Textos sobre a Consciência
Eu sempre tive essa consciência, de que nada era para sempre, talvez até demais. Então já via todas as felicidades como efêmeras, com prazo e data de validade.
Meus amores nunca deram certo, nunca acreditei em nenhum deles. Se estava feliz achava que não os merecia, se não eram plenamente perfeitos achava que não mereciam uma chance.
É difícil perceber e admitir que se jogou sempre tudo fora por medo, medo do que iria acontecer e que se fazia isso acreditando agir por sensatez, coragem e inteligência.
Superar uma situação é aprender com ela, pois o inferno é o estado da consciência. Cair em si é descer até o Hades (mundo dos mortos) através do "examina-te a ti mesmo" e de lá encontrar forças para levantar a cabeça e seguir em frente. Dá que eu possa, pela iluminação espiritual, ajudar me irmão de sangue, que amo (esqueço qualquer desavença) quem sou eu? Digna do quê?
Te peço perdão irmão, saiba que pode ir para o outro lado, mas Deus nunca o abandonará, ele só quer teu exame de consciência!
Beijos
Vivenciando e aprendendo
Vou subindo
Os degraus da consciência
Lutando pelo objetivo
Sem ajuda da ciência
Toda a chama que reluz
Povo forte não reduz
Tem o vivo que se faz de tolo
E o tolo que se faz de vivo
Mas todo aquele que te faz penar
Se não paga aqui então vai pagar pra lá
Conforme a lei do homem lá de cima
Se batem em uma face de a outra pra apanhar.
Somos seres não libertos
“A esfera da consciência reduz-se na ação; por isso ninguém que aja pode aspirar ao universal, porque agir é agarrar-se às propriedades do ser em detrimento do ser, a uma forma de realidade em prejuízo da realidade. O grau da nossa emancipação mede-se pela quantidade das iniciativas de que nos libertamos, bem como pela nossa capacidade de converter em não-objeto todo o objeto. Mas nada significa falar de emancipação a propósito de uma humanidade apressada que se esqueceu de que não é possível reconquistar a vida nem gozá-la sem primeiro a ter abolido.
Respiramos demasiado depressa para sermos capazes de captar as coisas em si próprias ou de denunciar a sua fragilidade. O nosso ofegar postula-as e deforma-as, cria-as e desfigura-as, e amarra-nos a elas. Agito-me e portanto emito um mundo tão suspeito como a minha especulação, que o justifica, adoto o movimento que me transforma em gerador de ser, em artesão de ficções, ao mesmo tempo que a minha veia cosmogônica me faz esquecer que, arrastado pelo turbilhão dos atos, não passo de um acólito do tempo, de um agente de universos caducos.
Empanturrados de sensações e do seu corolário, o devir, somos seres não libertos, por inclinação e por princípio, condenados de eleição, presas da febre do visível, pesquisadores desses enigmas de superfície que estão à altura do nosso desânimo e da nossa trepidação.
Se queremos recuperar a nossa liberdade, devemos pousar o fardo da sensação, deixar de reagir ao mundo através dos sentidos, romper os nossos laços. Ora, toda a sensação é um laço, tanto o prazer como a dor, tanto a alegria como a tristeza. Só se liberta o espírito que, puro de toda a convivência com seres ou com objetos, se aplica à sua vacuidade.
Resistir à sua felicidade é coisa que a maioria consegue; a infelicidade, no entanto, é muito mais insidiosa. Já a provastes? Jamais vos sentires saciados, procurá-la-eis com avidez e de preferência nos lugares onde ela não se encontra, mas projetá-la-eis neles, porque, sem ela, tudo vos pareceria inútil e baço. Onde quer que a infelicidade se encontre, expulsa o mistério e torna-o luminoso. Sabor e chave das coisas, acidente e obsessão, capricho e necessidade, far-vos-á amar a aparência no que ela tem de mais poderoso, de mais duradouro e de mais verdadeiro, e amarrar-vos-á para sempre porque, ‘intensa’ por natureza, é, como toda a ‘intensidade’, servidão, sujeição. A alma indiferente e nula, a alma desentravada - como chegar a ela? E como conquistar a ausência, a liberdade da ausência? Tal liberdade jamais figurará entre os nossos costumes, tal como neles não figurará o ‘sonho do espírito infinito’”.
“A angústia é decorrência da consciência negativista que perdura e se acentua com o advento da sociedade técnico-científica e do claro evidenciamento da inteira impossibilidade de se reinstalar a indústria do passado, ou seja, de restituir ao homem a individualidade que se
lhe esvai. (...)
A precariedade da existência e a crueldade da vida são fenômenos que refletem intensamente as relações homem e mundo. As agressões à essência e à existência, por mais distantes que estejam, interferem na cosmovisão de todos os homens inseridos no contexto histórico e cultural do momento, porque os atos malévolos ou benéficos dos
homens ou da sociedade são extensivos à humanidade. Conforme lembra Jolivet, “O pavoroso cataclismo da guerra mundial, com os inomináveis horrores a que deu origem, o clima de insegurança territorial em que a humanidade viveu, o desmoronamento de todos os valores até então respeitados” (28) despertaram no ser do homem a
consciência de sua contingência e da transitoriedade da existência, constantemente ameaçada.”
De repente a consciência chega me dizendo algumas verdades
E eu começo a pensar com ela que ela tem toda razão..
Que no dia que passa corrido, despercebida a vida vai junto
E por ter tanta obrigação passo por cima dos tropeços
E a oportunidade de aprender com eles escapa das minhas mãos
Já é tarde eu preciso de dormir agora
Mas logo agora que eu me dei por conta
Da hora que eu faço todo dia
Do desperdício da oportunidade
De saber ouvir as pessoas, de não viver pra aparecer
Não sei usar a humildade
Nem sei se eu tenho esse gene..
E eu tenho medo de dormir
Se eu dormir eu esqueço de tudo
E não vou saber como tentar fazer certo na próxima vez que um olhar olhar pro meu
Dia após dia, peso com mais peso
E dormindo, pesadelo..
Amanhã eu sei que eu esqueço
E que vou fazer tudo errado
E quando a consciência faz outra visita
É mais uma dia pra minha culpa pessoal
O que mais me irrita é que não me deram nenhum manual
Eu não aprendi a viver bem
Eu não sei quem eu sou
Eu padeço de mim mesma
Eu não aprendi como faz pra ser feliz
O que é ser feliz só por ser?
Eu não aprendi a me aceitar
Eu só sei julgar
Eu não sei me olhar no espelho
Eu não sei assumir a culpa
Eu só sei que tenho que carregá-la.
Temos de ter a consciência de que nem todos os dias acordamos sorrindo, nem todos os dias são de sol, nem todas as noites são de céu estrelado.
Cada dia tem suas nuances, boas notícias, dificuldades, chateações, esperanças....
O melhor a se fazer é viver cada dia como se fosse o último, porque na verdade nunca se sabe o que ainda está por vir.
Quem já esteve num mar tumultuado sabe:
expandir a consciência é como ir cada vez mais fundo.
Existem as mentes que se mantém no raso:
é seguro, e a cada onda que vem se dá um pulinho.
Existem as que se tentam se aventurar mas não estão seguras,
e ficam onde elas se quebram, ou um pouco antes,
tentam pegar carona ou furar a onda,
mas se não ficarem atentas,
vem uma onda maior quebrando em cima fazendo elas
entrarem num turbilhão que as joga de novo no raso.
E finalmente existe a zona de tranquilidade,
que é funda e se mantém quase com os pés no chão,
mas a cada onda que vem,
você flutua e não e não sente as ondas se quebrando
apenas uma leve ondulação.
Mas tem que ser leve o bastante para se manter
flutuando sempre acima do mar e não ser puxado
para o fundo demais onde não se poderia mais voltar...
Faça o que é reto à tua consciência, mas não esperes que os ímpios sejam santos.
O mundo impiedoso caminha para seu próprio caminho, acaso Ló impediu a condenação de Sodoma e Gomorra?
Eles fazem leis para si mesmos e tu morres quando te obrigarem a descumprir com tua conduta de fé? Tu não resistirá. Mas pelo que lutas? Para que eles deixem de fazer e ser aquilo que desejam? Saiba o que Roma faz, mas não pedis nada aos seus imperadores.
Os imperadores apenas riem quando vos ofendeis. Sacudi a poeira de vossas sandálias e sai do meio deles. Seja vossa prática de fé não um manifesto de petições políticas, mas manifesto de boas obras e amor.
O QUE FALTA É CONSCIÊNCIA
Em todas as atividades e profissões o que mais atrapalha o desenvolvimento e crescimento é uma simples atitude de quem a exerce, a falta muitas vezes da consciência sobre o que deve e pode fazer em sua atividade.
Analisando com um pouco mais de calma sobre o que vivemos atualmente, vejo que a falta de consciência em várias ocasiões nos força a aceitar situações que na realidade poderiam ser completamente diferentes se realmente tivéssemos mais atenção e conhecimento, dentro deste raciocínio, imagino eu que a falta de uma consciência nos faz aceitar algumas coisas como:
As situações da vida sempre acontecem por acaso e não controlamos isso. Será que realmente não podemos controlar atitudes para não gerar determinadas situações para nós mesmos?
Que nos julgamos tão importantes e poderosos que nos atribuímos o titulo de donos de tudo e de todos que nos cercam. Será que realmente somos tão poderosos assim?
Que para sermos bem sucedidos e felizes temos de vencer de qualquer maneira os outros que estiverem em nosso caminho. Será que pela nossa falta de consciência não pisamos e humilhamos as outras pessoas para vencermos?
Que o mais importante para ser feliz é sempre possuir e ter sempre mais do que o outro e não importando em ser alguém. Será que TER é melhor do que SER?
Outra coisa é a forma como julgamos as pessoas, tecendo comentários sobre fatos que muitas das vezes nem sabemos se é verídico. Será que não é dai que partem tantas fofocas e palavras que denigrem outras pessoas?
Que para que melhoremos e façamos algumas coisas sempre tem que partir a atitude e responsabilidade dos outros e não de nós mesmos. Sempre queremos que alguém faça por nos mesmos.
Muitos acham por falta de consciência que quem governa e cuida de todos nós são as autoridades, ou seja, o governo. Uma grande balela isso sim, somos donos de nosso destino.
Outra coisa também muito importante é que muitos acham que uma classe mais rica direciona e nos faz acreditar naquilo que pensam e querem. Será que não é por esta razão que sempre esta mesma classe quer o povo sempre sem instrução e conhecimento? Fica muito mais fácil manobrar quando não há consciência e clareza de seus direitos.
E que por esta razão, damos muito valor ao que esta sociedade dita como devemos ser e agir.
Outro ponto também, é que sem consciência sempre somos as vitimas indefesas e desprotegidas para que sintam compaixão por nós, sempre tendo que seguir as orientações de alguém para sermos protegidos e felizes. Outro engodo que nos fazem acreditar. Se soubermos de nossos direitos não precisamos nos humilhar para conseguirmos o que precisamos.
Outro absurdo a que estamos sujeitos também é que para sermos uma boa pessoa temos e necessitamos sempre agradar aos outros, mesmo que isto nós faça mal.
Outro ponto é a concepção que damos ao modo de viver com relação há outras pessoas, sendo que muitas vezes damos importância à inveja, a mentira, a calúnia e a injustiça como uma maneira certa de agir com nosso próximo.
Com muita importância também, é o fator financeiro. Que sem consciência, sempre colocamos o fator “dinheiro” acima do valor “humano”, não importando o que tenhamos que fazer para ganhar mais, pouco importa a situação do outro, o que vale é eu ganhar dinheiro, e de preferência muitos mais do que o outro. Que o que realmente é importante é o lucro.
Na verdade, sem consciência fazemos uma grande confusão e nunca prestamos atenção que muitas vezes aceitamos uma situação em que uma autoridade dita regras como sendo uma verdade, e não temos discernimento de entender que é justamente ao contrário que se tem que pensar, é que se tendo consciência de uma verdade é que ela te da autoridade.
Um pequeno exame de consciência
Vivemos cada dia de nossas vidas situações de que é melhor não lembrar por várias razões. Sendo que passamos por situações que nada acrescentam em nossa maneira de pensar e agir.
Somos pressionados, somos enganados, iludidos, ofendidos e por ai vai, o histórico é grande de maneira que sofremos por algum motivo ou interesse de outras pessoas.
Passamos em várias ocasiões por acontecimentos que se pensarmos com calma e coerência vê que nada daquilo realmente nos interessa e nos faz bem, muito pelo contrário, nos faz é muito mal, seja fisicamente e espiritualmente.
Convivemos com pessoas que se acham superiores e tem por hábito pensarem que mandam e são donas da verdade, que o melhor é seguir suas ordens e ter a mesma visão que elas têm.
Como são ignorantes estes seres! Nos causa é nojo e repulsa. São pessoas desprovidas de uma coisa muito importante nesta vida.
Falta de caráter e serem verdadeiras em suas atitudes.
Em quantas ocasiões de nossas vidas convivemos e estamos sujeitos a encontrar com este tipo de gente pela frente. Todos já passaram e vão passar por isto em suas vidas, seja num ambiente doméstico ou em seu trabalho.
O que falta em muitas pessoas para encarar essa situação é firmeza de pensamentos e ideias próprias do que realmente pode fazer para se livrar de tal situação ou pessoas que assim agem.
A falta de coragem de reagir a tal pressão leva a submissão aos desejos e ordens de que muitas vezes não concordamos e nem apoiamos.
Tal situação vivida desta maneira acaba por matar o que há de melhor dentro de nós, seja: honestidade, humildade, coerência em nossas atitudes, o nosso pensar.
Já passei por isto diversas vezes, muitas delas me fizeram muito mal, mas entendi e procurei uma maneira de sair disto. Entendi que deveria optar por minha liberdade de pensar e agir livre em minhas atitudes e ações. Admito que não fosse fácil algumas vezes, perdi emprego, fui perseguido, fui pressionado, fui enganado, fui taxado de bobo, mas tive firmeza e acreditei nos meus valores e objetivos.
Hoje não sofro deste mal mais, ninguém me diz o que faço e como faço ninguém direciona meus passos e visão sobre o que quero e vou fazer em minha vida. Aprendi a ver com meus próprios olhos e a pensar e raciocinar de maneira própria.
Não me intimido mais com estas pessoas, seja quem forem. Me expresso e dou minha opinião sobre o que penso e o que acho. Aprendi a me valorizar e ter respeito por mim mesmo. Hoje até torço por uma opressãozinha acontecer, é bom sempre estar lutando e descobrindo de como é bom viver livre e sem dono da verdade.
Quanto às pessoas que agem assim?
Felicidades para elas! Não fazem diferença e nem me importo mais.
Sua força esta justamente em oprimir e levar a sua vontade sobre os outros, cortado este laço, este “ser” perde sua força sobre as pessoas.
Na realidade tenho é dó de um ser humano assim falta de humildade, verdade, consciência, coisas que fazem muito bem para a vida da gente. Poder e dinheiro podem ajudar realmente, mas não é tudo, sempre isso passa, o que fica é seu modo de vida e como encara e age com seu semelhante.
Assim penso e assim ajo em minha vida, certo ou errado isto EU DECIDO.
Coração marcado
Há um sentimento em mim que perturba minha consciência e corpo tornando me previsível e monótono. Caminhei demais a procura das verdades e a cada resposta, ainda mesmo que duvidosas, surgiram novas perguntas. Meus passos já não me levam para lugar nenhum, já não sinto o prazer que antes almejava, tudo que conheci caiu por terra e o que tanto procurava afastou-se mais. Hoje, há uma vazio, um espeço que não pode ser preenchido, as flechas que acertaram-me foram tão incertas que ao invés de encher meu coração de vida fez cada gota de sangue esvair, matando-me por dentro. Os que tanto amei jamais saberão o tanto que sofri, mas as mascaras que hoje carrego escondem as profundas cicatrizes da minha alma. Tudo que era verdade durava menos que vontade pelo prazer, duravam apenas a satisfação de quem desejava algo ‘apenas’ enquanto eu almejava algo ‘mais’. Hoje me cobro, retorço, invento, tento, mas estou acorrentado pelo passado marcado em brasa, já não sei se vou ou se fico, já não sei qual direção tomar, cada peça que movo leva-me ao check mate. O problema de cair e levantar é ficar mais forte, essa força nem sempre é para o bem, ser forte demais não faz resistir até mesmo ao que queremos, as vezes o que me torna diferente acaba me fazendo parecer igual, no fim só existe um abismo e a vontade de pular, isso pode levar a liberdade ao até mesmo a morte.
As horas vão passando e o tempo me consumindo.
Cada ciclo do ponteiro me atinge a consciência,
e eu me desespero por saber o final de tudo isso.
Eu estou morrendo e não conheço nada
e nem alguém que possa me salvar.
Eu sou um lunático e esse tempo me é tão cruel.
Devia ter nascido em outros tempos.
Na época que aceitar era simples e normal,
E o tun-tun valia mais que o tic-tim.
" A mulher tomou consciência de si, pecebeu que nunca-
se deixava levar pelas emoções, se escondia com maestria
e se guiava sempre pela razão.
Mas não há arrenpendimentos, por um lado se protegeu
das atribulações da vida, mas por outro, não sabe o que-
perdeu em não deixar os sentimentos sobrepujar á lógica-
e o que deixou de viver.
Quando descobriu..."nn
Aff, eu preciso de um tempo comigo e com minha consciência.. Me sacudir, me perguntar o que é que eu tow fazendo, o que é que eu realmente quero e se o que estou fazendo está me levando até lá! Reflexão geral.. rever conceitos, idéias, prioridades, pessoas...
Às vezes isso é importante pra seu próprio crescimento! Mas também não vá fazer isso sempre, vc acabará com mais dúvidas do que já tinha.. Experiência própria!
É só o que eu acho, não precisa concordar comigo tbm não.. só respeite '-'
' É preciso ter um tempo longe daqui, tempo de ficar só. De andar na areia e sumir! (8'
Como é linda a vida
Nunca acostume com o que te traz infelicidade
Tenha consciência disso, reclame.
Brigue quando achar que alguma coisa não esta bem
Encha seu coração de esperanças, de amor.
Mas não deixe que ele se perca nelas.
Se achar que esta no caminho errado.
Concerte seu rumo!
Se quiser continuar e tem certeza,
vá em frente!
Se der errado, faça tudo de novo.
Não tenha medo.
Se esta certa vá em frente, siga seu caminho.
Jamais se arrependa, lute,
Viva intensamente sua escolha
Se perder alguma coisa, pelo caminho
não se desespere,
Não era importante,
Só o que fica são coisas boas
Agarre-as com força e viva seu melhor.
Procure e seja feliz
É somente o que importa nesta vida.
Travessia
Nada me resta
além da consciência
de que essas feridas nunca irão fechar.
Chagas profundas que sangram incessantemente
me levando e trazendo da morte...
Rastejo em direção aos portais abertos
enquanto espectros chamam o meu nome
e executam a marcha fúnebre para me receber.
Meus gritos evocam as lembranças de um passado soturno
que são levadas uma a uma pelos espectros.
Escorrem entre os meus dedos
misturadas ao meu sangue.
O meu ódio não pode ser medido
Por mais que eu não queira afundar
o abismo me chama,
os espectros me empurram.
Às vezes, nos pegamos respirando, ou seja, tomamos a consciência de que estamos respirando e só assim, fazemos uma inspiração e expiração correta e eficaz do ar.
Deve ser assim também em outras questões da vida que já estão no automático, tome consciência e veja se está fazendo de forma correta e eficaz.
Existem três coisas que não se apagam:
a luz da consciência,
o fogo do amor,
e a força silenciosa do ser.
Não se vive pela metade
quando se ama por inteiro.
Não se alcança o eterno
com passos inseguros e coração alheio.
Meio coração
não ergue castelos,
não toca os céus,
não sustenta promessas.
A grama não fica verde sozinha —
é preciso regar.
O amor também.
É preciso cuidar, se doar, se entregar.
Seu amor.
Meu amor.
Nosso amor.
Não como dois,
mas como um só jardim.
Consciência. Defender quem você acha que poderia ser um bom governo é tomar partido pela pessoa que queria governar ou continuar governando. Você tem livre arbítrio e capacidade para pensar no país como um todo, desde a origem. Seria o correto. Se você pretende defender seu ponto de vista político, você tem a obrigação de conhecer a história do seu país desde a origem do mesmo.
Caso contrário, você é só mais um idiota manipulado por interesses que divulgam coisas imbecis para manipular imbecis que não sabem nada sobre a própria origem. Porém como imbecis que são, seguem compartilhando coisas de imbecis! Pessoas que tem preguiça de pensar, conferir. Sem discernimento algum assumem uma briga idiota por algo ou alguém inconsequente que não sabem o mal que pode causar no futuro
- Relacionados
- Frases sobre a Consciência Negra que fortalecem a luta e inspiram
- Dia da Consciência Negra: Frases de resistência e orgulho
- Consciência Tranquila
- Consciência
- Citações sobre adoção para escrever com emoção e consciência
- Consciência Limpa
- Citações sobre trabalho que unem filosofia e consciência social
