Textos sobre Felicidade

Cerca de 76733 textos sobre Felicidade

DESTINO

Sou uma simples estrada
Como tantas por aí.
Quantas pessoas passam
Diariamente por mim
Vindo daqui e dali
Seguindo a sua jornada.

E HOJE, NO PERÍODO MATUTINO,
PASSOU POR MIM, APRESSADO,
UM CATIVANTE MENINO.

Alguns andam por aqui bem sossegados
Outros fazem seu percurso, preocupados.
Uns preferem ir sozinhos, caminhando
Outros passam por aqui sempre em bando.

Alguns vêm de bicicleta,
De carro ou motocicleta
Outros passam apinhados
Em ônibus superlotados

Todos cumprem, enfim, sua empreitada
Cruzando por esta velha estrada.

E HOJE, NO PERÍODO VESPERTINO,
PASSOU POR MIM, APRESSADO,
UM CATIVANTE MENINO.

No trajeto há aqueles que namoram,
Tem aqueles que mendigam,
Também aqueles que oram.
Alguns seguem desconfiados
E outros bem-humorados.
Alguns cruzam desatentos
Usando fones de ouvido.
Outros seguem tão festivos,
Fazendo vasto ruído.

É tanta gente diferente!
Alguns vão, mas também voltam...
Outros apenas seguem em frente.

E eu, uma simples estrada,
Inerte e introvertida,
Fico só a observar...
É esta a minha vida.

E AO CHEGAR A ESCURIDÃO
PALPITA O MEU CORAÇÃO:
QUAL HÁ DE SER O DESTINO
DO CATIVANTE MENINO?

Inserida por MarcoARCoura

Renascer

O sol nasce… Mas se põe
O sol se põe… Mas renasce
Ele sempre faz assim.
Talvez seja o destino
Deste ancião-menino…
Este é o seu ciclo sem fim.

A lua nasce e então cresce
Vê-se plena e vai minguando…
Mas depois rejuvenesce
Ainda com mais vigor
Ela sempre faz assim.
Talvez esta seja a sina
Desta anciã-menina…
Este é o seu ciclo sem fim.

Não tenho o fulgor do sol
Nem o esplendor da lua
Mas quem dera eu possa ter
Esse dom de renascer.

Inserida por MarcoARCoura

⁠ Quartzo humano

É como um mar
capaz de vitimar
mesmo sem saber nadar
eu vou-me aventurar

Entre sobreviver e viver
hei-de arriscar
com determinação e vitalidade
irei triunfar

Não descansarei
não repousarei
não adiarei
E te encontrarei

E finalmente te encontrar
Será esplêndido
poder novamente respirar.
Óh meu Quartzo Citrino

Instantaneamente tatuei-te
apelei-te, amei-te e procurei-te.
Beber-te com meus olhos mansamente
Embarquei em tua mente
como alguém que escondesse.
Óh sentimento sem idade

Inserida por Abbih_Santos

Era sempre com um sorriso simpático que os crocodilos
nos aguardavam para um "papinho amigo". Nunca quis
estreitar os laços de amizade com eles, e é por essa razão
que estou aqui contando a história...
Ósculos e amplexos,
Marcial

NOSSA VIDA EM KINSHASA

Marcial Salaverry




Pode-se dizer que Kinshasa era uma cidade moderna, com tudo que pode ter em uma cidade moderna. Peço não esquecerem que vou dar uma visão da cidade e da vida que levávamos lá, há 50 anos atrás. Como está hoje, não tenho muita idéia, pois as coisas mudaram muito.

Na época, a vida social em Kinshasa era intensa. Como já tive oportunidade de dizer, os diversos núcleos europeus que lá existiam levavam uma vida meio segregacionista, não se misturando muito. Os núcleos maiores eram logicamente os belgas e os portugueses que, aliás, não se afinavam muito.

Havia também um grande número de gregos, paquistaneses, americanos, franceses e, em menor número, italianos, espanhóis, dinamarqueses (maioria eram as enfermeiras dinamarquesas). E em meio a essa Torre de Babel, alguns brasileiros doidos.

O interessante é que quase não havia mistura. As escolas eram separadas (por questão linguística e de afinidades, meus filhos estudaram na Escola Portuguesa).

Até mesmo para diversão, cada colônia tinha suas preferências e se concentravam mais em determinados clubes ou boates. Havia o "Manhattan Club", mais frequentado pelos portugueses, e era o mais movimentado. Já os belgas, preferiam o "Scotch Club". Claro que ambos eram frequentados por pessoas de todas as colônias lá existentes, e apenas os jovens que se discriminavam com um pouco mais de ênfase, principalmente em casos de "paqueras internacionais". Embora surgissem pequenas rusgas, geralmente tudo era levado a bom termo.

A princípio estranhava um pouco essa "separação", acostumado que estava com a mistura que sempre existiu no Brasil, mas logo me acostumei, e por ser brasileiro, circulava entre todas as colônias sem qualquer problema. Mesmo entre os sempre elitistas norte-americanos.

Para o chamado lazer familiar, havia uma grande variedade de locais e recantos, alguns paradisíacos, vamos falar um pouco de cada um deles, pois vale a pena. Afinal, já dizia uma velha música, "Recordar é viver"...



Lac Ma Valée, trata-se de um lago, situado a alguns quilômetros de Kinshasa. Para chegar-se lá, era necessária uma boa dose de vontade de chegar, pois a estrada tinha um grande trecho "tipicamente congolês". Valia a pena o sacrifício, pois o local era lindo demais. Muito verde, natureza quase intocada. Água clara, limpa, podia-se pescar deliciosos "capitães" (não, claro que não eram do exército. É um peixe chamado "capitão"). Um local adequado para churrascos. Geralmente formávamos um grupo para ir lá. Ruy, Lucy e Stella Hasson, Eneida e Luigi e os Tornero. Na volta, fim da tarde, parada obrigatória na "Boulangerie du Parc N'Binza". Uma confeitaria no meio da estrada, mas onde quase todos se reuniam nos fins de semana, para saborear os melhores doces portugueses que já comi em minha vida. Coisa de louco mesmo. Vidinha difícil e sacrificada...



Les Chuttes, ou seja, "quedas". Um trecho do Rio Congo, que formava umas corredeiras de um visual muito bonito. Era um local mais adequado para passeios curtos, tipo depois da piscina, com o intuito de "esticar" a tarde. A água apesar de convidativa não nos atraia, devido à possível presença de nossos queridos amiguinhos crocodilos. Não tinha qualquer interesse em estreitar os laços de amizade.



Esses os locais que mais marcaram. Havia outros, como os jardins do Palácio do Governo, situado na colina "de l'OUA (Organization de l'Unité Africaine)". Numa de suas muitas crises de megalomania, o Presidente Mobutu resolveu fazer uma réplica dos famosos Jardins de Versalhes. Ficou realmente um jardim muito bonito, de uma manutenção cara demais para os padrões congoleses (onde será que já vi isso?) e que enchia os olhos dos visitantes estrangeiros, mas que deixava o povo se roendo de raiva. Fazer o que? Parece que o poder sempre mexe com a cabeça dos pobres mortais. E Mobutu nunca foi uma exceção, muito pelo contrário.



E, finalmente, os clubes sociais, com suas piscinas e quadras para prática de diversas modalidades esportivas. Enfim, o que não faltava eram opções de lazer. Havia para todos os gostos. Do que sentíamos muita falta, era de cinemas, pois os poucos existentes, além de desconfortáveis ao extremo, ainda tinham um som péssimo. Um dos únicos filmes que consegui assistir, foi o comemorativo da Copa de 70. Valeu a pena o sacrifício.



Outro passatempo muito "praticado", era o passeio aos "Libre Service" (shopping da época). Como sempre havia falta de muita coisa lá, esse era um "passeio" necessário, pois existia a necessidade de ver-se as novidades, comprando o que, e quando surgisse. Geralmente tínhamos o serviço de informações, sempre que surgia alguma coisa interessante, um avisava o outro, e lá ia a procissão...



Havia também o chamado "Mercado do Marfim", onde podia-se comprar lindas peças de marfim entalhado, cujo comércio aliás, era ilegal, mas praticado às claras (continuo achando um quê de familiar...) Nesse "Marché du Ivoire", encontrávamos também magníficos trabalhos em madeira, bem como telas preciosas, e sobre o trabalho dos artistas, sejam os pintores, escultores, há que se dedicar uma atenção especial, o que será feito em capitulo à parte pois, realmente é algo digno de nota. Podem aguardar.

Relembrando as coisas lá vividas, posso asseverar que foi um experiência de vida muito válida, e que me faz procurar ao máximo bem aproveitar a oportunidade e procurar fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, vivendo "um dia de cada vez", pensamento que sempre tive lá, e me ajudou a viver e sobreviver para poder contar a história...

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠Quantos de nós por aqui irão passar. Viverão por um curto período e logo irão sumir como se nunca tivessem existido.
A mente humana segue a mesma direção do resto da natureza: sobrevivência e felicidade. Vivemos uma vida vazia onde o foco é só nos satisfazer. Só vai ser bom quando for bom pra todos. Nesse mundo quem se dá bem é o desonesto, e os mais humildes ficam com o sonho do paraíso, porque este lhes foi roubado.
Por isso dizem: “o mundo é dos espertos”.

Inserida por Vinischuartz

⁠A explicação para à existência é metafísica, no empirismo jamais encontraremos respostas para nossa origem. As respostas estão além da ciência ou qualquer pensamento que já tenha sido gerado pela mente do homem. Tudo que temos são interpretações sobre o que é real.
Se existir um cosmo,ele está aqui manifestado. Procuramos respostas, cada explicador traduz suas visões utilizando a imaginação, força criadora que antecede a informação.
A mente humana pode sondar toda a realidade do céu a terra.
Da onde vem o pensamento? Deus?

Inserida por Vinischuartz

⁠Reflexões filosóficas servem para tornar a vida mais agradável, qualquer outro objetivo é ilusório. Quando a filosofia se materializa: nasce uma nova ciência.
O foco dos questionamentos são a essência.
O que nos move? Por que vivemos? Aonde estamos? Qual a definição do que os sentidos captam e o cérebro interpreta?
A realidade é empírica, racional ou transcendental?

Inserida por Vinischuartz

⁠Quando criança, imaginamos um universo de possibilidades, diversos porquês, profissões que pareciam ser super reais (como ser super heróis, por exemplo.), criamos fantasias falsas sobre a vida e acreditamos em contos de fadas. Uma vez que você tem uma expectativa sobre a vida, quando se cai na realidade, costumamos ficar presos no que chamo de "sentença", você fica aborrecido, amargo e cai na vida real onde tudo é totalmente diferente do que nos foi acreditado antes.
A criança perdida em meio a um turbilhão de emoções, sentimentos e pensamentos se encontra fora de si perante a nova pessoa que se encontra.
Nossos sonhos perdidos, nossos desejos abandonados e os contos de fadas, hoje se encontram em colapso.

Inserida por IsabellyGuimaraes

⁠Pausa

O mundo está tão diferente
Vento que era de agosto
Tá tudo tão sério
Vem primavera tomar seu posto

O mundo está tão diferente
É um se distanciando do outro
Perdendo grandes oportunidades
Esquecem que a vida é um sopro

O mundo está tão diferente
Com valores invertidos
O orgulho anda vencendo
Infelizmente estamos divididos

O mundo está tão diferente
Olhos tristes por trás de sorrisos
Gritos de socorro
E ninguém dá ouvidos
Poema autoria #Andrea_Domingues ©️

Todos os direitos autorais reservados 16/09/2022 às 22:15 hrs

Manter créditos de autoria original _ Andrea Domingues

Inserida por AndreaDomingues

⁠As pessoas chegam e se vão muito rápido
Na minha vida poucas ficaram
Todos que eu gostei e ainda gosto
me deram muitos momentos
que hoje seriam muito importante
minha infância foi breve, mas com dor
entre as lagrimas e perdas
esqueci que ainda era criança
esqueci que o tempo passa
esqueci que só tenho essa vida
e nessa vida nunca mais poderia ser criança
hoje lamento, com arrependimento
todos que se foram rápido demais
tudo que fiz de ruim para eles
tudo que pude fazer e não fiz
é tarde pra escrever e já estou cansado
tarde pra pensar nisso, já estou cansado
tentei de tudo mais só existe o futuro
com coisas novas, gente nova e aventuras novas
coisas que vou gosta e mais coisas para me arrepender
mesmo não gostando, pois não gosto
existe algo diferente que posso fazer ?

Inserida por DanielAssuncao

⁠Sobre vida

A vida é um labirinto de espelhos,
Com uma linha discreta e humilde mostrando o caminho,
Luzes por todos os lados causando distração para o sentido contrário
O teto é de ouro maciço, porém tão alto que não se pode alcançar

No início encontram-se a maioria,
Pois ainda não aprenderam a caminhar,
Cegas pelo que veem, cegas pelo reflexo
Imaturas demais, inexperientes demais
Alguns escalam paredes,
Outros correm em círculos
Mas todos em comum, desprezam o caminho

Quem ousa entrar no labirinto,
Por idade, traumas ou até mesmo por um momento de epifania,
Encontra um caminho solitário e dolorido,
Corpos empilhados em livros e diários,
Compositores e filósofos que não chegaram ao fim
Frustrados, mortos e muitos cansados de caminhar

Aqui as cores perderam o brilho,
Não há como sentir o prazer da ignorância,
As luzes, os espelhos e o ouro são rasos e sem importância,
O espiritual sofre com a solidão

O labirinto é confuso e complexo,
Por vezes nos coloca de volta onde começamos,
Confrontamos o passado e temos a certeza
De que se estar perdido é melhor do que viver inconformado

Caímos na estrada agora mais experientes,
Encontramos velhos caminhos e finalmente entendemos seus ensinamentos
Seguimos seus conselhos e percebemos que a linha que mostra o caminho
Também foi manipulada, o labirinto que tinha um final claro e fácil,
Foi corrompido pelos ‘bem intencionados’.

A maturidade e a experiência começam a dar frutos
E agora quem é de verdade, sabe quem é de mentira
As cores e o brilho do início já não fazem diferença nem falta
Estamos emitindo luz própria, clareando nosso trajeto
E avistando novos rumos,
Aqui novos amigos aparecem,
Vocês percebem que só estava andando com a cabeça abaixada
Cansados do julgamento de tentar
Finalmente o labirinto parece estar chegando ao fim…

Neste momento você olha para trás para contar as novidades,
E entende somente agora o porque sentia-se inconformado,
Sua luz própria expõe aspectos que são invisíveis aos demais,
E o labirinto novamente cobra seu preço,
Seguir na verdade, ou na esperança de iluminar o caminho alheio.

Inserida por jonas_flores

⁠Para preencher as “Lacunas de Conhecimentos” e devido à “Necessidade de dar sentido a vida humana”, (ainda que usando o Autoengano, as Expectativas absurdas, as Mitologias ou algum Arquétipo), os antigos inventaram que: “Fomos Criados por algum tipo de Deus”…
Porém como Deus é invisível e não possui a capacidade de mudar o que já aconteceu.
O homem lúcido e racional (sendo o maior evento biológico já produzido pela Natureza), ele compreendeu que a humanidade ainda vai ajudar transportar a vida da Terra para outros planetas...
E que para realizar essa dificílima tarefa surge humanos com a possibilidade de compreender até a si próprio, assim como, de assumir o controle do seu próprio destino.
As Mudanças, a Promiscuidade, as Mutações Vantajosas, Cozinhar os alimentos e a Seleção Natural fizeram com que o cérebro dos Hominídeos passassem de 400 gramas para as 1200 gramas do Homo Sapiens.
E a “Engenharia Genética” aumentará a insignificante diferença existente entre o DNA do Homo Sapiens e o DNA dos Macacos (que atualmente é de apenas 1,7%), para valores maiores.

Inserida por LisandroHubris

Livre-arbítrio

⁠Dê as pessoas o poder do livre-arbítrio
elas vão escolher um caminho
que provavelmente não te inclui,
você é bom demais...
...e causa medo

Mas olha para tráz
Quão longo é o caminho...
...que percorreu
E o peso te feriu,
Mas fortaleceu

Do que você precisa, é apoio?
Mas outras precisam mais
Você não pediu...
...mas nasceu independente,
Não vulnerável

é dói mesmo assim
Um dia vai entender o por quê...
...de muitas perguntas
e não vai mais fazer sentido,
porque a vida segue.

Inserida por Silva_Debora_Santos

⁠Girassol
Tão amarelo quanto o Sol
Apontando para o Sol nascente
Sua cor lembra um ipê em seu ápice

Os sábios dizem que ele simboliza esperança
A esperança de um novo dia, de um novo nascer
A luz do Sol nos traz a vida, o calor, a esperança
Além de nos acordar todos os dias, dizendo que é hora de tentar novamente

São poucas que escutam a sua canção
E despertam com a emoção
Como se estivessem desabrochando após longos meses de frio e solidão

Aguardando o Sol nascer
A Lua descer
E a vontade de viver.

Inserida por pakashawomman

⁠ O EFEITO DE SER MULHER
O lindo, se fez Mulher
E nesse corpo,
Deus quisera completar:
Ser ela fonte para a vida
Podendo filhos procriar.
Então,
No corpo dela se fazia
O que ao homem não podia.
Luz Divina possui a mulher,
podendo vidas gerar.
Maior ainda,
está em quem vai de encontro a pequeninos,
de crianças que, não pôde ter.
E, com amor para dar,
procura nelas a sua vida completar,
e a delas também.

Inserida por gerson_amaral

⁠A pior desgraça da vida!



A pior desgraça da vida,
é você acreditar,
que votar em um candidato,
a sua vida vai mudar.

O miserável não tinha nada,
morava em favela, seu carro
velho coitado, só pegava na
banguela.

Um dia se filiou a um partido,
e se lançou a vereador pelos
favelados foi eleito.

E terminou governador,
e os seus eleitores coitado,
nunca mais ele foi vê -los.

Continuam na miséria,
vivendo de água e pão.
Mas, todo período de eleição,
elesfazem, boca de urna,
para eleger, mais um ladrão.

⁠A pequena sereia não sabia nadar, apesar disso se lançou no mar, seu medo mais profundo virou sua liberdade mas também sua prisão.
No mar aberto não existe outra solução senão, nadar contra ou a favor da correnteza.
O dia passou e a pequena sereia queria voltar, se ver livre daquele grande mar que um dia foi tão almejado a ponto de fazer ela aprender a nadar, porém já não se recordava do caminho, e ninguém poderia lhe ajudar, então a pequena sereia nadou, nadou, nadou, nadou, nadou e nadou até se cansar....

Inserida por MEYMEY

⁠Desacelere
Retire o pé do acelerador

_ Para que correr tanto?...

Uma hora, em uma curva fechada: Puf!...
Ou um louco na contramão: Puf, puf!...

A vida passa tão depressa
Deixe o planeta girar
Pare, pense, reflita
E fique em paz
Ame mais
Ria demasiadamente
Pare de se estressar...
O que você ganha com tantas irritações e brigas?
Nada.
Só tristeza e amargura na alma.
No dia seguinte ou depois
Brigas, discussões e estresse de novo...
Psiu!... Calma!... Relaxa!...
Se aquieta
Acalme o seu coração
Aproveite os segundos
Aprecie a natureza
A família
Os amigos
E coloque Deus no coração.
A galáxia gira sem parar
O seu coração
Um dia irá estacionar
Não deixe para o fim da vida
Querer apreciar a beleza da vida
E sentir saudades dos que se foram
E deixou de dizer:
_ Eu te amo!... Gosto muito de você!... Adoro a sua companhia!... Fica comigo mais um pouquinho, vai!... Me dê um abraço gostoso!...
Então
Viva e seja feliz
Paz no coração

Inserida por PeregrinoCorrea

Chegadas...

⁠Quando alguém
Em sua vida chegar
Que seja sempre
Para acrescentar!

Que seja leve
Que seja gostoso
Que seja divertido
Que seja amoroso!

Que nossas dores passadas
Fiquem onde devem ficar
E que só a felicidade
Possa, em nós, habitar!

E que nessa vida tão linda,
Possamos encontrar alguém
Que nos cure e sempre...sempre
Nos faça sentir bem!!

E, se você encontrar
Esse alguém especial
Aproveite cada segundo
Do início até o final!!

VÂNIA CAETANO 🐛 🦋

Inserida por VaniaCaetano

⁠Uma memória de uma vivência breve
pode ter uma valor imensurável
se for rica em simplicidade,
em euforia, em vitalidade,
de uma maneira liberta,
sem cobranças, sem maldade,
assim, na mente pode tornar-se eterna e ser transformada
numa dose de coragem.
Isso faz parte da grandiosidade da vida
que mesmo sendo passageira,
pode ter um sabor de eternidade
se for constantemente usufruída na beleza de cada simples detalhe.

Inserida por jefferson_freitas_1