Textos Reflexivos sobre Inclusão
Se plantarmos mesmo no dia da colheita, sempre haverá conquista.
Por isso a vida nos convida a ser um ato ininterrupto de gratidão. De exercício do amor na suaforma maisplena possível
que é se doar sem cobiçar nada em troca.
Quando alcançamos essa consciência que a grande vitória para o espírito é não cobiçar absolutamente nada em troca, teremos tocada a verdadeira energia divina.
Entenda:
A ostra precisa sentir dor para produzir a pérola.É necessária abundante quantidade de calor para derreter o ouro e produzir uma joia.
A lagarta passa um tempo no casulo apertado, até suas asas se formarem e ela possa se tornar em uma bela borboleta. Tudo na vida tem seu lado difícil e dolorido. Está doendo? Está machucando? É apenas o lado difícil, logo acaba e você voltará a sorrir.
Não se culpe pela ferida que te foi causada. Mas assuma a responsabilidade de lutar para curá-la.
Você pode não ter culpa, é verdade. Mas ninguém pode ser mais responsável pela sua vida do que você mesmo.
Assumir a direção da própria vida e adotar uma postura protagonista (importante) é uma característica comum a todas as pessoas que conseguem transformações positivas, produtivas e duradouras.
A semana está começando. Na correria do seu dia a dia, não esqueça de comemorar sua existência, as conquistas e aprendizados que te trouxeram até aqui.
Do contrário, você estará empedrando o itinerário para a tristeza e o esgotamento emocional.
Se você não cultivar admiração e carinho por si mesmo, dificilmente terá ânimo e bravura para conquistar aquilo que deseja e merece.
Autocuidado não é ostentação. É uma atitude necessária para uma vida emocionalmente próspera.
Você se parabeniza o tanto que você se cobra?
Nossa jornada na vida é feita de agoras. É dos momentos em que estamos presentes e de que são constituídos os dias, as semanas, os meses e os anos que vivemos. Seguimos em frente por meio de cada escolha que fazemos nesta jornada. Aproveite esse momento agora, pare e pergunte-se: Para o que eu gostaria de criar mais espaço em minha vida? Para o amor, para o perdão ou apenas para mais diversão? Para ver novos lugares ou novos sorrisos? O que faz você se sentir realmente bem? Deixe de lado o passado e o futuro. Olhar para o passado ou imaginar-se em um cenário futuro nunca poderá trazer a satisfação que é viver o presente. Observe este momento. Conecte-se com os seus sentimentos. Simplesmente traga sua atenção para o presente.
Tudo o que você busca está no presente esperando por você.
Muridae sapiens sapiens sapiens
Coitado do rato que nasce pelado no meio do mato
Coitado do homem que nasce de terno no meio do inferno, repleto de servos
O rato nasce correndo, se esquiva do perigo, um caçador nato
O homem que nasce aos prantos só não fica sozinho por conta de um trato.
Você é um homem ou você é um rato? Tem mais medo do bicho que o seu gato
O rato come o veneno enganado, você compra o veneno enlatado
Clame seu pai ou algum ser amável, pois a armadilha que caiu não tem nada saudável
Procure uma vassoura ou algo tacável, só não jogue seu cigarro, dispare algo mais viável.
Não importa o mal passado, não engula verdades cruas
Não importa o remédio, sempre leia a bula
Não importa se restam trapos, não deixe sua alma nua.
Coitado do homem que não se importa com nada, que acha segregação motivo de piada
Coitado do homem que com o veneno se engasga, que adora a mão que afoga ao invés da que afaga
Coitado do homem que nunca foi pra Europa, mas vive em Praga.
Como a mente te engana?
Somos conduzidos por circuitos internos do cérebro que nos fazem agir por hábito, estereótipos e decisões muitas vezes irrefletidas. Ou seja, o nosso cérebro nos engana quase o tempo todo.
Nós passeamos pela vida com a sensação de que aquilo que acontece em nossa mente é uma representação perfeita da realidade. Entretanto, isso é falso.
A mente humana produz muitas ilusões que podem prejudicar nossas vidas. Um bom exemplo disso é quando somos tomados por emoções.
Nem tudo que você sente corresponde à verdade.
Emoções são traiçoeiras. Quando estamos ansiosos, o mundo nos parece ameaçador. Quando estamos alegres, o mundo nos parece acolhedor.
Emoções nos fazem projetar no mundo interpretações que, na verdade, nada mais são do que reflexo do nosso estado interno atual.
Nem tudo que você sente deve ser encarado como fato. Como disse Goethe, “o ser humano vê no mundo aquilo que carrega no coração”.
Para conduzir uma vida emocionalmente inteligente, devemos aprender a observar e questionar nossos estados emocionais, pois frequentemente nossa interpretação da realidade é distorcida por eles.
A palavra é viva, é força, é arma.
Ela acolhe, conecta, separa, desarma.
Machuca, anima, ressuscita, mata.
Exorta, conforta, cura, restaura.
Inspira, acalma, toca na alma.
A palavra deixa marcas no outro.
Qual é a marca do seu verbo solto?
Sua voz pode ser o seu melhor instrumento,
não a utilize de modo violento.
Antes de fofocar, maltratar, xingar e humilhar,
pense no que a sua fala pode causar.
Escolha as palavras certas para usar.
Escreveu? Falou? Não dá para voltar.
Cuidado com a raiva, espere ela passar.
Pense bem antes de falar com alguém.
Seja um bom comunicador.
Não cause dor. Corrija com amor.
Seja mais gentil, por favor.
Que você saiba palavrear com sabedoria.
Uma palavra mal dita causa ferida.
Reclamar ou agradecer? Você que vai escolher.
As suas palavras dizem muito sobre você.
Falar ou silenciar? Você que vai decidir.
Busque construir e não destruir.
"Palavrear", poema publicado no meu livro solo "Celebre a poesia que existe em você"
Nem sempre quem diz que vai está do seu lado quando você precisar, vai estar de fato lá
Tem quem fala que você é a pessoa mais importante.
Mais nem sempre isso é verdade .
Pessoas vão entrar na sua Vida, vão criar algo bom e você vai aceitar, pois é gratificante.
Mais como toda moeda tem dois lado, em questão de segundos, quem te fez rir, quem te fez acreditar em algo bom, acaba que te faz sentir o contrário de tudo isso.
Se não for fazer valer a pena, não dê esperança.
Não construa um teto, se não for ficar debaixo dele. feridas podem até cicatrizar, mais a dor ainda continua. basta tocar.
Se a vida nas redes sociais é uma ficção, porque ainda a usamos?
Primeiramente, devemos lembrar que redes sociais não servem apenas para que as pessoas apreciem a falsa superficialidade das vidas artificiais.
Muitas pessoas usam para trabalhar, aprender, entre outras coisas.
Em segundo lugar, o conhecimento e a experiência me ensinaram que muita gente adora cultivar um jardim de mentiras convenientes, para não ter que enfrentar a dureza da realidade.
O ego é compreendido como a imagem e a valorização que se confere a si mesmo: ele seria a nossa parte vaidosa, que não aceita se frustrar e se ofende facilmente.
Nas redes sociais, por exemplo, onde tenta-se criar uma imagem ideal e intacta de si mesmo com mais intensidade. Para o ego, é a garantia de que se é visto e pertencente a algo. "Sem falhas e faltas, [a autoimagem] é pautada exclusivamente no que pensamos que o outro quer ler ou ver de nós".
Muitas pessoas estimando carícias no ego, sem se dar conta do ogro narcisista que está se tornando.
Infeliz por não ser amada por anônimos, incapaz de observar que está negligenciando e aniquilando as relações com quem importa de verdade.
Quando a busca por aplausos é o princípio da existência, sua vida se torna um circo. Daqueles em que os animais parecem radiantes e galhofeiros durante o espetáculo. Mas uma visita aos bastidores revela a cruel realidade de dor e angústia.
Como ter constância na mudança que desejo para minha vida?
Aprender com a mudança, não é uma lição fácil.
Quando o assunto é mudança, a maioria das pessoas pensa no troféu, na linha de chegada, no grande sonho a ser alcançado.
Todos querem o podio, mas muitos desdenham a exaustão dos treinos.
Ter isso em mente é bom, mas não é satisfatório para que a mudança ocorra.
Mudanças eficientes ocorrem quando você divide esse grande sonho em micropassos diários. Pequenos passos, curtos e firmes, todos os dias.
Quem lê 10 páginas todos os dias, ao final do ano terá lido 10-15 livros.
Quem promete ler 1 livro por semana costuma ficar estressado com a cobrança sobre si mesmo, e acaba desistindo e pouco tempo.
Como lidar melhor com a imprevisibilidade das coisas, na vida?
Tenha clareza sobre o que está e o que não está em seu controle.
Tanto quanto for possível, tome consciência daquilo que está fora do seu controle, mas que pode afetar sua vida. O nome disso é preparo.
A partir daí, seu foco deve ser inteiramente naquilo que está em seu controle.
Nos caminhos da vida, não seja ingênuo, e esteja preparado para o pior. Não seja acomodado, e lute para conquistar o melhor. Procure ser mais sábio e menos ingrato, e aprenda com as lições que a jornada oferece — seja qual for o resultado que será obtido.
A paz de espírito chegará quando, frente ao inesperado, você sentir isto em seu íntimo: "fiz o meu melhor, com o que estava ao meu alcance, agindo sobre o que estava em meu controle".
A vida é corrida, atribulada, inundada de manhãs e manias. Respire.
Quando o barulho do mundo exterior estiver insuportável, quando o mundo parecer esmagar a sua existência, simplesmente pare e respire profundamente por alguns minutos.
Séculos de sabedoria antiga e décadas de ciência nos mostram de maneira contundente que o mero ato de respirar é uma das mais poderosas armas contra a turbulência de uma existência caótica. Então, respire.
Em algum momento até a poeira precisa partir.
Ao nosso tempo, sempre ao nosso tempo, precisamos escolher em desfazer do passado material que vai deixar o apego mental, também, mais fácil de ser transmutado.
O sonho, o novo que tanto desejamos precisa de espaço, e nos cabe escolher abrir esse cantinho da vida para a chegada plena dessa conquista.
Um alguém...
Muitas pessoas passam por nossas vidas e cada uma delas possuem um significado, uma intensidade diferente e através desse sentimento, descobrimos as preferências e até quem realmente amamos, algumas são tão intensas que não conseguimos dizer como cabe em nosso coração, e não é o que essa pessoa sente por nós, e sim, pelo que sentimos por ela, pois o amor é assim... damos sem esperar retorno e queremos ver o outro feliz independente de como esse alguém decidiu ser feliz.
A vida é uma roda gigante, uma hora estamos no alto, alegres, sorrindo para a brisa que toca em nosso rosto, até ela fazer a volta completa e chegarmos no ponto de parada, quando para é o momento de decidir se ficamos sentados
aguardando ela começar a girar novamente ou se vamos descer da cadeira e tentar entender porque a roda parou de girar e é exatamente nesse momento que realizamos a maiores mudanças da vida.
Apenas Seja!
Seja livre, seja leve, mas seja você, seja brilhante, seja única, seja seu amor, seja maior que sua dor, seja igual ao brilho do sol que mesmo em tempos de chuva não deixa de fazer seu espetáculo.
Seja radiante, deixe fluir, permita-se sentir o calor que te mantém viva, permita o toque suave do vento chegar ao teu rosto outra vez.
Em algum momento da sua vida você ficou frustrado. Como superar?
As frustrações podem acontecer em decorrência de uma traição, do fim do amor de uma das partes, incompatibilidades, brigas constantes ou ainda por expectativas não correspondidas. Entretanto, seja qual for o motivo, é sempre importante buscar motivos para vencer essa dor e seguir.
Assim como não escolhemos por quem vamos nos apaixonar ou a intensidade que terá este sentimento, não existe uma fórmula mágica para superar, do dia para noite, uma frustração amorosa.
Evite remoer o que passou, se permita ter um tempo de recolhimento, no recolhimento faça coisas que goste e te darem prazer, extraia as lembranças do seu campo de visão, abrace a mudança, entenda que certas feridas levam tempo para cicatrizar, faça o bem para outras pessoas, olhe para o futuro, lembre-se sempre de quem você é.
Os 10 mandamentos da excelência
1) O amor deve intencional, incondicional, e desprovido de interesse.
2) A alegria deve a nossa força principal para superarmos a nossa mesmos, através da sabedoria e do conhecimento excelente.
3)A paz deve ser o árbitro dos nossos corações, e com ela devemos basear e fundamentar todas as nossas relações conosco e com as pessoas.
4)A longanimidade deve ser o nosso principal fundamento, para vencermos todas as nossas batalhas diárias conosco, e com tudo a nossa volta.
5) A benignidade deve ser o nosso estilo de vida, e o nosso estado de alma, mente e espírito voltado para o nosso amor-próprio e o nosso amor para com todos.
6)A bondade deve ser a nossa condição interior, onde buscamos nela a força e a motivação necessária para nos mantermos sempre inabaláveis emocionalmente, espiritualmente e psicologicamente.
7)A fé deve ser a nossa maior virtude, e nossa força motriz e motivadora para vencermos todos os nossos traumas, medos e complexos interiores para termos uma vida abundante.
8)A mansidão deve ser a principal condição, e o firme fundamento da nossa vida relacional com as pessoas, e conosco.
9)A temperança deve ser a nossa principal virtude para conhecermos a nós mesmos, e assim nos amarmos e amarmos as pessoas a nossa volta.
10)O domínio próprio deve ser o nosso maior objetivo, fundamento e princípio de vida para termos um relacionamento perfeito conosco, e com as pessoas a nossa volta.
- Relacionados
- Mensagens para criança especial que celebram a diversidade com amor
- Criança Especial
- Mensagens para reunião de pais
- Primeiro dia de aula: frases que celebram esse novo começo
- Frases de Paulo Coelho que inspiram reflexões
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
