Textos sobre Inteligência
Mudar é uma questão puramente de atitude, de inteligência. Isso não se refere à classe social, religião, ou sei lá qual for a justificativa que couber a cada um. É questão de ser ou não ser consciente. Até quando seremos patrocinadores da corrupção? Que tal mostrarmos a voz do povo? Onde está a geração “caras-pintadas”?
O mais ridículo dos preconceituosos não é a falta de cultura, educação, humanismo e inteligência. Repugnante mesmo é saber que eles possuem, retraídos, os mesmos desejos e vontades e que agem até piores daqueles tanto julgam. São tão podres, ao ponto de causarem falhas na mente humana. Tornam nosso raciocínio incapaz de processar e descrever tamanha aberração.
Quando se descobrir que Deus é simples, que é a inteligencia que guia cada manifestação de vida para desfrutar de grande harmonia, é o que faz uma célula se multiplicar, o que faz a semente se transformar em uma arvore sem exigir nada. Aí chegará o dia que iremos nos apaixonar por esse Deus a ponto de tornarmos uno com ele, fazendo o mesmo trabalho de cuidar e amar. Não veremos Deus como alguém que exigi adoração, mas como uma essência que existe em tudo, inclusive dentro de você, sem exigir nada e nem formas complicada de religiões construtoras de impérios." "Plantar uma pequena semente é mais valioso que construir o grande templo
Penso que amar seja sinônimo de inteligência, mas tenho medo de pensar, pois tudo tem seu contrário. E, por essa lógica, quem não ama, é burro. Bem, para mim, quem não ama não é inteligente- melhor dizer assim (risos). A humanidade diz evoluir a cada dia, mas se a cada dia se ama menos, como podemos estar evoluindo? Vejo o amor sendo dizimado nas palavras, nos olhares, nos corações; e as pessoas cada dia se tornam mais mecânicas e vazias. A desculpa são as ocupações e os tantos compromissos do dia-a-dia. Mas de que vale ter tempo para tudo e não ter tempo para amar? E não me refiro aqui apenas ao amor filial ou fraternal; falo do amor solidariedade, do amor doação, do amar ao irmão. Mas porque amar é ser inteligente? Simples! Respondo com outras perguntas: Porque existem guerras, intrigas, desconfiança, inveja, traições, etc.? Será que o amor não é a chave de tudo? E não estaríamos sendo inteligentes se o usássemos para dar fim a todas essas coisas? Sim, nós estaríamos! Porém, em algum ponto do nosso processo de "evolução", reduzimos a velocidade e não lembramos mais de acelerar; foi aí que a inteligência começou a ser desprezada... Onde começamos a fazer acepção de pessoas, esquecendo que devemos amar à todos; e começamos a esquecer que devemos fazer o bem sem olhar a quem- como alguém um dia falou. E assim, continuamos caminhando a passos lentos, na esperança de um dia cumprirmos o nosso único e verdadeiro papel nesta terra... Simplesmente amar!
Ainda que minha inteligência me indique que o “SI” postulado no presente me engrandece; Si eu estudar eu aprendo, si eu me manter confiante eu consigo, si eu falar com Deus ele me escuta, si eu cuidar do amor eu me elevo... Volta e meia e sem perceber me pego usando o “SI” no meu pretérito; Si eu tivesse estudado eu teria aprendido, si eu tivesse sido confiante teria conseguido, si eu tivesse falado com Deus ele teria me escutado, se eu tivesse cuidado do amor teria me elevado... Nem é preciso ser um gênio para perceber que o responsável pela minha infelicidade não é minha indagação pelo si mas, o tempo em que o estou conjugando
Inteligência é a capacidade de compreender e resolver novos problemas e conflitos e de adaptar-se a novas situações. Simplesmente a faculdade de conhecer, compreender e aprender. E não importa se é na forma psíquica ou fisiológica se não tivermos a mente abertas para aceitar o significado dos fatos, não evoluímos, e entramos num processo de regressão. Saber que há oportunidade de tentar de novo e fazer um dia de cada vez diferente, pode sim estarmos assumindo novos erros, ou quem sabe acertar, por que não, o que não é compatível é erramos por tanto tempo e não conscientizar que mudanças são necessárias e tantas vezes que forem precisas. Isso é inteligência aprender e reconstruir, o resto é bater na mesma tecla. Meu avô já dizia que errar é humano, mas persistir no erro é burrice. Só quem nem sempre isso é possível porque muitos se sentem confortáveis e favoráveis por uma situação estabelecida e algumas mordomias, que não ocorre com a maioria, eu sei onde o meu calo aperta e você sabe onde aperta o seu. Só não percebem que isso não leva a nada, mas veja bem, de uma hora para outra pode ficar pior se não entendermos que aprender e mudar constantemente faz parte do crescimento. Vamos ser inteligentes, tentar fazer de novo, se errar, corrigir novamente, acho que nisso há um pouquinho de coerência. Será que estou totalmente errada? Não sei?
O estúpido ignora o seu défice de inteligência e acusa os outros de estupidez. Para ele, no seu ponto de vista, está tudo bem quando resolve as coisas à sua maneira, pensando de forma errada tal e qual como seguir em direção contrária ao do fluxo rodoviário e se tenta falar é melhor manter a boca fechada para continuar a parecer estúpido do que abri-la e remover a dúvida.
Razão é a faculdade de raciocinar, apreender, compreender, ponderar, julgar; a inteligência que conduz à indução ou dedução de algo com a capacidade de avaliar com correção, com discernimento; bom senso, juízo. Ah essa razão controvérsia, que nem sempre é bom tê-la, ou que muitos se acham, no direito de impô-la e nem sempre a possuem. Falsa razão desonesta que nos leva a transgressão ao simplesmente se declarar que à possui, não nem sempre à possui. Melhor muito mais a paz do que a razão. Será sempre? Razão esta que absolutamente ninguém a possui depende sempre do lado que se observa, lá vem de novo seu ponto de vista. Por vezes insana, sim toda razão tem um pouco de loucura, que devem avaliar as ações com discernimento e provar a verdade para ser conclusiva. Qual discernimento se há a loucura? As palavras professam esperanças fundadas em aparências, aquelas promessas desonradas, impostoras que nos provocam ânsias de vômito, pura antipatia e geram aversão a falsa razão imposta. Melhor observar os fatos e tirar minhas próprias conclusões.
O atributo fundamental “Inteligência” deveria alarma a alma que a tristeza, cansaço e procrastinação, percorrem incansavelmente em busca dos intensos e desajuizados. O trote de um maratonista venceu o homem mais rápido do mundo em uma corrida de 30 quilômetros. Verdadeiramente o raciocínio falha às vezes, o insucesso chega e a mente trava em oposição ao fracasso.
A inteligência enquanto tal, na plenitude das suas funções, não pode ser substituída por uma das suas variedades em especial sem que o quadro cognitivo inteiro seja deformado, assim como a saúde do corpo enquanto totalidade não pode ser substituída pela mera integridade de um órgão em particular.
"Se houvesse um ensinamento voltado ao desenvolvimento da inteligência, ele teria de, antes de mais nada, acostumar o aluno a desejar a verdade em todas as circunstâncias e não fugir dela. Portanto o exercício da inteligência possui necessariamente um lado ético, moral. Platão dizia: 'Verdade conhecida é verdade obedecida.'"
Nada pode destruir a nossa inteligência se ela não quiser que assim o seja. Nenhuma força bruta pode ser dificuldade para o nosso intelecto. Somente os juízos ou ideias fundamentadas podem ser obstáculo para mudar o rumo das nossas opiniões. Falsas avaliações podem também nos levar ao erro. Mas se nossa inteligência for bem conduzida ela pode ser o nosso local de proteção e abrigo onde encontraremos a plena paz. (Da filosofia de Marco Aurélio)
Muitas vezes criamos pedras em nosso caminho por pura falta de inteligência. Uma dessas pedras chama-se mentiras. Essas são pedras que machucam, ferem e destroem. Destroem relacionamentos, confiança e grandes projetos. Mas além desta existem outras como o julgamento implacável que transforma pessoas comuns em juízes que condenam sem piedade aquelas que erram, mesmo que peçam perdão milhares de vezes.
Inteligência, é um atributo dado pela natureza... Dizem "estudiosos" que a palavra humano, vem de húmus que significa terra... Nesse sentido há que se pensar, nessa igualdade entre os seres vivos porém, é o uso desta inteligência que diferenciará os seres. Há muito que se pensar! Quem não pensa, senta na cabeça. 💀
A inteligência, é um conjunto de combinações complexas e extensas que, desenvolvem-se ao longo de nossa vida. Uma criança não pensa ou age como um adulto, seu cérebro não está preparado para tal, ela não está apta a raciocinar tendo como base a percepção da realidade e do mundo físico que a rodeia. A ausência de lógica na infância, e o caráter egocêntrico apresentado por indivíduos com esta faixa etária, são marcas registradas que provam a infantilidade ainda vigorante em uma inteligência em processo de formação. O saber comum é aquele que se adquire vivendo em comunidade, o conhecimento é algo, cuja agregação lhe é inputada ao longo da vida em qualquer lugar e momento, por fim, a inteligência é um fator não hereditário que, apresenta várias subcategorias, e é algo e exclusivo e característico do ser humano que, vai sendo lapidada ao longo do seu crescimento e desenvolvimento, destacando-se como o conjunto lógico, racional e distinguidor que possuímos.
A inteligencia emocional transparece a vontade de vencer mas a inteligencia espiritual fortalece e encontra meios pessoais e particulares para se ter. Cada caminho se torna diferente, diante a cada novo caminhante que trafega a primeira vez, por ele. Os resultados aos olhos distantes parecem semelhantes mas como cada qual, dentro de sua própria historia de vida de muitas perguntas e poucas respostas, sabe o quanto foi difícil, conseguir por seguirem confiantes.
Até que ponto somos realmente inteligentes. Será inteligência ou ignorância? Tudo depende dos olhos que vislumbram. A ignorância da maior parte das pessoas é tão grande que as oportunidades se tornam quase impossíveis de serem percebidas. E como viver em um mundo onde a única mudança é a da roupa do corpo e a única decisão é que pizza pedir. Um mundo bolha, tão previsível que cansa os olhos futuristas daqueles que abraçam os desafios com paixão, correm riscos de tirar o fôlego e não aceitam viver uma vida repleta de restrições e limitações. A pior miopia que pode existir é permitir a si mesmo acreditar que se é soberano, único, intocável e que pode passar por cima de tudo e de todos. As pessoas que se dão bem em meio a toda essa turbulência são aquelas que aceitam as pessoas e realmente entendem que é impossível ser feliz sem aceitar as diferenças, os conflitos e os erros que a vida humana induz.
São essas vagabundas e vagabundos de pobres que são que não possuem inteligência muito menos emocional que vêem seus filhos criados a esmo ou até como abortos ou se quer vêem seus filhos crescerem pois desde já mandam para orfanatos e lares adotivos que prejudicam aquilo a que chamamos família com seus chifres e putarias,porcos sem ética e moral das relações afetivas e sexuais.
No seu famoso "Ensaio sobre a inteligência humana", 1690, Locke...encontrou a existência de Deus demonstrada pelo argumento de causa e efeito. A moral é igualmente demonstrável como as verdades a matemática. A religião deve ser essencialmente razoável. Pode estar acima da razão - além da experiência - mas não pode contradizer a razão
A inteligência não é a simples quantidade de conhecimento que se adquire através de livros, ensinamentos ou qualquer doutrina, mas, sim, a capacidade inerente do indivíduo de adaptar-se e evoluir rapidamente frente a um determinado estímulo, ou seja, é a sua criatividade. Um gênio nunca será gênio em meio a outros como ele, apenas será, quando cercado de “ignorantes” que o admira.
