Textos sobre Inveja
Inveja e felicidade.
Não compactuar com a felicidade dos outros pode ou não ser inveja.
Talvez seja uma comparação mesmo involuntária, onde se constata que cada um tem uma vida e que a de uns pode ser considerada boa ou melhor que a da maioria, mesmo que pouco tenham feito por merecê-la, e que outros tenham nascido ou adquirido algum problema, limitação ou falta de sorte, que os façam, aos olhos de alguém, menos dotados ou privilegiados por não ter, não conhecer ou não saber.
Não compactuar com a felicidade dos outros pode não ser inveja em alguns casos, na maioria é.
Pequena,
Seu olhar é mais lindo,
Que qualquer poema,
Que eu puder escrever.
Inveja tem as estrelas,
Por não terem a sua beleza,
E sua alma tão transparente e clara,
Que nos dias de hoje coisa rara
De se ver.
Sortudo o cara
Que mora no seu coração sem ele saber.
Ah, pequena...
Minha futura dentista
Que na rua do meu serviço
Não anda, desfila.
Todo amor, saúde e sucesso
Dedico a você.
Lúcifer após ser expulso do céu, questionou seu pai:
- Por que a inveja entrou no céu, meu pai?
Deus respondeu
- Aqui não é permitido nada impuro!
Sem entender a resposta do rei, retrucou imediatamente.
- Por que a fé não pensa?
Deus, com toda sua imensidão exclamou em voz alta.
- Por que eu sempre tenho razão!
O divino, para manter o amor ao próximo finaliza a conversa.
- Vá com Deus!
Como podemos dizer que amamos alguém, mas ao mesmo tempo, sentimos inveja, seja de algo ou de alguma coisa que tal pessoa faz? Estamos enganados, se assim somos. Esse sentimento já passou pelo coração de todos nós, porém, se ele fez morada, ai é outra história. Segundo a Bíblia, "o amor não inveja..." (1 Co 13.4). E a mesma Bíblia que declara isso, também declara que "...a inveja apodrece os ossos." (Pv 14.30).
Busquemos o amor e lutemos pelo amor, não deixando que o sentimento de inveja domine o nosso coração e nos leve mais perto das trevas. Amor e inveja não coabitam juntos em um mesmo coração, ou se é dominado pelo amor, ou pela inveja.
O sucesso é um risco, o teste da amizade é absolutamente adverso porque a inveja é universal... As diferenças são dados absolutos e a incapacidade de superar os condenam travestidos de censura moral.
Intimamente reconhecem as próprias limitações, mas lutar, aprender, se ocupar com ações positivas e animadoras, ser mais produtivos e se alegrar com as vitórias alheias seria utopia... infelizmente!
'INVEJA'
Da infantilização
Da abstinência de dívidas
Dos sem coração
Daqueles que implicitamente
Mandam na vida demente
Dos que choram sem razão
Do âmbito antissocial
Da imunidade absurdo
Do alcoólatra imoral
Dos que são salamurdo
Dos amortecidos
Do fanatismo aparente
Daqueles onipresentes
Dos que são sempre esquecidos
OS MECANISMOS DA INVEJA E DA VAIDADE
Quando encontro alguém que é mais feio que eu,
ou menos inteligente que eu,
ou mais pobre que eu,
ou mais mais infeliz que eu
a vaidade me conforta.
Quando encontro alguém mais bonito que eu,
mais inteligente que eu,
mais rico que eu,
mais supostamente feliz que eu,
a inveja me assalta e me entristece.
A vaidade nos assalta quando nos defrontamos com
pessoas em desvantagem em relação a nós e nos conforta.
A inveja, por sua vez, nos assalta sempre que
nos vemos diante de pessoas que real ou imaginariamente
supomos estar em condições melhor que a nossa e
nos deixa em situação desconfortável.
Tanto a vaidade como a inveja decorrem da comparação
que fazemos entre a nossa vida e a dos outros. Entre o que temos e somos e o que pensamos que a outra pessoa tem e é.
Você tem um sorriso maravilhoso que causa inveja, mesmo assim continue sorrindo.Você tem um jeito carismático que causa inveja, mesmo assim continue carismática. Você tem um coração caridoso que causa inveja, mesmo assim continue ajudando. A felicidade da inveja é te ver lá em baixo. Por isso não deixes de ser feliz.
Não deixes que a inveja tire sua paz. Sua luz incomoda só aquelas pessoas que vivem nas trevas. Não desanimes com o negativismo das pessoas sem luz. Você é amada por muitos e por Jesus.
Admiro muito ELA por sua autenticidade,
Mesmo convivendo no meio da inveja e falsidade;
Ela tá lá sempre com o sorrisão no rosto,
Pronta pra ajudar com o seu coração misericordioso;
Eu sou fã Dela pois não baixa cabeça pra ninguém,
Com seu caráter vai muito além;
Ela consegue passar por cima da hipocrisia,
Com total maestria e acima de tudo com sabedoria.
PENSAMENTOS
as justiças e as injustiças
1 - Graças a sua inveja que farei duas coisas, impulsionar os meus sonhos e materializa-los, pois serão os meus sonhos e as minhas realizações que farão com que eu não desista de mim mesmo, e exatamente por saber que ainda existem pessoas que se preocupam com isso, que reforçarei de sobremaneira minha própria autoestima, não por ser corajoso ao extremo, mas sim por eu ser fiel ao que acredito.
2 - Eu não vim buscar o que não mereço, eu nunca pedi nada que a mim não pertencesse, mas porem eu clamo por justiça e por justiça eu clamarei até os últimos dias da minha Vida, não pelo que eu fiz e até já paguei, mas sim e tão somente pelas injustiças que presencio diariamente, não na minha existência, mas sim na minha própria vida.
3 - Eu nunca tive medo eu nunca fui covarde, mas, todavia, e tão somente por isso mesmo que eu nunca irei pedir perdão pelas coisas que nunca fiz.
4 - Os piores irresponsáveis não são aqueles que fazem tudo o que pensam sem se preocupar com as consequências destas atitudes, muito pelo contrário, os piores irresponsáveis na verdade são aqueles que fazem tudo com conhecimento de causa e além disso são desprovidos de qualquer tipo de resentimento e por isso mesmo não se importam nem um pouquinho com as consequências daquilo que fazem.
5 - O medo é um sentimento que nos aprisiona enquanto não temos a coragem de enfrenta-lo, e só se conseguimos a plena liberdade se tivermos a coragem de não ter mais medo nenhum.
6 - Quando fazemos uma forte tortura psicológica, fica claro e evidente o poder que temos de controlar a mente humana ao ponto de conseguirmos fazer com que uma pessoa tenha um sofrimento extremo quase que insuportável, inclusive superando a qualquer outro tipo de tortura, inclusive a física.
7 - O sentimento de culpa as vezes se torna tão insuportável que nos afunda nos poços mais profundos da nossa consciência humana.
8 - Nunca quererei ser o juiz inquisidor das piores penas atribuídas pela nossa própria consciência, pois elas serão sentenciadas com o rigor e a justiça do nosso próprio juízo e talvez por isso mesmo seremos tão severos, pois quando julgamos pela nossa própria consciência somo verdadeiros carrascos de uma fidelidade sobre-humana.
9 - - Quando somos escravos da nossa própria consciência, poderemos nos aprisionar nas piores cadeias da mente humana.
10 - - Meus pensamentos revelam explicitamente o que penso da vida.
Root Out Inveja
Quando os judeus viram as multidões, ficaram cheios de inveja. - Atos 13:45
A inveja é um sentimento de ressentimento despertado por causa das qualidades, posses ou posição de outra pessoa e o desejo de tê-las para si. Raquel teve inveja de Lea por ter filhos (Gênesis 30: 1). Os irmãos de José se ressentiram dele porque seu pai lhe mostrou favoritismo (Gênesis 37:11). E no texto de hoje, os judeus se opuseram à pregação de Paulo pela mesma razão: inveja (Atos 13:45).
Qualquer vantagem mantida por outro pode desencadear esse sentimento - inteligência, boa aparência, popularidade, um bom trabalho, até as idéias espirituais de uma pessoa. O cristão mais devoto não está imune à sutil tentação da inveja.
Quando FB Meyer realizou reuniões em Northfield, Massachusetts, grandes multidões ouviram suas emocionantes mensagens. Então o renomado pregador britânico G. Campbell Morgan veio para Northfield. Logo o povo estava se reunindo para ouvir suas exposições das Escrituras. Meyer estava com inveja. Ele disse: "A única maneira de conquistar meu sentimento é orar diariamente por Morgan - o que faço!"
Para livrar nosso coração de inveja, precisamos identificá-lo e confessá-lo a Deus. Se persistir, devemos começar a orar pela outra pessoa. Sabemos que estamos enraizando a inveja quando começamos a nos alegrar mais com as boas qualidades dessa pessoa do que com elas.
De sementes de inveja no coração
Cultive pequenas ervas daninhas de ódio,
E quando for permitido começar,
Muitos conflitos geram. —DJD
Um coração cheio de amor não tem espaço para inveja. Dennis J. DeHaan
Deus me livre da maldade dos corações ruins e da inveja dos infelizes
Deus, preciso que me fortaleça e me abençoe com a sua sabedoria. Necessito que me guie todas as vezes em que encontrar pessoas conflituosas em meu caminho.
Deus, eu sei que o Senhor tem um propósito em minha vida e que tudo aquilo que chega em meu caminho é por algum motivo, mas em alguns momentos é realmente difícil lidar com a maldade e negatividade das pessoas que estão ao meu redor.
Elas parecem trabalhar para me ver triste e sabotar os meus maiores objetivos de vida. Gostam de ver minhas lágrimas e se alegram quando percebem que estou abrindo mão de um grande sonho. Essas pessoas realmente desejam me derrubar e em alguns momentos sinto-me quase ceder à sua negatividade.
Algumas pessoas estão mais preocupadas em cuidar da vida dos outros do que das suas próprias
Às vezes, para seguir nosso caminho, temos que ver chorar quem nos ama…
“Nos bons momentos da vida, eu olho para cima e digo: ‘Obrigado(a), Deus, eu sei que foi você!’”
Eu procuro me manter sempre muito forte e proteger o meu coração contra todas as suas energias negativas, mas em alguns momentos confesso que me sinto fraca demais.
Por isso, Deus, peço a sua ajuda. Peço-lhe que esteja sempre à frente do meu caminho, que me livre da maldade dos corações ruins e da inveja dos infelizes. Sei que nem sempre poderei desviar de todas as experiências ruins, sei também que me ensinam grandes lições para a vida, mas com a sua ajuda eu posso sofrer muito menos do que sofro hoje com o comportamento das pessoas ao meu redor.
Eu nem sempre sei a maneira certa de agir quando alguma dessas pessoas tão difíceis entra em meu caminho. Muitas vezes me desespero e com isso permito contaminem a minha vida com os seus desejos ruins.
Estou cansada de perceber que os meus planos nunca dão certo porque eu não sei como aprender a distinguir as companhias boas das ruins e me manter afastada daqueles que desejam meu mal. Estou cansada de não ter mais controle sobre minha própria felicidade e viver sempre desejando mais.
Deus, eu não quero mais viver uma vida limitada. Quero me orgulhar de quem sou e da minha caminhada, mas para isso preciso do seu apoio.
Preciso que me fortaleça e me abençoe com a sua sabedoria. Necessito que me guie todas as vezes em que encontrar pessoas conflituosas em meu caminho.
Preciso que o Senhor me proteja contra toda maldade e negatividade, e que seja o meu escudo todas as vezes em que não for capaz de me cuidar sozinha.
Eu sempre tentei resolver tudo só, mas cheguei a uma fase em que preciso de ajuda, mas não qualquer tipo de ajuda. Preciso do amor, da presença e do apoio de quem me amou primeiro e sempre desejará a minha felicidade.
Senhor Deus, seja a luz no meu caminho e me afaste de tudo o que não for de sua vontade, ainda que isso me faça sofrer no começo, pois eu sei que tudo o que vem do Senhor nunca poderá ser errado.
Guarde-me da maldade dos corações ruins e da inveja dos infelizes, e faça com que a minha vida seja exatamente como o Senhor imaginou para mim.
Eu confio em ti, Senhor, e sei que fará o melhor por mim. Amém!
"Não desperte inveja no sucesso dos outros, nem alimente sentimento de desânimo, frustração ou incapacidade por ver seus amigos progredindo, e você parcialmente paralisado por alguma dificuldade involuntária, se sentindo preso em incertezas numa situação de estagnação.
Não entre em competição com o próprio tempo. Cada pessoa tem seu modelo e ritmo de sucesso, você não tem que sabotar o seu, só precisa respeitar o seu processo."
E sei que ciúmes, inveja, cobiça, ganância, ódio, mágoa e
ira são muito perigosos (malignos), assim como o consumo
de bebidas alcoólicas, e todos os vícios – devo orar o
tempo todo pedindo sabedoria e paz a Deus Pai.*
*[Efésios 5 : 18] "Não vos embriagueis com vinho, que é uma fonte de
devassidão, mas enchei-vos do Espírito."
Varra de seu coração:
a tristeza, a angústia, a aflição,
Varra de sua vida:
a inveja, a maledicência, a fofoca
Varra do seu corpo:
a preguiça, o tédio, os maus pensamentos
Varra de seu caminho:
o mau olhado, o mau agouro, o mau pressentimento
Deixe fluir a alegria de sua alma
Trabalhe seu corpo para o bem
Agradeça por seu trabalho
e acima de tudo
começe sua semana com
FELICIDADE no coração
Pois novos horizontes se aproximam
novas alegrias irão chegar
e seu coração
estará pronto pare receber tudo isso.
Que inveja de quem vê o ano começando apenas agora depois de esperar pelo carnaval em folia, Que inveja!
Meu ano começou com os fogos em Copacabana, entro quase no terceiro mês deste que corre mais que o Barrichello...
Já estamos em Março! Ás águas perigosas vão fechar o verão...
E que ano!
De lutas, de muita prece diante da enfermidade...
Meu ano não começa agora, atenções ao que é importante sim, para muitos...
Quem sabe não é hora de ver o povo do Acre, embaixo d’água?
Vamos ver quem vai ser campeão, sim...
Nós ou a Dengue?
Adoro festas, carnaval, mas eis o meu desabafo!
Eu já quase na páscoa depois de passar por muitas tempestades, onde recorri a minha fé e de alguns amigos que como eu não presenteado com esta imensa festa de três meses...
E já que começou o ano, que tal ir ao Inca e doar sangue, em gente que tal?
Tem gente lá que o ano começou com o meu...
Ainda bem que terminou o carnaval!
Eu tinha tudo.
O Destino, com inveja, reclamou minha casa.
Pelo cansaço fui vencido. Desisti!
AS chuvas vieram e levaram minha casa.
Mas tendo você ainda tinha tudo.
Não satisfeito o destino reclamou meu trabalho.
Pelo cansaço fui vencido. Desisti!
O opressor veio e levou meu trabalho.
Mas tendo você ainda tinha tudo.
O destino reclamou minha saúde.
Pelo cansaço fui vencido. Desisti!
A peste veio e levou minha saúde.
Mas tendo você ainda tinha tudo.
Então o destino me reclamou você.
Pelo cansaço fui vencedor. Resisti!
O Destino não pôde nos separar.
E tendo você ainda tenho tudo!
A inveja mata o invejoso
O definha totalmente
Porque só sentem prazer
No que os outros possuem
Por isso, não conseguem
Viver felizes
Sofrem porque vivem
Com o coração na escuridão...
Sem paz, sem amor e gratidão
"O demônio odeia com desprezo os que faz cair; e odeia com inveja os que resistem aos seus ataques. Isto porque é próprio do soberbo desprezar os fracos e invejar os fortes. Trata-se, pois, de duas modulações do ódio — facilmente identificáveis nas pessoas orgulhosas com que deparamos ao longo da vida.
O procedimento habitual do soberbo para com os fortes é a hipocrisia; para com os fracos, a tirania. Este é um estado de agonia perene, quer nas vitórias, quer nas derrotas. Quando o soberbo vence um confronto, perde porque a vitória não alivia a voragem que o consome espiritual e moralmente; quando perde, perde duas vezes porque a derrota humilha-o".
Inveja e Família
As pessoas falam de inveja como se ela fosse um monstro que devora. Como se só coubesse em carros, casas, viagens ou móveis planejados. Mas ninguém fala sobre a inveja mais silenciosa, aquela que não grita, só aperta. A inveja de quem tem o que o dinheiro nunca vai comprar.
Eu não invejo mansões. Eu invejo mesas cheias. Eu invejo quem almoça junto todos os dias, rindo, brigando, mas junto. Invejo a casa que nunca fica vazia, que tem vozes, discussões e reconciliações. Eu invejo os abraços dados sem motivo, as palavras ditas para consertar os cacos antes que eles cortem. Invejo a união de quem, mesmo nos piores dias, não solta a mão.
Eu tenho saudade de algo que nunca mais terei. Saudade do passado, do que eu chamava de lar. Daquele amor que era tão natural que nem parecia especial — até ele ir embora. Eu sinto falta de me sentir amado sem precisar merecer. Sinto falta do acolhimento que não cobrava nada em troca. Do cheiro de café no fim da tarde e das risadas que ecoavam sem esforço. Sinto falta dos olhares que me diziam “você pertence aqui”.
E agora? Agora o Natal é só mais um dia. O Ano Novo é só um relógio marcando um tempo que não traz nada de volta. Esses dias que deveriam ser feitos de alegria são só lembretes do que eu perdi. Sentado entre os poucos familiares que restam, eu me pergunto: é isso? É assim que se vive agora? Esse vazio que ninguém preenche, essas cadeiras vazias que gritam mais alto que qualquer música?
Eu queria que fosse diferente. Queria que minha família fosse como aquelas que vejo de longe, que enfrentam os problemas juntas, que comemoram vitórias como se fossem de todos. Mas não é.
E, enquanto todos olham para o futuro, eu me prendo ao passado. Às memórias que machucam porque são lindas demais para serem esquecidas. E talvez seja isso que rasga o peito: o contraste entre o que foi e o que é. Entre o lar que me amava e o silêncio que me resta.
Eu invejo famílias. Não as perfeitas — porque sei que elas não existem. Eu invejo as que têm coragem de tentar. As que não desistem. As que ainda são um lar. E essa inveja não é raiva. É só um buraco dentro de mim, onde a saudade mora e o amor antigo ainda respira, sufocado pelo tempo.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp