Textos grandes

Cerca de 32818 textos grandes

É carnaval. O grande circo está empilhado de BICHOS, e os PALHAÇOS desempenham as suas tarefas, - cada uma mais bizarra que a outra. Uns gargalham a humilhar em suas piadas; outros, gemem em gargalhadas e gritos, e prantos, e dor. Mas haverá sempre uma quarta feira de cinzas para apagar as chamas de uma Fogueira Santa da esperteza, ilusão e sofrimento.
(evangelista da silva)

Inserida por Rjevangelista

O que sempre Maria procurara em sua vida era ser feliz. Durante sua infância em sua casa conturbada vivia como um fantasma. Dizia a si mesma todo o dia que quando casasse e tivesse sua família, faria diferente. Em sua adolescência viveu como deveria. Sem beber, sem desobedecer sua mãe, já então separada de seu pai, viveu em uma jaula sem poder realmente viver. Não fez nada que pudesse dizer: aproveitei minha adolescência de fato. Formou-se em Medicina e logo dedicou sua vida ao trabalho. Casou-se aos vinte e cinco anos de idade com um homem que julgava ser o homem de sua vida. Ele era completamente diferente dela: extrovertido, engraçado, simpático e bem humorado. Ela era fechada, na dela, um pouco antipática e não tinha nenhuma senso de humor. Juntos tiveram Alice, a primeira e única filha do um relacionamento de dez anos que acabou depois da descoberta de uma traição. Maria ficou desolada. Não queria comer, não queria beber e nem sair de casa. Queria ficar em seu quarto, em seu mundo. No lugar onde ela nunca, nunca poderia ser julgada. Após uns meses de terapia, Maria voltou a trabalhar e viver normalmente. Ou melhor, viver não seria a palavra indicada. Ela passou a sobreviver.

Ela era infeliz. Era toda infeliz. Seus olhos, seu nariz, orelhas, suas curvas, seu corpo, era toda infeliz. Tudo que sempre quis na vida ela não conseguiu. Mesmo se formando, trabalhando no que amava e recebendo muito bem, ela era infeliz. Sua casa era triste. A filha mal falava com ela, o ex-marido enviava dinheiro pela conta corrente, havia ficado bem mais velha do que aparentava. O que havia acontecido com Maria? Porque ela vivia naquela tristeza angustiante? Sem amigos, sem família, uma filha que mal falava com ela, um trabalho desgastante, uma vida cheia de decepções emocionais. Dificilmente se divertia ou saia. Todas as quintas ainda saia para tomar um café na cafeteria da esquina que tinha um café barato e de quinta. Pegava algum livro, sua bolsa e jaleco e ia para a cafeteria, sentava sempre no mesmo lugar, pedia sempre a mesma coisa e ficava lá horas até dar sua hora de ir para o trabalho.

Era uma quinta chuvosa quando Maria resolveu que mesmo com a chuva grossa ela iria tomar seu café de quinta, na quinta-feira. Pegou seu livro e saiu de casa ainda com o guarda-chuva e uma capa. Abriu a porta do estabelecimento e quando ia se dirigir para seu local de costume, havia um homem sentado lá. Ela parou, olhou o lugar quase vazio e voltou a olhar para o homem que lá estava sentado. Porque, em meio a tantos lugares bons, ele escolhera logo seu lugar. O mais no canto, o mais escuro, o mais depressivo? Resolveu que pediria a ele para se retirar do lugar. Um absurdo! Ela ia todas as quintas e sentava ali. Se ele quisesse sentar naquele espaço, que fosse outro dia. Decidida a discutir se possível, ela caminhou até à mesa e parou bem em frente. O homem lia um jornal e pareceu demorar para notar a presença de Maria ali. Ele baixou o jornal, levantou o olhar e sorriu:

“Sim?”

“O senhor está em meu lugar!” Disse ela decidida e autoritária. Com aquele jeito bem arrogante e antipática de quando queria alguma coisa.

Ele ainda confuso, olhou para os lados, para baixo da mesa, para as cadeiras e com um sorriso exclamou:

“Não estou vendo nenhum nome na mesa, suponho que ela seja de qualquer cliente que a encontrar vazia primeiro.”

