Textos grandes
Hoje em dia se lê muito. Tão rápido que é quase absurdo. As palavras voam diante dos olhos, e a mente mal as registra, já está em outro parágrafo, com pressa como se fosse uma corrida, mas a leitura é uma conversa, com a sabedoria contida.
O que é a leitura sem meditação? Apenas uma sucessão de letras, sem sentido ou reflexão. É como saborear um prato sem mastigar, perde-se a essência do que se queria apreciar. É deixar levar pelo vento, sem entender o que se vê.
É preferível ler menos, e se demorar no que se lê. Mergulhar na beleza e na sabedoria que se escondem nas páginas de um livro. Refletir sobre cada linha, desvendar seus mistérios, e, assim, enriquecer o espírito. Refletir sobre a beleza da linguagem e enxergar na página uma paisagem. A pressa nos rouba a capacidade de sentir as emoções da palavra com cumplicidade.
Afinal, onde está a essência da leitura, se não na contemplação da sua altura? Em cada página, em cada verso, é preciso mergulhar na leitura como em um universo.
A pressa é inimiga da contemplação. Não há sabedoria sem pausa. Apenas na calma e na reflexão, é que a verdadeira compreensão se causa.
Que importa se lemos mil livros, se não podemos saborear a beleza de cada palavra? Que importa se acumulamos conhecimento, se não somos capazes de transformá-lo em ação?
A verdadeira sabedoria não está no número de páginas que se leu, mas sim na capacidade de reflexão que em cada palavra floresceu. A beleza da escrita é um convite para um mergulho profundo.
Que possamos, então, desacelerar um pouco, que possamos ler com olhos de poeta, e encontrar na leitura a mais bela meta.
Será que vale a pena correr tanto, se no final não sobra tempo para refletir e saborear?
Eu quero mergulhar nas palavras e deixar que elas me inspirem, pois a verdadeira sabedoria não está em acumular, mas em compreender e internalizar o que aprendemos, de forma que a sabedoria guardada no livro se torne parte da nossa identidade.
A vida é um vazio constante
Sem sentido, sem rumo, sem chance
Nada importa, tudo é inútil
Não há esperança, apenas tormento fútil
Os sonhos são apenas ilusões
E as realizações, meras confusões
O amor é uma fraude passageira
E a felicidade, uma mentira esperançosa e vã
Não há verdade, apenas percepção
E a morte é a única libertação
Então por que lutar, por que tentar
Se tudo se resume ao mesmo, ao pesar
E assim eu me perco nesta escuridão
Sem rumo, sem fé, sem coração
Vagando nesta vida sem sentido
Em busca de algo que jamais encontrarei, um fim ao vazio.
A vida é uma viagem sem sentido,
Um caminho que nos leva ao nada.
Nossos esforços são em vão,
E tudo que fazemos é passageiro.
Não há propósito na existência,
Apenas a dor e a solidão.
Não há verdade ou justiça,
E toda a luta é inútil.
Nossos sonhos e ambições,
Desaparecem com o tempo.
Tudo o que resta é a tristeza,
E a esperança de tempos melhores.
Mas mesmo assim, nós seguimos,
Como marionetes controlados pelo destino.
Caminhando sem rumo,
Em busca de algo que nunca encontraremos.
Assim é a vida, cruel e vazia,
Um labirinto sem fim.
Mas não há escapatória,
E nós somos presos aqui para sempre. Ou será que não somos?
Em teu caminho, muitos se perdem sem luz
Mas eu, como um guerreiro, luto contra a luz
E procuro encontrar minha verdade, minha razão
Sem medo de encarar a escuridão
Porque sei que é nela que se encontra a força
A força que move o universo, a força da vida
E eu quero viver como um verdadeiro guerreiro
Sem temor de enfrentar a dor, sem medo de sofrer
Porque é na dor que se encontra a sabedoria
E é na sabedoria que encontraremos a verdade
Então, eu sigo em frente, sem medo de cair
Porque sei que, no final, encontrarei a minha luz
E viverei como um ser livre, como um ser humano.
Falar e escrever seriam inúteis? Efêmero falar, que nada exprime. Embalo-me na angústia da comunicação. Palavras são como cascas que se desfazem, nada mais que vãos rastros da emoção. Prisioneiras do sentido, as palavras se perdem no mar da insuficiência, a trama da linguagem é sempre tecida em ilusões, aprisiona a verdade em suas limitações.
A boca que se abre, a caneta que desliza, são meros instrumentos de uma busca indecisa, entre o dizer e o calar. O silêncio, em sua vastidão indomável, transcende a palavra e o ego. Não se prende a conceitos, não se aprisiona, é a pausa significante, a verdade que sussurra além do verso e do grito.
Encontro a liberdade de ser, de simplesmente ser, no silêncio, no vácuo, na ausência do dizer. Apenas existir, além do verbo, é o meu querer.
Escrever é apenas um exorcismo das ideias que perpetuam aqui dentro. O papel, meu confessionário mudo, testemunha fria, onde vou destilando mágoas, desvendando traumas. As letras que emergem são pedaços da minha solidão, uma ponte entre o caos e o desejo de renascer, e, ao revelá-la, sinto-me mais perto do amor. Encontro-me em cada verso, escrever é libertar-me também, é o alimento da alma em turbulência.
Contudo, és tu, ó silêncio, a língua que mais compreendo, no vazio de tuas pausas, meu ser se estende. Palavras são fumaça, que se dissipam no ar, enquanto o silêncio, no âmago, faz-se morar.
Ah, inútil é falar, inútil é escrever, quando a verdade se oculta no não dizer. A eloquência dos gestos, a dança do olhar, a palavra que se cala, é o que há de mais raro habitar.
Nas sombras do silêncio, encontro meu personagem. Em cada pausa, um mundo vasto se revela, onde o ser e o nada se fundem.
No abismo das reflexões, o pensamento vagueia, sutilmente capturado pelo desespero. Entre a razão e o caos, a alma se incendeia.
Talvez seja mito. Talvez seja invenção de homens desesperados. Talvez seja só poesia
que resistiu ao tempo. Mesmo se Jesus não for verdade, eu fico com Jesus. Um condenado insistindo no perdão, um rosto que escolheu amar mesmo quando amar era perder. Que abraçava quando todos exigiam pureza, que amava como se o amor fosse mais real que a própria morte. Mesmo que a verdade não tenha rosto, mesmo que o céu seja apenas silêncio, eu caminho ao lado de um homem que falou baixo diante dos gritos do mundo. Disseram-me: Deus observa. Eu olhei para cima, nada. Disseram-me: há um juízo. Eu olhei para dentro, abismo. Eu, que não espero paraísos, espero o instante em que um homem decide não ferir outro. Há dor demais nas paredes, silêncios demais nos hospitais, e covardias demais nos homens para que tudo seja providência. Mas também há gestos que não cabem no acaso. Sou cético demais para chamar de amor o que nasce num universo tão desordenado. E mais cético ainda para olhar o sacrifício silencioso de alguém e acreditar que seja apenas biologia cumprindo seu roteiro cego. Talvez Deus seja um silêncio. Talvez a eternidade seja apenas pó. Mas se houve um que preferiu a cruz a negar o amor, então nele há um caminho que dispensa milagres. Porque às vezes, quando olho nos fundos dos olhos de alguém que amo, parece que eu vejo mais. Há um abismo ali que nenhuma lógica explica, um calor que nenhuma fórmula prevê, um milagre pequeno demais para provar, mas grande demais para negar. Não precisa ser filho do Eterno, se ainda assim foi irmão dos cansados. Se não abriu os mares, abriu as mãos. Se não venceu a morte, venceu o desprezo.
A palavra Mentira no de ato mentir vem da palavra mente, fato!
Ou seja, mentir nada mais é que uma criação originada em sua mente. O que nos leva a conclusão de que a criatividade (ate então) é uma mentira particularmente verídica, pois no momento em que foi criada, as mentes alheias não tiveram a mesma trajetória de criação da qual a " ideia mentirosa " foi criada, mas há possibilidade da mesma ser aceita como uma ideia não individualmente mentirosa para cada indivíduo, e deixar de ser por sua essência Mentira, para que finalmente se torne uma Verdade coletivamente conjugal.
Como posso eu,
Certo de que não sou mais eu
Escolher ser o que sou
Mas não o que Ele me tornou?
Mas aliás, o que ele me tornou?
Filho a quem cuidou?
Ou ovelha a quem matou?
Filho de uma promessa
Vivo por um sacrifício
Destinado ao sacrifício.
Morto para viver,
Vivo para padecer
Padecido por amor,
Amado pelo Senhor.
Subdivisão do Ser - Felipe Mateus Alessi
Sou templo de andares infinitos,
um corpo que abriga o mistério da mente,
onde o espírito repousa, mas nunca dorme,
vagando em sonhos, tocando o ausente.
Na pineal, guardo segredos profundos,
raízes de um jardim não visto,
onde lembranças brotam e dançam,
traçando o que sou, entre o bem e o imprevisto.
Lobos lutam, ferozes na mente,
o bom, o mau, o duelo eterno,
qual deles vencerá depende,
de qual energia cultivo no interno.
No telão da imaginação desenfreada,
projetam-se formas, luz e vazio,
um rio de ideias sem lei ou amarras,
fluindo incerto, mas longe do sombrio.
Divido-me em camadas, passado e presente,
o futuro, uma promessa em construção,
cada escolha um eco, uma semente,
que floresce no jardim da decisão.
O mago em mim ergue seu pêndulo,
entre a dualidade, busca o equilíbrio,
pois no consciente e no inconsciente,
há luz e sombra, vida e delírio.
Sou presente, mas também sou memória,
sou o que fui, e o que virá a ser,
um ser fragmentado, em eterna história,
desintegrando-me, para enfim, me refazer.
O Pêndulo da Vida
No balançar da vida, o pêndulo ensina,
Entre a luz da alegria e a dor que se inclina.
Não há fraqueza em sentir a oscilação,
Mas sabedoria em buscar a contemplação.
A vida, dançarina de extremos tão vastos,
Nos convida ao centro, entre tempos nefastos.
Quem teme a tristeza, a alegria não vê,
Pois cada emoção traz lições para o ser.
O ponto de repouso, tão calmo e discreto,
É o segredo da paz, no balanço completo.
Nos altos, nos baixos, há força e verdade,
E o meio-termo revela a liberdade.
As dores são lembretes de êxtases passados,
E todo júbilo carrega tons calados.
No movimento eterno, há uma dança escondida,
Que ecoa na alma, pulsando a vida.
Se o pêndulo cessa, a vida adormece,
Mas quem aprende o balanço, jamais perece.
Olhe o pêndulo, ouça sua melodia,
E descubra no balanço a eterna harmonia.
O Equilíbrio do Progresso
No campo vasto da criação,
onde a mente voa sem fronteira,
liberdade e igualdade se entrelaçam,
como luz e sombra na mesma esteira.
A inovação precisa de espaço,
mas também de solo fértil e abrigo,
pois o talento não floresce ao acaso,
e sim onde há sustento e sentido.
Que o Estado seja o guardião,
não a muralha que prende a estrada,
mas a ponte que liga a ambição
ao direito de cada jornada.
Diversidade é uma riqueza,
a essência viva de uma nação,
quando cada voz tem o seu tom,
Tecemos juntos a inclusão.
E assim, entre o livre sonhar
e a mão que protege a esperança,
cresce um mundo a prosperar,
onde justiça e progresso caminham juntos.
DOR
Dor, uma palavra de significado forte
O que é a dor?
Perder um parente é uma dor?
Se machucar é uma dor ?
Não, dor é aquilo que não se pode curar
Uma ferida que não cicatriza
Uma ferida direta no seu ponto fraco
Uma ferida mental...
A real dor é a dor do amor
Aquela que destrói vidas em segundos
Aquele sentimento de tristeza
Que o marca para sempre
O vazio deixado pelo amor que se perdeu
Os sentimentos deixados para sempre
A quebra de expectativa
E a perca de esperanças
Isso é a dor.
Verde
Se amar é o elo
entre o azul e o amarelo
então o amor é verde
Verde que te quero verde
se puder rever-te
eu te revestiria
Verde que te quero rosa
pois café e prosa
não se negaria
Verde que te quero azul
pois em um mundo blue
eu entristeceria
Verde de Caetano
verde de Rambaud
verde do meu Brasil
Quando Você Não Começa A Curar Uma Ferida Que Te Causaram, Sem Nem Perceber, Você Fere Outra Pessoa Que Poderia Te Ajudar A Fazer Os Curativos. E Isso Acontece Em Forma De Brigas Desnecessárias, De Cobranças Excessivas Que Sufocam, E Até Mesmo Por Uma Confusão Na Sua Mente Que Te Impede De Saber O Que Quer, Até Que Depois, Você Descobre Que Perdeu O Que Sempre Procurou. E Agora Que Achou, Deixou Escapar. Quem Está Acostumado Com A Maré Pesada, Vai Achar Estranho Quando Se Deparar Com O Silêncio E Calmaria. Pra Amar, É Preciso Catar Os Cacos Que Outra Pessoa Deixou, Pra Que A Próxima Não Se Machuque. Nem Sempre É Óbvio Quem Virá Pra Construir Algo Ou Destruir O Que Restou, Mas Quando Você Se Cura, Você Consegue Identificar Com Mais Clareza Quem Pode Te Ferir, E Quem Vai Ser Diferente E Realmente Somar Pow!!!
É Fácil Gostar De Verdade De Alguém Quando Tudo Está Bem. Mas Gostar De Verdade Mesmo Quando As Coisas Estão Difíceis É O Que Mostra O Quanto Uma Pessoa Realmente Gosta De Verdade E Quer O Teu Melhor. É Isso Que Prova O Quanto Você Tem Significado, É Isso O Que Revela O Quanto Essa Pessoa Está Contigo Custe O Que Custar. Alguém Pra Aproveitar Um Momento, Ou Se Divertir Numa Festa Se Acha Facinho, Tem Aos Montes Por Aí, Mas Ter Alguém Que Além De Experimentar Os Dias Doces Também Permanece Nos Dias Brabos, Aí É Lindo De Bonito. Qualquer Pessoa Pode Gostar Quando Você Está Em Alta, Naqueles Momentos Felizes De Prosperidade, Quero Ver Mesmo É Se Fica Junto Quando O Mundo Quer Te Confundir, Quando Você Está Quebrado Ao Meio, Quando As Falhas, Defeitos E Problemas São Notados, Ou Quando Suas Outras Versões Vão Aparecendo. Caso Você Encontre Alguém Pra Toda Hora, Pra Gostar De Verdade Mesmo Num Nível Foda E Ao Mesmo Tempo Intenso, Vai Lá E Se Demora Nesse Laço!!!
Quando virei pai nesse ano maluco de 2024, eu aprendi que um homem só alcança a plenitude de sua masculinidade quando se torna pai. Até então, ele pode ser forte, bem-sucedido e até respeitado, mas te falta a inteligência da meta que apenas a paternidade pode trazer. Ser pai não é apenas um papel biológico natural da vida, é um chamado da realidade. É o momento em que o homem é arrancado de sua liberdade e desafiado a liderar, proteger e formar um legado pra além de si mesmo. A psicologia evolutiva sugere que a paternidade ativa um instinto profundo de altruísmo e responsabilidade, e sim eu leio qualquer coisa mesmo, até coisas que as pessoas menos acreditam Quando virei pai nesse ano maluco de 2024, eu aprendi que um homem só alcança a plenitude de sua masculinidade quando se torna pai. Até então, ele pode ser forte, bem-sucedido e até respeitado, mas te falta a inteligência da meta que apenas a paternidade pode trazer. Ser pai não é apenas um papel biológico natural da vida, é um chamado da realidade. É o momento em que o homem é arrancado de sua liberdade e desafiado a liderar, proteger e formar um legado pra além de si mesmo. A psicologia evolutiva sugere que a paternidade ativa um instinto profundo de altruísmo e responsabilidade, e sim eu leio qualquer coisa mesmo, até coisas que as pessoas menos acreditam que eu escrevo aqui rs. Estudos publicados no Journal of Marriage and Family mostram que homens que se envolvem ativamente na criação de seus filhos experimentam não apenas maior satisfação pessoal, mas também níveis diminuídos de estresse e maior disposição emocional.
Filósofos como Viktor Frankl defendem que o propósito maior do ser humano é encontrar um significado para sua vida. A paternidade, nesse contexto, oferece uma resposta clara: criar, guiar e proteger a próxima geração!!!
O que um homem deve aprender com seu pai???
Com base nos meus conhecimentos, esta não é uma lista completa e há muito mais do que cinco coisas. Mas, por enquanto, vamos começar com estas cinco. Eu acredito que essas são verdades importantes que um homem deveria ter aprendido com outro homem, de preferência seu pai...⤵️
Como seguir um código de ética!
Como criar emoções!
Como falar com os outros
Como se manter afiado!
Como amar uma mulher!
#motivação #inspiração #frasesmotivacionais #paternidade #hombridade #family #homens #esforço #coragemque eu escrevo aqui rs. Estudos publicados no Journal of Marriage and Family mostram que homens que se envolvem ativamente na criação de seus filhos experimentam não apenas maior satisfação pessoal, mas também níveis diminuídos de estresse e maior disposição emocional.
Filósofos como Viktor Frankl defendem que o propósito maior do ser humano é encontrar um significado para sua vida. A paternidade, nesse contexto, oferece uma resposta clara: criar, guiar e proteger a próxima geração!!!
O que um homem deve aprender com seu pai???
Com base nos meus conhecimentos, esta não é uma lista completa e há muito mais do que cinco coisas. Mas, por enquanto, vamos começar com estas cinco. Eu acredito que essas são verdades importantes que um homem deveria ter aprendido com outro homem, de preferência seu pai...⤵️
Como seguir um código de ética!
Como criar emoções!
Como falar com os outros
Como se manter afiado!
Como amar uma mulher!
#motivação #inspiração #frasesmotivacionais #paternidade #hombridade #family #homens #esforço #coragem
🌅🙏 Oração de segunda-feira
“Senhor meu Deus,
começo esta segunda-feira colocando minha vida em Tuas mãos.
Abençoa minha semana, meus caminhos, meu trabalho e minha família.
Dá-me força para enfrentar as batalhas, sabedoria para tomar decisões e coragem para nunca desistir.
Que toda inveja, tristeza e desânimo sejam afastados da minha vida.
Que esta semana seja de portas abertas, paz, saúde e vitórias.
Guia meus passos e ilumina meu coração para que eu siga sempre no caminho do bem.
Amém.”
📖 “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.” — Bíblia Sagrada
A paixão não se permite ter donos, nem rótulos ela aceita...
A paixão escolhe a hora e o lugar, nem adianta procurá-la ou esperá-la...
A paixão não pode ser subjugada, ela está além das vontades...
A paixão pode até trazer dor, mas ela se faz sentir...
A paixão pode trazer o alívio, mas não promete que este será eterno...
Acho que por isso, desejo tanto a paixão, tal qual o suicida e os loucos em geral, ela é auto-suficiente, honesta, rara e LIVRE.
Eles querem dividir as pessoas em atiradores e alvos.
Eles querem que toda morte violenta seja tratada como caso isolado.
Eles querem escravos e os chamam de heróis e sacerdotes.
Eles querem números e letras para sustentarem suas teses acadêmicas.
Eles se dizem "cidadãos de bem".
Eles se dizem defensores dos "direitos humanos".
Eles nunca escutam.
Eles falam demais.
Nós morremos.
PRECISO DIZER QUE TE AMO
Eles viviam assim, cada um na sua casa. Havia uma ponte entre eles.
Eles viviam um sonho, cada um com a sua asa.
Havia respeito entre eles.
Ele tinha medo que ela não suportasse seu mau humor matinal. Ela não queria ele a visse de cara amassada.
Ela ansiava por uma vida nova. Ele ainda remoía as lembranças de uma vida passada.
Ele, distante, sorria enquanto seu olhar a procurava. Ela, insegura, temia os rumos que a vida anunciava.
Ela, incrível e linda, tentava fugir, mas já não dava. Ele, apaixonado, escrevia esta carta para dizer o quanto a amava.
