Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
Quando passamos por privações físicas seja ela de que forma forma for, aprendemos a dar valor ao ato de beber água, precisar , pedir , não conseguir. Abala com os sentimentos mais profundos . Nos da a impressão de incapacidade , eu respeito as diferenças e hoje pensarei mais e se puder ajudarei mais. Aquele idoso no asilo que precisa de tudo, uma pessoa acidentada, operada , por isto a depressão a tristeza no olhar. Prestarei mais a atenção .
Tento todos os dias aprender uma coisa nova, por menor que seja. Aprendi com meu pai o quanto isso é importante. E por pior que esteja meu humor, procuro ouvir pelo menos uma música por dia, dar um sorriso para um desconhecido. Pode soar bobo, mas faz uma diferença enorme quando a gente deita a cabeça no travesseiro e espera o sono chegar.
Perfeitamente ninguém conhece ninguém por completo, o máximo que descobrimos é aprender a conviver com os defeitos e as qualidades um dos outros, como uma rosa, linda e perfumada, e graciosa aos olhos. mais porém traz contigo espinhos pra machucar aqueles que nao atento a sua simplicidade tem o dom de ainda fazer-se ferir.
É o tempo dos desequilibrados, aqueles que ensinam o que não fazem, querem receber o que não dão, classificam e não querem ser classificados, julgam e não querem ser julgados, maltratam e ignoram um ou outro ser, porém, querendo ser o centro das atenções. É a hipocrisia em ênfase, em destaque e sendo exaltada através das próprias atitudes daqueles que dizem não ser.
Pai, Estou na tua casa para te adorar e de ti aprender, reforçar este meu andar e este meu merecer. Que eu possa caminhar no teu caminho, que eu possa ajudar quem de mim necessita, que possa lutar por quem precisa e mais necessita. Que possa olhar para mim próprio e dizer que sou capaz: de lutar, de rir e até chorar, desde que seja por ti, meu Pai. Pois te amo e te quero seguir. Obrigado pela força e pela sua bênção. Concede-me a atitude de te venerar, a atitude de te amar, meu Pai. Obrigado por tudo, meu querido Pai. Que o culto de hoje nos ensine mais sobre ti e nos guie na sua boa obra. Amém.
Nem todo pai ou mãe aprendeu a amar do jeito que você sonhava… e, muitas vezes, nem do jeito que eles mesmos gostariam. Muitos carregam marcas da própria infância, silêncios que gritam, carências que nunca foram preenchidas. Mas alguns, mesmo com todas as feridas, escolhem se reinventar, quebrar padrões, reaprender o que nunca lhes foi ensinado. É um ato de coragem que nem sempre os filhos compreendem, porque crescemos esperando que eles já soubessem tudo.
As quedas que terás na caminhada serão essenciais para aprenderes a se levantar e caminhar ainda mais com alegria. Todavia, o sofrimento purifica a alma e Deus, o único que estende a mão, está ao seu lado guiando os passos e mesmo que o caminho pareça te levar a lugares que não entende, de alguma maneira, no final entenderás que foi o caminho certo à seguir!
O pai nasce com uma missão: ensinar o algoritmo vivido à sua geração, ensinar ética, moral, ensinar virtudes. Pai, recebeu a meta de sustentar e manter a estrutura familiar, missão de guiar. Pai, ele supera a si mesmo, são guerreiros, heróis, protetores, então tenha orgulho de ser filho, pois algum dia será pai.
As pessoas do Brasil precisam aprender que a Imprensa e Mídia não são donos da verdade, você não pode construir tua opinião e escolha política baseada na imposição de opinião de jornalistas, a informação que eles passam qualquer pessoa pode checar através de pesquisas, ainda... enquanto, o Governo não controla a Informação.
Há pessoas que não mostram emoção enquanto falam, até de algo comovente, porque aprenderam na infância e adolescência que deviam se conter. São pessoas que sufocaram a dor, a angústia e o choro. Se escondiam atrás de um travesseiro ou colocavam as mãos na boca dentro do banheiro para não emitir sons. Parecem frias muitas vezes, mas não são. É só defesa. Muitas vezes inconsciente.
“A teoria das inteligências múltiplas nos ensina que não há um único modo de ser sábio; a neuroplasticidade prova que o cérebro é dinâmico e se refaz a cada experiência, enquanto as inteligências cristalizada e fluida revelam o equilíbrio entre o saber acumulado e a capacidade de adaptar-se ao novo — mostrando que pensar é, acima de tudo, evoluir continuamente.”
O mundo ensina que você precisa ser notado para ter valor. Mas o Evangelho mostra que o verdadeiro valor está em ser fiel, mesmo quando ninguém vê. O mundo te convence a buscar palcos. Cristo te chama para o secreto. O mundo diz: "se ninguém te aplaude, você não está fazendo o suficiente." Mas o céu responde: "se Eu te vejo, já é o bastante." Porque o propósito não precisa de plateia. Ele só precisa de direção
Nunca me preocupei muito em aprender a amar, pois sempre pensei ser algo inato. Era a ideia mais bonita para acreditar, mas, como de costume, me enganei. O amor é um passo de cada vez em uma corrida de três pernas. É despetalar-se ao ser escudo dos ventos do Norte, e acalantar ao ser protegido quanto aos do Sul.
De pedra em pedra a gente vai se melhorando, com muito esforço e coragem. Cada erro ensina, cada queda fortalece. De passo em passo a gente chega lá, o segredo é não parar. Quem insiste, vence. Quem acredita, alcança. Tudo cresce com tempo e cuidado — inclusive você. A força vem dos dias difíceis, não desista agora. Tijolo por tijolo, a gente constrói um futuro melhor. Não precisa ser rápido, só precisa continuar. Mesmo cansado, vá, porque o cansaço passa e o resultado fica. Tudo que é bonito leva tempo pra florescer — tenha paciência e fé. O caminho é longo, mas cada passo é uma vitória.
Se não há Ensino da Palavra de Deus, não existe avivamento. Não confunda movimento com avivamento! Movimento gera alegria momentânea, avivamento gera arrependimento e uma vida santa! Movimento é só um momento, avivamento é diariamente, com a vida pura diante de Deus e cheia do Espírito Santo! Movimento traz emoção, avivamento traz alegria na alma e no espírito do cristão! Movimento move teu corpo, avivamento leva a tua vida completa para viver para Deus. Crente avivado não é crente que se movimenta, é crente que faz a diferença!
A mudança acontece agora, mesmo quando não a vemos. Ela caminha junto do tempo, e quando aprendemos a perceber seu ritmo, ela deixa de ser lenta e se faz veloz. Passamos então a compreender a força da ação correta no instante exato, quando o ser humano se alinha às leis invisíveis que regem tudo o que vive.
A primeira coisa que um hóspede que eu receber em casa precisaria aprender é que não há nela um único objeto que esteja ali por acaso. Existe uma razão para ele estar exatamente naquele local. Mas alguns não se importam com isso e subvertem uma ordem que foi criada exatamente para que a as coisas atendessem à sua finalidade. Da vez que um deles voltou pra casa eu precisei lhe ligar várias vezes para saber onde havia guardado cada objeto de meu uso diário. Se a intenção era que falássemos com mais frequência, então alcançou sucesso total!
Constatar um erro que cometemos é sempre desagradável. Deixar de aprender com ele para não precisar repeti-lo é incompreensível e pouco inteligente. Mas cometer o mesmo erro pela terceira vez não é apenas inadmissível: exige cuidadosa análise do histórico para concluir se é caso de doença ou de pura falta de caráter.
A verdadeira transformação acontece quando aceitamos o passado, aprendemos com ele e direcionamos nossa energia para construir um futuro melhor. Por isso, é fundamental focar no agora e no que podemos fazer para avançar, confiando que glórias virão para aqueles que estão prontos para recebê-las.
Você nunca aprende tudo de uma vez, e nem aproveita as aproveita as oportunidades que lhe aparecem de imediato. Sobre esta última — a oportunidade — ela está atrelada a aparência, ao choque primeiro dessa “oportunidade” e do meu Eu, que por causa da aparência o julga sem propriamente avaliá-lo, refleti-lo, quanto a sua importância; pode-se dizer que essa imediatez em negar o que possa ser importantíssimo, e/ou ter o entendimento de reconhecer-se como ignorante — tal como Sócrates — fruto da nossa vontade que direciona cada vez mais ao imediatismo, e também em pensar que nosso conhecimento está “acabado”, “finalizado”; de que já não temos nada a aprender; que a tecnologia mediante a ciência os tornou (homens) não somente deuses do conhecimento, mais ainda, tornaram-se baluartes, deuses da razão. Se existe um responsável por isso (ou mais de um), respondo com — a gênese cismática medieval e a modernidade. O que provará que essas reflexões se sustentam? O próprio tempo; haja vista em um exemplo comum, como quando pegamos um texto, um livro e pensamos em diálogo consigo mesmo — pensando: Por que não aproveitei mais esse texto? Por que não aproveitei mais essa aula? — isso significa algo que popularmente é dito; dizem que se tivessem isso a morte já o teria batido a porta e o levado: o arrependimento. É o arrependimento que nos leva a um tempo anterior junto a razão reflexiva, mostrando que somos ignorantes e ingratos.
- Relacionados
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Textos de motivação para comunidade educacional
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
