Textos Perfeitos
ÉVORA -
Ir àDescoberta de Évora é ensinar a todos os interessados, mais ou menos conhecedores da cidade, que olhem para Évora com outros olhos, que descubram nas actuais pedrarias, ruas e edificios quem, como nós, a já habitou, viveu e construiu. Outros Tempos, outras Eras, outras Idades, tudo ainda subjacente ao aqui e ao agora que vivemos. Pormenores que desvendam épocas agora encobertas pela actual modernidade mas tão presentes ainda.
Virgilio Ferreira que a habitou escreveu certa vez:
"Évora é uma cidade branca como uma capela. As veredas dos campos convergem para ela como os rastos de esperança dos Homens. E, tal como uma capela, Évora é habitada pelo silêncio dos séculos e dos campos que a envolvem ..."
Por sua vez, Florbela Espanca descreveu-a nos seus sonetos como "(...) Ruas ermas sob os Céus cor de violetas roxas ... ruas frades pedindo em triste penitência a Deus que nos perdoe as miseras vaidades."
Cecilia Meirelles, poetisa Brasileira que certa vez a visitou, chamou-lhe Évora Branca e disse que sentia "como se o escultor tivesse querido imortaliza-la. Porque há em Évora um silêncio de cetim, franzido apenas de repente pelo fernesim dos pombos, pelo frémito da água esverdeada ... amo a sobriedade gráfica das suas muralhas que caminham para longe como o dorso eriçado de um animal ante-diluviano, e as torres quadradas, e os parapeitos sobre os arcos, e o vulto maciço dos palácios ... tudo tem uma grandeza, uma dignidade que o cimento armado, a meus olhos, não consegue ter ..."
Miguel Torga cita-a: "Não tenho nas minhas veias, nem o templo de Diana, nem a praça do Geraldo, nem a brancura redonda da água das tuas fontes..."
Em Évora Romântica Ricardo Louro escreveu: E vejo o Templo, a Sé, em longas margens de sossego, na serenidade dos heróis, na tristeza das fachadas, na dolência dos jardins, na quietade dos olhares, na plenitude das gentes, que, pela vida, agora, tantos anos volvidos, ainda vão passando, serenas, imutáveis, imberbes!
Venha ao encontro de Évora onde tanta vida se já viveu, tanta vida se vive agora e tanta há ainda por viver.
A descoberta
Descobri que amigos não tenho nenhum!
Que amizade é só falácias.
Que carinho se vende na praça, e que
abraço de graça, é só no final do ano.
Descobri que a felicidade é infeliz e
Que tristeza incessantemente é depressão da presão dos sentimentos negativos.
Descobri que o futuro é presente
E que o presente vira passado
E que o passado jamais será futuro.
Descobri que na vida tudo pode,desde que respeite o próximo, que a solidão não é toda má,que mas vale estar só do que mal u um acompanhada, que o amor é uma fantasia.
Fantasiada.
Que a saudade é a insatisfação da falta presença.
Descobri que a lembrança dói
Ou faz sorrir...
Que choro que dura uma noite
Vira alegria no amanhecer
Que amanhã eu não sei
Mas que hoje sei,
Que o ter sem o ser
é nada.
DESCOBERTA
As imperfeições do mundo,
não vale apena se apegar,
o que importa é sua história marcar
revelando assim seus dias e seu lugar.
A história vai se moldando,
com o tempo te transformando,
nada no mundo passa desapercebido,
onde uma voz vem ao encontro
dizendo em sua mente:
“Quem é você?
Você vai se encontrar!”
Aí você responde a si mesma:
Eu sou filha do universo
mereço conduzir minha própria história.
Mesmo distante de mim
essa história depende de mim.
Olho para o tempo
entendo que,
com o passado aprendi
a nunca desistir
e sempre persistir
ao agora conduzir.
Tanta coisa eu tive que enfrentar
encarei meus medos,
enfrentei minhas dificuldades,
minhas limitações,
e o que eu tinha mesmo para aprender,
na verdade, era o que sou hoje.
Olhar para mim e perceber
que o verdadeiro valor
é quando me olho
e percebo o que realmente sou.
Hoje me encontrei
E ainda busco me encontrar,
pois agora eu sei
sei bem quem sou
e sei que posso ir mais longe
e alcançar o que nunca toquei.
Reconheça sempre seu valor
com muita força e amor.
Porque a descoberta
depende apenas de você.
na persistência de
encontrar seu verdadeiro valor!
Poeta sem alma sem destino...
Na descoberta de que o mundo nunca existiu...
Sonsas palavras no deslumbrante sentido.
Sendo assim a cascata de águas desconhecidas, turvas corredeiras muitas vezes sombrias almas declaram o amor e traem sem distinções...
As palavras perdem o sentido.
A vida continua inspirar o amor.
E o amor é banalizado.
Alma morreu num lugar esquecido mas vivo nas sombras da angústia...
Para aonde ir pois o mundo nunca foi verdadeiro.
Tudo sempre foi a ilusão para continuar a viver nas sombras da solidão...
Corpos internamente para o templo da magia da vida...
O fato se transpõe no ador parece o fim...
Apenas é uma passagem entre os mortos de outro tempo.
Sobre dar a volta por cima.
"O movimento de descida e descoberta começa no momento em que você conscientemente fica insatisfeito com a vida. Ao contrário da opinião mais profissional, essa insatisfação com a vida não é um sinal de "doença mental", nem uma indicação de um ajuste social pobre, nem de um distúrbio de caráter. Pois, ocultado dentro dessa infelicidade básica com a vida e a existência, está o embrião de uma inteligência crescente, uma inteligência especial geralmente enterrada sob o imenso peso dos shams sociais. Uma pessoa que está começando a sentir o sofrimento da vida está, ao mesmo tempo, começando a despertar para realidades mais profundas, realidades mais verdadeiras. Para sofrimento quebra em pedaços a complacência da realidade ordinária Sobre nossas ficções, e nos obriga a tornar-se vivo em um especial sentido-para ver com cuidado, para sentir-se profundamente, para nós mesmos e nossos mundos em formas que têm até agora evitado tocar. Foi dito, e verdadeiramente penso, que o sofrimento é a primeira graça. Em um sentido especial, o sofrimento é quase um momento de regozijo, pois marca o nascimento do insight criativo.
Mas apenas em um sentido especial. Algumas pessoas se apegam ao seu sofrimento como mãe de seu filho, carregando-o como um fardo que não serão depositadas. Eles não enfrentam o sofrimento com consciência, mas se agarram ao sofrimento, secretamente paralisados com os espasmos do martírio. O sofrimento não deve ser negado à consciência, evitado, desprezado, não glorificado, apegado, dramatizado. O surgimento do sofrimento não é tão bom quanto é um bom sinal, uma indicação de que alguém está começando a perceber que a vida vivida fora da consciência da unidade é, em última análise, dolorosa, angustiante e dolorosa. A vida das fronteiras é uma vida de batalhas - de medo, ansiedade, dor e finalmente morte. É somente através da maneira de compensar entorpecentes, distrações e encantamentos que concordamos em não questionar nossos limites ilusórios, a raiz da infindável roda de agonia. Mas, mais cedo ou mais tarde, se não nos tornarmos totalmente insensíveis, nossas compensações defensivas começam a falhar em seu propósito calmante e dissimulado. Como conseqüência, começamos a sofrer de uma forma ou outra, porque nossa consciência é finalmente direcionada para a natureza conflituosa de nossos falsos limites e para a vida fragmentada que eles sustentam ”.
- Ken Wilber, No Boundary: Abordagens Orientais e Ocidentais para o Crescimento
A emoção da descoberta
Quão doces são as tuas palavras para o meu gosto! -
Salmo 119: 103
Escritura de hoje : Salmo 119: 97-104
Quando eu era pequeno, simplesmente não estava interessado no beisebol da liga principal. Então, um dia, fui ao estádio e vi um jogo para mim. Isso mudou tudo! Comecei a ler sobre os vários clubes e investi a fortuna de um garoto em livros e revistas sobre os jogadores e o jogo. Eu mantive um arquivo na lista de cada time e comecei uma página de recados no New York Giants. Eu conhecia a formação de todos os times de beisebol da Liga Nacional e toda semana eu podia citar a média de rebatidas de cada jogador. Fui capturado pela emoção de uma grande descoberta.
Uma coisa semelhante acontece quando nos comprometemos com Deus e o ouvimos falar conosco através da Bíblia. Sua voz é tão convincente que queremos ouvi-la mais do que qualquer outra voz que fale com nossa alma. Quando começamos a descobrir os tesouros da Bíblia, queremos descobrir tudo o que podemos sobre as bênçãos que Deus nos deu em Seu Filho Jesus Cristo. Embora algumas passagens permaneçam difíceis de entender, por causa de nossa nova motivação, elas se tornam desafios deliciosos, em vez de obstáculos.
Não há nada como abrir seu coração para Jesus, a Palavra viva, para fazer a Bíblia, a Palavra escrita, reviver. Isso irá mudar sua vida.
Refletir e orar
Quão ricas são as verdades da Palavra de Deus -
Que gemas além se comparam!
Pela fé podemos descobri-los
Quando o estudo se junta à oração. -D. De Haan
Quando você abre seu coração para o Salvador, Ele abre sua mente para a Palavra. Haddon W. Robinson
Uma descoberta surpreendente
Ele conta o número de estrelas; Ele os chama todos pelo nome. -
Salmos 147: 4
Escritura de hoje : Salmo 147
Os astrônomos descobriram o que chamam de “a maior estrutura do universo observável”. Ela ocupa uma área no céu noturno cerca de 40 vezes a da lua cheia, vista da Terra. Este superaglomerado inclui pelo menos 11 galáxias e 18 quasares contendo centenas de bilhões de estrelas. É uma descoberta incrível tornada ainda mais maravilhosa quando lemos que Deus “conta o número de estrelas; Ele chama todos eles pelo nome ”(Salmo 147: 4).
Mas ainda mais surpreendente é a afirmação da Bíblia de que o Deus todo-poderoso e infinito se importa com você e comigo. "Ele cura os de coração partido e cuida de suas feridas" (v.3).
Ele é o mesmo Deus que Jesus descreveu como Seu Pai, que detém o poder sobre a morte e o inferno, mas que vê o menor pássaro cair no chão e numerar os cabelos em nossas cabeças (Mateus 10: 28-31).
Ele é o Deus de todos os nossos dias e noites, o Senhor de todos os nossos altos e baixos. Ele é nosso Senhor e Rei (1 Timóteo 6:15).
Quando nos maravilhamos com o esplendor do céu noturno, louvamos Aquele que o criou. Quando lamentamos a perda da vida ou do amor, nos apegamos àquele que cura nossos corações partidos.
Que maravilha descobrir que o Deus do grande e do pequeno, por meio de Seu Filho, mostrou Seu amor por todos! - DCM
Refletir e orar
O Deus que fez o firmamento,
Quem fez o mar mais profundo,
O Deus que colocou as estrelas no lugar
É o Deus que cuida de mim. - Berg
Aquele que mantém as estrelas no espaço não abandonará Suas promessas para nós. David C. McCasland
Descoberta
Você é...
A música que nunca escreci,
a canção que nunca cantei.
A dor que nunca senti,
o remédio que nunca tomei.
A questão que nunca entendi,
a resposta que não encontrei.
O poema que nunca escrevi,
a poesia que não recitei.
A paixão que nunca senti,
o amor que não declarei.
Alguém que não conheci,
mas que também nunca deixei.
O ser humano e sua preocupação em seguir a receita para a felicidade, ao cair em descoberta que não existe uma, tornar-se infeliz.
A tentativa em achar uma receita para tudo é uma imagem de nossa fragilidade, como é preciso seguir algo, ocupar-se e não viver. Achar tal receita torna infelicidade maior a longo prazo, é o comodismo do que achamos necessário, achar é tornar-se infeliz.
Assim como Camus diria que a vida não possui um sentido, pois assim podemos dar a ela o sentido que quisermos...
Então para quê o desejo de seguir algo?
A consciência do saber
E a cada dia uma nova descoberta
Seguida de uma invenção,
A justificativa? É em nome do progresso
Levando a sociedade humana, à evolução.
O saber é sublime
Um fruto do conhecimento,
Mas também se torna fel
Quando a curiosidade,
Não busca o discernimento.
Uma coisa é agir
Em prol de uma solução,
Para o bem estar coletivo
Zelando assim pela proteção.
Agora, outra é usar
Do capricho da ignorância,
E buscar no berço da ciência
Propósitos sombrios em abundância.
Nesta vida há um limite pra tudo
Mas sendo infinito o conhecimento,
É necessário assim aplicá-lo
De maneira equilibrada,
Medindo-o a todo momento.
Se fosse então perguntado
Qual o limite para o saber?
Este parte do princípio
De ao próximo,
O mal nunca arremeter!
Pois é sempre bom lembrar
Que o conhecimento é como a eternidade,
Onde cabe a nós compreender
Que não há como obtê-lo tudo,
Se tempo nos falta, quanto mais a humildade!
Para hoje...
Desejo a cura dos recomeços... A beleza da superação... A descoberta da própria força...
Para hoje, que nossos ouvidos não percebam as más línguas, apenas os sussurros dos anjos enviados por Deus para dizer doces palavras de encorajamento e superação. Que nossos olhos não percebam os olhos maldosos e escarnecedores, apenas os pequenos milagres que nos salvam diariamente dos nossos enfrentamentos... E as grandes bênçãos enviadas pelo nosso divino pai celeste...
Para hoje, força, fé e a mão poderosa de Deus nos guiando e nos livrando de todo mal. Amém.
Bom dia!
Feliz quinta-feira pra gente!
*descoberta*
Arranjei-me com roupas elegantes
Escovei os cabelos rebeldes
Ensaiei meu sorriso mais amplo
Posicionei o banco corretamente
Exercitei as mãos marcadas pelos anos
Virei o bloco para os pentagramas
amarelecidos, por décadas guardado
Apoiei as recordações sobre as teclas do piano
E quando tentei o primeiro acorde
meus dedos paralisaram...
Coberta , Leite , Livro .
A Mais bela descoberta , como arqueiro atirei a flecha certa .
O alvo acertei quando teu coração encontrei .
Com o livro na mão , leite escorrido na blusa , assim conheci minha musa .
Pensei e lá no seu lar , como ela deve ficar .
Neste frio do jeito que é esperta , minha linda descoberta , tem como companhia , livro , leite , e a coberta .
Se relacionar...
Se relacionar é uma descoberta incrível é uma colisão de dois mundos saindo da zona de conforto e indo de encontro a chuva para dançar.
Se relacionar é uma mistura de sentimentos de ambas as partes é o amadurecer das noites juntos, no frenesi da intimidade.
Se relacionar é ser um abrigo nos dias frios de inverno é deixar o desejo desconhecido entrar incendiando o corpo através do olhar, do som da voz ou do toque das mãos sobre as mãos.
Se relacionar é enxergar na simplicidade das pequenas coisas, o divertido, o interessante, enfim, ter a certeza que ninguém fará outra pessoa tão feliz quanto você!
Relâmpago é para tempestade assim como a epifania é para uma descoberta, que faz os olhos verem o invisível e os pés suspensos no chão.
A chama queima o escuro da noite e a faz um estado da natureza que dança entre opostos complementares.
Vazio é quando a festa acaba e seu vinho ainda está pela metade.
O tempo é um pressentimento, que é uma intuição, que é um estado inominável.
Ela fazia do silêncio um artesanato fluido que atravessava a alma como um bisturi afiado, que operava o excesso de vazio na alma cansada.
A porta estava trancada como um livro fechado. Todos os mistérios ocultos.
Um ser se cala ao ser nomeado, pois seu ego está paz. Ao ser esquecido, grita com sua necessidade de existir nas palavras.
Infinita Filosofia
Somos uma colectividade humana
que vive na descoberta da realidade
numa individualidade solidão despercebida.
Este desafio errante de realizar o sonho
sem utilizar o coração nem a alma
sustentando apenas o corpo na utópica
esperança de uma congregação de anjos
sob a deturpada harmonização de sentimentos.
A felicidade não se carrega aos ombros do coração
porque é uma pluma de intensa luz, desconhecida
aos olhos do imenso mundo que embala a humanidade.
Misturam-se as impulsivas lágrimas à senilidade
contagiando o que resta da invisibilidade dos longos anos
despertando o arrependimento que esfarrapa a consciência
como um cão abandonado que procura o jardim do paraíso.
A incrédula infinita filosofia que descarna a profunda
força: produzida pelo silêncio das palavras ocultas.
Talvez o acto de pensar seja a cura para a camuflada loucura.
Não tenho asas, mas consigo voar entre os céus estrelados.
Através dos meus beijos
a descoberta transcendente
da carta plana da abóbada celeste
que unirá os dois Hemisférios
pelos selvagens mistérios
divinos protegidos pelos botões
feitos de madrepérola,
embalados pelos versos líricos
e por todas as noites
de obstinação como quem navega
pelos sete oceanos e aporta
em seis continentes o quê
somente habita na tua existência,
na tua sedutora rebeldia,
nas virações das madrugadas,
nas auroras que hão de vir
e nas florações desabrochadas
só pelos fato de ver você sorrir.
Sou a frondosa flor
Descoberta por você,
Com encantos esbanjados
Sonhadora e habilidosa
Escrita por você.
Com poemas ensinados,
Lascivos e desejosos,
Enamorados por você.
Eis a presa obediente
Encontrada por você,
Com doçuras entregues,
Carinhosas e cultivadas
Inteiras por você,
Destas doidas ânsias,
- impronunciáveis
Fazem desta imagem a tua
Desenhada ao teu gosto,
É meu o teu corpo
Sou o sagrado e o profano
Mito de sexo e de amor
Todos por ti incansáveis.
Guardada por um bravo
Vestido de armadura
Rosada e branca
Tingido de esperança,
Gentil sentinela
Que observa visitas tuas
Lá do alto da torre
Guarda a flor e o paraíso,
Preserva o quê é bonito
Segredo que te encanta,
E te faz perder o 'juízo'.
Descarto ser
discreta
para você,
Porque fui
descoberta
por você,
Nós dois
sabemos
o quê irá
acontecer,
É o amor
que chegou
para
permanecer,
acariciar
e nos
surpreender.
Eu te quero
e você
nem imagina
A forma
e o quanto,
mas do seu jeito
urgente,
cheio de delícia,
ventura e malícia,
sem medida.
Os otimistas veem um mundo bem melhor para o futuro com a descoberta das energias menos poluentes e auto sustentáveis, a evolução da medicina e a conscientização crescente das pessoas com relação ao bem-estar sustentável em sua totalidade.
Os pessimistas projetam apenas catástrofes ambientais futuras, desconsiderando toda mudança comportamental e a evolução conquistada por grande parte da espécie humana ao longo dos anos.
De que lado você está?
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Dia Perfeito: frases por mais dias assim
- Melhores textos
- Lugares Perfeitos
- Frases de Paulo Coelho que inspiram reflexões
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho