Textos Maes Carlos Drummond
A PORTEIRA DO SÍTIO DO ANGELIM
“ O real da vida se dá, nem no princípio e nem no final. Ele se dispõe para a gente é no meio da travessia” . Guimarães Rosa
Prezado compadre Angelim:
Quem chegar ao teu sítio verá, deslumbrado, que ali existe uma porteira que esconde segredos aos olhos normais. Impossível tentar comprendê-la apenas pelas leis da física.
O poeta que a fotografou , emoldurou-a numa pintura em-preto-e-branco! Posso entender suas razões! Uma foto colorida é muito explícita , não dá a quem olha a possibilidade de fazer voar o pensamento. Já um retrato preto e branco sugere coisas, estimula a criatividade e dá asas à imaginação. É mais que uma cópia do original.
“ O essencial é invisível aos olhos”, dizia “ 'Zé Perri'”! Somente quem possui a arte de ver com a alma é que pode usufruir da magia de ver além-das-coisas. Para Drumond, uma pedra no caminho é mais que uma pedra. Para Neruda, uma cebola é uma catedral.
Assim também quem tiver olhos-além-das-leis-físicas, verá que a porteira que dá identidade ao teu recanto sagrado , tem uma mística, um ar transcendental, um feitiço que somente poetas-cantadores-do-sertão poderão entender. Parece tão fechada que por ela é impossível passar os burocratas, os teóricos racionalistas, os religiosos fundamentalistas. Parece tão mansa que é um convite escancarado para quem quiser adentrar a um universo habitado por coisas-de-outro-mundo.
Dizem que a gente vê o que a gente é. Talvez isso explique o porquê deste singelo-aprendiz-de-violeiro ter sido seduzido pela magia que adorna a paisagem bela e bucólica do teu sítio. Eu pelo menos, toda vez que fico visualizando a onírica porteira , vejo nela satíricos sacis fazendo algazarras, fantasmagóricas almas-penadas fazendo ranger suas enferrujadas dobradiças, além de amantes-de-veredas-tortuosas vindo ali em noites-de-lua para reafirmar seus votos ou chorar suas despedidas. Tudo isso ao som de violeiros ponteando variações sobre a vida-e-a-morte. Fantástico retrato pintado com o tom dos personagens místicos do Guimarães Rosa, sempre inspirados por “um vaga-lume lanterneiro que riscou um psiu de luz”!
A quem estiver lendo minha carta endereçada ao compadre Angelim, e quiser certificar se tudo o que estou dizendo é verdade, basta apear no endereço http://www.angelim.mus.br/. Fique olhando a porteira! Quem conseguir ver outros mil personagens dali saindo, não pense que está ficando doido. É apenas um sinal de que está adquirindo olhos de um poeta-violeiro.
Agora, quem adentrar propriamente no sítio do meu compadre, com certeza , não vai querer mais voltar para o lado de cá. Mas isso já é outra história...
Viva Miguelim!
Abraço do compadre
Carlos Alberto
OCHELCIS AGUIAR LAUREANO
Foi na nossa igrejinha de tantas histórias...Meados dos anos 80.
Lembro-me que era uma noite bem curitibana. Quarta-feira , chuva fina e fria. Pouquíssimas pessoas a ouvir minha mensagem pastoral.
Ao final do culto, quando os abraços da despedida sacramentavam a beleza da amizade, pedi ao único visitante para ficar em pé e se apresentar.
Um senhor de cabelos prateados, extremamente simpático, levanta-se do último banco, caminha até o pequeno púlpito, me abraça e diz:
- “Seu pastor, que bom ouvir o senhor! A gente quanto mais velho mais vai aprendendo coisas”.
Os fiéis, atentos àquele irmão estradeiro, passa então a ouvir algumas saudações carinhosas que culminam com sua auto apresentação em tom de "barítono-alegro-com-brio":
- “Sou um estudioso do folclore brasileiro. Digamos...um poeta sertanejo! Fui aluno e amigo de Villa-Lobos. Mas o que eu gosto mesmo é de gente alegre!”
E continuou serenamente:
- “Talvez pelo meu nome os senhores não me conheçam. Mas tenho certeza que já cantaram minha música! É uma das canções mais conhecidas no Brasil! Posso dizer que abaixo de nosso Senhor, que me deu inspiração, vivo dela! Eu sou Ochelcis Aguiar”!
Nossos fiéis ficaram na mesma! Ouvi o forte silêncio do suspense que só foi quebrado depois que ele completou !
- "Sou Ochelcis Aguiar, mais conhecido como Laureano, e mais conhecido ainda, como o autor da música “Marvada Pinga”.
Depois dos risos e muitas palmas , eu e meus fiéis, até então preparados para ir embora, pegamos pelo braço esse gigante da nossa cultura e o levamos para o salão social da Igreja.
Ninguém quis lhe dar sermão pela controvertida e imortalizada letra. Ao contrário! Uma improvisada noite lítero-musical foi até mais tarde, com os fiéis sobriamente-embriagados.
E assim saudamos a cultura do nosso chão preto, chão menino, chão do coração...E assim saudamos o compadre Laureano.
Quem quiser saber mais sobre o saudoso Laureano, há muita coisa por aí...
Sobre essa história que vivenciei... só aqui!
A ele, portanto, um brinde com sabor de sassafraz...!
Carlos Alberto
SOBRE DARWIN E OS FUNDAMENTALISTAS
No dia em que Darwin faria 200 anos:
Os fundamentalistas continuam perdendo a oportunidade de se conscientizar que toda a verdade vem de Deus, independende de quem a pronuncia. A eles o princípio sempre evolutivo do Evangelho “ Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.
No dia em que Darwin faria 200 anos:
Os fundamentalistas continuam perdendo a oportunidade de acreditar na Bíblia como um livro vivo-inacabado-e-sempre-aberto-para-a-vida, para fazer dela o papa-de-papel. Para eles a canção que canta a evolução e revolução da história:
“A História é um carro alegre
cheio de um povo contente
que atropela indiferente todo aquele que a negue
É um trem riscando trilhos abrindo novos espaços
Acenando muitos braços balançando nossos filhos”
No dia em que Darwin faria 200 anos:
Os fundamentalistas continuam perdendo a a oportunidade de estabelecer um diálogo profícuo entre fé e ciência. A eles o pensamento evolucionista do cientista Pasteur "Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima."
No dia em que Darwin faria 200 anos:
Os fundamentalistas continuam acreditando na literalidade do relato de Adão e Eva, e portanto, continuam perdendo a oportunidade de entender que este texto sagrado tem por finalidade formar e não informar o ser humano. A eles a essência da beleza presente no Gênesis, que sempre deve evoluir no ser humano:
Homem,
cuida-te muito em não fazer chorar uma mulher,
pois Deus conta-lhes suas lágrimas.
A mulher foi feita do lado do homem,
não dos pés para ser pisoteada,
nem da cabeça para ser superior
mas, sim, do lado para ser igual....
debaixo do braço para ser protegida
e do lado do coração para ser amada".
A todos que sabem que fé e ciência podem e devem andar de mãos dadas, meu profundo respeito e a certeza de que Fernando Pessoa está correto quando escreve:
"Sou contra os tres maiores inimigos da humanidade: a ignorância, a pobreza e a intolerância".
VIDA NOVA COM JESUS – COLOSSENSES 1.12-14, 23
Quando perguntamos às pessoas se desejam aceitar a Jesus, muitos respondem, admiradas: ‘Oh já o aceitei”, no entanto, quando de fato aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, Ele entra em nossa vida e muda tudo, dando-nos novo tipo de vida!
Quando a pessoa se submete a uma grande cirurgia, por mais que queira nega-la, não pode por causa da cicatriz! Da mesma maneira, quando Jesus opera, fica a marca.
Jesus faz a mudança de vida
1. Liberta do império das trevas - v.13 // Lc 23:42-43
2. Dá a remissão dos pecados pelo Seu sangue - v.14 // Ef. 1:7
3. Transporta para o Reino da Luz - v.13 // Cl. 1:27
4. Torna idôneo para participar da Sua herança - v.12 // Fl. 3:20
O homem tem que participar
1. Arrependendo-se dos pecados - Mt 4:17 // II Co 7:10
2. Convertendo-se (mudando) - At 3:19 // II Co. 5:17
3. Retornando para Deus (..., e irei ter com meu Pai) - Lc. 15:18
4. Permanecendo firme na fé do evangelho - v.23 // 2 Pe 2.21-22
CONCLUSÃO:
A nossa salvação nos foi concedida graciosamente, mas, é necessário a decisão pessoal de cada um de nós. O ser humano precisa participar com a sua decisão pessoal – Rm 10.9-10.
Amor é...
Amor é simplesmente o centimento bom + forte q uma pessoa posa sentir por outra.
Amar é uma coisa tao forte q as veses é difisil d demontrar para a pessoa q vc ama.
Amar é poder ser diferente, sem presisar ser igual a todos, por vc poder
Amar vc ja tem o poder de mudar ( mudar é ser diferente ) mais quando o
Amor e verdadeiro é muito + gostoso pois a pessoa q vc ama sente o mesmo....
Falow isso pq eu gosto de amar pq gosto de ser diferente, bom eu sigo minha estrela
E acho q todos deverian seguir suas estrelas pois ser diferente e um don q ninguen pode tirar de vc...
DE PAI PARA PAI
Deus quando te colocou em minha existência deve ter me confundido com o mais fiéis dos servos.
Certamente se esmerava no doce sabor da criação e um pormenor passou despercebido.
A dádiva, o sonho, o esplendor, faltam palavras formosas para ser possível expressar um sentimento tão grande.
Agradeço a ele e somente a ele poder ter te conhecido e estar a seu lado, conhecer um pouco de uma grande mulher, batalhadora, sonhadora e que vai atrás das realidades, quisera eu ter o dom de te conquistar, não, agradeço somente a ele.
Pensando bem, tenho que pensar em triplicidade, depois de ti, o senhor mandou dois anjos que colocam o sabor em minha...Em nossas vidas, anjos de sorriso ingênuo, de palavras um tanto quanto, anjos iluminados que apenas faz mais felizes o dia a dia de simples mortais como eu, você nem tão simples, porém mortal e especial.
Podem passar minutos, horas, meses, anos, séculos talvez e vocês serão a eterna razão de minha existência.
Obrigado por você existir, por ter me permitido ser o pai de nossas flores e obrigado ao Senhor por ter me dado os anjos mais lindos que havia no céu!
LOUCO? SÓ PELA VIDA!
Loucuras? O que fazem delas tal?
Loucos? Quem teve a ousadia de os rotular como sendo?
O que é a loucura?
Viver sonhando? Em busca da felicidade, em busca da perfeição...ou nem tão perfeito, porém que encante e preencha o espaço da prosperidade.
É buscar por toda a vida proporcionar ao semelhante o prazer de viver? Ou é ser o semelhante que vive do prazer proporcionado por outrem?
O que é o devaneio senão a busca incansável para chegar à realidade?
A perfeição de realidade, que encontrada pode ser cruel, a ponto de trazer saudades de tempos em que o real era apenas fantasia?
O que é a realidade senão existir a vontade ou necessidade de viver de ilusões, de anseios e ter que afrontar de frente os fatos como lhe são postos?
Loucos, loucuras, delírios, quem somos nós para qualificar? A baliza que deixa transgredir o ilusório do autêntico é tão tênue que o cabível é que nos conformemos em apenas nos curvar diante da existência e praticá-la da forma mais prazerosa, inócua, livre, ousada, sonhando, cometendo loucuras, porém acordado e estando bem desperto a ponto de distinguir o delírio do deleite, com a insanidade da demência!
Pra mim, você era tanto
Que não podia alcançar.
É como uma estrela no canto
Do céu de qualquer lugar.
Sendo assim inatingível,
Eu deveria evitar
Esse amor tão impossível,
Tão distante a cintilar.
Mas, se o coração reclama.
Eu me ponho a imaginar
Que dorme em minha cama
E fico assim a sonhar.
Acaricio a roupa
Que trouxe pra se deitar.
Não sei se é você a louca,
Se sou eu a delirar.
Só sei que te vejo ardente
Querendo se entregar.
Ou vira estrela cadente,
Ou eu aprendo a voar.
(do livro: Fadas Guerreiras, à venda em www.caca.art.br)
Lá estão elas rompendo a estrada.
Deixam distantes seus dias risonhos.
Já desistiram dos contos de fadas.
Hoje cultivam os seus próprios sonhos.
Lá estão elas cerrando fileiras.
Trazem enxadas e foices nos ombros.
Fadas Madrinhas se tornam guerreiras.
Marcham por sobre seus próprios escombros.
Se já não têm o destino nas mãos,
Se, sob os pés, lhes retiram o chão,
Ainda assim vão em busca da vida.
Se lhes acuam, empurram pra morte,
Criam desvios, mas mantêm o norte.
Seguem marchando feito Margarida.
(do livro: Fadas Guerreiras, à venda em www.caca.art.br)
A segurança do palco
Não seduz a trapezista.
A sua alma de artista
Projeta-a para o alto.
Se há um risco no salto,
Há outro na plataforma:
Viver essa vida morna,
No máximo, balançar.
Porém, se quiser voar,
E se confia em meus braços,
Salte e ouça os aplausos
Quando eu te colher no ar.
(do livro: Fadas Guerreiras, à venda em www.caca.art.br)
Um fantasma paira sobre nossos sonhos.
Esbraveja, ameaça e desanima.
Tanto alarde, tantos brados tão medonhos
Que há perigo de aceitarmos uma sina.
Mas será tão forte assim o nosso algoz?
Pode alguém subtrair nossa esperança?
Só se não soubermos nem quem somos nós
Nem de onde brotam os sonhos de criança.
Sendo assim, façamos a declaração:
Nascem os sonhos do fundo do coração.
É o sangue que os liga às raízes.
E o que somos é fruto do que fazemos.
E, por isso, hoje nos reconhecemos
Proletários de todos os países.
(do livro: Fadas Guerreiras, à venda em www.caca.art.br)
Tanto o desejo a tomou
Pelos braços, pelas pernas,
Que a mulher retirou
O seu homem das cavernas.
Deu-lhe à luz pra que enxergasse
A maravilha das cores
E esperou que ele voltasse
Trazendo ramas de flores.
E seu homem, agradecido,
Ao vê-la assim se dando,
Foi ficando enternecido.
Foi ficando, foi... ...ficando.
(do livro: Fadas Guerreiras, à venda em www.caca.art.br)
Carlos Augusto Cacá
Eu faria o seu poema.
Não o que você merece,
que não é fácil fazer tanto.
Mas, um poema sincero,
pra gravar dentro de mim
as linhas do seu encanto.
Ele seria incompleto,
que nem tudo a gente vê.
E mesmo que eu pudesse
percebê-la como é,
não saberia explicá-la.
É que a poesia é falha
e o poeta, mais ainda.
Mas faria com vontade,
que a vontade me sobra
de te traduzir em traços,
rabiscos e embaraços
que eu pudesse entender.
Eu faria seu sorriso
de quem gosta de sorrir.
Suas pernas pelo mundo
abrindo trilhas de vida
e os pés firmes no chão.
Faria as suas mãos,
o seu abraço, os seios,
seus sonhos e devaneios,
e seu cansaço ocultado.
Eu faria seu rosto,
cabelo, boca e olhos.
Até sentir o seu cheiro
Perfumando meu papel.
E te gravaria em mim,
no escuro do meu dentro
pra cintilar como estrela.
Mesmo te fazendo errada,
incompleta, inacabada,
Sempre poderia vê-la,
mostrando o rumo da estrada.
Eu faria a caminhada
se eu pudesse fazê-la.
Meu amor não é fogueira nem sopro.
Não se desfia nem se desdobra à toa.
É cauteloso e principia pouco
Para crescer a cada coisa boa.
Amor bondoso, resistente ao tempo,
Constante mesmo quando se magoa.
Envolvedor e, em seu envolvimento,
É mais amor e, sendo assim, perdoa.
Embora possa parecer maduro,
É meu amor também insaciável,
Sem rumo certo, amargo e inseguro.
É meu destino, mesmo tão amável,
Tornar o amor, além de insuportável,
Ao mesmo tempo, eterno e sem futuro.
(do livro: Fadas Guerreiras, à venda em www.caca.art.br)
Descobri que tu me amas,
Ainda que amor pequeno.
De fato, tu não derramas
A insensatez do extremo.
Mas que me amas é certo.
Assim como é certo a lua
Esparramar seu afeto
Na escuridão da rua.
E sendo assim como és,
Ama pouco. É o bastante.
Não te convém o viés
De inconseqüente amante.
Ao amar suavemente,
Deixas clara, transparente
Tua alma comedida.
Me inspiras confiança,
Renovando a esperança
De iluminar-me a vida.
(do livro: Fadas Guerreiras, à venda em www.caca.art.br)
O cravo gostou da rosa.
E ela foi tão gostada
que o cravo fez um pedido
E a rosa foi encantada.
O cravo ficou contente.
A rosa foi visitar.
O cravo queria toda
A rosa pra se abraçar.
A rosa era tão linda
Que o cravo tentou prendê-la.
Assim quebrou o encanto
E agora não pode tê-la.
(do livro: Fadas Guerreiras, à venda em www.caca.art.br)
Um poema para o sentimento
Com lágrimas mancho essa página,
Com o coração em chamas revelo-me.
Ainda que modestamente oculto esteja,
Para que ninguém perceba .
Toc,toc,bato com força mas
resposta não ouço.
Onde será que está a chave para abrir a
porta do seu coração?
Surdo quero me fazer ,mas meu coração insiste em me dizer:
Você sou eu,Eu sou você,ignore-me e a cada dia mais irá sofrer.
Feliz com você quero viver,
dizer todos os dias o que sinto.
Então num breve momento de desespero,
entrego meus sentimentos
sem nenhum apelo.
Porém,para que você venha a ser feliz,
tenha Eu que negar a mim mesmo e assim desistir de
Ti,farei.
Pois libertar,deixar viver, é a mais pura e verdadeira tradução, de meu sentimento por você.
Novos Tempos.
Mesmo tentando, no intento do mesmo momento, em que tenho uma razão.
Não vejo sentido na sensação em que sentiu meu coração no momento em que te beijei.
Pois ao mesmo tempo que feliz fiquei a tristeza sorriu pra mim outra vez.
Mas ao tentar entender o que ocorrera com meus sentimentos,percebi,que o que eu tenho é medo,medo de sofrer novamente e percorrer o caminho das lágrimas e da dor.
O que tenho Eu com vc ó Dama da Angústia ?
Quero correr livre sem a sua interferência,quero viver e despertar um novo amor,mas vc sempre me faz lembrar do amor sombrio que vivi.
Mas nesses novos tempos que se seguirão,não vou abater meu coração
Vou deixar que ele se encontre com outro e compartilhe as alegrias e tristezas
E a partir de então não viver mais em incertezas,mas viver e sentir o que procurei a tanto tempo,
A alegria desse Novos Tempos.
Apenas um coração solitário.
E,eu que peço,penso e passo,
Desejando um abraço apertado,
Mas,espaço não encontro em seu coração.
Triste de mim,que pensei que fosse assim,
Tão simples enfim,me livrar da solidão.
E,eu que pensei,que presente não éras pra mim,
Percebi,tesouro não sou pra Ti.
Oh meu Senhor,atenta por favor,
Com teu imenso Amor,para a dor do filho teu.
E,eu que tenho e tanto quero
A Ti já não mais espero,pois não queres mais a mim.
Pelas ruas ando eu,mas,quando me vê não consegue perceber
O carinho que tenho por ti,pois não queres mais a mim.
Óh tempo,duração limitada,que se opõe a eternidade.
Traga-me de uma vez a verdade,com sinceridade.
Hora,passa,ora.
Por que tanto demora?
Mas pra mim já não importa, pois trago na memória
O sabor do beijo teu.
nfelizmente, a grande maioria das pessoas precisam passar por experiências dolorosas antes de perceberem a sua "real importância e responsabilidade" no seu modo de vida. Passamos e perdemos muito tempo jogando a nossa felicidade nas mãos e terceiros, seja no amor, no trabalho e até na família.
Criamos fantasias, e fantasias são diferentes de sonhos. O sonho é aquela mola que nos impulsiona, que nos empurra para a frente, que nos dá força para lutarmos por objetivos. Já ás fantasias são fruto de nossa carência emocional e normalmente são desejos fugazes.
Sabe a criança que pede um brinquedo, pula, grita e berra no supermercado e, quando ganha, brinca meia hora e logo joga o brinquedo num canto qualquer? Isso é a fantasia, ou caprichos do orgulho.
Será que o seu desejo de hoje, aquilo que anda fazendo você sofrer, não é apenas uma fantasia? Será que você não esqueceu da pessoa mais importante na sua vida (você) e está maltratando seu coração, sua saúde, seu lado espiritual com idéias e conceitos que só trazem sofrimento?
Hoje o desafio é comprar um presente para você. Pode ser aquela caneta de R$ 1,99. O importante é o valor que você vai dar para o ato, para o presente e, principalmente, para você mesmo.
Tudo isso é só para lembrar o quanto você é importante e pode fazer a diferença. Cuide-se! Não permita que magoem você, que merece mais, muito mais.
