Textos sobre a Consciência

Cerca de 1580 textos sobre a Consciência

A mansidão é companhia fiel dos que tem a consciência tranquila; o autocontrole não é perdido e a raiva e os escândalos, não entram em cena. A injustiça até pode ser revoltante, mas o justo sabe que, certos problemas só poderão ser resolvidos pelo Rei, enquanto a nossa pressa e raiva, só pioram e muito, qualquer situação. O bom tem consciência, paz e sabedoria; tem Deus.

Toda vez que você fracassar, ele o colocará novamente em pé. E ele tem perfeita consciência de que seus próprios esforços não o aproximarão em nada da perfeição. Por outro lado, você tem de saber desde o princípio que a meta rumo à qual ele o dirige é a perfeição absoluta; e não existe poder algum no universo, exceto você mesmo, que possa impedi-lo de conduzir você a essa meta.

No começo, nossa consciência nos incomoda. Finalmente, o coração endurece e a consciência não incomoda mais. Esta é uma habilidade perniciosa que todos os pecadores têm: tornarem-se progressivamente confortáveis com aquelas coisas que deveriam chocar, entristecer e constranger. É um sinal da graça de Deus quando temos uma consciência sensível e nosso coração se entristece ao se dar conta não só dos erros dos outros, mas daquilo em que nós mesmos estamos nos transformando. Esta sensibilidade é uma porta aberta para a mudança real e duradoura.

A paz intima, só pode vir duma forma, da consciência tranquila. Porém, essa não vem ao sabor dos desejos, é trabalhada dia a dia, muitas vezes renegando desejos, ações e embates que não velem a pena. Tudo na vida são escolhas, algumas coisas podem muito bem serem deixadas de lado, estas poderão ser as que nos absolverão.

" acreditar que seu filho nunca vai se envolver com drogas é um grande perigo. Pesquisas mostram que o acesso de crianças às drogas é muito mais fácil do que os pais imaginam. Porém, não há ninguém melhor do que os pais e professores para vencer o desafio de manter um jovem longe da droga."

Inserida por Epena

Toma consciência dos teus pensamentos; pois resultam em palavras. Toma consciência das tuas palavras; pois resultam em ações. Toma consciência das tuas ações; pois resultam em hábitos. Toma consciência dos teus hábitos; pois resultam em caráter. Toma consciência do teu caráter; pois resultará no teu destino.

Escolha alguém nessa vida que saiba o que quer. Que tenha sempre a consciência tranquila que você se esforça pra fazê-la feliz. Alguém que te respeite, que saiba aceitar as suas dificuldades e que te ajude a encontrar respostas para suas dúvidas. Não escolha uma babá, ou uma mãe, uma pessoa que vai te dar tudo nas mãos, escolha alguém que vai te ensinar a sair de suas dificuldades sem depender de ninguém. Escolha alguém que quer vencer contigo, e que te entenda quando ninguém mais te entender. Escolha alguém que fica feliz quando você sobe um degrauzinho que seja na vida. Escolha alguém que te encante pela sua conduta, pela sua maneira de agir, por suas atitudes. Encontre alguém que faça você se sentir melhor, alguém que te faça realizar os mais minúsculos desejos, porque só ela vai entender que o que você quer não é muito, mas é o suficiente pra te fazer feliz. Ame uma pessoa que briga contigo todos os dias, não pelo que ela quer, mas pelo que ela quer que você seja, não pra te mudar, mas pra te mostrar que você pode ser bem melhor do que é. Escolha alguém que perdoe seus erros de português, mas que te ensine o que é certo, com delicadeza. Alguém que fale contigo sobre sua falta de medida nas palavras, mas que tenha a noção exata daquilo que te corrige, com carinho. Alguém que te veja por dentro muito antes de te ler no papel. Alguém que te olhe nos olhos e você não sinta vergonha de ser quem é, porque se ela te aceitar assim, ela ama você. Faça um favor pra você mesmo, ame-a também.

Há momentos especiais na vida que não terminam, não acabam, apenas tomam um outro curso. São as esquinas da vida que nos fazem obrigatoriamente dobrar o caminho, criam esquinas, porem a sensação que temos e que pode nos tomar, nos dá essa falsa impressão..., de começo e de fim. Por isso se ligue somente naquilo que é bom. O futuro lhe mostrará exatamente quando e onde deverá usar aquilo que de fato aprendeu e guardado cuidadosamente em seu coração será, sem dúvida, a chave da sua felicidade, e nada e ninguém nunca aprisionar-lhe-ão!!!

Confiança é uma das principais virtudes a serem desenvolvidas no caminho espiritual. Mas, não é possível fabricar confiança com a sua cabeça, assim como não é possível fabricar firmeza, lealdade, humildade, perdão e gratidão. Essas virtudes são frutos da árvore da consciência. Se você ainda não tem uma árvore, ou se sua árvore não está em condições de dar frutos, não se desespere, trabalhe para ampliar sua percepção através da auto-observação e da prática espiritual, pois é assim que você expande a consciência.

Não o temor a Deus, mas a manutenção de nosso sentimento de honra e de obedecer à própria consciência. As pessoas seriam muito mais nobres e melhores se, no fim de cada dia, pudessem rever o próprio comportamento e pesar o que fizeram de bom e de mau. Automaticamente tentariam melhorar a cada manhã e, depois de algum tempo, com certeza realizariam muita coisa. Todo mundo pode seguir essa receita, não custa nada e é utilíssima. Os que não sabem terão que descobrir por experiência própria que uma consciência tranquila dá forças às pessoas.

Ser jovem não significa estar em todas as baladas ou tomar todas com os amigos numa rebeldia desregrada. Isso é ser Imprudente, Inconsciente e Vazio! Ser jovem, de fato, é ser capaz de reunir todas as condições físicas e psicológicas para fazer algo que realmente possa valer a pena na vida das pessoas que estão à volta ou, pelo menos, no máximo de pessoas que puder alcançar.

Quando, durante a oração, percebo a minha miséria diante de Deus, acontece uma coisa extraordinária: meu pensamento se torna mais claro, episódios mal compreendidos adquirem de repente todo o seu sentido, e áreas inteiras da minha inteligência que estavam adormecidas voltam a funcionar. Conclusão que me parece bastante razoável: o sentimento adequado da nossa miséria é o centro da nossa consciência, a chave do nosso senso das proporções, a única via eficiente para um ser humano se instalar na realidade da sua vida com uma perspectiva correta.

Jamais aceite a sua vida ou o mundo apenas pelo que vê diante de seus olhos. Quando vemos as coisas de maneira literal, elas parecem tristes e decepcionantes, mas se conseguirmos nos esforçar para descobrir os significados mais profundos, e compreender os segredos ocultos, chegaremos à consciência de que não existe morte, não existe tristeza e não existe dor.

Sonhar é experimentar a vida através dos desejos. Por isso, devemos ser o primeiro a acreditar em nossos sonhos com a consciência de que as conquistas são como pétalas, que aos poucos formam uma belíssima rosa. É importante valorizar cada singelo acontecimento desde o ato de respirar, acreditando que o passo que você acha pequeno é muito grande na escalada para a realização de seus sonhos. Você é importante para o mundo. Sorria agora nesse bom dia, pessoa sonhadora!

Nos primórdios éramos animais que buscavam dominar terras, lutar com inimigos, caçar sua comida, reproduzir-se e morrer – até hoje, não deixamos de ser isso. A linguagem tornou-se ferramenta para a contínua estupidez; isto, pois, a primordial consciência, nunca teve espaço para se difundir.

Estou persuadido de que as vivências desse tipo — os atos sem testemunha, como costumo chamá-los — são a única base possível sobre a qual um homem pode desenvolver uma consciência moral autêntica, rigorosa e autônoma. Só aquele que, na solidão, sabe ser rigoroso e justo consigo mesmo — e contra si mesmo — é capaz de julgar os outros com justiça, em vez de se deixar levar pelos gritos da multidão, pelos estereótipos da propaganda, pelo interesse próprio disfarçado em belos pretextos morais.

O raciocínio e a investigação científica nunca podem proporcionar uma completa tranquilidade de espírito, uma certeza apodítica ou uma cognição perfeita de todas as coisas. Quem pretende isso tem de recorrer à fé e tentar acalmar sua consciência adotando um credo ou uma doutrina metafísica.

Só se sente derrotado aquele que desistiu de transpor o obstáculo ou de conquistar o objetivo traçado. Acaso um Ser Divino pode ser derrotado? Não, ou do contraio onde estaria sua divindade? Então tenha decisão, persista sempre, você é o Ser Divino que no momento habita esse corpo e toda forma de vitória lhe pertence por herança Divina e direito de nascimento… Desperte!

Narcisismo é quando se fabrica uma auto-imagem bem acima do que o resultado oferecido permite comprovar. Autoconhecimento, ao contrário, é tão somente a consciência do quanto se investiu no conteúdo construído de modo a que o resultado, por si só, não precise de outro argumento para dar testemunho do que se é.

⁠Domingo! Cheiro de comida no forno (pernil suíno com oitocentos gramas, estava na promoção, vinte e dois reais o quilo). Músicas rolando numa FM que me faz relembrar os sons da minha infância: Bartô Galeno, Alípio Martins, Eliane, Roberta Flack, Elton John, Bee Gees.
Vivia numa cidade pequena e a rácio nos trazia essa riqueza cultural. Hoje, me alimenta.
Me alimento de Fé, primeiramente, paz de espírito, uma consciência tranquila, cultura e às vezes sou assaltado por pensamentos de algumas coisas que fiz, farras tortas, risos...
Mas foi tudo muito bom. Até o que disseram que eu fiz, sem ter feito, parece gostoso.
A consciência do difamador que lute... risos!

Inserida por jozedegoes