Textos que Descreva a Si Própria
Oque é ser louco?
È ser fiel a si mesmo, mas estranho pelo povo
Ou ser alguém que abre mão da sua essência pra ser aceito pelos outros?
Não é que esvaziou minha paciência. È que me enchi e finalmente me conectei com minha versão autentica.
Não vou ser mais um desses personagens fictícios.
Vou me mantendo longe de status e de sorrisos fingidos.
Quanto custa ser um produto de consumo?
Vale o preço agradar e se perder no submundo?
No fim de tudo oque importa é a sua relação com Deus
Me desprendi das algemas da aparência,
quem fica nela assina a própria sentença
Dinheiro, Mulher, relevância e bebedice
Não conseguem pensar em mais nada além disso?
O momento foi de teste e abalou o alicerce coração
Abandonei aquele mano desorientado e sem proposito,
Hoje eu sei quem sou e onde deposito meu foco
Fulano é egoísta e pensa muito em si?
Existe um fio de linha que você não sabe, você não ver e ninguém te contou. Somos ensinados desde criança que devemos pensar muito no bem dos outros, crescemos e nem todos levam isso pra fase adulta, quando cobrimos todo mundo, e nem todo mundo cobre a gente, em algum momento algo estala em nossa mente e começamos a fazer tudo o que não fazem e nem vão fazer por nós, se cuidar, fazer por si, buscar por si, somos vistos como egoístas, isso não é sobre falta de bondade. Esses ensinamentos de sacrifícios nos torna totalmente doares de nós e insatisfeitos com os outros, mas nem sempre há reciprocidade. Então, pensando nisso, em algum momento alguém acordou fazendo essa análise de valores e começou a cuidar de si próprio. Pensar em si não é um crime, é uma auto defesa de quem não foi tratado.
Lembre-se de que você é único; ninguém é igual a ninguém, e cada um tem um propósito nesta vida. Siga seus objetivos, lute para alcançar seus sonhos. Não deixe influências por opiniões negativas. Afaste-se de pessoas que trazem problemas o tempo todo, pois isso pode te atrapalhar. Pense que seu destino será decidido por você. Fique focado, estude, faça o seu melhor.
13/11/2023
O NASCER DA POESIA
Muitas pessoas já se perguntaram para si mesma e para quem é poeta, como nasce a poesia? A poesia nasce não só de um pensamento, ela nasce da forma que você ver o mundo, da forma que você romantiza o que vê pela frente. A natureza sempre foi o alvo dos poetas que a admiram, sempre esteve caminhando junto com os versos e as pinturas artísticas.
O saber intelectual gera poemas, enquanto o saber do dia a dia pode gerar poesia na forma de falar e de se expressar. A poesia não está em simples palavras, ela pode estar presente em uma obra de arte, numa música ou as vezes até nos elementos sem palavras como o sol, a lua e as estrelas.
Eu tenho maior cuidado ao escrever poesias, faço o possível para não dar migalhas ao papel nem às obras de arte do scripts que eu posto. Sempre gostei de sinceridade, realidade e romance com intensidade na forma de se expressar. Poesia não é só amar, nem emprestar palavras à alguém. Poesia é o retrato da alma, não tem cegueira, fala o que o interior e o consciente pensam com profundidade.
SE você está "tentando mudar algo em si",
para agradar e/ou para atender às exigências
da outra pessoa e/ou de um grupo,
sugiro que reflita sobre o seguinte...
_ POR QUANTO TEMPO você ACHA
que irá conseguir abrir mão de sua essência humana,
de seus princípios éticos, morais,
de sua autoestima e personalidade nata?
- Vale a pena?
- Compensa a dor e o sofrimento futuro?
Já sentiram falta de si mesmos?
Da essência que outrora irradiava como estrelas próprias? E num instante de interrogação, a alma sussurrou:
"O que me aconteceu? Eu era um ser inteiramente diferente!"
Em uma dança constante, metamorfoses que nos embalam, às vezes acolhedoras, outras, assustadoras. Somente em seu âmago reside o conhecimento do que se transformou. Se essas mudanças incitam perguntas, se desenham tristeza no silêncio do espelho e a pessoa que vê já não se reconhece, talvez seja o instante de regressar à própria essência. Despir-se do fardo autoimposto, dissolver a angústia de uma vida incompleta.
O mundo já teve o bastante de si. Agora, é o momento de viver para quem a acredita que nasceu para ser.
Não somos perfeitos, erramos e acertamos todos os dias. Reconhecer isso em si é entender a humanidade, reconhecer isso no próximo é se aproximar da divindade.
Ser perdoado é tão bom e necessário quanto perdoar! Não faça do erro dos outros um mártir para eles, se puder aliviar a mente de uma só pessoa por dia você já estará fazendo muito mais que o básico, tanto para si quanto para o próximo!
Quem tem o mal, o injusto dentro de si enxerga o mal, o injusto em tudo que vê
e fica à espreita esperando
que o mal, o injusto aconteça.
Não pra sua felicidade,
mas pelo prazer de expressar,
na zombaria,a sua miudeza.
Daí surgem as alcunhas generalizadas
e o tal prato compartilhado de farelos.
Haja rivotril!
Ser cristão é uma história de superação
Superar a si mesmo
Superar nossa incapacidade
Superar a mais doce incredulidade
No que se trata de ser puro falhamos constantemente
A depender de nós somente as más escolhas prevalecerão
A nossa mente fria e escura, incrivelmente só nos leva à escuridão
Mas algo me deixa demasiadamente extasiado
Deus não precisa de alguém ajoelhado
Mas os ajoelhados tomados pelo senso de sua incapacidade e necessidade de Deus chamam a sua atenção
Não precisamos de muita coisa! Talvez de uma, mas que são três, e de um pouquinho de atenção dessa maravilha.
Eu vejo poesia todos os dias.
Eu me envolvo no caminhar da massa de gente,
Me perco em olhares sinceros,
Reverbero ao ver abraços apertados,
Sorrio ao acordar e ver o Sol amarelinho tinindo,
E o céu azul com metade das nuvens tênues
E outras bem vivas...
Vejo bocas, vejo mãos, vejo corpos
Vejo tudo...
Eu consigo sentir prazer
No simples ato de estar vivo e me sinto grato.
Hoje, eu lembrei de você.
E queria que pudesse compartilhar das mesmas cores que enxergo,
Do mesmo ar que respiro e da mesma vida que agradeço.
Sinto sua falta...
A vida é linda e eu queria poder te dizer isso
Todos os dias.
No dia 1º fez um ano que você se foi...
E eu ainda sinto o gosto amargo da dor de perder quem a gente ama.
As lágrimas ainda escorrem,
São profundas e clamam...
“Dê flores aos vivos”, era o que estava transcrito
Em minha memória.
A lembrança saudosa que hoje me resta...
É o que faz amenizar
O correr das horas.
Para Mel, 27 de novembro de 2023.
A vivencia pode trazer à mulher a certeza daquilo que ela quer para si, do que pode lhe fazer bem, ou não, assim, é preciso saber como tratá-la, para poder bem viver em sua companhia...
Ósculos e amplexos,
Marcial
A MULHER MADURA É MULHER DE VERDADE
Marcial Salaverry
Mulher madura, na realidade, é a real mulher de verdade, uma autentica guerreira dos tempos modernos... É aquela mulher que tem muitas coisas vividas, alegrias e dores sentidas, boas e más lembranças tidas e havidas, e que na cabeça, tem ideais, ideias e pensamentos, e que leva na alma formosos sentimentos...
Com certeza, é uma mulher muito especial, muito sincera na exposição de seu sentir, e que assim sendo, sabe amar-se, sabe amar, não nega, não tem porque fingir, pois tem na alma a pureza de seu sentir. É uma mulher madura, sempre sentimental, que certamente no amor, não quer se dar mal, quer viver um amor real, sincero, em plenitude.
Por ser uma mulher de muita sensibilidade, não gosta de falar na idade, eis que seu espírito jovem, não sente disso necessidade... Por ser verdadeira, quando ama, ama de verdade, e na realidade não sabe amar pela metade. Como muito já amou na vida e foi amada, não entende e não quer que a vida possa ser desperdiçada... Por ser alguém que tem apetite de viver, não quer mais sofrer, e destarte, quer sinceridade de sua parceria, pois ela na verdade, quando quer amar, ama de verdade,
e seu amor ao mundo proclama...
Assim sendo, quem quiser seu amor conquistar, tem que saber muito a amar... Essa mulher é você, mulher madura, mulher cuja lembrança sempre perdura... Mulher madura, mulher de verdade, quem a souber amar, terá felicidade...
Mas cuidado, saiba amá-la como ela merece ser amada...
Saiba faze-la feliz, e certamente o será também...
Mas se não souber faze-lo, certamente ela lhe dirá adeus...
Mas se conseguir entrar em sua alma, ambos poderão viver uma maravilinda sequencia de UM LINDO DIA a cada dia que for vivido, podendo bem viver esse amor por décadas de uma feliz felicidade...
Marcial Salaverry
mais dois amigos para a arquibancada
madrugada serena e escura na cidade de São Paulo, onde o silêncio normalmente reinava, dois amigos irromperam a quietude das ruas. são 05h45, quase manhã de quinta-feira, seus passos ressoam na calçada oposta, onde um segue do lado par e o outro do lado ímpar da rua larga, talvez uns 9mts de distância um do outro. seguiam na mesma direção, enquanto discutiam acaloradamente sobre o futebol do dia anterior.
do lado par da rua, Vinícius, um fervoroso torcedor do " Atlético Mineiro", exultava com a vitória esmagadora de seu time. do outro lado, João, apaixonado pelo "Flamengo", lamentava a derrota sofrida por sua equipe. seus argumentos ecoavam no vazio noturno, misturando-se ao ruído da cidade ainda adormecida.
Vinícius, trajando a camisa preta e branca do ‘Galo’, exultava com a vitória retumbante de seu time. João, ao contrário, com o manto rubro-negro o ‘Mengão’, lamentava a derrota sofrida pela sua equipe. seus argumentos fervorosos ecoavam na rua deserta, como se as palavras carregassem consigo a energia do jogo.
decidi aproximar-me ~curioso que sou~, para entender a profundidade da paixão que permeava aquela discussão. apertei o passo, ficando no meio fio da rua, me aproximei, pude perceber a intensidade nos olhares dos amigos, suas expressões carregadas de emoção, enquanto debatiam cada lance do jogo como se estivessem revivendo-o ali naquela madrugada.
os argumentos se intensificavam, e eu me perguntava se aquele confronto verbal terminaria ali mesmo na próxima esquina, ou se se estenderia até o amanhecer.
caminhando, agora, ao lado deles, testemunhei a troca de argumentos, a defesa apaixonada de cada lance controverso e a exaltação diante dos gols marcados. suas vozes vibrantes e exaltadas, ocasionalmente, despertavam a curiosidade de alguns moradores, que abriam as janelas para ver a fonte daquele alvoroço noturno.
aquela discussão fervorosa não se limitava apenas ao futebol; era um reflexo das amizades construídas em torno do esporte, da rivalidade saudável que unia e, ao mesmo tempo, separava os torcedores. enquanto caminhávamos, o ruído das vozes continuava a perturbar a serenidade da noite, como se o jogo ainda estivesse acontecendo ali, entre os três.
com o passar do tempo, a discussão diminuiu gradativamente, e as vozes dos amigos se tornaram sussurros. o entusiasmo inicial foi substituído por um silêncio confortável, e a energia que os impulsionava foi se dissipando na brisa ainda noturna.
continuei minha caminhada ao lado deles por mais um tempo, observando a amizade prevalecer sobre a rivalidade do futebol. mesmo discordando fervorosamente sobre o resultado da partida, o respeito e a cumplicidade entre Vinícius e João eram evidentes.
por fim, cada um seguiu seu caminho. atravessaram a rua, encontrando-se no meio-fio, e nos despedimos com um aperto de mãos e um sorriso. enquanto eu retomava, com um peso no coração pela derrota do meu amado Peixe, à minha jornada solitária pelas ruas desertas, não pude deixar de refletir sobre como o futebol, para além de ser um esporte, é capaz de unir e dividir sentimentos. mais do que tudo, mantém a chama da amizade acesa, e minha esperança fervente era de que o meu Santos não venha a cair este ano para a segunda divisão.
Decida logo bem cedo que nada te deterá de se tornar a melhor versão de si mesmo. Mantenha a chama de sua essência sempre acesa e brilhante, mesmo quando o mundo tentar apagá-la. Você é capaz de conquistar grandes coisas e viver uma vida plena e significativa. Acredite em si mesmo e não deixe que nada roube sua alegria e determinação...
- Edna Andrade
Escrever sobre si é fotografar a alma,
o momento,
os sentimentos
É capturar com precisão um tempo que nunca mais voltará
É transformar a dor em arte
É perceber a sua evolução e permitir a reflexão de anônimas pessoas,
que podem - ou não -
se reconhecer nesse imenso espelho
construído por palavras
Escrever é eternizar e,
ao mesmo tempo,
se fazer eterno.
A VIDA DE UM SKATISTA
Na vida de um skatista, a rua é meu palco,
Com o vento nos cabelos, eu sigo o meu traço.
Aos quinze anos, com sede de aventura,
Eu deslizo pelas ruas, com garra e bravura.
Meu skate é minha asa, meu escape, minha voz,
Nas pistas e calçadas, eu mostro quem sou nós.
Com manobras incríveis, eu desafio a gravidade,
E a cada queda, levanto com tenacidade.
As rampas são desafios, os corrimãos, amigos,
Nas praças e parques, eu deixo minha marca, meus abrigos.
Com calças largas e boné virado para o lado,
Eu expresso minha individualidade com um sorriso arrojado.
Nas ruas, eu encontro minha tribo, meu povo,
Compartilhando histórias e sonhos, lado a lado.
Na vida de um skatista aos quinze anos de idade,
A liberdade e a paixão são minha maior verdade.
Não é fácil olhar para dentro de si e admitir as próprias imperfeições.
Quando isso não acontece, geralmente projetamos nos outros quem realmente somos.
Assim, acreditamos que criticamos e julgamos a imperfeição alheia, quando, na verdade, está sendo refletida nossas próprias imperfeições
Por isso, a importância de olhar profundamente para dentro de nós, admitindo e aceitando quem verdadeiramente somos.
Nem sempre é fácil admitir nossas próprias sombras, mas quando somos honestos conosco aprendemos a conviver com elas, e até quem sabe, tentamos nos tornar uma pessoa melhor.
Oque mais me dói não é a em si, é oque deixamos pra trás, é futuro morto e enterrado que agora, preciso desconstruir em minha mente, a mente se entrete as vezes, mais o coração manda gatilhos a todo o momento.
você me prometeu que eu poderia derramar lágrimas, mais que jamais seria por você.
Pra que tantas promessas em vão, se você não é capaz de cumprir nem as promessas que faz a si mesma.
Se destrói a cada decisao errada que toma, se destrói a deixar entrar na sua mente oque poderia destruir nosso lar.
É possível ser só e gostar disso. Sua convicção vinha de muito tempo, dentro de si sempre se sentiu sossegada quanto a isso, claro que as pessoas não entendiam, achavam que deveriam sentir pena dela por ser sozinha, porém ela sabia que quando a pessoa tem convicção do que quer, do que não quer e certeza de quem é não se importa com a opinião alheia, apenas vive à sua maneira. Era o que ela estava fazendo, estava vivendo de acordo com o que acreditava, não vivia de acordo com o que a sociedade dizia ser o "certo" porque não lhe fazia sentido, tanta gente por aí levava uma vida que não queria só pra dar satisfação à sociedade, isso sim aos olhos dela era triste, não uma moça que vivia de acordo com as próprias convicções.
Por isso crenças como: "Todo mundo precisa de uma companhia", "É impossível ser feliz sozinho" e etc pra grande maioria das pessoas poderia até funcionar, muitas poderiam até se identificar mas isso não queria dizer que todo mundo se identificasse, havia pessoas que funcionavam de um jeito diferente e tudo bem.
MEU AMIGO
Hora ou outra, não consigo dormir, não consigo dormir.
Mas ultimamente, o que mais sinto é sono.
Vontade de deitar sempre.
Meu sono, meu amigo.
Ele me leva pra longe, e às vezes pra onde eu quero ir.
Me tira da realidade, e bofeteia todos os demônios.
Ele me dá a mão e me ajuda.
Bem na inércia, vi tantas coisas.
Vi quem eu mais queria ver e então abri um sorriso.
Pena que quem me traz é ele, o sono que me guarda.
Eu fui dormir.
Quando a Solidão Chegou
Quando a solidão chegou,
Não trouxe flores ao meu jardim,
Apenas o silêncio a sussurrante,
Histórias de vazio sem fim.
Os dias tristes se arrastam,
Como víboras de sangue gélido,
Minhas lágrimas rolam,
Nesse angustiante abismo fétido
Se a tristeza fosse estação,
Seria um eterno inverno,
Congelando o coração,
Num lamento interno.
Mas na solidão também há poesia,
Em cada lágrima que cai,
Como se a melancolia,
Nos revelasse o que se vai.
E assim, espero a Primavera,
Que trará a renovação,
Quando a tristeza for quimera,
E florescer meu coração.
By: Eder Prioli
