Textos Fortes

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Volto até Voltaire

Na filosofia, um dos grandes pensadores franceses e um dos grandes filósofos, é Voltaire.Voltaire que é um pensador francês do século 18, sempre muito humorado e crítico, possui um pensamento que é até divertido. Voltaire disse: Deus é contra a guerra,mas fica ao lado de quem atira bem.
Essa ideia pode até trazer alguma ofensa a percepção religiosa estrita, mas é uma ideia a se refletir. Não se deseja o confronto,mas terá a maior capacidade de vencer e atirar bem e , atirar bem significa habilidade, perícia, não se perder e não saber lidar com as coisas que nos auxiliam. Para que eles sejam momentos grávidos e capaz de dar a luz a um novo momento,nós temos que afastar essas 2 atitudes, a cautela que imobiliza e aquele hiper inconsequente.

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⁠Religião sem ética

Agostinho teólogo cristão do século 5, dizia que o mal em si não exista.
O mal é a privação do bem e todas a vezes que o bem se ausenta, o mal vem à tona. Mas o mal em si não existe, pois se ele existisse nós teríamos que dar conta de uma ideia teológica muito difícil. Deus é o criador de todas as coisas e por que então ele criou o mal? O mal em si não existe,o que existe é a ausência do bem, Deus criou a bondade e a maldade é ausência de deus e nesta hora as religiões tem as suas múltiplas formas de lidar com essa percepção, há aquelas que são maniqueístas, bem de um lado e mal do outro, há aquelas que são circunstancialistas,isto é, dependerá da ocasião que está vivendo e há outras que são normativas e permanecendo de maneria mais direta ao bem e o que é o mal.
A maior obra da literatura escrita sobre esse tema, foi escrita por um homem que tinha grande questão religiosa e foi Fiódor Dostoiévski, quando escreveu o livro Os Irmão Karamazov, ele cita uma frase que sintetiza essa questão, "se deus não existe,tudo é permitido". Essa é uma questão, será que a ética está apoiada apenas na religião? Em grande medida, a ética está apoiada na religiosidade e já algumas éticas então apoiadas em religiões.
Mas também, em nomes de religiões da história já se praticaram a patifaria, assassinatos, genocídio e a pilhagem.Portanto não é a região em si, que se torna o motor da convicção ética. A convicção ética vale muito mais a partir de valores de respeito à vida coletiva e da vida geral em suas múltiplas manifestações, pela crença que não é somente a minha vida que possui validade.
Os valores não são egoístas e nem poderiam sê-lo, embora sejamos um animal que como outros tende a perpetuação do gene, a gente não quer que a nossa vida seja apenas e tão somente essa perpetuação do Gene Egoísta que é o tema clássico de um livro do etólogo, Richard Dawkins. A lógica não é essa, ela é muito mais e aprofunda a ideia de uma divindade que possa parecer nas suas várias expressões, mas que ao mesmo tempo seja capaz dentro de sua maneira de nós com ela entendermos e com ela lidarmos e nos oferecer valores. É possível ética sem religião,claro, é possível religião sem ética ? De maneira alguma.

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⁠Classes

Na história do pensamento, muitos filósofos se caracterizavam por acreditar que aquilo que você vê no mundo da vida, as instituições, discursos, falas, conhecimentos, educação e a mídia, tudo isso não se explica por si só.
A explicação de tudo isso, está em uma espécie de subterrâneo e é preciso escavar, é preciso fazer uma espécie de arqueologia das causas e esses pensadores são chamados de filósofos da suspeita. Três, sem dúvida, Karl Marx, Sigmund Freud e Friedrich Nietzsche.
Marx acreditava que a explicação das ocorrências do mundo da vida, elas se encontram camufladas, escondidas numa infraestrutura econômica e assim, em qualquer sistema econômico considerado é ali que você encontra as verdadeiras causas das ideologias, discursos, denominações e de toda produção humana, a consciência resulta de como produzimos bens materiais em uma determinada sociedade.
No sistema capitalista haveria sempre dois tipos de agentes, no sistema capitalista a produção de bens se dá em torno de um critério jurídico que é a propriedade privada dos meios de produção, chamados de burgueses, e os que vendem sua força de trabalho, chamado de proletários. E a verdade que tudo aquilo que você enxerga, tudo aquilo que atravessa a nossa vida, está diretamente ligado a relação entre burgueses e proletários e como eles não se dão bem, estaria ligado à luta entre os mesmos.
Por isso, a luta de classes que o foi estudo do pensamento de Marx, é sempre convidativo para pessoas lúcidas, não porque concordemos e façamos disso um mantra, mas que possamos entender na história do pensamento, um momento chave que certamente determinou muitos outros que se asseguravam.
Razão pela qual, os grandes estudiosos do pensamento de Marx são curiosamente os seus maiores e ferrenhos críticos.

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⁠Eis a pretensão ilusória

A felicidade é uma pretensão ilusória de converter um instante de alegria em eternidade, felicidade seria aquele instante que você gostaria que durasse um pouco mais, aquele instante que não acabasse tão cedo, mas a felicidade é um lixo,não enquanto a alegria. O lixo da felicidade está na pretensão ilusória,mas a outra metade dela é linda.E nada inclui em meu juízo, que não se apresentasse tão claro e tão distante a meu espírito que eu não tivera nenhuma ocasião de pô-lo em dúvida.
Essa página, pode não ser uma janela aberta para o mundo, mas é, certamente, um periscópio sobre o oceano do social.
Saltando para mais perto de hoje, o pensamento é uma coisa e, sem a qual e com a qual, o mundo continua tal e qual.
A filosofia não explica as grandes questões da humanidade, a filosofia muito menos tem a pretensão de explicar, a mesma, apresenta as questões para humanidade, ela mesma já denuncia a impertinência das reflexões que propõem.Por isso, a filosofia nunca explicou nada, apenas provocou e costuma-se associar a ideia de filósofo,hoje, como sendo uma atividade profissional e parece que para ser o mesmo, seja necessário ser professor, autor de livros, participar de bancas de mestrado e doutorado, em suma, ter uma vida acadêmica tradicional.
Ora, essa proposta é absurda, porque as preocupações da filosofia, elas são as preocupações de todo mundo, portanto, sabendo ou não, querendo ou não,todos nós filosofamos.

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⁠Ramalhete do Ontem

Eu sempre entendi, que os olhos e a boca são instancias mediadoras entre as almas pensantes de quem dialoga, portanto há uma certa desonestidade e um falseamento, uma quebra de autenticidade toda vez que você começa a dar volta para preencher com palavras um certo tipo de reflexão, que naquele momento da sua vida é incapaz de fazer. O não sei, ele é tão eloquente ,comunicativo de si mesmo, quanto o mais a profunda e pertinente reflexão, o não sei é tão útil para se escancarar, abrir, mostrar para o outro que é, do que o mais sofisticado das reflexões e, é por isso, que através de muitos não sei, eu pudi pelo menos garantir a todo mundo que um dia veio conversar comigo, e de maneira mais clara que eu pudi, a preciosa informação à respeito de quem eles estavam lidando,interagindo ou vivendo.

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⁠Sinuosidade e retilineidade

Tenho muito medo do mesmo,a mesma praça ,o mesmo banco, mesmo jardim,a mesma rua,mesma casa,mesmas pessoas e mesmo caminho. Em um mundo de grande mudança e velocidade, existe o prisioneiro do mesmo e quem sabe agente tem sorte, a mesma segue a coragem, mas repito uma coisa, coragem não é só uma disposição eufórica, você precisa prepará-la.

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⁠⁠Nematóides salutíferos benfazejos

Em vez ou outra no ano de 2006, quase sempre, pois não poderia chover, antes de começar a aula da primeira turma do curso de Educação Ambiental da UFOP, exercia a atividade de me sentar no gramado das Oliveiras aos pés da Escola de Minas de Ouro Preto, às 7h da manhã.
Aos sábados pela manhã, fazíamos um sarau, lítero - filosófico - teatral . O assunto era livre e ia quem quisesse, ficava lotado. O que levaria um ser humano em sã consciência acordar cedo em um sábado,ver ou assistir uma pessoa falar de literatura, teatro e consciência ambiental ? Uma única coisa, fazer a cabeça!Assim como disse Clarisse, o melhor de mim é aquilo que ainda não sei, aquilo que desconheço e me renova, colocando numa rota de criatividade e de não esgotamento.
Em certa ocasião, obtive o prazer de ver passar por ali e se sentar ao nosso lado, Flávio Vespasiano di Giorgi, até o momento eu não sabia quem o era, e com ele, uma coisa especial aconteceu, nasceu em mim o que era poesia.
Di Giogi, disse algo de como controlar o entusiamo e não fazer com que a arte seja usada para humilhar, mas para encantar e em seu discurso comentou sobre o orgulho.
O orgulhoso é sempre alguém que tem mais de si em si mesmo, e portanto é necessariamente algo muito positivo, já o vaidoso é um orgulhoso equivocado, é um orgulhoso que não se conheceu direito, um orgulhoso que não soube flagrar em si mesmo as reais causas de sua alegria, é mais difícil ferir a nossa vaidade, justamente quando foi ferido o nosso orgulho.

Ao fim, disse: estou orgulho com a vaidade do não vaidoso duvidosos, em vocês.

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Baú de Desejos Assassinados

Amar é desejar,nada de dramático, amor e desejo são as mesmas coisas, você ama aquilo que deseja, você ama aquele que deseja, você ama na intensidade que deseja e ama enquanto deseja.
A má notícia, é que se o desejo acabou é porque o amor acabou também, amor e desejo são as mesmas coisas. Nesse momento, a pergunta óbvia: se amor é desejo, desejo é o que ?
Desejo é a falta, desejo é aquilo que faz falta, desejo pelo que não temos e queremos ter, desejo pelo que não somos e queremos ser, desejo pelo que não fazemos e gostaríamos de fazer.
Agora temos a equação completa, você ama o que deseja e deseja o que não tem, e quando tem não deseja mais, como amor é desejo, então não ama mais. Funciona assim, simples e rápido e quando desaparece a falta, desaparece o desejo, como o amor é desejo, então acaba ali naquele instante.
Um ótimo exemplo é quando olhamos caixas de brinquedos de crianças, a primeira coisa que notamos é que tudo aquilo que era motivo de desejo para tê-los, acaba ali, em um baú de desejos assassinados pela presença, em um baú de desejos mortos pelo consumo.

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Sino de bronze e neblina em prata, Ouro Preto.

O Trabalhador vende sua própria mercadoria, seu corpo, e se aliena na produção daquilo que não lhe pertence. Não pode vender sua alma e ser humilhado, se a escravatura não é má, nada é mau.
Estamos livres ? Não, as feridas não cicatrizaram e escravatura não foi abolida, na verdade ela foi generalizada, só que sem chicote.
A liberdade é a possibilidade do isolamento, se te é impossível viver só, nasceste escravo.
Hoje, 8 de Julho, o povo brasileiro celebra o dia do aniversário da cidade de Ouro Preto, talvez não a Abolição da Escravatura no Brasil. Eu sinto na pele o que é ser um negro... Eu me sinto muito bem, obrigado". Melhor um latifúndio de falas do que um deserto de ideias

Parabéns, Ouro Preto -Minas Gerais, pelos seus 310 anos.

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Informação Alimentícia

Há pessoas que navegam na internet, enquanto outra parte naufraga, porque para navegar é necessário clareza para onde vai com a direção, e para navegar temos que saber o porque estamos fazendo aquele movimento com os remos.
Não se confunda informação com conhecimento, "comer bem, não é comer muito, comer bem é comer de forma selecionada".
A informação é cumulativa e conhecimento é seletivo, conhecimento é inesquecível, esquecível é a informação. O futuro é o passado em preparação e o que sobra é a obra, o resto soçobra.

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⁠Modernidade Líquida

Você pode saber o que disse, mas nunca o que o outro escutou, a liberdade é uma abstração. Somos o que repetidamente fazemos e a excelência, portanto, não é um efeito, mas um hábito. No triunfo da sociedade de consumo, quais as angústias da pós-modernidade ? É na liquidez do nosso tempo em constante veloz e mutação, que emerge o individualismo,insegurança e efemeridade das relações.

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⁠Já, nela

⁠No sábado, o condado da Direita sem calçada e de pés descalços sujos sem calçado, aumentou à fome que se alastra nos lastros das fundações sem alicerces, estivas e bases, mas aceso e baseado, estão plenos e com gente com vírus Delta solto pela praça.

As ruas estão no inverno, pegando fogo.

O "almoço" durante o jantar, no restaurante à francesa, escrito à L'amitié, na rua Conde de Bobadela é uma boa pedida.

Um couvert de cenoura crua, pepino em tiras, patê de azeitona, berinjela, grão de bico calado e pão francês cortado à cabeça na guilhotina da Bastilha.
Não há beleza requintada sem alguma estranheza na proporção.

E não acredite em nada que você ouve, e apenas em metade no que você vê.

Nesse tempo de língua solta e barata, ela é uma boa pedida.

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⁠Possessão do Eflúvio

É um estranho desejo, desejar o poder e perder a liberdade e nossa cultura tem pavor à liberdade, nosso desejo é manchado de medo e a angústia de ter perdido jamais suprirá a alegria de ter tido um dia possuído. A tristeza da vaidade e a passageira felicidade da possessão são irmãs, porém nenhuma contribui com propósito algum e liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem e quanto maior o número de leis, tanto maior o número de ladrões.

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Aconteceu Comigo

⁠Essa liberdade de escolha é também condicionada, é também uma convenção social, nossas escolhas são pré determinadas, são pré escolhidas antes mesmo de nós sabermos, essa liberdade plena de escolha é ilusória pois a ética vigente já escolheu o que convém eu escolher, os valores que determinamos já foram plantados em nossa consciência antes mesmo de termos consciência da consciência. Eu gosto disso, isso me foi dado. Isso tem valor pra mim,pois também o tem para outrem e este não participa do processo. Somos condicionados desde nascidos a ter e a consumir certas coisas, são padrões de beleza e de sucesso, e quando fugimos a esse conjunto de escolhas pré determinado, sofremos represálias ou mesmo vergonha. Somos livres para escolher dentre aquilo que já escolheram por nós.

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Olhar Horizontal

O ⁠Belo pensamento, é uma ilustração verdadeira do sempre (desde que o ser humano existe). Por causa desse condicionamento, poucos são diferentes de verdade, ainda que alguém seja na sua essência, diferente, o "outro" de certa maneira acaba sucumbindo sua "diferença", através de forças impostas como o "status" ou "popularidade", ou como em séculos passados a "religião", enfim. Mas alguns "rebeldes" séculos a dento quebraram esses padrões, e será sempre assim. É lindo saber de histórias como a de Galileu Galilei, Darwin e James Hutton Claude Henri Gorceix, Auguste de Saint Hilaire, John Mawe, Barão Wilhelm Ludwig von Eschwege, J.B. Von Spix, Von Martius ....

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⁠Livre Arbítrio

É interessante lembrar também da doutrina do livre arbítrio de Agostinho, pois foi uma saída teológica e filosófica pro problema da responsabilidade de Deus diante da crise extrema do fim do Império Romano, o livre arbítrio é uma manobra filosófica pra justificar as falhas do plano de deus; pra responder ao sofrimento humano, é uma forma de transferir a responsabilidade de Deus para o próprio homem, que só se aplica quando convém, porque a doutrina é contraditória em si. Apenas mil anos mais tarde é que de fato a responsabilidade de seu destino foi atribuída ao próprio homem de maneira radical, com os iluministas e as grandes revoluções. Hoje sabemos que o homem tanto transforma o seu espaço como é escravo dele, e que 99% de nós apenas vive com o que nos é dado e nada mais, condicionados por nossa própria natureza.

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Razão Ética


⁠Ética é um conjunto de valores e princípios que você utiliza para suas escolhas e conduta entre “sim e não” ou “certo e errado”, mostrando que somos livres, mas ao mesmo tempo, devemos lembrar que em todo e qualquer lugar existem normas e regras a serem seguidas.
A Ética no cotidiano esta profundamente ligada ao respeito ao próximo, assim como tudo aquilo que é decreto e não correto, isso inclui cortesia, honestidade entre outras atitudes, simples decisões do dia a dia devem ser tomadas com ética, muitas vezes em situações que envolvem sentimentos nos deixamos levar pela emoção e não pela razão.

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⁠Metabolismo Cultural

⁠O movimento produzido pelo espírito humano é de teor mais intenso e profundo e reflete,bem como,revela às ânsias mais intrínsecas e inerentes e profundas,que são desejos fundamentados nas necessidades da alma e do espírito, situados no inconsciente ou no consciente do ser.
A história e a sociedade consistem em constantes movimentos circulares, lineares e de inércia de evolução, involução e estagnação fundamentados em um logos histórico universal,que é a razão lógica para a possibilidade ou estagnação do movimento. A vida e os seres vivos são caracterizados pelo movimento, metabolismo e reprodução e, a sociedade como um organismo vivo é caracterizada pelo movimento ou inércia, metabolismo e reprodução das sementes essenciais e originais em árvores existenciais e reais, cujo logos spermatikos, que permitem a origem e manutenção da natureza e são de procedência divina e do logos divino, produzem e se reproduzem e se manifestam nas evidências histórico-sociais em correntes de origem religiosa, psicológica, econômica, política, social, jurídica, cultural e filosófica. Contudo,as ações sociais de cunho religioso-espiritual são as mais poderosas devido a sua respectiva maior intensidade e força causal de movimento, pois os anseios e desejos de uma alma, manifestam as necessidades mais latentes e profundas,que são aquelas inerentes e inatas ao espírito humano como essência divina e imagem divina, haja vista que,são reflexos das marcas indeléveis e imanentes e essenciais do Divino Trascendente na criatura humana criada por Deus conforme sua Santíssima Imagem e Divina e Digna e Correspondente Semelhança, que procura e encontra no próprio Deus a Plenitude,Completude,Significado e Propósito da sua essência se tornando em existência e do ser se metabolizando, movimentando e se reproduzindo em um pleno e perfeito e significante existir.

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Philiando-se

Philia, por faixa etária, embora muitos não estivessem respeitando o horário e isso tenha sido a causa da fila e da demora, era de se esperar revê-los numa cidade pequena.
Os mocinhos de antes, agora grisalhos, magrinhos, diminuindo, uns saindo da fila para fumar e foi-se aquela robustez de outrora, acabou-se o glamour, alguns nem seguiram à frente, sábado à tarde de um fim de semana qualquer.

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⁠Sábio o Sabiá

Afinal de contas nós somos um animal, aliás, o único que é capaz de decidir ,escolher e julgar por si mesmo, isto é, nós somos portadores de liberdade e há pessoas que dizem que querem ser pássaro, devido a isso, precisam tomar cuidado!
Pássaro não são livres, pássaros não podem não voar e pássaros não escolhem o que fazer, não adianta em uma bela tarde como hoje, às 17h, um sabiá caminhando e de repente ele olha e diz: nossa, acho que vou à pé para o ninho.
Não é ele quem decide, a decisão sobre a conduta do mesmo não depende do próprio,liberdade nem sempre é ter asas, asas te afastam do chão e é onde você vive a própria realidade.

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