as pedras, as esculpidas, os símbolos
Você é a essência desse lugar
Vejo você por todos os lugares aonde vou
Grande foi a sua realização
Grande é você
Espírito doador
Entregou o próprio amor a linhas do destino
Grande é seu Deus
Codinome beija-flor
Eternamente te amarei...
Como uma dor que não cessa, sabendo de tudo, dos planos que me aguardam
Me rendo as linhas de aquário, enquanto o leão ruge em mim,
Sentindo a sua falta.
O meu amadurecimento profissional veio através de muitas decepções, convivendo com gente falsa, já tive ideias roubadas, créditos ocultos, até o Ebook do meu livro já foi pirateado, sendo que milhares já foram baixados, sem edição corretiva e sem direitos pagos...
Por isso gosto de trabalhar em silêncio, sem contar o que hoje faço, espero o momento certo, para que na vitória eu possa fazer um estardalhaço...
Não conto para ninguém os meus planos e nem o meu próximo passo, pois sei que muitos se enfurecem quando vencemos um obstáculo...
Por isso, fica aqui o meu conselho amigável, não conte para ninguém os seus planos e as suas ideias de fato, para que não as roubem de você, desta forma, poderá viver merecidamente a glória e o sucesso esperado.
