Textos Reflexivos sobre Inclusão

Cerca de 10265 textos Reflexivos sobre Inclusão

⁠"É preciso saber a hora da ação e da inação, do ouvir e do falar, da crítica e da reflexão, mas sobretudo, quando alguém se predispõe à liderança de qualquer projeto, é necessário aceitar o resultado do jogo democrático, mesmo contrário à sua vontade.
Não dá pra querer mudar a regras da partida depois que ela acaba.
Isso é coisa de mau perdedor."

Inserida por wandermedeiros

⁠REFLEXÃO COM FILÓSOFO

Nossa maneira cotidiana de chegar à realidade, é muito conservadora: empenhamo-nos, inconscientemente, para manter as coisas exatamente como estão e rechaçamos com horror tudo o que supomos ameaçar a estabilidade da ordem vigente. "Narciso acha feio tudo o que é espelho."

Só nos momentos de crise, como ocorre hoje em nossa civilização, o espelho de Narciso começa a romper-se, oferecendo-nos a chance de reorientar o olhar para além da própria imagem, da própria classe, da própria cultura, do próprio mundo. Ao que tudo indica, esta mesmíssima inércia ideológica, esta necessidade visceral de segurança, esta busca insistente do mesmo, este medo inconsciente à diferença, ao novo e ao devir deslocou, sub-repticiamente, a reflexão filosófica grega da abertura pré-socrática ao enclausuramento metafísico da idéia e da substância.

Platão e Aristóteles teriam expresso, em suas respectivas obras, este talvez mais do que aquele, o ensaio tão radicalmente humano, de ordem, segurança e proteção. Depois de mais de dois mil anos de civilização ocidental, no momento em que se consuma a interpretação metafísica do ser, o homem vive a necessidade histórica de reinterpretar a realidade, de romper a funcionalidade sujeito/objeto, de abrir-se novamente ao mistério de si mesmo e das coisas. " Viver é muito perigoso " - , eis a divisa que poderia figurar no pórtico do novo mundo que se avizinha.

Nilo Deyson Monteiro Pessanha COM FILÓSOFO

Nossa maneira cotidiana de chegar à realidade, é muito conservadora: empenhamo-nos, inconscientemente, para manter as coisas exatamente como estão e rechaçamos com horror tudo o que supomos ameaçar a estabilidade da ordem vigente. "Narciso acha feio tudo o que é espelho."

Só nos momentos de crise, como ocorre hoje em nossa civilização, o espelho de Narciso começa a romper-se, oferecendo-nos a chance de reorientar o olhar para além da própria imagem, da própria classe, da própria cultura, do próprio mundo. Ao que tudo indica, esta mesmíssima inércia ideológica, esta necessidade visceral de segurança, esta busca insistente do mesmo, este medo inconsciente à diferença, ao novo e ao devir deslocou, sub-repticiamente, a reflexão filosófica grega da abertura pré-socrática ao enclausuramento metafísico da idéia e da substância.

Platão e Aristóteles teriam expresso, em suas respectivas obras, este talvez mais do que aquele, o ensaio tão radicalmente humano, de ordem, segurança e proteção. Depois de mais de dois mil anos de civilização ocidental, no momento em que se consuma a interpretação metafísica do ser, o homem vive a necessidade histórica de reinterpretar a realidade, de romper a funcionalidade sujeito/objeto, de abrir-se novamente ao mistério de si mesmo e das coisas. " Viver é muito perigoso " - , eis a divisa que poderia figurar no pórtico do novo mundo que se avizinha.

Nilo Deyson Monteiro Pessanha

⁠A fraqueza do corpo é apenas reflexo da alma
E a esperança de dias melhores sempre nascem a cada manhã
Com o nascer dos dias, nascem também as esperanças, as expectativas a nova fé
De hoje ser muito melhor que ontem, porque você pode mudar seu caminho
E ter a certeza que você deu o seu melhor
Confie em você, acredito nos seus sonhos
Porque só assim você saberá no final do caminho
A importância das pedras retiradas.

Inserida por seripodnanref

⁠Reflexão em relação a Arte A arte somos nós num todo e nela representamos o nosso mundo a nossa percepção em relação a existência disto e daquilo, numa ação que marcamos aqui e ali com um marco nisto e naquilo. Tendo sempre em presente os vários estados da emoção, da razão, do pensamento. Ela faz- me existir perante sua existência e numa, fusão de um conjunto de palavras tento a definir, no entanto a arte define-se a ela mesmo e coabita no seu espaço, cativa o coração, nela vou procurando caminho e muitas portas e janelas se abriram para ultrapassar bons e maus momentos, sinto necessidade de fazer melhor e mais, sempre não vou desistir porque dela respiro e vivo é da minha alma que sai sangue da minha veia e tudo é feito com muita garra e intencidade, nos momentos da crise da pandemia Covid estava mais focado na pintura agora por outro lado uma vertente que também tenho uma paixão que é escrita e dou sentido a minha vida. Neste lema cultural de coltivar a mente. Fazendo as minhas peças. E como somos seres hereditários,que nos transformamos os nossos sonhos em realidades, porque somos luzes que iluminamos o mundo. Vencendo sempre o bem sobre o mal. E como me estou a revolucionar e moldar. E nesse sentido vejo-me desta forma tempo,trabalho e desenvolvimento. Nesse sentido tudo passou a ser bom. Contudo se eu gosto mais da Arte como voz, na retórica Hegel tem dialética entre o positivo e o Negativo entre a tese e anti tese, o certo é chegar-se a um consenso para bem comum. Num todo sempre vai existir o feio e o belo. O bom e mau. E nela está contida lógica e a relatividade tendo a sua medida e peso. Entre uns e outros. Para mim dá-me ou não prazer, o que estou fazer, mas faço pela ,paciência e aprendo a fazer. Logo sinto que quero melhorar e esta a dar-me gosto escrever, porque gosto..
Por:Emanuel Bruno Andrade

Inserida por EmanuelBrunoAndrade

⁠A saborear os pensamentos dispersos.
Num instante num contexto reflexivo faço minha introspecção e nela encontro a razão de ser, de querer fazer elevar acontecimentos, as forças vou buscar ao divino que alimenta meu corpo e meu espírito, no entanto quero fazer mais.
Nasce esse desejo dentro de mim, por isso insisto e passo a passo, um pouco ali um pouco aqui acabo por contribuir para mim e outros.
A vontade de de querer ser e de fazer preciste,por isso faço e dou asas a imaginação criando isto e aquilo.O caminho faz-se fazendo-se a caminhada, com foco nos objectivos determinados.
Um dia vou lá chegar, enquanto sonhar vou buscar o desejo de querer alcansar minhas metas,meus ideais.
A motivação ganha-se com o entusiasmo e o amor dedicado ao propósito proposto,sempre com gosto,com esforço e garra para alcançar o mérito.
Nada é fácil, só se torta fácil quando feito por repetição, mesmo assim tem seu pesar.
Acreditar que a vida tem tempos de aprendizagem, e tempos que ensinamos.
Viver para aprender é crescer evoluir e progredir.
A cada dia uma etapa importante que lhe basta.

Inserida por EmanuelBrunoAndrade

⁠Algumas noites são feitas para tortura, ou reflexão, ou para saborear a solidão. A vida é dualidade e contraste, e isso é especialmente verdadeiro para nossos sentimentos.
Permita que o silêncio da noite o guie para pensar melhor e planejar melhor.E deixe suas manhãs mais despreocupadas, a vida começa à noite.

Inserida por CesarKaabAbdul

⁠Da minha janela

Da minha janela acompanho o passar das horas.
Os reflexos do tempo iluminando a alma.
Os dias não são iguais, o céu nunca é o mesmo.
Tão lucida e translucida tu es minha companheira.
Em dias de sol aquece minha alma
Na tarde chuvosa tenho o aconchego do teu reflexo.
Da minha janela sou côncavo, sou convexo.
Sou eu mesmo e o próprio universo.
Passeio na imensidão e me escondo nas nuvens da emoção.
Da minha janela sou o silencio da noite.
E carrego no peito o barulho da imensidão.
Sou leitor, sou poeta, interprete das dores da mente e do coração.
Da minha janela posso voar sem sair do chão.

Inserida por alessandro_rampasso

⁠Amor e respeito é o que eu peso para o dia nesse momento, um pouco de reflexão... Já que nos falta sentimentos;
Que possamos encontrar a paz, sermos mais humanos e buscarmos evoluir ainda mais;
Falar com Deus para iluminar o que não mais brilha, mas para acalentar a quem me empresta a atenção um maravilhoso BOM DIA!

Inserida por JULIOAUKAY

⁠REFLEXÃO SONHOS

Cada um de nós temos defeitos, mas também somos pérolas que o tempo lapidou e que um dia pode acabar seu brilho, assim não existem pessoas de sucesso ou fracassadas, o que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem dele, sonhos podem ser individuais, aos pares ou coletivos e o grande segredo é a perseverança nele, assim do abstrato se torna realidade. Lute pelos seus sonhos seja apaixonado pela vida sem representação como se fosse uma peça de teatro. Sonhos não tem preço, admiro você!

Inserida por nivaldo2021

⁠SEUS DIAS

Na terra colhe o que se planta
Na vida pode ser discrepante
O futuro é o reflexo do presente
Assim como cada dia é diferente.

Cada dia um visual aparente
Que mexe com a emoção de gente
E as noites também é presente
Com magnitude reluzente.

Acordar nem sempre com olhar brilhante
E muito menos permanente
Seu humor pode ser marcante
Como pode ser de um principiante.

Tudo isso é coerente
A igualdade é inexistente
Um dia após o outro
Tem momentos divergente.

Inserida por nivaldo2021

⁠SONETO COMO VEJO POEMAS.

Dos poemas que leio faço reflexão
São versos que me inspiram
Suas estrofes me cativam
Muitas me tiram da solidão.

Suas ideias ao passado me faz voltar
No presente me ponho a pensar
Ambos pelo espelho fico a analisar
Para no futuro mostrar como caminhar.

Os temas soam bem para os ouvidos
De repente algumas frases inoportunas
Nada que possa o meu ego estragar.

Gosto de ler para compreender
A intenção do poeta no momento
Para seu público o que vai esclarecer.

Inserida por nivaldo2021

⁠O motoqueiro e o passageiro
. . .
Fazendo uma reflexão sobre a vida eu chego a seguinte conclusão, à vida pode ser comparada como um passeio de moto entre o motoqueiro e o passageiro, sendo que ambos estão indo na mesma direção, ou seja, tanto o passageiro que está no carona quanto o motoqueiro que estar conduzindo a motocicleta. Porém, cada um têm uma perspectiva diferente do passeio.
. . .
Ou seja enquanto o motoqueiro que conduz a moto, está de olho na estrada, nas lombadas, nas sinalizações o passageiro tem a vantagem de não se preocupar com esses detalhes ,em outras palavras o passageiro é livre para olhar para qualquer lado da rua sem se arriscar ou colocar terceiros em risco. Já o motoqueiro permanece com o olhar atento na estrada e nas pessoas que circulam na rua, ou seja, ele está atento para não cometer erros.
. . .
Então caro pensador eu lhe pergunto quem você gostaria de ser o motoqueiro que estar guiando a moto, porém estar focado no trânsito para evitar o pior ou você gostaria de ser o passageiro que não conduz a moto, porém tem uma visão privilegiada do passeio a ponto de conseguir vê um pássaro pousar no ninho e olhando para o outro lado da rua consegue ver uma criança brincar correndo no parque atrás de uma bola.
. . .
Uma coisa é certa, seja você o motoqueiro ou passageiro ambos vão chegar no seu destino, não existe certo ou errado. O que existe são pensamentos ou prioridade que cada um decidiu para a sua vida, lembre-se a vida é sua, e só você tem o poder de decidir como conduzi-la.
Por isso eu finalizo com a frase Disraeli “A vida é muito curta para ser pequena”.
. . .
E eu digo mais, a vida é feita de detalhes e se você está vendo a vida passar como se não estivesse vivendo, acho que tem algo errado aí, pensa nisso e recalcule a sua rota.

Inserida por Bertotti-Filho

⁠Amor.
⁠⁠Depois de muita reflexão, consegui compreender que tudo escrito sobre o amor é verdadeiro. Shakespeare dizia que é melhor viver sem felicidade do que sem amor. Acredito que isso signifique que o amor por si só vale muito mais que a felicidade, pois com ele se experiencia a alegria e muito além. Ele também pensava que as viagens terminavam com o encontro dos apaixonados, é tão surreal que pode ser comparado ao incrível, e o incrível é literalmente algo tão sensacional que não se consegue crer. Eu particularmente nunca vivi algo assim, mas não me restam dúvidas que Shakespeare já. O amor existe de várias formas, como dizia Machado de Assis. Ele pode existir de forma mais fantástica, singela ou passageira. O que não é avisado a nós é que ele existe de forma cruel, de uma forma tão dolorosa que pode ser comparada à uma tortura. Esse é o amor não correspondido, e ele eu sim vivenciei. Ele é tão cruel que mata aos poucos as suas vítimas. Nos filmes assistimos ao amor fantástico, nos livros lemos sobre o utópico. Mas e na vida real? O que fazemos quando nossa história de amor não é como a dos contos de fadas? O que fazer quando o único a se apaixonar somos nós? A maioria dos amores é recíproco. Mas o que ocorre com os demais? Como fica nossa história? Nos tornamos vítimas do amor, participantes de um conto de fadas unilateral, prosistas de um monólogo. Somos amaldiçoados pelo felizes para sempre, e rejeitados pela realidade. Somos os incapacitados cujo as vagas nos estacionamentos foram roubadas pelos queridos por alguém.

Inserida por darkrouge

Como se diz
Aquilo que o silêncio cala
Dentro do reflexo minha imagem no teu olhar

Então te falo ao calar ...
Quando nós de mãos dadas
Levantadas ao luar
Parece as mãos de um só
Agradecendo à Deus, à rezar

Já faz quase um ano, daquela noite
Mas ainda me pego em meu pensar
Mesmo que o tempo passe
Sempre e sempre vou te amar

Mesmo que já não exista nem eu
Ou que não tenha um lugar
Sempre lembro das mãos juntas
Unidas para sempre ao luar

Inserida por Mlcb

⁠ Existe o sofrimento pedagógico, que reporta-nos ao ensino e à reflexão. O Eterno trabalha assim também.
Em meios ás adversidades, tristezas, olhemos para o alto, de lá virá o nosso socorro. O socorro vem do SENHOR.


Márcio de Medeiros-24/03/2022

Inserida por marciodemedeiros

⁠"Reflexivo, peguei-me a devanear sobre o que é o dia dos namorados.
Não obstante, em total ausência de certeza, não obtive em minhas reflexões um sentido claro.
Para mim, graças a ti, tal dia é dia de ser grato.
Grato por cada beijo, cada toque, cada abraço.
Grato por apaziguar um coração parvo.
Grato por fazer-me amar e ainda mais por me sentir amado.
Sou grato por cada olhar dos seus olhos negros, com brilho de céu estrelado.
Sou grato por ao tentar descrever-lhe, faltar palavras ao dicionário.
Pouco importa se o léxico me é algo vasto, ao fitar-lhe desaparece-me o vocabulário.
Eu, do hoje ao sempre, serei ao Logos totalmente grato.
Por a muito, ter visto-lhe em meus sonhos e como em tela, tê-la criado.
Sou grato a ti por ter juntado meus pedaços.
Hoje sou grato por ser dono da sua felicidade, dono do seu sono, dos seus cuidados.
Hoje sou grato por ser minha namorada e eu seu namorado.
Hoje sou grato por, ainda reflexivo, não conseguir explicar o que é, mas sentir o que é o dia dos namorados..." - EDSON, Wikney

Inserida por wikney

⁠"Nossas limitações de desenvolvimento são reflexos de nossas procastinações ao que realmente é necessário; a energias deliberadas às futilidades, as nossas covardias por não esmerarmos esforços para o nosso melhor, e por fim, alheio a nós, a ignorância imposta".

Inácio Filho (Mauro)

Inserida por Mauro38

Ontem te perdi no shopping
Comecei a procurar
Mas antes de te achar
Vi meu reflexo em um lugar
Até me achei mais lindo
Mas não tão belo como devia estar
Quanto me vi refletido
Dentro do seu olhar
Minha beleza não existe
Sem você para amar

Mais tarde você me ligou
Cheia de palavras a acusar
Magoado eu fiquei
Por que só quero te amar
Disse que tem um diário
Feito só para me vigiar
Eu não tenho diário
Só tenho tempo te amar
Em vez de procurar falhas
Eu procuro te encontrar
Mesmo quando distante
Eu só quero te cuidar
Você diz que tem ciúmes
Eu não estou a duvidar
Também tenho ciúmes
Que vivo a ignorar
Quando penso em uma só coisa
Eu só quero te amar

Inserida por Mlcb

⁠Em um dos meus raros momentos de reflexão veio em meus pensamentos o quão curta pode ser a vida, e que pequenos momentos podem ser eternos e que talvez não tenhamos todo tempo do mundo para dizer as pessoas especiais que há amamos. E que uma vida sem amor nos torna triste e miseráveis, e a cada dia que se passa por mais que não saibamos o sentido da vida
Não precisamos encontra essa resposta para sabe que a felicidade estar nos pequenos momentos. Que a felicidade pode, se encontrar onde menos se espera.

Inserida por celso_xavier

REFLEXÃO RÁPIDA
"Dia da Mentira!" - Não é o dia, mas o período de uma vida que tenta esconder a realidade vivida em todas as áreas. É... uma vida de mentira, passada para os outros todos os dias... como se fosse uma verdade.

Ec 12:14: ”É isso. No devido tempo, Deus deixará às claras tudo o que fazemos e fará o julgamento. E ele conhece até mesmo as nossas intenções mais secretas, sejam elas boas ou más.”_

Inserida por LucianoSobral

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp