Textos sobre Inteligência
Eu não sei o que leram os da secretaria da educação, quando dividiram o ensino de Língua Portuguesa em: Redação e Gramática. Aí eu perguntei o que o Leonardo da Vinci achava disso: "Assim como todo o reino dividido é desfeito, toda a inteligência dividida em diversos estudos se confunde e enfraquece." Então entendi por que o professor de Redação se opõe ao de Gramática e vice-versa! kkkk Eu já estava convencido de que quando fragmenta, enfraquece! Mas...
Na maioria das vezes quando as pessoas vão contra os nossos valores e convicções não significa que elas estejam erradas ou que são más pessoas, pode significar apenas que são diferentes de nós. E quando não sabemos respeitar isso, nós é que somos errados e nós é que podemos nos transformar na má pessoa.
Tudo que você viveu valeu a pena, não menospreze situações ou pessoas que fizeram parte de sua história, e querendo você ou não algum aprendizado você ganhou, seja profissional ou pessoal. Se na época não houve continuidade, é porque tudo tem um final. Talvez por algum motivo algo estava sendo feito de forma incorreta, e hoje você já tem a experiencia para saber o que foi. Nem sempre o erro foi dos outros, mas nosso por egoismo, vaidade ou arrogância e orgulho, reflita. Evoluir é saber reconhecer nosso erros e aprender com eles. Conserve as boas lembranças se achar que deve, perdoe o que te feriu, use sempre do bom senso, da gratidão, da inteligência e mantenha-se leve, e de abertura para o dialogo e reflexões, pois sempre foi o melhor caminho. E passado e presente devem edificar o que pretende para o futuro.
Identifique um ponto, um pensamento, um lugar que desperta em você algo que não é certo, que não lhe torna melhor, que não é vontade de Deus para a sua vida e afaste isso de seu dia adia. Não se permita ir até lá, ou lá permanecer, não fale, não dê espaço para o pior. Tudo cresce se for dado espaço. Só dê permissão ao bem!
Identifique um ponto, um pensamento, um lugar que desperta em você algo que não é certo, que não lhe torna melhor, que não é vontade de Deus para a sua vida e afaste isso de seu dia adia. Não se permita ir até lá, ou lá permanecer, não fale, não dê espaço para o pior. Tudo cresce se for dado espaço. Só dê permissão ao bem!
O problema do jogador compulsivo é, em primeiro lugar, acreditar que é sempre mais inteligente que o outro, e como tal, pode blefar eternamente que ninguém perceberá. E mais tarde, mesmo sem teto, cobertor de orelha, calças e dignidade (perdidos no jogo), acha que é muito esperto por “ganhar" moedas que, na verdade, os “cansados de jogar” lhe doaram por pena.
Fui abençoada com uma boa capacidade de observação, que me orgulho a cada dia que passa: sou de observar, de ver com olhos de ver. Guardo todas as imagens na minha mente, como se de um álbum de memórias se tratasse. Umas boas, outras menos boas, todas elas se traduzem em lições de vida e aprendizagens que consolidam o meu espírito crítico e inteligência emocional.Ver? Isso é um hábito dos comuns mortais, dos mais distraídos. Eu cá sou de observar, de analisar e examinar. Verificar e esmiuçar. A vida é curta demais para distracções.
O preço de ser uma pessoa minimamente inteligente é saber o peso e as consequências dos próprios atos. É, apesar das loucuras da vida, perder-se sim, mas voltar para a realidade o mais rápido possível. Que nossas cegueiras momentâneas e auto-sabotagens sejam perdoadas...não pelos outros, mas por nós mesmos. Existe a obrigação de seguir.
Como empresária, como líder e como pessoa eu acredito que a pandemia expõe uma lição. Estamos no mesmo rio, mas em barcos diferentes. O grande desafio do ser humano é entender que o próximo não deve algo para você só porque sua vida está passando por um desafio maior que o do outro. A vida não é sobre estarmos no mesmo barco e sim sobre estarmos no mesmo rio, com barcos e diferentes formas de remar.
Existe a máxima que diz que são nos momentos de crises que as grandes oportunidades aparecem. Não sei se esse princípio se aplica de forma positiva para todas as pessoas, mas é certo que, se nossos olhos forem bons e olharmos para as circunstâncias de forma positiva os períodos de crises irão proporcionar crescimento e desenvolvimento para a nossa vida!
Considerado “Normal”, enquanto disparate, nessas sociedades, é todo aquele que, a fim de levar vantagem em tudo, a fim de manter-se no poder, a fim de dominar o outro, a fim de se sair vencedor a qualquer preço, utiliza-se da emoção racionalmente, ou seja, da “hipocrisia e/ou da arte racional da dissimulação” para alcançar seus objetivos, sejam eles quais forem”.
Vivemos numa época de muita farsa, pseudointelectualização, direitos acima dos deveres, aparências, individualismo, descrédito das instituições políticas, religiosas, acadêmicas, jurídicas, familiares e afins, além de afastamento da própria arte de fato, a qual só retornará quando for para anunciar o início de uma nova era, como sempre fez através de seu clássico estilo vanguardista.
Hoje pela manhã estava vindo para o escritório, e sem falso moralismo, mas me deparei com uma cena digamos que para alguns já é comum, mas se pararmos para pensar bem, é degradante. Alguns rapazes, com suas saveiros e outros rebaixados, já cedo com cervejas e som alto, até ai, tudo bem, cada um sabe o que quer e o que faz de sua vida... Mas a questão é: Serão eles, a geração que cuidará do futuro de nosso planeta? Bebendo e fazendo farra as oito da manhã... Como disse no inicio, sem falso moralismo e nenhum julgamento, mas preferia vê-los lendo, aprendendo algo, fazendo o bem, sendo realmente útil a sociedade, e não o que vejo, bonecos que seguem uma legião de modismos e servidores de uma grande marca onde o marketing influencia o que poderiam ser grandes mentores no futuro, mas estão logo pela manhã afundados na falsa alegria de fazer parte de um grupo vazio. Dou graças que muitas famílias ainda regem princípios básicos, com liberdade e não com base em libertinagem. O futuro é incerto para todos, mas melhor seguir nesse mar com um barco solido que em uma canoa furada.Viva, seja livre, mas vigie-se, pois a vida passa e você pode ficar pra traz seguindo somente o trio elétrico, ao invés de seguir ao bom e frutífero.Estude, trabalhe, procure seu espaço, não viva as custas de pai rico, seja você mesmo, mostre sua força interior, não músculos, mas inteligencia. A palavra já diz: Colherá o que semear...
Quando os Fariseus se reuniram em conselho para que pudessem pegá-lo em seu discurso, eles enviaram seus seguidores até ele, incluindo algumas das pessoas de Herodes. Então, eles disseram: "Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e que tu ensinas o caminho das leis e recomendações corretamente, e que fazes distinção de ninguém, visto que tu não te preocupas a respeito da reputação das pessoas, mas somente e apenas com as leis de deus. Pois isso, diga-nos a tua opinião: é justo pagar tributos ao imperador ou não?" Mas, Jmmanuel percebeu a sua malícia, e disse-lhes: "Vós sois enganadores, hipócritas e fraudulentos, como sois baixos em inteligência e compreensão e na crença em um deus que vós quereis tentar-me de tal maneira doentia e tola?"
A vida deve ser vivida a partir de um sábio equilíbrio entre a razão e o coração. Excesso de emotividade nos deixa suscetíveis aos dissabores e desavenças, enquanto o excesso de racionalismo nos deixa frios e insensíveis. A verdadeira inteligência emocional consiste no justo equilíbrio desses dois componentes em nossas vidas!
É preciso entender que existem aqueles momentos para trocação de palavras - em que se protagoniza situações desgastantes para o repertório de paciência e sabedoria -, e outros somente a serem observados como um mero espectador que alimenta a inteligência emocional e o "No Stress" à la paz e amor - em nome da infalível (e velha) política da boa vizinhança.
Entre os diversos dilemas modernos, destaca-se o receio de que as máquinas substituam os seres humanos. Este medo é contraposto pela esperança de que a automação possa solucionar a escassez de mão-de-obra em várias atividades que exigem habilidades motoras. Da mesma forma, há preocupações sobre a Inteligência Artificial (IA) suprimir certas funções, equilibradas pela expectativa de que a IA possa complementar as capacidades humanas, especialmente em áreas onde as novas gerações parecem enfrentar desafios, como interpretação, agilidade e foco.
Ao criarmos um conceito sobre determinada coisa e, ao longo tempo sabermos que o que aprendemos é ou pode ser considerado maléfico para algumas pessoas na sociedade é constrangedor, mas elas não conseguirem convencer-nos de maneira inteligível, lógica e racional que devemos mudar é mais ainda.
"Steven Jobs criou um conceito! Ele vendeu um sonho pra carregar no bolso e se relacionar (comunicar) com os outros! Uma carcaça (hardware) bonita que o diferencia de qualquer outro computador de bolso (smartphone). Porém, se o hardware estragar, o aparelho tem concerto! Por outro lado, se o software (mente/alma) estiver defeituoso, joga-se fora este sonho todo, substituindo por outro novo! Será que com o ser humano é igual ao que acontece a um iPhone mais atual? Os outros celulares tem preço enquanto este agrega valor! E você ainda pensa em fazer consórcio para concertar o seu hardwdare ( cirurgia prática) e na sua manutenção mensal ( massagem linfática, cabelos, barbas, unhas etc) nada é barato. No entanto, tem uma dor no coração em investir no seu software saúde mental). Será que quando a sua unidade central de processamento (cérebro/mente) dê pau, poderá trocar a si mesmo por um novo(a)? Por fim, na morte cerebral só resta distribuir os componentes doar órgãos) para sonhos (vidas) em que o software ainda rodam! Ao invés de investir em um iPhone, cirurgia plástica, Bitcoin , casa, carro, e se você investisse em um ativo que lhe trará maior retorno e agregar valores? Ativo este que, ao mesmo tempo, não lhe fará superado/ultrapassado(morto) no capitalismo selvagem(mecanismo de sobrevivência) que é a própria vida. Investir em si mesmo - no seu software - fazer terapia e processo de desenvolvimento humano é vital?" (CH2)
"A Hipnoterapia é um processo terapêutico que combina a Hipnose Clínica com a Psicoterapia e inteligência multifocal (emocional). Em outras palavras, o ser humano é um ser multifocal que precisa de orientação especializada para equilibrar o foco! Ela é uma ferramenta para aliviar sintomas de ansiedade, ressignificar memórias, tratar depressão e fobias. A hipnose clínica é consciente, promovendo relaxamento da mente, assim mais acessível a memórias normalmente difíceis de alcançar. É por isso que a hipnoterapia pode ser aplicada em diversas áreas, transformando o foco humano, no manejo da dor, insônia, estresse e outras condições emocionais. Ao integrar a hipnose com a inteligência emocional e a Programação neurolinguística - PNL (outra ferramenta), o profissional pode compreender e gerenciar emoções de forma muito mais eficaz. Logo, a sinergia entre essas abordagens pode ser benéfica para o bem-estar mental e emocional dos pacientes. E para você, a combinação da hipnose, inteligência emocional ( multifocal) e PNL é necessária?" (CH2)
