Textos sobre como Curtir a Vida
Nós vamos morrer. Então, vamos viver.
Essa é a única certeza que temos desde o dia em que nascemos: a morte. Passamos a maior parte da vida tentando ignorar esse fato. Vivemos como se tivéssemos todo o tempo do mundo, adiando planos, guardando sentimentos, esperando por um momento ideal que pode nunca chegar. Mas a verdade é que o tempo não espera por ninguém. Cada dia que passa é um dia a menos, e no fim, o que realmente importa não é quanto tempo temos, mas o que fazemos com ele.
Então, por que não viver de verdade? Por que não dizer “eu te amo” sem medo? Por que não perdoar e seguir em frente? Por que não tentar algo novo, mudar de rumo, sair da rotina? Passamos tanto tempo presos a preocupações, a problemas que nem sempre importam tanto, que esquecemos de aproveitar o presente. Guardamos palavras para depois, acumulamos ressentimentos, evitamos riscos e deixamos os dias passarem sem propósito. Mas e se não houver depois? E se esse for o único momento que temos?
A vida é feita de escolhas. Podemos escolher viver intensamente ou apenas existir, passar pelos dias no piloto automático, cumprindo obrigações, repetindo padrões, sem jamais nos permitir sentir a verdadeira alegria de estar vivos. Mas será que vale a pena viver assim? Será que, no fim da vida, não vamos nos arrepender mais daquilo que não fizemos do que dos erros que cometemos?
Não sabemos quanto tempo nos resta. Pode ser muito, pode ser pouco, mas independentemente disso, devemos aproveitar cada instante. Viver não significa apenas respirar e sobreviver; significa sentir, experimentar, amar, errar, recomeçar. Significa olhar para trás e saber que aproveitamos cada momento da melhor forma possível.
Então, pare de esperar. O momento certo não existe. A vida acontece agora, neste exato instante. E se há algo que você deseja fazer, faça. Se há algo que precisa ser dito, diga. Se há um sonho guardado, corra atrás dele. Porque, no fim das contas, a única coisa pior do que a morte é perceber que nunca realmente vivemos.
Fecho meus olhos
e na minha mente em frações de segundos revivo tempo perdido.
Eu poderia ter aproveitado mais a presença dos meus amigos de infância ,na adolescência aquele futebol na lama ou na quadra com meus melhores amigos, eu poderia ter aproveitado mais momentos na escola em grupos colégios faculdade , poderia ter aproveitado mais aqueles entes queridos, eu poderia ter vivido mais ao lado dos meus pais em casa com minha irmã , ter abraçado mais minhas filhas ,poderia ter aproveitado mais tudo aquilo que hoje me faz muita falta .Eu poderia ter aproveitado mais e ter feito muita coisa diferente em diversos situações da minha vida no meus empregos com grandes salários que tive , poderia ter agradecido mais aqueles que sempre tiveram em volta de mim , eu poderia ter agradecido mais ao invés de reclamar e achar que tudo isso era pouco.Em um piscar de olhos vc perde muita coisa , daí vc diz em voz baixa pra vc mesmo , poderia ter sido diferente. Em um piscar de olhos tudo muda, se torna uma roda gigante , ontem vc estava lá em cima e hoje lá em baixo. A vida não me proporcionou isso, não posso culpar a vida e tão pouco ninguém, foram minhas escolhas .Hoje só tenho que agradecer e continuar a caminhada e fazer diferente , valorizar mais o que tenho , valorizar mais minha família ,selecionar mais quem eu quero do meu lado , valorizar mais o meu trabalho , pois tudo isso passa logo em um piscar de olhos em frações de segundos .
Já quis tantas coisas
Hoje só quero viver em paz , e ter a presença de Deus em tudo que eu fizer .
Ecos do Infinito
A vida é um sopro que dança no tempo
É vento que sussurra segredos antigos
Rio que escorre sem olhar para trás
Estrela que brilha sem pergunta o por quê
Efêmera. Inconstante. Radiante.
A vida é um sopro que dança no tempo
É lagrima que rega jardins invisíveis
Eco de risos em tardes douradas
Silêncio que fala ao coração desperto
Profunda. Intensa. Misteriosa.
A vida é um sopro que dança no tempo
É a pagina em branco e a tinta correndo
Sonho que insiste mesmo ao despertar
Abraço que fica quando tudo se vai
Infinita. Persistente. Acolhedora.
A vida é um sopro que dança no tempo
E quem aprende dançar com ela
Descobre que o eterno se vive no instante
Sábia. Livre. Atemporal.
Quanto tempo me resta? Quantos sorrisos darei?
Não sei... Mas sei que a cada verão verei o sol se pôr.
E a cada dia que passa, o mundo se transforma diante de mim,
Como se a cada experiência eu me remontasse,
Como se a cada fase eu renascesse,
E aquele que fui ficasse para trás,
Olhando para frente, esperando o sol nascer outra vez...
As cores da vida, nós as escolhemos. Se você pintar sua vida com tristezas, decepções e frustações, isto definirá sua vida. Se, por outro lado, a pintar com alegrias, aprendizados, possibilidades, aperfeiçoamentos e sonhos, terá uma vida mais colorida, ainda que com todos os pesos e dores que ela nos impõe.
Marta Almeida: 14/02/2025
A vida passa num segundo… Entre tantos afazeres cotidianos… trabalhar, cuidar da casa, varrer, lavar louça, lavar roupas… muitas vezes deixamos nossos sonhos de lado para cumprir essas tarefas.
O tempo escorre pelas mãos, e quando nos damos conta, anos se passaram sem que tivéssemos realizado aquilo que realmente desejávamos.
Por muito tempo, vivi essa rotina previsível, onde os dias se repetiam como se estivessem presos em um ciclo sem fim.
O trabalho consumia minhas horas, e as obrigações domésticas completavam o restante do tempo.
Parecia que minha vida estava sendo vivida no piloto automático, com pouco espaço pra novidades ou descobertas.
Mas então, tudo mudou.
Hoje, eu vivo na estrada, conhecendo lugares diferentes a cada semana no meu motorhome.
Minha rotina continua existindo: ainda lavo louça, roupas, faço faxina… Mas com uma grande diferença: agora, o cenário muda constantemente, e cada dia traz uma nova experiência.
A janela da minha pequena casa sobre rodas se abre para paisagens que antes só via em fotos.
O nascer do sol pode ser à beira de um lago cristalino, e o pôr do sol pode se despedir atrás de montanhas imponentes.
Cada tarefa do dia a dia se tornou mais leve porque não está mais presa à monotonia.
A estrada me ensinou que a vida não precisa ser uma lista interminável de obrigações. Sempre haverá louça para lavar, roupas para limpar e chão para varrer, mas agora faço isso com o vento fresco entrando pela porta do motorhome, ouvindo os sons da natureza ou apreciando a movimentação de uma cidade desconhecida.
Viajar não significa escapar da realidade, mas sim ressignificá-la.
Hoje, trabalho e cuido da minha casa, mas também respiro novos ares, coleciono histórias e me permito viver.
A vida continua passando num segundo… mas agora, eu a vivo intensamente, sem deixar meus sonhos para depois… eu escolho como quero vivê-la!
A vida, às vezes, nos desafia de maneiras que parecem impossíveis de suportar, mas é justamente nesses momentos que a nossa força se revela.
Cada lágrima enxugada, cada passo dado, mesmo com o coração pesado, é prova da sua coragem e da sua fé.
Que hoje e sempre, Deus derrame sobre você bênçãos sem medida paz para acalmar a alma, força para seguir em frente e luz para guiar seus caminhos. O que hoje parece difícil, amanhã será testemunho de superação.
Acredite: o tempo certo chega, a cura acontece e o recomeço floresce. Você é mais do que vencedora!
A verdadeira sabedoria não está em saber todas as respostas, mas em ter a humildade de fazer as perguntas certas. A vida ensina, mas é o coração aberto e a mente tranquila que acolhem seus maiores ensinamentos.
Que em cada desafio, você enxergue uma oportunidade de crescer. Que em cada tropeço, encontre uma lição. E que, acima de tudo, saiba que a paciência e a fé são companheiras silenciosas, mas poderosas, no caminho da verdadeira compreensão.
“Feliz é aquele que encontra a sabedoria, e aquele que adquire entendimento.” - Provérbios 3:13
A Vida, no Silêncio da Dor
Somos partículas perdidas em um cosmos que nos observa, mas não nos compreende. A vida, que nos promete brilho, nos rouba a luz. Crescemos com a ilusão de que podemos voar, mas logo a realidade nos prende ao chão. Cada dia, uma luta invisível, onde as cicatrizes da alma não se veem, mas pesam tanto quanto o corpo. Nosso grito não ecoa, e mesmo cercados, permanecemos solitários, como vultos que nunca encontraram seu reflexo. Os sonhos, outrora plenos, se desfazem diante de um espelho que não reflete mais a esperança. O tempo, implacável, nos ressignifica, nos faz aceitar o que jamais desejamos. E no fim, nos perguntamos: seremos apenas fragmentos de uma história sem começo ou fim? A vida, com toda sua dureza, nos ensina que talvez o maior aprendizado seja viver sem respostas. Talvez sejamos apenas sombras buscando a luz, sabendo que, no fundo, somos feitos do que nunca será. Viver é preencher o vazio com a dor, e, ainda assim, caminhar. #David_Marinho.
Você só colhe aquilo que planta!
Muitas vezes vemos pessoas, principalmente nas redes sociais, que nada fizeram, nada cultivaram e por nada se esforçaram, também colhendo frutos. Porém, ao sair da superficialidade, observamos que são "conquistas e realizações" passageiras, vazias, com fins apenas exibicionistas para ter likes e/ou causar inveja. Tudo muito raso e efêmero.
Os verdadeiros frutos,duradouros, são apenas para aqueles que se esforçam, se dedicam, isso leva tempo e geralmente esforço diário, porém poucos conseguem.
Vida Pávida?
Será que a vida é bela?
Todo mundo a ama,
ou que há nela?
Nunca se sabe o que fazer.
Mas será que é só viver?
Num dia estamos engatinhando, noutro trabalhando.
Talvez o tempo tenha passado rápido demais,
ou será que o perdi
sem ter olhado para trás?
Somos como uma flor: plantada, cresce, vive e morre.
Mas quem planta?
Deus? Devemos refletir?
Na verdade, nem adianta.
Acabamos pensando e produzindo demais.
Somos algo tão complexo,
para muitas vezes sermos jogados fora.
Nessa angústia, antes de consertarmos,
já teríamos ido embora.
"minha história é construída através de cada passo que dou, entre altos e baixos vou seguindo adiante. pois no final de tudo isso, o que sobrará será o meu legado que deixei na terra. para muitos não haverá significado algum, porem para mim, isso mostra a historia de uma pessoa e seus últimos suspiros em vida.
não controlo o que vai acontecer no futuro, mas podemos controlar o que acontece em nosso presente, viver o agora, para deslumbrar o novo amanhã"
Os dias estão ficando cada vez mais burocráticos,
Precisamos de hora para acordar;
Para levar as crianças na creche;
Hora para ir trabalhar;
Tem hora até para reclamar.
A rotina contada, sem espaço para respirar,
Você trabalha:
Segunda, terça, quarta, quinta e sexta.
Sábado não é dia de descanso, precisa fazer
o que não conseguiu na semana.
Domingo não é mais o dia da família,
sobrou apenas o lamento e a dor.
Onde foram parar os sonhos,
os projetos, os dias felizes,
porque sempre precisamos olhar para trás?
Olhar pra aquilo que não faz mais sentido.
É assim a vida Adulta, cada vez mais burocrática,
com todos os afazeres da vida.
A vida a dois tem seus desafios e conquistas, Procuramos 100% de perfeição, mas encontramos imperfeições. Focamos nos 10% de defeitos, esquecendo os 90% de qualidades, Transformamos a sala em ringue, com palavras mal colocadas.
Ninguém é perfeito, todos têm seu jeito e história, Cabe a nós avaliar, seguir em frente ou retroceder. Amor e convivência exigem paciência e empatia, Aceitar as diferenças, valorizar o que nos uniu.
Na jornada, as imperfeições fazem parte, Superar desafios é encontrar a essência do amor verdadeiro. Lembrar que 90% de boas qualidades merecem atenção, E que os 10% de defeitos não devem nos cegar.
A afirmação de Jesus de que “vós sois deuses” abre um campo de investigação que nos leva à intersecção entre a razão, a espiritualidade e a evolução do autoconhecimento. Ao analisarmos essa declaração à luz dos ensinamentos presentes nas diversas doutrinas, percebemos que a busca pela verdade interior é um caminho comum traçado pela filosofia, pela teologia e pelas ciências espirituais. Essa investigação se revela ainda mais profunda quando consideramos os conceitos, onde se afirma, que “Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”. Dessa premissa, poder-se-ia inferir que características inerentes ao Criador residem, de forma latente, em nosso espírito, mas tal conclusão demanda uma reflexão mais apurada.
trecho do Livro Vós sois Deuses
de Valdira Abreu Magalhães Nina Lee de Sá
- Jesus para mim, foi um pregador de amor, redenção e vida. E reside em minha consciência. Entendo que, mesmo que Jesus nascesse muitas vezes, a fé humana ainda poderia não compreender plenamente seus ensinamentos, e o criticariam como a tudo fazem.
Trecho Livro : Vós sois Deuses
autora Valdira Abreu Magalhães Nina Lee de Sá
Dia 30
Um mês...
Sem o convívio contigo,
Sem ouvir tua voz,
Sem poder te tocar,
A saudade é minha maior companheira,
Fiel escudeira nesse caminhar,
A fé é a certeza do que não se vê e não se pode tocar,
Eu sigo à te esperar,
Diga após dia,
Enquanto o fôlego de vida,
Puder me levar...
Em um mundo onde a dor se esconde,
A empatia é a luz que responde.
Sem limites, ela abraça o coração,
Fazendo da vida uma doce canção.
Nos olhos do outro, um espelho brilha,
Refletindo a dor que a alma destilha.
Estendendo as mãos, somos todos irmãos,
Construindo pontes com gestos e ações.
Quando o amor fala, o silêncio se cala,
E em cada história, uma esperança se instala.
Sem fronteiras, sem medo de amar,
A empatia nos ensina a escutar.
Assim seguimos, unidos na jornada,
Com corações abertos e almas encantadas.
Pois não há limite para quem quer sentir,
Na dança da vida, vamos nos unir!
Muitas pessoas que projetaram suas vidas
Hoje estão no caixão.
Vários sonhadores à deriva,
Prejudicados pela vida, morreram em vão.
Projetar sua vida é um desperdício,
O coração perdido em meio à ilusão.
No vício, com carência, à beira do precipício,
Querendo vencer, mas esperando alguém segurar sua mão.
Acredite nas pessoas que têm algo a mais,
que preenchem a vida com gestos simples e grandes atitudes.
Elas falam a verdade, pedem desculpas com pureza,
são transparentes, sem medo de errar.
Com um sorriso, uma palavra, fazem a diferença.
Deixam sua marca,
buscando um amor que transcende,
que nos leva ao sentido real de estarmos aqui.
- Relacionados
- Textos de Amor
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Textos de Fernando Pessoa
