Selecção semanal
5 achados que vão mudar sua rotina Descobrir

Textos Reflexivos sobre a Vida

Cerca de 59162 textos Reflexivos sobre a Vida

⁠Os meus quatro motivos não cabem em palavras simples:

No silêncio, é tua voz que me traz de volta.
No fracasso, teu toque reacende o que pensei ter perdido.
Na tristeza, teu beijo dissolve dores que ninguém vê.
E na vida... é o teu amor que me reconstrói, todas as vezes que me sinto em pedaços.
É por isso que, mesmo sem entender tudo, eu sei — você é o motivo de eu ainda ser.

Inserida por Aquila

⁠Aração é despir-se de você mesmo;
é tornar-se vulnerável diante de Deus;
é deixar que Ele veja quem você é, sem máscaras;
ao contrário de fugir, a oração é ir ao encontro de Deus; é sair da caverna;
é deixar que Ele acolha quem você é nas tuas mais variadas circunstâncias;
ore, deixa que Ele acolha você!

Inserida por davidbango_

Dimensão

O instante não volta jamais.
O tempo é algo precioso,
Tão precioso que não pode esperar,
Impossível fazê-lo parar.

A vida é algo tão frágil,
Essencial e incrivelmente linda...
Viver é algo encantador.

O instante, O tempo.
A vida e o viver...
O poema, a poesia,
Eu e você.

Sentimento,
Momento,
Tempo,
.

Edson Luiz ELO
Dez de 2017

Inserida por ProfessorEdson

⁠Passarinhar

No céu aberto voam, leves, pássaros,
De galho em galho, em dança sem razão.
Trazendo à mente alívios tão escassos,
Silenciam o ruído da tensão.

A ciência diz: faz bem contemplar
O voo calmo, o trino sem pesar.
Jesus já disse, ao mundo a escutar:
“Por que, ansiosos, vivem a penar?”

Ali, na rama, habita a paz divina,
O instante puro, o tempo que se inclina
Ao simples ser, sem ter, nem pretensão.

Se queres cura, basta te entregar:
Vai para o campo, aprende a passarinhar
—Com alma leve e livre da aflição.


Edson Luiz ELO
São Paulo, 24 de Maio de 2025

Inserida por ProfessorEdson

⁠Vida corriqueira...
Num colapso existencial,
Uma tragédia de uma vida intempérie
Porque não amou?
- não tive tempo
Porque não iluminou?
- fiquei sem tempo
No que tornou-se importante?
- fiz bolhas de sabão e, estas por sua vez o vento as levou...
E quando tudo acabou, o adeus ficou!
Viveu?
- também não tive tempo!
Então, o que fez?
- Existi. Apenas isso.

Inserida por ivanylson_aguiar

PARA VIVER É PRECISO MORRER

A vida é uma doença
que só a morte cura.

A vida é uma ferida aberta.
Visceral.
Viver é um vício universal.

Sem viver
é como provar comida sem sal.

Mas o que é viver?
Não é só respir(ar)...
Talvez seja negar a si mesmo,
esvaziar o ego,
amar o outro,
desinflamar o “eu”.

Talvez viver seja isso:
deixar de ser dono,
e começar a ser dom.

Abandonar a velha mania
de dizer pra morte:
“sai, sai...”
quando, talvez,
é ela quem nos abre
a porta da verdade.

A vida
uma ferida aberta.
Só a morte cicatriza.

Mas qual morte?

Vivemos febris de existência,
e só o silêncio da morte
nos arrefece.

Sim, eu digo:
a existência é um mal crônico,
e a morte seu único alívio.

Que morra o “nós” do ego,
e vivamos à semelhança
do Cristo
o Eu que se fez
ninguém,
pra amar
tudo. Jesus!

Inserida por Malexandres

⁠Porque tanta violência e covardia; Se tudo que você faz com outros farão com você um dia? Não duvide!
Porque ser grosseiro, arrogante e soberbo; Se você não é melhor que ninguém? Não esqueça, o final de todos é virar pó ou cinza e nada do que você É ou tem vai impedir que esse seja o seu final também. Não se esqueça!

Inserida por PatySdQ

Acho que tô ficando realista demais, sabe?
Será que amadurecer deixa a gente assim?
Será que eu amadureci mesmo?
Mas o que é amadurecer?
Frutos maduros amarelam e caem
e eu nem gosto de amarelo
sequer gosto de tons pasteis
gosto mesmo é de cores fortes
e do que mais eu gosto?
às vezes, sinto falta de gostar muito
hoje eu gosto, mas nem tanto
Que estranha essa sensação
E estranho, às vezes, é bom
mas só quando não demora demais
Será que com o tempo tudo fica confortável, quase morno?
e eu não gosto de morno
ou será que aprendi a gostar?
Será que preciso descobrir a dose certa entre realidade e ilusão?
Será que dá pra escolher?
Será que é um caminho sem volta?
Será que eu sinto mesmo tudo isso que acabei de escrever?
A vida e seu eterno será!

Inserida por BrendaOliveira

Já parou pra pensar que a vida é mais que um Feed organizado? Mais que uma história compartilhada? Que um Status de uma viagem?
Se você se preocupar tanto com essas coisas não vai te sobrar tempo para aproveitar os momentos da vida. Momentos bobos e divertidos que gera uma roda de amigos. Sorrisos, abraços... Pequenos encantos que não se sente verdadeiramente atrás de uma tela.

Inserida por OrlandoBiotoviski

⁠O tempo e a vida

Eu vi o tempo passando,como se remisse o tempo;
O tempo que eu tinha, para no tempo viver.

Eu vi o tempo apagando, com a força do tempo, o que só o tempo me faz esqucer.

Eu vi uma mão sobre o tempo, regendo o tempo, de forma que nem o tempo, com a força do tempo, à pode deter.

Jesus, o Senhor do tempo é quem me faz vencer.
Autor: cicero Marcos

Inserida por Ciceromarcos

Mesmo que nada aconteça entre nós no futuro, eu já sou feliz demais por você ter entrado na minha vida.

Você foi a única pessoa no mundo que me fez escrever sobre o sentimento de felicidade. Eu nunca tinha vindo nesse blog antes sem estar com o coração partido, mas hoje você me fez sentar na frente do computador e digitar letra por letra sobre essa felicidade que me toma só de pensar na possibilidade de te ver de novo algum dia.

Obrigada. Não por ser o que você é, mas por me fazer sentir o que eu sinto agora. Já valeu!

Inserida por beatricelee

Presente, passado e futuro

O amanhã sempre será o ontem. Futuro, presente e passado são pontos de uma mesma estrada. O novo dá medo, mas encanta. O presente é confortável, mas é previsível. O passado dá saudade, mas se foi. O que altera esta relação ou não é quanto inquietos nos sentimos na busca do futuro. O novo no presente seria possível? No passado com certeza não, pois ficou para trás e se for alçado ao tempo presente não o será como era antes.

Assim a vida pode ser como nadar em um rio ou em um lago. No lago a mudança impõe que se troque o lago, no rio a mudança é frequente apesar de se nadar no mesmo lugar. Lago ou rio nada tem haver com a persona emocional, mas com escolhas racionais que fazemos.

Seja qual for, terá que haver esforço.

Inserida por ascaldaferri

Para começar o dia um café!
Café se toma novo como novo todo dia é. Não importa se hoje esta em um lugar diferente ou corriqueiro, se encontrará pessoas novas ou as de sempre, se o amor é o mesmo ou apenas possibilidade. O aroma pode parecer o mesmo, mas a experiência de cada momento é unica. Depende de você mover-se no mesmo lugar ou mover-se de lugar!
#behappy

Inserida por ascaldaferri

A noite chega e como um filtro de sentimentos muda os planos, as retas e os ângulos.
A ansiedade some, desaparece na curva do olhar e se perde de vista.
A vista, de horizonte se muda, leva suas tralhas a vislumbrar outras serras. Observa trilhas cortadas como veias nas encostas, nos vales e nos cânions.
Ali percebe desenhos a se formar, alguns explicados e outros incompreensíveis além da própria percepção.
Na noite que tudo escurecia a lua insistia em alumiar, sombrear e dar outros contornos aos planos, retas e ângulos.
Sentado na pedra, o coração devagar, deixava a energia entrar, a energia trazida no ar com seus cheiros e perfumes daquele lugar.
A mente vazia apenas percebia que aquele arrepiar, a cada lufada e inspirar, adentrava e lavava, levava as pedras e trazia alma, abria o sorriso sem nada explicar.
Ali percebeu-se único, indivíduo, partícula, parte de tudo que o ar alimentava e alimentava o ar.

Inserida por ascaldaferri

Vivenciar
Germinar, engatinhar, andar, virar, voltar, continuar, avançar, rodar, cambalear, levantar, movimentar, endireitar, arrumar, desarrumar, desancar, arregaçar, rasgar, brigar, dispensar, apaziguar, acalmar, aquietar, soprar, esfriar, esquentar, queimar, gostar, adorar, apaixonar, amar, camuflar, jogar, apagar, sonhar, acordar, trabalhar, descansar, começar, terminar e desencarnar.

Inserida por ascaldaferri

⁠Diariamente somos exigidos pelos acontecimentos e desafios inerentes à própria vida. Desafios profissionais e pessoais que vamos encontrando à medida que escolhemos os caminhos que iremos trilhar.
Reagir, enfrentar, encarar o medo nos olhos ou não reagir é uma escolha. E muitas vezes, sem estarmos preparados agimos por impulso e deixamos as emoções dominarem nossas decisões.
Ao longo dos tempos perdemos nossa conexão com a natureza e com a exposição necessária que nos prepara para enfrentar os acontecimentos pelos quais passaremos obrigatoriamente. Afinal isto é viver!
No montanhismo ou nos esportes outdoor, a vida testa nossas capacidades constantemente. Aprendemos a controlar as emoções e tomar decisões buscando acertar sabendo que acertar é uma mera probabilidade, pois os fatores mudam constantemente com rapidez.
Aprendemos a definir objetivos claros e a planejar, a se preparar físico e mentalmente. A olhar nos olhos do medo, olhar dentro de nós mesmos e seguir conscientes de que somos capazes de enfrentar tudo, sabedores dos recursos que temos à nossa disposição. Recursos emocionais, intelectuais, físicos e aqueles que podemos adquirir para nos apoiar nesta travessia.
Aprendemos a liderar e a ser liderados, a aprender e desaprender, a gerenciar as mais variadas situações logísticas e financeiras, crises e muitas vezes o caos.
Aprendemos a apreciar cada pequeno momento de vitória ao final de cada dia com o pôr do sol, a ascensão da lua e o nascer do dia com todos as pequenas felicidades em meio às dificuldades entre estes três acontecimentos que se repetem.
O montanhismo é uma escola natural para a vida! Inclusive se sua vida é puramente urbana!

Inserida por ascaldaferri

⁠Quando tudo indicar que o mundo acabou, tudo estiver dando errado e parecer que nada vai dar certo. Continue!

Quando a montanha parecer intransponível por mais que lute, sofra, brigue com você mesmo, Siga!

O montanhismo me ensinou duas coisas. Perdoe-se rapidamente por escolhas ruins e erros e siga em frente, não pare e não olhe para atrás.

Siga em frente e alcançará o Cume.

Inserida por ascaldaferri

⁠⁠Muito no dia, dia bom!
Muitos estão esperando uma segunda onda da Covid 19, o que vale dizer, esperando a morte, a desgraça, etc.
Que tal mentalizarmos uma onda de coisas positivas, ao invés de uma segunda onda da Covid 19?
Afinal, "basta a cada dia o seu próprio mal", disse o Mestre.

Inserida por pensemos

" E disseram que tudo não passaria
que a noite esbanjaria charme
seduziria apaixonados
disseram que a lua morreria
que o mar, não seria mais nosso
que o amor, deixaria de existir,
não sabem eles, que somos poetas
que honramos a felicidade de sonhar
que nosso medo não existe
que somos loucos por viver...

Inserida por OscarKlemz

" De repente a gente vê, que tentou demais
levou até onde não podia,
esqueceu de parar
de repente já não há mais euforia, sorrisos
somente uma nevoa escura
indicando chuva
de repente nos damos conta do abandono
da ilusão
e tudo passa tão rápido como um flash
de repente, tudo não é mais como um dia foi...

Inserida por OscarKlemz