“Todas as quintas eu venho aqui, eu sento nesse lugar, eu leio esse livro e depois de duas horas eu vou trabalhar! Então suponho que o senhor não queira atrapalhar minha vida. Por favor, escolha outra mesa e sente nessa amanhã”

“Mas eu já estou sentado!”

“Fique sentado em outra!”

Ele pareceu suspirar, mas tinha um ar tão arrogante quanto ela:

“A cafeteria está vazia, escolha outro lugar. Eu não vou sair daqui!”

“Não vai? Tem certeza?” Ela falou indignada com a arrogância do homem.

“Não, eu não vou. Se quiser sentar-se comigo tudo bem, mas não vou sair!”

Ela, já com raiva e bufando, jogou as coisas na mesa e sentou-se. Ele deu um sorriso pequeno e vitorioso e continuou lendo o seu jornal. Ela fez o seu pedido e enquanto bebia o café, ficava fitando o jornal dele querendo que o jornal queimasse ou que ele saísse logo. Era a única hora que ela tinha para ela. Aquele homem não poderia acabar com isso!

“Então é médica?” Ele soltou ainda enquanto lia o jornal.

“Não te interessa” Respondeu ela durona e com raiva enquanto bebia um pouco do seu café.

“Oras, pare de ser infantil. Só fiz uma pergunta por causa do jaleco” Ele baixou o jornal e pôs-se a beber o seu café com leite que havia sido trazido pela moça simpática que servia sempre com um sorriso no rosto.

“Sim, Hospital Santa Cruz. Que saber minha credencial?”

“Você me lembra minha filha, e ela tem cinco anos.”

“Porque você não se detém a apenas ler seu jornal e tomar seu café rápido?”

“Não se preocupe, tenho bastante tempo de sobra para conversar.”

“Não quero conversar.”

“Qual seu nome?”

“Qual a parte do ‘não quero conversar’ você não entendeu?”

“Tem cara de Sandra, Marisa…”

“Maria. Meu nome é Maria” Ela falou virando os olhos e bebendo o seu café.

“Um belo nome esse: Maria.”

“Você acha?” Ela levantou o cenho e depois deu os ombros “Acho normal, igual demais”

“Não gosta de coisas iguais?”

“Gosto de coisas diferentes.”

“Então porque tem que vim toda quinta com o mesmo livro, na mesma cafeteria e senta na mesma mesa?” Ele olhou para ela que piscava um pouco surpresa com essa afirmação.

“Isso é… É completamente diferente!”

“Não, não é. Sabe, tenho observado você todas as quintas. Já esbarrei com você várias vezes aqui, porém parece que seus olhos estão fechados para o que é novo. Parece que eles estão vendados para a vida. Sempre, sempre a mesma rotina.”

“Você não tem… Não tem absolutamente nada a ver com minha vida!”

“Ricardo!”

“O quê?”

“Meu nome. Ricardo. Prazer em te conhecer Maria.”

Ele levantou e deixou ela sentada ali, perplexa, sem nenhuma palavra. O dia todo ficou pensando naquela conversa. O dia todo, a semana toda. Passou a semana e quando chegou na cafeteria, ele não estava mais lá. Olhou para os lados procurando aquela figura masculina que a havia deixado confusa e não achou. Quando ia caminhar para sua mesa de costume, algo lhe parou. Ela voltou e sentou em outra mesa. Deixou o livro e lado e pegou um jornal. Não pediu o de sempre. Ela havia aberto os olhos para a vida. Chega de rotina, chega de tristeza! Ela iria mudar, e que começasse com as pequenas coisas!

Inserida por flaviacavalcante

BOBAGENS, OU, NÃO, SÃO MINHAS!
Aqui registrei um amontoado, pois aprendi que as grandes verdades podem ser encontradas muitas vezes em pequenos pensamentos diários. Para isso escrevo, pois a verdade permanecerá e a mentira será apagada.
Tenho desejos que de tanto querer, ainda pode ser nada, pois percebi que sonhar só me encaixa com a função esperar, e que viver conciênte do tempo é o que me realiza! Mas tenho também experiências, bem e mal resolvidas, que talvez eu possa aproveitar ao desenvolver uma página de bobagens um tanto sinceras...
Agora pode ser o tempo de determinar, e separar as fantasias da realidade, de saber o valor do sim e o preço do não. E minhas intenções me significam, e pronto, perfeito, não faço questão de que me entendam nem que me julguem, vejam como quiser, farei de mim algo que eu me orgulhe, pois até O Criador foi mal interpretado, ou de outra forma, inventado, ou pior, cade o verdadeiro entre tantas mentiras?
Aqui relato a minha realidade vista com meus próprios olhos, minhas reais intenções, reais expectativas, e forma geral de se ver a vida, tanto boas quanto muito mais as más, uma vida em mim que não compartilhei com ninguém, não completamente. Não entendem o que digo, não querem entender, eu também não quero me explicar, só peciso desabafar!
Alcançar a plenitude me parece tanto pessoal, e nada fácil, sei como ela é, mas me esta um tanto difícil de visualiza-la, pois ensinaram apenas o suficiente para alcançar uma estatistica, e não o bastante para se dúvidar. Eles criam animais domésticos que dormem sobre nuvens de mentiras. Mas eu, acredito na conciência plena, e no poder dela, e desejo desfrutar dela!
Sobre ter uma vida social, sou um desastre, e um enorme ponto de interrogação, como pessoa sou uma ótima atriz, não falsa, só uma personalidade indefinida, não me encaixo, mesmo tendo uma necessidade de estar presente.
E a noite chega, deito minha cabeça no travesseiro e lembro em tudo o que já vi, nas minhas atitudes, pensamentos , com os erros e acerto, lembro principalmente de cada pessoas que já acreditou em mim e eu decepcionei, me pergunto se terei uma nova chance, ou se aprenderei fazer certo, sei que não sou muito confiavel, não falsa, indecisa, realmente durmo sem saber o que quero da minha vida!
Eu desejo a felicidade, amor sem dor, quero ser completa, me conhecer, me entender, me aceitar, vou me empenhar cada dia mais em ser alguém melhor, não deslizar, não fraquejar, não desistir. Pois o que eu vi em mim não é de se espelhar, nem de se admirar, quando quero sou superficial ou muito centrada.
Mas enfim, mesmo o mal estando em mim escolhi ser do bem, e transmitir ele também, acho que nasci um animal e aprendi que devo ser racional, fazer plenamente a paz reinar em mim. Aceitar bem as pessoas como elas são, sem discriminação.

Inserida por maiarabelle

Ao te conhecer me surpreendi...
Ao ganhar um sorriso teu sentia felicidade...
Ao te abraçar adormeci...
Ao tocar seus lábios nos meus estremeci...
Ao te amar me esqueci...
Ao me deixar sofri...
Ao cair, me reergui...
e hoje só me pergunto se eu mereci...
...depois percebi que quem não merecia era você.

Inserida por willianrix

Vá Com Calma

Não!
Não precisa passos
largos e apressados,
Para ir,
de encontro à felicidade.
Vá com a calma!
Controle seu coração…
mais à frente,
alguns passos de si…
a felicidade te espera.
Com flores e perfumes,
nas mãos para te envolver.
Te envolver,
com a essência do amor.
Não precisa se apressar!!!
Apenas, passe
por caminhos de flores.

Inserida por daysesene

O mundo grita! E explode!
Que dessa vez ninguem sabe.
O coração é muito grande
E.palavra nenhuma cabe.?

Sei-lá virou compreensão
Descreveu todo o sentimento
Sei-la por Sei-la contigo
Juntos concretizamos o momento

E a consciencia ja demonstra
O que ela quer que faça.
Brindar ao sol e chuva
E a paixão virou a taça.

A situação virou história
O sonhar virou minha sina
Galatéia e rapousas pra que?
Prefiro bailarina...

Prefiro alguem que me ajude
me inspire Folha a Folha
Que me force a escolher
E se torne a minha escolha.

Que me faça chorar
Me torne Triste e Feliz
que com sorriso me anime
e sem falar, tudo me diz.

Á esta pessoa saiba.
Que o tudo, se exploda em monte
que alguns fazem pedidos
E outros preferem a fonte.

Eu preferi a fonte, a bailaria,o sonhar
O ludico ,o discreto,o viver e o imaginar
Eu prefiro tudo.
E prefiro até o mundo, se voce estiver lá.

Inserida por JPLM

Feliz Acolhida
“Ama com fé e orgulho a terra em que nasceste”.Assim me encontro nesta linda terra acolhedora...Meu Deus! Sou um bígamo;amo minha querida São Pedro dos Ferros mas estou nutrindo uma grande paixão por Barão de Cocais.
A cada amanhecer descubro uma nova realidade deste povo...Há sempre espinhos e pedras pelo caminho,mas há sempre mãos carinhosas e estendidas á nos auxiliar.
Como citar nomes amigos se todos são tão queridos.”Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que sabem ser generosas...” Assim são os amigos do Santuário São João Batista.
Ó quão feliz sinto.Que honra,o Jubileu.Uma sucessão de acontecimentos que se tornam possível pelas Mãos do CRIADOR. Amigos que cativamos ao longo do caminho sempre trazendo consigo alegria, paz...Abraço aos grandes amigos que se foram,deixando seus conhecimentos e os frutos de seus ideais.
Bairro Santa Cruz,Vila São Geraldo, Viúva e onde mais?Momentos de êxtase num misto de felicidade, saudades e desejos.Novas pessoas surgem no decorrer da caminhada trazendo consigo esperança no porvir e bênçãos Divinas que acolhemos com ternura e gratidão.Obrigado cada pessoa que ensina-me a ser uma pessoa melhor á cada instante com bravura e honestidade.

Inserida por adilsonrocha1

Me ligou na manhã dizendo que gostaria de ouvir a minha voz
Me prometeu sorriso e felicidades quando estamos sós

O destino se rompeu diante da sua palavra
O tempo revelou se realmente me amava

Até o último segundo aproveitei
Até o último ar eu respirei

Pensava que aquele sorriso era real
Pensava que só em teus braços me sentia bem

Jogou a carta na mesa
sem sentimentos soprou minhas palavras
saiu sorrindo como se não tivesse acontecido nada

Disse eu te amo sem ter intenção de me amar
Disse adeus sem eu menos esperar.

Inserida por YohanNambar

Espero que esteja feliz e que seja feliz. Que não te magoem mais e que você consiga tudo que sempre quis. E durante toda minha vida inteira, eu continuarei te amando, não irei te tirar da minha mente e ninguém irá precisar saber disso.
Seguirei em frente, passarei a mensagem de que sou forte, mas na verdade, choro por sua falta e sinto enormes saudades.Não iremos mais ficar juntos, mas você estará sempre em meu coração.

Inserida por Darkyn1

-Relacionamentos Não permitidos

Para ser feliz, não é preciso muita coisa basta querer, nós deixamos ser interrompidos se quisermos, pois sempre haverá pessoas da qual irão querer nos derrubar, destruir, e outras que não vão aceitar, o grade problema da sociedade é o fato de não aceitar que tal pessoa esteja sendo mas feliz que ela, pois o ser humano tem dentro de si o espirito de ser o melhor que o outro, por isso que o mundo esta do jeito que esta pois uns não aceitam os outros, temos que entender e abrir a mente que: Somos diferente, diferentes em escolhas, gostos, jeito... por tanto tem pessoas que gostam das outras do jeito que elas são por isso devemos aceitar qualquer relacionamento, por tanto que as duas pessoas dos dois lados estejam felizes pois o que importa não é se for rico ou pobre, branco ou preto, Homem ou Mulher, o que importa mesmo é ser FELIZES.

Inserida por jannierPauline

A vida tem seus momentos felizes para serem compartilhados
O mundo tem pessoas agradáveis para dividir experiências.

A loucura de desafiar a insanidade na mais completa solidão
É uma dança muito saborosa e arriscada.

A compaixão e o amor são itens difíceis para se abandonar

Um ser insensível se torna invisível

Soldado Solitário
Sólida solidão

A verdadeira felicidade deveria ser compartilhada?

Inserida por crislambrecht

Amor...sabe quanto tempo faz essa foto? Exatamente um ano! Difícil descrever o quanto eu estou feliz de estar com você. E quanta coisa mudou desde esse dia aí... Quanto a gente cresceu um com o outro; as pequenas e grandes mudanças de cada um para que a relação desse certo... Hoje eu estou muito feliz em saber que você me deixa ser o que eu quero com tanto motivo pra eu agir diferente. Como você aguenta esse meu temperamento chato e meu jeito desastrado? Eu nunca vou entender! Rsrs. O que eu sei, é que quando nos sentimos seguros a ponto de abrir nossos sentimentos, surge o nosso eu mais verdadeiro e podemos ser completamente quem somos, sem disfarces. Somos cúmplices de um amor que já passou da fase do confete e da euforia. Que já respeita todas as decisões e não precisa provar pra ninguém o quanto é de verdade. Um amor que eu me orgulho todos os dias antes de dormir e que me faz sorrir cada vez que penso em você. O que eu quero mesmo é ser sempre sua melhor companhia. Porque de verdade... Eu simplesmente não me vejo em outro lugar.
O amor de verdade não é perfeito... E é perfeito que seja assim.

Inserida por Jessinaiara2009

Dizem que atras de todo grande homem, existe uma grande mulher. Eu creio nisso, então.
Chore quando tiver vontade de chorar, pois um homem se orgulhará em secar suas lagrimas.
Grite quando tiver vontade de gritar, pois um homem amará acalma-la.
Sorria quando tiver vontade de sorrir, pois um homem se alegrará em ser o motivo.
Ame, como mulher.
Sinta.
Seja forte.
Seja uma benção para seu marido.
Seja uma grande mulher para que assim crie ao seu lado um grande homem.

Que Deus abençoe todas vocês moças õ/

Casa e riquezas são herdadas dos pais; mas a mulher prudente vem do Senhor.
Provérbios 19:14

Inserida por azaelandrean

Naquele instante

Mergulhada na ignorância ela estava feliz ...não importava o que era ou o que iria acontecer...apenas estava vivendo e se sentia confortável assim...o medo existia mas se tornava pequeno diante do suor,do toque,do olhar...era vontade!consciente da definição de tudo...pensou o que nao era pensado...trêmula paralisia!com a boca e os olhos molhados...decepção...não era tão experiente como achou ser e não pressentiu antes de sentir...agiu no imprevísível e com seu dom de errar.Entendeu o porque daquelas palavras....falta de ar e seu coração doeu...transmitiu o que sentiu ao dizer que estava completa e que ele era suficiente...ele não sentia o mesmo...respira!!!Com os olhos fechados ela ainda pode sentir...o vento no rosto e as mãos dele em seus cabelos...

Inserida por grazi14januario

Naquele instante

Mergulhada na ignorância ela estava feliz ...não importava o que era ou o que iria acontecer...apenas estava vivendo e se sentia confortável assim...o medo existia mas se tornava pequeno diante do suor,do toque,do olhar...era vontade!consciente da definição de tudo...pensou o que não era pensado...trêmula paralisia!com a boca e os olhos molhados...decepção...não era tão experiente como achou ser e não pressentiu antes de sentir...agiu no imprevísível e com seu dom de errar.Entendeu o porque daquelas palavras....falta de ar e seu coração doeu...transmitiu o que sentiu ao dizer que estava completa e que ele era suficiente...ele não sentia o mesmo...respira!!!Com os olhos fechados ela ainda pode sentir...o vento no rosto e as mãos dele em seus cabelos...

Inserida por grazi14januario

Nesta noite quero sensações diferentes...
Ser algo que não gente...
Ver longe como felino...
Ouvir os sons como os caninos...
Sentir sabores como os roedores...
Tocar as coisas com minha tromba...
Sentir o mundo e sair das sombras...
Se a vida é uma linha tênue,
Vou andar nela como a uma corda bamba!

Inserida por Waceila

Uma mulher não precisa necessariamente de um homem para ser feliz. Mas ela precisa de amor para ser completa. Tem gente que vive bem cercado de bichos. Tem gente que vive bem cercado de livros. Tem gente que vive bem cercado de sapatos. Eu vivo bem cercada de amor. Antes, bem antes, eu vivia bem com minha família, meus amigos, minhas palavras. E faltava alguma coisa. Faltava alguém para dormir abraçadinho. Faltava um colo para sossegar a alma. Faltava alguém pra rir um riso intenso. Faltava alguém que completasse o que eu vou falar. Faltava alguém que deixasse sempre um restinho de café na xícara. Faltava alguém pra reclamar que o ar-condicionado tá muito frio. Faltava alguém pra me dizer boa-noite-meu-amor. Sou romântica. E vou morrer assim. Hoje sou muito mais eu. Hoje descobri que sou muito mais feliz agora. Não que não fosse antes. Mas antes eu nem sabia o que era um sentimento de verdade.Não aguento mulher que só fala em dieta, celebridade, roupa, dinheiro e mal de homem. O mundo é maior que um closet cheio de sapatos. Maior que a Dieta dos Pontos. Maior que o milhão de reais que a Joana Machado ganhou. Maior. Gosto das coisas de dentro. O que está por fora muda a cada estação. A essência, não. Muita gente não tem paciência de tentar. Fogem no primeiro problema. Desistem no primeiro empecilho. Esquecem da essência.

Se alguma coisa não deu certo pra você, não jogue a culpa no amor. Ele não tem nada a ver com isso. As coisas dão certo até onde têm que dar. Se parou de funcionar, se o amor morreu sufocado ou afogado, se não tem mais jeito, o negócio é viver o luto, curtir a fossa e cuidar da vida. Fazer aula de italiano, ler vários livros, assistir filmes, jogar charme para o vizinho do andar de cima. Sem ofender o amor e os apaixonados. Porque um dia você vai amar de novo. E, desculpa o meu lado bobo, mas um dia você vai amar de novo o amor da sua vida. Envelhecer junto. Andar de bengala na praça em um domingo ensolarado e dizer um-dia-eu-ri-da-cara-do-amor.

Inserida por mariaclaragarcia

Penso que , um dia a felicidade pra chegará,
calo evidente tenho que ir a luta dela,
afinal de graça ninguém tem nada.

Uns dos fatores que brigo a com a vida
no sentido dela por ser vivida e será,
pois alguém vou encontrar ah menina,
será pra mim a maior felicidade minha.



Minha alegria não é completa,
porque? por motivos fortes bravos,
luto com tudo e contra todos,
mas não em importo,
sei que uma hora serei glorificado.

Amor , é uma palavra que lhe causa dor,
mas ao menso tempo pode te aliviar sem rancor,
amor pela vida batalha sem frescor.


Desta forma sou um simples menino,
talvez por muitos querido,
por outros olhares estranhos raiva,
mas a vinda é assim tem sua regra,
quem pode ditar ela é EU queira não queria,
mas Eu como menino sou ingenuo tímido,
por isso as vezes me perco neste mundo tão perigoso.

Procuro elimina-lo pela manhã meu exercício fazendo ,
faço por gostar? sim , por nesse-cidade ? com certeza,
mas DEUS me deu este dom proeza capacidade inteligência,
sei que uma hora deste mundo se vou,
mas, na certeza que ninguém por mim se magoou,
somente tudo de mim tirou, minha felicidade alegria que dentro de mim ainda anda tem e esta machucado.

Inserida por Beneditobasilio

Hoje eu estava sentado enfrente à minha gruta
Olhei para tudo o que possuo
Minha felicidade foi indescritível.

Enquanto olhava envolta e sentia-me satisfeito
Veio a mim um sentimento melancólico
Aquilo tudo não tinha mais sentido algum.

Meu antigo sistema deixou um fantasma romântico
Este não se contenta com a solidão
Este sente a necessidade de compartilhar sua alegria.

Fui tomado pela insanidade
Lutei para fugir enquanto lutava para ficar
E enquanto corria em desespero meus fantasmas me assombravam.

Meus pés eram mais rápidos que meu coração
E quando não pude mais respirar... Simplesmente caí...
E as sombras pularam sobre mim.

Deitado sobre as folhas eu fui atormentado
Os piores fantasmas, os piores pesadelos
Meus olhos pesavam mais que meu corpo.

Ao despertar me vi rodeado de sombras
Espreitavam-me de longe, numa distancia próxima
Todos estavam prontos, como uma serpente.

Poderia fugir
Poderia render-me
Pude encarar.

Levantei-me e respirei fundo
E antes que pudessem saltar sobre mim novamente
Pulei sobre eles, agarrei um por um e os amarrei pelos braços.

Levei-os à minha gruta
Fizemos uma fogueira
E queimamos nossos males.

Inserida por crislambrecht

Uma das coisas que eu vou levar na minha vida para sempre a as minhas Amizades . Tem pessoas que dizem ser seus amigos só para te apunhalar pela escostas e depois te largar. Mais os qe nunca vão embora São seus amigos aqueles que fazem parte da sua vida e que te ama.
Essa sim é a verdadeira amizade

Inserida por Vicctory