Textos sobre Amigas
"Encontrei um lugar intocado para preservar o que na vida construí e hoje, com o passar dos anos, descobri e reconheço como sendo meu maior tesouro, os amigos que fiz e as coisas boas que plantei no solo fértil daquele local em que nutrimos nossa mútua afeição, lá onde alguns chamam de lar, e outros chamam coração."
"Viemos ao mundo despidos exceto de si e a carga de uma única certeza ancestral, da incompletude e finitude das nossas existências. Daí a sublimitude deste momento em que nos apercebemos um tanto quanto melhor preenchidos da mesma matéria de nosso próprio ser, aquele instante mágico em que nos reconhecemos em alguém a quem podemos, simplesmente, chamar de amigo."
Se do nada a pessoa te provocar a ponto de te desequilibrar emocionante, como se estivesse procurando gerar um processo às suas custas, pra não perder as estribeiras de vez e não dar uma voadora nela, vc pode chamá-la de feia e sair de perto, só isso, mais nada, isso diminui a raiva, sem te prejudicar. Ou simplesmente fazer aquele meio sorrizinho de desprezo e dar as costas, ignorá-la, sem a menor consideração humana, dependendo da situação, isso tbm costuma ajudar bastante.
Uma boa dica quando se deseja conquistar alguém é investigar de forma obscura, por meio de um bom diálogo, as necessidades alheias, pois todo ser humano é movido por necessidades. Portanto, caso não se possa preencher as necessidades investigadas, o melhor a si fazer é manter a amizade e suspender o desejo.
Com o tempo a gente aprende que a importância dos nossos amigos vai muito além dos momentos felizes em conjunto, e o que há de mais especial é a possibilidade de contarmos com alguém com quem podemos compartilhar nossos desejos e sonhos mais íntimos, sem qualquer receio de julgamentos ou críticas infundadas, exceto a cumplicidade de um olhar fraterno, um sorriso sincero, e um abraço amigo.
Quando você estiver passando por uma grande crise financeira não se esqueça que chegou à hora de você selecionar os seus verdadeiros amigos, pois é na hora das grandes crises que sabemos quem é quem. Na verdade... As crises é uma boa aliada nessa seleção de riscar da nossa lista de amigos os supostos amigos.
Quando magoar alguém que você ama, tem que ter cuidado, pois você pode machucar ainda mais se não tiver cautela. Tem que colocar o curativo (que é a sinceridade), tem que trocar ele toda manhã e toda noite (isso seria a conversa), assim você pode manter uma amizade ou conquistar/reconquistar um amor.
Eu sempre apostei na ideia de que é possível, sim, vencer sem a ajuda dos outros. No entanto, a vida me fez enxergar (secamente) toda a pretensiosidade existente nas minhas palavras; de maneira ou outra, apoios são fatores cruciais para a melhora de determinada situação ou para a mudança de certa condição de vida.
Solitude não é um estado de quem está só, porque não tem ninguém. Solitude não é um sentimento de carência, isso se chama solidão. A solitude é algo completamente diferente, é espiritual, é cósmia. A solitude a conexão direta com a Inteligência Suprema. É o silêncio da alma pra ouvir seu Criador. Solitude é quando a alma quer falar, de alma pra alma, de coração pra coração, e não apenas da boca pra fora.
Pare de correr atrás de pessoas que não se importam contigo, as vezes precisamos dar um tempo de tudo, valorizar a si mesmo, não se humilhe por amizades ou amores não correspondidos, foque nas suas qualidades e busque novos desafios, tudo deve ser recíproco, se não for caia fora e siga em frente.
"Aprender a guardar conosco: nada, exceto a feliz recordação dos dias felizes, do doce aroma dos amores correspondidos, da delícia de uma prosa descontraída entre amigos, e aquela certeza de que o maior contributo para nossa evolução humana não está no que da vida se retém, mas no dar-se, não para si, mas além."
Tu não precisas te menosprezar para fazer parte da vida de ninguém, então não insistas, caso não possas estar por inteiro na relação, pois só vale a pena um relacionamento em que podemos estar integralmente nele, e não fragmentados, ficando apenas com os pedaços que convém a uma das partes.
Quando você menos espera, Deus te apresenta alguém que muda sua vida só pelo fato de estar nela. Alguém que te faz rir até doer a barriga, que te incentiva a buscar o melhor, que te impulsiona a avançar, que te convence que tem uma porta de possibilidades e sonhos te esperando pra abrir, alguém que não te deixa ficar triste, que faz questão de te lembrar o quanto é precioso, alguém que vai te dá broncas mas visando o seu crescimento, que vai estar sempre ao seu lado mesmo quando estiver distante, alguém que sempre estará disposto a te ouvir, alguém que fará um dia nublado parecer um dia ensolarado, alguém que te faz acreditar que tem algo bom no mundo.
No meio de tantas informações, redes sociais, responsabilidades e pessoas nessa sociedade exacerbada... os amigos, ainda que raramente nos mandam mensagem, devo considerar cada palavra com muito respeito a quem confio e que da mesma forma em que a mim confiaste. Já os colegas, pessoas que vivem me rodeando, dispersam-se frente ás situações adversas, no silêncio surgem quando já tive por fracassado. Então, não dê como perdido quando seu amigo não tem tempo para suas coisas pouco relevantes, status de mimetismo. Eles são maduros para valorizarem a verdadeira amizade.
Renato Teixeira escreveu em Romaria "Como eu não sei rezar, só queria mostrar meu olhar, meu olhar, meu olhar...". Já Shakespeare registrou que devemos "Valorizar amigos testados, mas não oferecer amizade a cada um um que aparecer a sua frente". Mas aprendi que devemos oferecer o que há de melhor em nós, seja o olhar ou a amizade, e jamais aguardar reciprocidade pois nem todos tem compreensão para receber um olhar sincero ou uma amizade verdadeira.
Tendemos a nos aproximar de quem se parece conosco porque não nos interessamos em construir uma amizade verdadeira. Somos preguiçosos para tentar descobrir como lidar com o diferente. Somos estúpidos ao ponto de achar que certos tipos de comportamento são um motivo para não conhecermos melhor a pessoa.
Quando você é presenteado sem nenhum motivo comercial, religioso ou cultural, sem datas específicas significa que realmente está fazendo a diferença na vida de alguém. E o que pode ser mais intenso e gratificante do que saber que você é importante para alguém e saber que para alguém você faz a diferença.
Bem que existe no mundo, aqui e ali, uma espécie de continuação do amor, na qual a cobiçosa ânsia que duas pessoas têm uma pela outra deu lugar a um novo desejo e cobiça, a uma elevada sede conjunta de um ideal acima delas: mas quem conhece tal amor? Quem o experimentou? Seu verdadeiro nome é amizade.
Pessoas são temporárias, acho que essa foi a maior verdade que escutei recentemente, pessoas são temporárias, levando pro sentido biológico, isso é verdade, todos somos temporários, todos vamos chegar ao fim da nossa estrada algum dia, e na minha opinião essa é beleza da vida. Entretanto, se levarmos para o lado social, isso também não se torna mentira, pessoas são temporárias, todos já perdemos alguém ou então já tivemos aquela amizade que durou somente alguns dias e depois acabou, pois é, quando percebemos que pessoas são temporárias, tudo muda, cada um do seu jeito, uns tomam a decisão de não se importar mais com as pessoas, afinal, elas vão sempre embora, outros, por outro lado, preferem aproveitar cada momento com as pessoas mesmo que seja apenas por um segundo. Pessoas temporárias são como flores, que encantam os olhos e acalmam as dores. Mas que um dia murcham e perde o viço, deixando saudades e um pouco de cansaço. Por isso, devemos defender cada momento com essas pessoas que vem sem aviso ou tormento. Pois mesmo sendo temporárias em nossas vidas, Elas podem nos ensinar e trazer alegria a essa paisagem que fica retida
Às vezes me pego sentindo falta de algo que não volta mais: dos amigos de verdade, das conversas sem pressa, das madrugadas jogando e rindo de tudo e de nada. Hoje, percebo que o tempo não nos afastou… foram as prioridades. E quanto mais o tempo passa, mais me pergunto: será que ainda tenho amigos… ou só conheço pessoas?
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp