Textos para uma Pessoa Especial
Devemos todo dia ajudar uma pessoa, seja alguém de nossa família ou um desconhecido, mas devemos diariamente com gestos simples, assim, teremos uma coletividade de pessoas felizes ou ao menos fomos uma força ou uma motivação que impulsionou alguém a caminhar, seja dando comida a seu avô que não tem mais forças para comer ou apenas olhando para o outro e dizer que o ama, as pessoas devem amar as outras, para entendê-las, pois sei que um dia vou precisar de um ombro amigo para chorar...
A verdade é que se uma pessoa não se bastar, não viver por si própria e para si mesma, sempre terá motivos para se sentir vazia, pois esperar amor, bondade ou compreensão dos outros é perda de tempo. Embora a vida de uma pessoa esteja interligada a dos demais, no fim das contas é cada um por si e Deus por todos, isto é, tem problemas que nem a nossa família pode resolver por nós...Se não encontrarmos uma resposta à nossas inquietações em nós mesmos, não a encontraremos em lugar nenhum.
Vi um cartaz onde uma pessoa dizia ser capaz de curar o alcoolismo com o própio álcool: "Pare de beber bebendo". Como? Não sei. O que achei curioso foi que o autor ilustrou com uma foto do poeta francês Charles Baudelaire, autor de "As flores do mal", famoso por sua vida boêmia. Seja quem for, pode até ser um charlatão, mas têm cultura...
"Quanto maior as cidades ,maior o número de habitantes ,maior o distanciamento entre as pessoas. Ahh que saudade da roça ,dos tempos difíceis em que todas as pessoas tinham sorriso fácil e o distribuía a todos que cruzassem seus caminhos acompanhados de um sonoro bom dia ,boa tarde ou boa noite "
A pessoa que se convence de que seus fracassos só ela mesma pode mudar ,não desiste tão facilmente ,ela continua tentando porque acredita que obter um resultado positivo depende apenas de suas próprias ações ,porém aquela que esta convencida que isso é uma deficiência própria imutável esta condenada ao fracasso permandente .
Quando a amizade ou o amor de uma pessoa, transcende do nosso coração para nossa alma, ela se mistura dentro de nós como o café mistura com o leite, virando amizade ou amor de almas, não tem mais como separar, não tem como tirar, é impossível esquecer, mesmo que a pessoa esteja distante,ela estará presente a todo momento.
Uma das melhores coisas da vida é recitar uma poesia para uma pessoa querida. Depois de trabalhar o dia inteiro,você vai descansar e repousar a cabeça no carinho do seu travesseiro, é Deus que te fará adormecer, porque é por ele que vivemos e através dele que movemos. Deus é a razão do nosso ser, quando estiveres pegando no sono, você não vai me ver, mas eu vou chegar devagarinho, acariciar seu rostinho e beijar você.
Em qualquer loja, o freguês é a bola da vez, é a pessoa mais querida, a mais esperada para ser bem recebida e muito bem tratada; o freguês é a razão da casa não estar fechada. Mas ao que me parece, tem gente que ainda não sabe que isso acontece, mas aconteceu comigo, entrei num mercado pra comprar com atendentes a fofocar e cada um a olhar pro seu próprio umbigo.
A duração do sofrimento da perda de um amor, poderá estender-se até metade do tempo que essas pessoas ficaram juntas. Mas é claro que esse tempo varia dependendo da capacidade delas, de esquecer e seguir em frente, e do quanto de AMOR elas realmente sentiam. Para relacionamentos longos, esse sofrimento poderá durar metade da metade. E assim, quanto mais longo for, mais tornará-se metade da metade da metade, e assim sucessivamente.
A pessoa que trai parece estar condenada para sempre a nunca mais ter aquela determinada situação de volta para ela. Esta é a resposta, à altura, da pessoa que sofreu a traição, que acaba por tentar "igualar" as dores sofridas. Esta é a resposta adequada do ser humano mais consciente e evoluído, e que é superior a qualquer tipo e tentativa de vingança.
Certa vez, em um restaurante, na Bienal do Livro, eu e uma pessoa que me acompanhava procurávamos um lugar para sentar e comer. Havia mesas para quatro lugares, no entanto, nem todas as cadeiras estavam ocupadas, mas em todas as mesas tinha alguém. Uma senhora, sentada em uma dessas mesas, acompanhada de um menino, nos ofereceu para sentarmos nos outros dois lugares restantes. Parecia uma senhora muito boa, do bem, devido a forma como nos tratou, e também como tratava o menininho, que parecia ser filho, neto, ou apenas uma criança que ela estava cuidando. Enquanto almoçávamos pudemos ver a paciência e carinho com que ela cuidava dele e respondia suas perguntas. A serenidade dela fazia com que o clima fosse muito leve, dava para morar tranquilamente naquele momento. Depois que o menino terminou de comer, ela se levantou com ele, se despediu de nós da forma mais leve possível, falou para ele se despedir também, e se retirou. Não sei explicar direito, mas a forma como ela nos tratou ao nos permitir sentar na mesma mesa, a sensação sentida por esse gesto gentil foi tão boa, que deu vontade de fazer a mesma coisa com outras duas pessoas que aparecessem procurando mesa também, assim como nós no início. A sensação foi tão boa, que eu queria que as pessoas também sentissem o mesmo que a senhora nos fez sentir. O exemplo é a melhor forma de ensinar e de aprender. O exemplo nos faz ser o melhor aluno, e parece também fazer com que alguém seja o melhor professor.
Nunca devemo-nos falar com autoridade na pessoa de Deus. Creio que o encontro Dele é muito particular a cada um de nós. Para ouvir a Sua voz no coração. O Seu contato com alguém. É de um jeito muito especial. Assim, como cada rosto que existe na terra é diferente um do outro. E as impressões digitais que nunca são idênticas entre as pessoas. Deus vai chegando de uma forma incomparável àqueles que desejam conhecê-Lo na alma. Generalizar a Sua aproximação. É como olhar para as faces e julgar que todas são iguais. Logo, podemos crer que Deus vive dentro de cada um de nós. Basta permitir-se ser encontrado.
Quando a pessoa se isola em seu mundo introspectivo, não quer dizer que se ausentou de seu mundo externo, apenas está dando uma pausa e tentando descobrir vestígios intra uterinos que possa lhe fazer entender e compreender o porquê de tantos mistérios lá dentro e fora dele, e nesse momento sua alma volta na posição fetal, mergulha e adormece dentro da bolsa amniótica...
"Aquela pessoa que te faz travar e esquecer do mundo, aquela presença que mesmo a milhões de distância trás a sensação de está pertinho, aquela pessoa que você conta cada segundo ansioso para ter-la em seus braços, isso é a paixão a melhor sensação do mundo, uma pessoa apaixonada é um ser de luz tão radiante que até o sol se incomoda com o seu acordar"
Não existe uma única pessoa que seja exatamente igual a outra na sua forma de ser, pensar ou se expressar. Contrariando essa realidade, é imenso o número das que se veem num todo de “iguais” que lhes confere o direito de julgar as que são “mais iguais” ou “mais diferentes” que as outras para condenar tudo o que não alcançam ou escolheram não entender.
Por mais que se cultive a compaixão como direcionamento de vida, existe um tipo de pessoa que transforma em tragédia qualquer instinto de solidariedade, mesmo quando figura como o principal beneficiado dele, ao trata-lo como a chance que buscava para a aproximação que transformará as vidas de seus benfeitores num verdadeiro inferno. O que tais pessoas não percebem é que, em longo prazo, elas se tornam as maiores inimigas delas mesmas, pois que acabam fechando todas as rotas de escape que poderiam salvá-las de um abandono cada vez mais amplo e iminente, levando-as ao inevitável infortúnio que já se vislumbrava como tragédia anunciada.
Há aquele tipo de pessoa que se torna nociva à sociedade pelas maldades que leva diretamente a milhares e, por vezes, a milhões de pessoas. Mas há outras que não o fazem de forma tão explícita: elas vão aos poucos despertando em doses homeopáticas todos os demônios que o ser humano traz adormecido dentro de si para disseminar, sem controle, a maldade da fonte em cada indivíduo do qual vão se apossando, dia após dia. Enquanto que, nas do primeiro tipo, o mal costuma ser extinto com sua morte, nas do segundo a ação é transformada num legado maldito que continua reproduzindo o mal e fazendo vítimas ao longo de muitas gerações, e que as deixa tão malignas e potencialmente tão destrutivas quanto o espírito que as gerou.
Se ser uma pessoa honesta dependesse de escolha, a honestidade dela não seria autêntica, pois que surge e se desenvolve no indivíduo de forma natural e espontânea, e a isso se dá o nome de índole. A renúncia à desonestidade, porém, pode ser uma escolha a partir de uma tomada de consciência seguida da decisão.
Habitualmente confundidos, um homem maduro não será, necessariamente, uma pessoa madura. Esta se refere a um estágio mental avançado, enquanto o primeiro diz respeito apenas ao passar do tempo, em seu sentido cronológico. O que difere uma condição da outra? A pessoa madura desponta no momento em que o homem circunstancial cede lugar ao homem de consciência.
O trabalho voluntário também dignifica uma pessoa.Não é apenas o trabalho remunerado que tem valor.É lógico que todos precisam ganhar dinheiro em uma sociedade capitalista como a nossa.Mas,voluntários do mundo inteiro fazem ações que são impagáveis em todos os setores.Informantes ajudam voluntariamente as polícias e as forças armadas em operações contra o crime organizado e muitas vezes as suas identidades são preservadas no anonimato.O valor de um ser humano é maior na função de um trabalho que tenha amor em exercer.
- Relacionados
- Frases de Fernando Pessoa
- 54 frases de bom dia especial para acordar com o pé direito ☀️
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Feliz aniversário para pessoa guerreira e batalhadora
- Textos de Fernando Pessoa
- Poemas de Fernando Pessoa
