Textos para uma Pessoa Especial
Você fala como se eu fosse a pessoa que passa por aí compartilhando suas dores com todo mundo. Como se eu fosse alguém que para para ouvir histórias e depois as leva adiante. E talvez, se em algum momento eu realmente parei para ouvir alguém, eu nem tenha percebido. Se isso te machucou, me perdoa.
Às vezes eu me pergunto se existe algo de errado em mim. Talvez eu seja mais difícil de entender do que imagino. Talvez eu carregue coisas que nem eu mesmo consegui nomear ainda. Há dias em que me sinto um estranho para mim mesmo, como alguém que ainda não se encontrou por completo.
Ninguém imagina o que vivi. E, sinceramente, nem quero que imaginem. Não desejo a ninguém o peso de certas memórias, a dor de algumas palavras que ouvi, a sensação de algumas ausências que senti ou as cenas que fui obrigado a testemunhar. Existem marcas que não aparecem na pele, mas acompanham cada passo que damos.
Mesmo assim, eu continuo acreditando que um dia tudo fará sentido. Talvez não da forma que esperamos, talvez não no tempo que desejamos, mas fará.
E quando esse dia chegar, quem entendeu e quem não entendeu, quem ficou e quem partiu, quem julgou e quem acolheu, todos estarão ligados por algo maior. Como os dois lados de um laço em um calçado: diferentes, mas necessários para formar um único nó perfeito.
Obrigado por existir.
Em meio a tantas coisas que não consigo explicar, essa é uma das poucas certezas que tenho.
Eu só quero ser um homem bom para mim mesmo, ser um homem exemplar e servir de alguma forma todas as pessoas que eu encontrar pelo caminho até eu chegar lá!
Amo-te.
O vitral.
Imagine uma enorme janela de vitral iluminada pelo sol.
Cada pessoa está em um ponto diferente da sala.
Uma vê apenas o azul.
Outra vê apenas o vermelho.
Outra vê apenas o dourado.
E passam a vida discutindo sobre qual cor representa a janela.
Mas a janela não é azul.
Não é vermelha.
Não é dourada.
Ela é a união de todas elas.
Deus seria a luz que atravessa o vitral.
As pessoas enxergam apenas fragmentos da luz e transformam o fragmento em verdade absoluta.
Quando, na realidade, aquilo que enxergam é apenas uma pequena parte de algo infinitamente maior.
você é a primeira pessoa que penso ao acordar e a última quando vou dormir,
com você minha vida está mais feliz...
você veio pra mim completar, meu sonho é te abraçar, no meu coração vou te guarda, na minha vida sempre estará ao seu lado quero caminhar...Ter várias histórias pra contar o que sinto por você não consigo expressar...
Mais de uma coisa tenho certeza, meu coração por você apaixonado está.
A finitude da vida..... não é só a perda da presença; é uma pessoa inteira que vira silêncio e matéria. Isso faz todas as renúncias sem sentido parecerem gritantes.
Isto leva a uma reflexão: a de identificar o que já está morto dentro da sua rotina e o que ainda pulsa.
Pare e pense: do que você sente mais falta em você? Quem era você antes de virar só sustentação? Então não é sobre um sonho isolado. É sobre sentir que a sua existência inteira virou manutenção.
Você trabalha. Aguenta. Resolve. Entrega. Sustenta. Segura os outros.
Mas internamente existe um ser olhando para a própria vida e pensando: “em que momento eu vou começar a viver para mim?”
“A pessoa certa não é ilusão”
Quando alguém diz “a pessoa certa não existe”, geralmente está partindo da ideia de que ninguém é perfeito, que sempre haverá defeitos e diferenças. E nisso há verdade. Mas dizer que não existe “a pessoa certa” é o mesmo que negar que exista encaixe, sintonia e propósito entre duas pessoas.
A pessoa certa não é aquela sem falhas, mas aquela cujos defeitos não anulam o amor, cuja presença multiplica a paz, cuja vida soma à sua e não subtrai.
Ela é “certa” porque desperta em você o que há de melhor, porque transforma o ordinário em extraordinário, e porque faz do caminhar juntos um lugar seguro mesmo diante das tempestades.
Se não existisse a pessoa certa, não existiriam histórias de casais que superaram décadas juntos, não haveria quem dissesse “eu não trocaria essa pessoa por nenhuma outra”.
Isso não é ilusão: é experiência real de quem encontrou alguém que fez sentido para a vida.
Pessoa de conforto
Não fala, ouve, age.
Olha, sem julgar,
Acolhe em ações.
Escuta para entender.
Observa de longe,
Memoriza os detalhes.
Devolve nas minúcias,
Protege, mesmo distante.
Mesmo sem palavras,
O olhar é o abraço,
O lembrar é o carinho.
Apesar da partida,
Sua presença fica,
Boas lembranças retidas,
O conforto predomina
Na ciência que a outros
Também será distribuída.
A pessoa errada vai tirar a sua paz...
a sua força de vontade
o desejo de vencer
o riso nos momentos bobos
a vontade de viver
Cuidado ao abrir seu coração. Seja seletivo. Confie em poucos. Por mais difícil que seja estar só, lembre-se que até a solidão, é menos triste e dolorosa do que a companhia da pessoa errada.
Eu deixei uma pessoa horrível permanecer na minha vida e hoje me sinto morta por dentro.
Fique sozinho, mas não fique ao lado de quem você sabe que não é do bem.
Amigo...
Amigo é aquela pessoa que não precisa estar perto todos os dias pra você saber que ela se importar com você.
Amigo é quando você está triste e sem precisar pedir, ele pergunta por você.
Amigo é quando você acha que tudo está perdido e de repente ele aparece para encher sua vida de alegria. quando você está triste, ele faz a pior palhaçada para arrancar o melhor sorriso.
Amigo é aquele que quando você cai, antes de te dar a mão, ele da risada...
Ele da risada e diz: desculpa, mas não aguentei!
Esses são os amigos. Mas, não aqueles que só estão com você quando está bem, que quando você cai, pisam em cima e segue o caminho sem você.
Então, valoriza os amigos que se importar com você, aquele amigo que quando você menos espera, chega uma mensagem perguntando como está ou te enviando algo engraçado.
Amigo!!! ahh... amigo é aquele que te faz o bem sem perguntar à quem, que te dá apoio quando você precisa e briga quando você merece.
Amigo não é aquele que só passa a mão na cabeça,
amigo não é só curtir os momentos de alegrias,
amigo briga, se chateia...
Amigo para até de se falar por um tempo.
Mas mesmo longe se importar com você.
E quando vê que a briga foi coisa boba, vai atrás... as vezes não pede perdão, não...
Mas de um jeito especial demonstra que se arrependeu. Te convida para tomar uma cerveja, manda alguma piada só para chamar a sua atenção.
Aí, é o sinal que se arrependeu.
Nunca percam seus amigos de verdade, mesmo que estejam longe, pois a distância não é desculpa.
Esteja perto nem que seja virtual de alguém que te ama de verdade.
A máscara da inocência
Você acha que eu não sei.
Você acha que uma pessoa que prefere suportar afronta é tola.
Sim. Bem como aquelas que preferem dar a outra face.
Você acha que eu não sei.
Você acha que eu suporto e sou tola.
Sim. Te dou permissão para repetir e agredir de novo.
Você acha que eu não sei.
Você acha que eu não sei algo sobre este jogo.
Sim. Bem como aquelas que já participaram dele antes.
Entretanto,
parece que:
Você não sabe que eu sei.
Você não sabe que eu sei que: aquela que não joga não pode perder.
Sim. Bem como aquela que sabe e finge não saber.
“O verdadeiro legado de uma pessoa não se mede pelo título que carrega nem pelo currículo que exibe. Ele se revela nas marcas invisíveis que deixa nas mentes e nos corações daqueles que cruzam seu caminho.
Ser inesquecível não é sobre ser admirado, mas sobre ser sentido. É sobre transformar o ambiente com ideias, gestos e valores que sobrevivem ao tempo.
Que o teu legado seja feito de consciência, empatia e coragem — porque o impacto intelectual mais duradouro é aquele que desperta outros a pensarem melhor sobre o mundo.”
Quem engana os outros, usando a confiança deles, não vai ter uma vida boa.
Essa pessoa pode não ser feliz, nem saber amar de verdade.
Talvez nem mereça a gente.
E a gente devia até agradecer por se livrar de quem só atrapalha.
Não sei bem, nunca fui bom para dar conselhos.
Quem sabe a vida dá um jeito de castigar quem brinca com o coração dos outros.
Não tenho certeza.
Mas, mesmo assim, deseje de volta o mal que a pessoa fez.
Não por vingança.
Só para ver se ela aguenta o que você aguentou.
Alexandre Sefardi
As Cicatrizes da Boa Intenção
Certa vez, conheci uma pessoa muito boa, uma verdadeira amiga. Ela gostava de plantas e possuía uma coleção com diversas espécies. Quando as folhas acumulavam poeira, ela passava um pano limpo e macio por toda a sua extensão.
As folhas ficavam renovadas e brilhantes. No entanto, ela utilizava uma força quase imperceptível, que não sentia e nem imaginava ser prejudicial. Apesar de seu gesto nobre e bem-intencionado, com o passar do tempo surgiam finas marcas na superfície das folhas, como pequenas cicatrizes. Aos poucos, elas adquiriam um aspecto envelhecido, frágil, seco e sem vida.
A intenção era boa, mas a falta de informação fez toda a diferença. Sem perceber, ela não avaliou que sua forma de agir poderia causar danos. Acabou machucando as folhas sem imaginar que um ato bondoso, porém sem conhecimento, planejamento ou reflexão sobre os possíveis efeitos, poderia expor sua fragilidade e prejudicá-las.
Por isso, até mesmo os atos de bondade exigem consciência, prudência e sabedoria. Nem sempre querer fazer o bem é suficiente; também é preciso compreender como fazê-lo.
Ela era o tipo de pessoa que sentia medo de se machucar. Mas um dia, alguém lhe desafiou a fazer tudo aquilo que lhe dava medo.
E ela fez.
Se permitiu amar. Amando, conheceu a si mesma, e conhecendo a si mesma, percebeu que precisava somente dela para ser feliz.
Criou asas, e voou.
Wanessa Guimarães Z96
O Que Fazer Com o Afeto depositado na pessoa errada?
Ele não desaparece porque a pessoa se foi ou revelou o verdadeiro carater . O que você sente é real, e o caminho não é ignorar, é transformar.
No fundo, o afeto é um tesouro seu, não do outro. A pessoa não era o que vc esperava, mas o que você sente continua sendo parte da sua luz.
Afeto não é perda, é investimento de energia. Se um "ativo" se mostrou podre, você realoca na carteira emocional. 💼✨
A MINHA FORMA NUA E CRUA
Quando a pessoa não é sincera com você, você é obrigada a ser pelas duas e isso pesa. Quem não te dá sinceridade não aguenta ela, e eu não sei ser só metada, estar inteira pra mim também é ser real e sincera.
Às vezes a pessoa se retira da vida da outra por entender o lugar dela...
Eu entendi o meu.
Eu sempre fui uma pessoa bem resolvida. Nunca precisei da atenção dos outros para me sentir inteiro, nem busquei validação para confirmar meu valor. Passei boa parte da vida confortável dentro de quem eu era, com minhas certezas, meus limites e meus silêncios.
Até que um dia encontrei alguém que enxergou em mim algo que eu mesmo nunca havia visto. E, por algum tempo, acreditei naquela versão. Passei a falar mais, a rir mais, a confiar mais. O homem reservado se tornou sociável, o introspectivo passou a contar piadas, e a desconfiança deu lugar à esperança. Pela primeira vez em muito tempo, tive a sensação de que a felicidade talvez não fosse apenas um conceito distante.
Mas a realidade tem o hábito de cobrar o preço das ilusões. Com o tempo, percebi que a vida raramente permanece no auge dos sentimentos que ela mesma nos oferece. E aquilo que parecia uma descoberta acabou revelando outra coisa, talvez eu não tivesse me transformado, apenas experimentado uma parte de mim que deveria ter permanecido adormecida.
Agora me vejo diante da tarefa de reconstruir quem sou. Não porque aquela versão estivesse errada, mas porque ela não conseguiu permanecer. Preciso recuperar o controle dos meus sentimentos, reorganizar meus pensamentos e voltar a caminhar com os próprios pés.
Talvez as coisas nunca tenham sido realmente boas aqui dentro. Talvez eu apenas tenha encontrado alguém capaz de silenciar, por um tempo, os ruídos que sempre carreguei. Mas ninguém pode viver para sempre sustentado pelo olhar de outra pessoa.
As coisas vão voltar ao lugar. Não exatamente como eram antes, porque já não sou o mesmo homem. Mas voltarão a ser minhas. E isso terá de ser suficiente.
“A reconstrução emocional começa quando a pessoa deixa de ser vista apenas pelo caos da crise e passa a ser acolhida em sua humanidade inteira.”
Do livro Borderline: A Montanha Russa das Emoções — Compreendendo o Transtorno de Personalidade Limítrofe, da autora Nina Lee Magalhães de Sá.
Uma estrela no céu
Uma tia, uma amiga, um anjo,
Uma pessoa que foi e não volta.
Um anjo mandado por Deus,
Que ao céu voltou como uma estrela.
Daquela pequenina, cuidou com tanto amor,
Deu força, brincou e de maquiagem a sonhar.
Não está aqui para continuar a cuidar,
mas no coração, para sempre irá morar.
Aquela pequena cresceu,
Agora uma moça a viver,
mas sempre lembrará
De quem a cuidou com tanto prazer.
A triste lembrança de quem ela amava,
Agora são memórias tão boas.
E vivo lembrando do carinho
Do seu primeiro anjinho.
Isasherculano
Quem Faz Nosso Coração Crescer
Qualquer pessoa que te motiva
a ser melhor, a crescer, a brilhar,
é um presente da vida, um abrigo,
alguém que sempre vale a pena amar.
Na família, esse brilho mora forte,
laços de sangue, de alma e de calor;
cada olhar, cada gesto, cada apoio,
é raiz, é chão, é puro amor.
Amizade é também luz que ilumina,
mão estendida, riso, compreensão;
quem nos faz ser mais gente, mais nobre,
é tesouro guardado no coração.
Tudo o que é bonito na terra tem valor:
a flor que abre, o sol que vem nascer,
o afeto que chega e nos transforma,
o bem que nos faz florescer.
Quem nos incentiva, nos guia, nos acolhe,
é estrela que não deixa a gente cair;
é presença que torna a vida mais doce,
razão para sorrir, para existir.
Família, amigos, tudo o que é bom,
é o que faz o mundo ter mais cor;
quem nos motiva a ser melhor,
é o nosso maior e mais lindo amor.
Aprendi uma coisa muito importante na minha vida. Sabe, às vezes amamos uma pessoa por causa de uma circunstância. E entenda que a qualquer momento tudo pode desmoronar. Não é bom amarmos uma pessoa por motivos. Pois quando as situações mudam, mudemos. Às vezes nós mudamos com as pessoas quando temos problemas e são resolvidos. Mas quando estamos do lado da pessoa, os problemas mudam. E os problemas que eram resolvidos com as pessoas de longe, agora passam a ser as pessoas que ajudavam o problema. E o que era para nós amar, não amamos. E o que era para nós esquecer, não esquecemos.
"Porque valorizamos o inimigo e desprezamos o amigo."
- Relacionados
- Frases de Fernando Pessoa
- 67 frases de bom dia especial para acordar com o pé direito ☀️
- Mensagens de aniversário: reflexões e homenagens para alguém especial
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Textos de Fernando Pessoa
- Poemas de Fernando Pessoa
