Textos sobre Caminhos
Estrada incerta
A vida é uma estrada incerta... ora sinuosa, ora serena. Se mostra inquieta em busca de tantas respostas, em um mundo às vezes de costas!
Na perenidade, ou por receio, insegurança ou temor, deixamos perdidos no meio do caminho os sonhos, o amor, a esperança e a garra para seguirmos enfrente. Deixamos de ser o condutor desta vida etérea, e assim, sem darmos conta, nos abandonamos feito as placas de sinalização empurradas pelo vendaval da realidade, completamente perdidas nos acostamentos do ontem.
Somos humanos e é por isso que temos o direito e o dever de crescer todos os dias. Posso deixar para trás caminhos, que sempre percorri, mas posso aprender a trilhar um novo caminho. Entretanto, só eu posso decidir por este renascer diário.
Marilina Baccarat no livro "Pelos Caminhos do Viver"
Mais um ano se passou e eu ainda continuo aqui esperando por você, uma espera árdua comparada a de um filho que aguarda o retorno de um pai morto na guerra. Olho para trás e não consigo ver as pegadas percorridas pelo caminho. Elas estão cobertas por cada lagrima que já derramei por você. E estas lagrimas possuem cor e cada tom representa o motivo pelas quais eu derramei. Algumas mais escuras e outras mais claras, mas todas significam o quanto eu já perdi com isso. Você e seus mistérios tornaram o meu mundo desconhecido, e a incessante vontade de te descobrir transformaram o meu amor numa estranha obsessão. Anseio cada dia mais te respirar, te sentir, te amar e a sua incógnita negativa torna-te cada vez mais perfeito a esse jogo de regras ditado por um estranho. Vivemos uma historia de ficção, na qual o enredo e baseado nos mesmos clichês: a mocinha problemática se apaixona pelo rapaz impossível. E essa historia acabou por sendo esquecida e contudo não terá um final feliz.
Caminhos separados, hoje estamos fisicamente distantes e emocionalmente despedaçados. Você não sabe o quanto eu desejo encontrar a pagina perdida do nosso livro, a principal parte da união do Eu e Você, juntos para sempre. O lado que constrói a ponte entre eu e você no mundo, e que liga nosso amor em um só. Sem isso, os meus dias tornaram-se um loop doloroso, onde a cada dia eu morro mais um pouco. Eu quero te amar sem medo, mas principalmente eu quero que você descubra o que não e ter medo, do medo de amar.
Equilíbrio
Estava aqui neste exato momento espalhando pensamentos pelo ar. Alguns eu soprei para longe e já foram levados pelo vento pra algum lugar deste mundo de meu Deus. Outros foram pousar no coração de alguém e talvez construir morada. Já outros pairaram sobre minha cabeça e, rodopiando, rodopiando, me trouxeram a seguinte reflexão:
Já tentou caminhar em uma corda bamba, ou nos meios-fios das calçadas?
Quando estamos caminhando por uma base estreita acima do chão, se olharmos para baixo, nós perdemos o equilíbrio do nosso corpo e caímos, mas se olharmos para frente em linha reta, nós conseguimos manter o equilíbrio.
O que nos orienta se estamos pisando corretamente na base são os nossos reflexos. O fato de algumas vezes cairmos, é porque deixamos de olhar para frente, tiramos a atenção da nossa direção e da nossa meta exatamente no momento em que voltamos nossa atenção para o chão. Basta observar os malabaristas caminhando sobre uma corda bamba; eles olham para frente, e jamais para o chão, pois se fizerem isso, perderão seu equilíbrio! Olhar para os lados nos deixa desorientados, mas olhar do alto para o chão enquanto se caminha por uma faixa estreita é fatal, perdemos de imediato o equilíbrio e caímos!
A mesma situação ocorre com a nossa vida, perdemos o nosso equilíbrio interior e a capacidade de manter a nossa meta de vida cada vez que olhamos para trás, para o nosso passado. Trazemos dele os reflexos de uma energia muito forte! Uma energia que nós mesmos geramos e carregamos conosco ao longo da nossa vida, porque o passado é parte da nossa história e reflete em nós, aquilo que somos hoje.
O passado possui uma energia muito forte e não podemos deixar esta energia nos puxar para trás, ela deve servir apenas como reflexo para nos auxiliar em novas experiências.
Este reflexo que trazemos conosco do nosso passado deve ser considerado como um alerta que podemos utilizar para construir um presente melhor e um futuro mais equilibrado, não devemos jamais, nos prender a ele, porque isso provocará o retardamento da nossa caminhada, ou mesmo, uma queda que nos deixará feridas profundas na alma. Não podemos permitir que estes reflexos acorrentem-nos em sua origem, lá atrás, no tempo em que nossas ações foram produzidas.
Se o passado prender a nossa atenção, é provável que vamos perder o equilíbrio nas cordas bambas da nossa vida, nas faixas estreitas do nosso dia-a-dia, e certamente vamos cair, e a direção da nossa vida será abalada, nos sentiremos perdidos, sem a mínima condição de progredir e de alcançar a evolução do nosso espírito.
Para Tudo existe Uma Solução
Algumas vezes pensamos que estamos em uma situação diversa da que queríamos para nós, tudo dando errado ou nem seja isso, apenas não esta dando certo, estagnando o tempo que passa por nós de uma forma repetitiva, mas que para os demais ele passa vagarosamente quando fazem algo que não gostam ou rapidamente quando estão ocupados com algo gostando ou não. Nos objetivos da vida para tudo, sem distinção, sempre existirão caminhos diversos para o alcança-los. Quando pensa que o fim de tudo se chegou e de nada valeu, não culpe a si, não culpe ao próximo nem mesmo a sorte que não tem, pois o errar caminhos nos diminuem as hipóteses de se perder novamente desde que não volte a trilha-los. O que se precisa compreender é que o ser humano por natureza é impaciente, quer tudo na hora e no mesmo momento ou então que tudo chegue rápido sem esperar e sem o muito lutar. Se espernear por uma solução não mudara nada sua situação, apenas modifique seus gostos, sua forma de pensar, sua forma de escolhas para tudo, seja sentimental, profissional ou até mesmo em termos de estudos. Precisa mudar as suas atitudes, a sua forma de agir pois se esperar pelo destino ou pela vida pensando que o seu ninguém toma e ninguém tasca, percebera que assim se flui as vidas de pessoas vãs. A iniciativa de uma mudança não depende te oportunidades, nem o local certo e muito menos o momento correto, o que torna aquilo que era sem vida em algo valorativo para uma vida nebulosa, são os preparos e isso se adquire com paciência, determinação, perseverança e confiança, pois se você nada fez e nada conseguiu, o pouco que fizer com toda certeza ira lhe destacar pelo pouco que se tinha.
Autor ( Massáo Alexandre Matayoshi)
O amor não se perfaz numa tessitura inconsútil de atitudes. Por vezes mudar a direção não significa perder o caminho. Mas sim corrigir uma rota que não levaria nossos ideogramas aos lugares almejados. O amor é uma construção que exige remanejamentos, atitudes e desvelos que nem sempre estamos preparados para executar.
Tais Martins
ESCOLHAS
Na vida temos que fazer escolhas boas e ruins, mas isso pouco importa, porque de algum jeito elas sempre trazem grandes mudanças nas nossas vidas e consequentemente para as pessoas a nossa volta, a melhor coisa que podemos fazer é seguir em frente, porque de algum modo tudo pode dar certo e se algum dia você olhar pra trás e se questionar, apenas lembra que suas escolhas foram um pequeno passo para a grandeza a qual você está destinado.
Nem sempre estar no topo significará sucesso e estar na cova um sinal de fracasso. A diferença não é onde estamos,mas para onde vamos. A diferença está na VISÃO que temos dos nossos caminhos.
É preferível estar na cova vislumbrando o céu, do que num estar no alto lugar contemplando a morte
NADA EU SEI DO AMANHÃ...
O tempo fala de eternidade, idade...
O tempo não perdoa jamais...
Se buscas a felicidade...
É o que disseres é que vai valer...
Nada eu sei do amanhã...
Sei que não sei continuar...
Na minha fome de andar...
Não quis saber onde a estrada levava...
E vou...
E vou percorrendo...
E vou percorrendo...
E vou percorrendo CAMINHOS...
Somos uma partícula, que sempre tenta ser mais do que é,
Vivemos em busca da mudança própria, da mudança alheia, vivemos atrás da mudança.
Mas, muitas vezes devemos deixar a vida seguir, sabe, sem mexer nela e ver até onde vai. Paramos e olhamos para o céu, e é como se ele nos mandasse algum tipo de luz e forma para seguirmos, e então volta o circulo vicioso da mudança.
Porque sempre queremos mudar algo ou alguém? Porque nunca estamos satisfeitos com nada ao nosso redor?
Eu, na verdade não sei, continuo sendo aquele menina perdida no mundo, que não saber para onde ir nem como agir. Que quando cai a noite, chora no travesseiro em silêncio, para não acordar ninguém. Que torce pela alegria alheia, mesmo quando ninguém se importa com a minha.
É, talvez eu tenha muito o que aprender sobre mim e sobre mudanças.
Homem, já fazes tua parte, já fazes o bem... Porém, precisas aprender que nem todos buscam a evolução espiritual, nem todos querem da luz usufruir...
O humano por muitas vezes não se encoraja a seguir pelos caminhos estreitos, prefere os atalhos, e não poucas vezes irá despertar sua ira sobre aqueles que escolhem servir a luz e passam pelas provações do caminho, e vencem!
MASSA VERSUS CIDADÃO
A massa quer ir ao shopping fazer compras
O cidadão quer ir pescar
A massa quer a medalha do primeiro lugar
O cidadão quer descansar à sombra de uma árvore
A massa quer todo crédito que o mercado possa oferecer
O cidadão que apenas não ficar devendo a ninguém!
A massa quer ir à Disney
O cidadão quer ir à praia
A massa quer tudo ponta de linha
O cidadão quer apenas ver aquela lata velha funcionando!
A massa frequenta a alta sociedade
O cidadão frequenta o barzinho pra conversa com os amigos
A massa assiste à novela e vai ao cinema(do shopping)
O cidadão assiste ao jornal e dorme no meio do noticiário!
Enfim, a massa tem interesses, aspirações e idéias muito divergentes com o cidadão até ao ponto da massa negar ser feita de cidadãos!
Nossos monstros devoram nossos sentimentos,
nessa vida remota de tantos terremotos...
estamos mortos pelo ador atroz
fora de um mar de desilusões...
marca tão profundas que nunca teve cura,
nos passos tantas virtudes...
bem como transpõem esta vida...
em tantos momentos sejam relevantes...
triste caminho sempre mais um sonho.
por celso roberto nadilo
Não gosto da ideia de não poder controlar minha própria vida. Isso certamente me faz abominar o conceito de "destino".
Se a vida estivesse pré determinada, e se baseasse apenas nas mãos de tal "destino", perderíamos a maior arte que um dia foi posta nas mãos de um ser chamado "humano", a "arte de viver!"
"Destino" sempre levando a culpa pelos "erros e acertos". Responsável por "unir e desunir", decidindo por "acontecer ou não acontecer", por "ser e não ser".
"Destino" que tapa buracos, enterra erros, e que de certa forma, enaltece egos.
Com o "destino" não existem "erros", não existem "perdas", Apenas, "destino"!
"Viver" é arte oposta, escolhas, erros, acertos!?. O "acaso" assume o papel de coadjuvante no espetáculo, seguindo passos dados e caminhos traçados pelo protagonista.
Para alguns "destino' talvez seja questão de crença, para outros de fé. Mas a única crença que desejo levar comigo, é a de que "O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído"
Ah!...como quero entrar o novo ano...
Numa expectativa de novos rumos.
De mudanças claras.
De brisas mais...bem mais leves!
Sem espinhos.
Não quero mais passar por caminhos de pedras e espinhos.
Já aprendi escolher caminhos melhores.
Mesmo que eu dê voltas.
Não preciso ir por caminhos retos.
Nesse ano par, quero encontrar o meu amor.
Aquele amor, que me envolverá em seus braços.
Que irá me dar o aconchego que preciso.
Que irá dá-me motivos maiores para sonhar e viver.
Eu quero sim...realizar meus melhores sonhos em 2014.
Ele é do amor.
Ele é casal.
Ele é par.
E se nada disso eu encontrar...
Devo entender...
Que não estou só...
Estou de braços dados com Jesus.
Ele me guiará em meus dias.
Pois independe do que venha acontecer-me.
Que eu agradeça muito intensamente.
Pois tenho olhos e vejo!
Tenho boca e me alimento.
Tenho braços...
Para dar a quem quiser um abraço gostoso.
Tenho meu nariz que aguçará o meu olfato para sentir o cheiro da vida.
E tenho pernas, pés...para me levar onde eu desejar.
Isso já vale muito estar viva!
E Quando Nos Encontrarmos…
Te esperarei
o tempo que precisar…
Mesmo porque,
Estamos nos
conhecendo ainda.
Não precisamos pressa.
Para que pressa não é mesmo?
Teremos calma,
para nada sair errado.
Eu te espero!!
Porque meu coração
se encantou com o seu.
A minha alma sonha com a sua.
E meu corpo quer o seu…
Saberei esperar!!
E quando nos encontrarmos…
De mãos dadas,
reconheceremos o nosso amor.
E juntos, vamos trilhar
os nossos caminhos.
Até quando Deus assim desejar.
Sempre Em Frente
A liberdade,
me faz seguir
sempre em frente…
Me desprender,
daquilo que me aprisiona,
para trilhar caminhos
que só os voos, me permitem!
Sou livre para sonhar!!
Por isso, não preciso fincar raiz…
Deixa-me seguir…
Encontrar a força que carrego
dentro de mim.
Em busca daquilo que me deixa
cada vez mais leve.
Deixo de ser flor…
E busco asas.
Somente assim…
Cada vez, sou mais ave!
SONHOS
Alguns sonham em ser deuses
Assim como os jardins de violetas
Sonham em ser uma floresta de rosas;
O riacho sonha em ser mar
E o mar se transborda à praia
Porque o que quer mesmo
E alcançar a mais linda pérola.
E assim continuemos com nossos sonhos.
Sejam pequenos ou grandes,
Não demoremos porque as violetas
Fenecem, assim as rosas também,
O riacho e o mar...
Mas sempre haverá um grão dentro da ostra.
Um espelho não guarda as coisas refletidas...
E o meu destino é seguir...
Seguir atrás de meus sonhos...
Que se escondem no horizonte...
Aonde a mais bela estrela brilha...
Caminhar nas madrugadas...
Somente eu e a lua...
Platinando minha estrada...
Ouvir o silêncio de minha alma...
Chorar e sorrir...
Viver o que Deus me permitir...
Este é o meu destino: amar sem conta...
Despir-me do que aprendi...
Esquecer o anjo caído que me tornei...
Perfurmar-me como as flores...
Só assim...
Plenamente viverei...
É chegado o tempo de minha travessia...
Esquecer os caminhos...
Que sempre me levaram aos mesmos lugares...
Quero ter mais uma chance...
De ser feliz...
De amar...
E se eu voltar a errar...
Vou compreender que faz parte...
Viver é uma arte...
Sandro Paschoal Nogueira
O tempo
Que dirão os corações ao tempo que passa
Se não há mais tempo de pronunciar com os lábios?
Então acenam-se as mãos para que fique
E não há como o tempo prestar atenção
Pois seu olhar é sempre à frente.
Que dirão os corações?
Enquanto as lágrimas andam pelos caminhos da face
E vai se esconder em um rio que mora nos lábios...
O tempo olha a cena e passa, porque não há tempo para contracenar.
Joana de Oviedo – direitos reservados
- Relacionados
- 57 frases motivacionais para agradecer por cada etapa da jornada
- Frases de agradecimento para momentos especiais
- Frase Caminhos
- Poemas para finalistas da Universidade que inspiram novos caminhos
- Frases sobre ensinar para iluminar caminhos e expandir horizontes
- Trilhando novos Caminhos
- Frases de Oxalá para guiar sempre seus caminhos
