Textos Reflexivos a Arte de Ensinar
A arte não é apenas uma musica bem tocada, uma letra bem bolada, um quadro bem pintado; são palavras bem ditas, carinhos gostosos, e laços formados. É também um sorriso tímido, uma história alegre na mesa de jantar, uma risada gostosa. A arte é tudo que se tem de mais belo, mais puro, mais inovador. É aquilo que fazemos com as próprias mãos para mostrar aos outros, para enfeitar a vida ou abrir os olhos da humanidade.
A paciência é irmã da sabedoria, é a arte de saber esperar, sem se entregar ao desânimo diante das fraquezas ou dificuldades! É saber que para tudo na vida há um momento oportuno, em que a tolerância nos ensina que não é preciso dominar o tempo, mas a razão; que é necessário coragem para semear, mas acima de tudo a sabedoria para esperar, com calma, o momento certo da colheita.
A arte nunca foi uma plataforma criativa para as elites muito pelo contrario é uma ferramenta inclusiva cidadã , uma voz popular e o seu mercado uma boa, abrangente e eficiente atmosfera para suprir a falta institucional da educação, forjar conceitos sociais e diminuir por oportunidades os grandes bolsões de miséria.
O que é Arte. Em todas as plataformas criativas das faculdades humanas em que o seu autor, interprete e ator desponta se com singularidade do comum existente, por pessoal profissionalismo, dedicação e inovação, ali se encontra a verdadeira alma da arte universal. Não existem limites para abrangência da arte, os registros, as escolas e os métodos de continuar a se fazer gera uma cultura mas a ação singular, personalíssima e diferenciada de alguém fazer é sempre, arte..
Friendzone é o utilitarismo elevado ao estado da arte, onde você não só passa a ser um macho utilitário sem bolas como é manipulado sem perceber. Suas carências emocionais são habilmente exploradas e manipuladas para atender todas as vontades dela sem precisar te dar nada além de migalhas de atenção em troca.
No mercado de arte, de antiguidades e de cultura no Brasil, muitos falam bobagens por ignorância, maldade e vaidade mas poucos confirmam por escrito por bases acadêmicas e profissionais as suas inverdades e levianas opiniões. Grande parte disto se deve a falta de politicas publicas culturais do direito de autor tutelando a continuidade da obra e da impunidade criminosa que fortalecem o inconsequente rumor.
A arte é cor, ideia, sentimento e movimento. E a arte brasileira tem seus maiores templos e locais de exposições permanentes durante todos os dias das festas, celebrações, eventos e entretenimentos das culturas populares nacionais.A cultura, a educação e a arte são partes indivisíveis de uma mesma moeda geopolítico-social do mais alto valor.
A sociedade criou os quadrados como: religião, torcida, política, arte marxista, consumista de álcool, entre outros. Ai de você se não enquadrar-se em algum desses, será taxado de honesto demais, homofóbico, terrorista, antissocial, racista, farsista, ditador e por fim desejarão sua morte, só porque você é um homem livre.
A arte de amar é um dom nato, o que temos que aperfeiçoar é o dom de se relacionar, por ser amplo, complexo e necessita de empenho. Se é Fácil? Claro que não, porém é necessário, amar é uma das "artes" mais difíceis de aprender nesse mundo, poucos tem o dom e a vontade de aprender, mas, quando aprendemos não queremos mais parar de praticar, a pratica leva a perfeição, amar tem de ser um exercício diário."
A arte não é o tempo todo fonte de inspiração é muitas vezes a própria revelação, nossos gemidos, uivos e gritos são in natura comunicações, sopramos para fora, para fora o tempo todo e pouco percebemos que a vida é este continuo vital movimento, dela nos soprar para dentro e em resposta nós soprarmos para fora.Enfim somos uma pequena parte ínfima do Sopro de Deus e tudo que não presta nesta vida é Arroto.
Há algo realmente fascinante e altamente destrutivo em gostam de arte, música e literatura, sabe, sobretudo de artes dramáticas e de ação. Porque quando nos damos conta de nossos conflitos internos, uma fagulha se ascende dando vida a algo mais real e intenso. Uma hora temos o lado extrovertido que encanta a todos a nossa volta; por outro, temos a tendência de nos retrairmos em nosso mundinho particular, em nosso fadado jardim secreto de esperança e sonhos. Espero apenas um dia conseguir conciliar ambos os lados para quem sabe um dia inspirar toda uma geração, sobretudo os jovens, com idéias mais justas e menos egoístas. Algo mais dinâmico e digno de mudanças futuras. Algo concreto capaz de transcender o ordinário, onde não estejamos apenas condicionados por nossas recordações do passado e por uma falsa esperança de melhora futura.
Linda e tortuosa a arte de amar... Arte ingênita... Lapidada pela amizade... Delapidada pelaū desconfiança... Testada pelo ciúme... Desafio diário para aqueles Dispostos a recomeçar Sempre... Diferente... Todos os dias... Com a mesma pessoa... Arte para aqueles Dispostos a se reinventar... E entregar um novo ser À humanidade Melhor... Mais interessante... Mais amável... Mais humano... (Ricardo Barros)
A arte contemporânea, principalmente nos países emergentes do grupo dos BRICS, que o Brasil faz parte, deve e tem que sair das esferas tradicionais dos museus, das coleções privadas, do mercado e das galerias. A arte deve vir pra rua não só como o grafite e a Street Arte mas bem mais amplo que este sentido. A arte tem hoje um importante papel e uma função ativa publica sócio-cultural politico-educativa. O artista só é pleno se assume o seu papel de ativista cidadão cultural de seu tempo e lugar. Já alguns anos como presidente da AFBA, Associação e Escola Fluminense de Belas Artes, antiga e tradicional entidade, hoje bem abandonada e esquecida, venho tentando semear, frutificar e expandir está visão e fomentar o pensamento e a indagação da arte nos grupos de artistas nas esferas das politicas publicas e privadas de arte, cidadania e cultura que ainda muito acimentadas encontram se disonantes da verdadeira possível resposta para a realidade. Acredito na arte e na cultura como metalinguagem atualíssima e forte dentro de um quadro educacional nacional caótico, sucateado e quase inoperante. Creio em projetos vitoriosos como o da Escola da Ponte de Jose Pacheco em Portugal, creio na educação artístico-cultural que promove a individualidade no exercício da autonomia e da liberdade. Creio em Paulo Freire, tão bom para outros países e tão pouco bom para os brasileiros. O Brasil deve extinguir de vez está errônea ideia que o que é oferecido e disponibilizado pelos sem fins lucrativos, o que é publico e governamental oferecido por cidadania e politicas publicas não partidárias seja fraco, obsoleto, ineficaz, ruim ou tenha menor valor. Ao contrario mas também o estado sócio-cultural brasileiro deve se libertar e se afastar dos bipolares projetos bissextos partidários e mergulhar de maneira séria e profunda nos programas de governo e de estado mais efetivos e duradouros. A frequente critica quanto aos altos valores abusivos da arte contemporânea existe sim por que a grande parte da arte produzida pelos artistas desta corrente,não participam de forma cidadã-sócio cultural educativa locais e nem nacionais das correntes produtivas das cadeias criativas.Em suma a arte de hoje não pode estar longe das perguntas e das respostas livres do pensamento moderno.
Bons tempos em que o significado da arte falava mais do que os rótulos'. Bons tempos em que a poesia inspirava mais do que as batidas. Antes haviam artistas que se vestiam com adereços e utilizavam a tecnologia como complemento para expor suas emoções e significados. Ultimamente a tecnologia projeta rótulos e adereços sem artistas.
Educar é uma arte, é necessário muito treino e dedicação. Significa que respeito é construção, a pessoa não aprende a respeitar de uma hora pra outra. Engana-se quem pensa que 'amar' é dar tudo ou proteger de tudo. É mais fácil criar um inconsequente fazendo tudo por ele do que uma pessoa que sabe respeitar seus limites e dos outros.
A arte é a manifestação mais bela da alma. Através dela entramos em contato com mundos íntimos encantadores que jamais teríamos acesso se não fosse por ela. Uma obra artística é muito mais que algo belo ou resultado do talento de alguém. É um reflexo do estado de espírito de alguém, dos sentimentos, da sensibilidade dessa pessoa, é uma confissão de como alguém se relaciona com o mundo... é uma visão tão intima que ninguém jamais poderia ter acesso se não fosse através dessa arte. A arte é uma porta para outro mundo, é a porta para o mundo da imaginação de outra pessoa.
Por muito tempo pensei que arte era apenas uma representação do real que se entrelaçava ao imaginário de tal forma que poderia mudar o modo de pensar. Hoje vejo que a arte é bem mais que isso, como uma passagem para um mundo transcendental, inimaginável talvez. Nesse sentido, a ideia de representação artística deve ter um cunho politico, social e integrante distante daquilo que dizem como obra de arte ideal, idealização por regras do paideuma.
Sou como uma arte na calçada: Muitos não percebem, mas estou ali. Outros param, admiram por um tempo, mas logo voltam aos seus afazeres. Posso ser interpretado conforme seu humor, conforme sua idade, conforme uma música qualquer. Sou belo, entendiante, chamativo, indecifrável. Muitos pisam sem perceber, outros desviam para não ter que pisar. O que é? Ninguém sabe, mas sempre tiram o que lhes convém. Sirvo de caminho, ou o caminho serve a mim. Aguento a chuva, sozinho. E quando o sol aparece, aí sim fazem questão de passar. Perco a cor, a intensidade, ao mesmo tempo que faço história. Ninguém sabe o porque disso, nem o que faço ali, mas sabem que estou. “A arte é a ideia da obra, a ideia que existe sem matéria” por isso, não queira me entender apenas por olhar. É bom saber por onde pisas…
A proposta é refletir sobre a arte bruxa enquanto ofício, afastando sua concepção amplamente aceita que a identifica a uma atividade de ajuda, sendo que tal concepção poderia ser fator dificultante para o enfrentamento e transformação das condições do exercício desse ofício. Tentar situar na história o contexto em que é elaborado o modelo vocacional/religioso e identificar nas falas de correligionários das diversas tradições da Terra as manifestações daquela concepção, apontando para a necessidade da atividade do mestre educador ser permeada pela concepção da arte do folclore mágico enquanto patrimônio público universal.
A Arte manifesta-se sem vícios ou virtudes em relação a si mesma. Uma vez criada existe por si, sem vaidades ou orgulhos, nem triste nem alegre, pode superar a sensibilidade e o talento do artista assim como suportar as críticas, sabe que seu papel é deixar-se ver, mantem-se humilde e serena. Deixa livre o coração e o pensar...
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp