Textos em versos

Cerca de 5812 textos versos Textos em

⁠DUALIDADE

Às vezes sou um verso inacabado
Em outras um poema inteiro
Sou silêncio
Também sou grito
Há dias que sou apenas uma nota
Em outros uma sinfonia
Posso ser cinza
Colorida
Nua
Ou vestida
Às vezes sou jardim
Ou só um botão
Acho que é melhor assim
Morreria se coubesse em um padrão.

Inserida por ElisBarroso

⁠Não tenho mais interesse em encontrar esse tal de amor da vida.
Cansei.
É uma busca chata.
Me fadiga.
Quando eu decido amar eu lanço-me por completo, sabe?!
Eu mando cartas, eu faço versos.
Eu faço bolo, café, eu preparo a mesa e o coração.
É farto, como tudo dentro de mim.
Eu tenho uma loba na alma que não dorme nunca.
Ela não descansa e nem me deixa descansar.
E ela que ama
Eu não
Eu quero amar a xicara de café, quente.
Eu até tolero café morno, mas pessoas não. Pessoas precisam ser quentes.
[Café também, pensando bem.]
Eu quero amar a brisa da manhã.
Eu quero amar a lua que nunca será monogâmica e mesmo assim ela consegue ser recíproca.
Pessoas não, de pessoas eu cansei.
Talvez eu esteja mentindo. Não sei.

Inserida por suspirandoversos

⁠Acordou antes do sol.
Tomou café e banho quentes.
Acariciou e foi acariciada pelo amor.
Sorriu para si mesma.
Ignorou os ruídos do mundo.
Vestiu-se de flores e cores.
Apagou todos os números da agenda.
Perfumou-se com gotas de laranja, flores do campo e brisa.
Apartou-se das ilusões transitórias de outrora.
Pegou caneta e papel e fez o seu bilhete e o deixou na janela:
- FUI SER FELIZ E NÃO VOLTO.

Inserida por suspirandoversos

⁠É assim, quanto mais eu me sinto pronta pra vida, mais ela me abraça.
O compasso nunca foi tão certo.
O que era incerto já não existe.
Deixei pra trás.
Meus passos têm pressa.
Mas ao mesmo tempo eles correm devagar, mas com propósito, com direção.
Nunca fui tão exata como agora.
E também nunca fui tão grata.
O processo não é tão simples assim; regado de medos e infortúnios, as nossas estações são metamorfoses necessárias.
Não sei, de verdade, não sei quem vai estar comigo até o fim.
Quiçá, se estarei acompanhada ou só.
Mas de uma coisa eu tenho certeza: beijarei na testa todos aqueles que respeitaram meu florescer.
Até mesmo no meu outono particular, onde fui um pouco fria, indiferente, insegura e raivosa, eles estavam lá segurando minha mão.
Vendo minhas fraquezas sem duvidar da minha força.
É tão bonito olhar pra dentro, porque a gente não vê beleza em tudo, mas a gente vê a gente exatamente como a gente é, e, mesmo sabendo das imperfeições a gente sabe que as nossas raízes mais profundas, onde guardamos o DNA da nossa verdade, ali a gente é amor.

Inserida por suspirandoversos

⁠Sabe, eu acredito nisso que a gente sente. Eu acredito na simetria dos gestos e dos afetos que se perdem na infinitude do sentir.
Mas, acima de tudo, eu acredito na gente. Nesse formato bobo de gostar.
- Dorme bem!
- Você também!
Eu acredito na entrega sem reservas, no desejo mútuo.
- Me beija?
- Beijo!
Eu acredito nas palavras ditas com carinho e cuidado. E acredito no silêncio que afaga com o olhar.
Sabe, eu também acredito no medo. Medo de ser pouco. Medo de ser muito. Medo do medo só pelo medo.
E é assim, eu vivo de acreditar, que, é um dia de cada vez que faz o calendário inteiro. E aprendo, entre um oi e um adeus, que não adianta nada passar a vida regando cactos se a gente sabe que deles nunca vamos colher flores.
Mas eu só descobri isso depois que vi que o amor não é uma só estação, ele é feito de primavera, mas também de verão. E a gente precisa descobrir quem está disposto a suportar o nosso outono e o inverno, aí sim, a gente vê brotar a semente daquilo que vamos chamar de amor da vida da gente.

Inserida por suspirandoversos

⁠Eu nasci num recanto diferente
Onde a paz triunfante é quem comanda
Mas se a chuva não vem ela desanda
Da maneira que está ultimamente
Mas meu sangue é de um povo persistente
E ao invés de ficar desesperada
Digo a Deus; meu Senhor muito obrigada
Tenho orgulho daqui desse meu chão
Eu nasci na caatinga do sertão
Uma terra por Deus abençoada.

Inserida por GVM

⁠EU DISSE
Eu disse à você que sonho
estar ao seu lado.
Esta poesia eu a fiz de
madrugada, onde em sonho
contigo estava.
Se eu fosse postar o que faço
para você , encheria a minha
página de versos ,
todos teus.
Me inspiras tanto, que dessa
doce inspiração sairíam versos
ditos, não pelo pensamento,
mas pelo coração.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
Acadêmico Acilbras - Roldão Aires
Cadeira 681 -
Patrono- Armando Caaraüra- Presidente

Inserida por RoldaoAires

⁠Escrevo

Escrevo.
Escrevo pra sobreviver de noites mal dormidas.
Narro meus dias.
Narro-os pra não me esquecer das tristezas nem das alegrias.
Conto sobre mim.
Conto sobre os outros.
Conto que os amores não são poucos.
Descrevo.
Descrevo o que os meus olhos veem.
Descrevo porque não quero que nada se apague de minha memoria.
Tão solúvel.
E os dias passam.
Alguns lentamente demais.
Outros tão normais.
escrevo pra sobreviver…
sobreviver a essas águas que querem pra sempre me varrer do mapa.
Escrevo pra tornar visível ese fio da minha vida.
Escrevo pra destatuar a dor da minha alma.
Escrevo pois só a escrita me acalma.

Inserida por RosangelaCalza

⁠Soneto de Quando Morri


As quatro paredes deste quarto triste
Me sufoca de pavor e pena
Ao reviver a imortal e triste cena
Do morrer de alguém que ainda existe.

Eu, fora de mim, sou quem assiste
O pouco de vida que me envenena
Angústia e carga numa vida pequena
Beber o veneno e de viver desiste.

Vejo-lhe os olhos calar o peito
Urros e gemidos finda o efeito
E a dor é arrancada do íntimo fundo.

Trancou o livro da pouca sorte
Se despede da vida e abraça a morte
Encontrando a paz no desejo profundo

Inserida por GenivalSilva

⁠Metades - texto 3


E assim acordei tão sozinho
Feito bêbado caído na sarjeta
Uma réstia entrando na gaveta
Pássaro aluindo o seu ninho
Um pacote deixado no caminho
Encharcado de sereno e madrugada
Um capim nascido na estrada
Onde vida jamais passou por ela
O solo da cuíca na Portela
Uma porta trancando a entrada
O muro, cegueira arbitrada
Um olhar solitário na janela.

Inserida por GenivalSilva

⁠Eu gosto da presença
que não é por conveniência
Gosto da essência
Do abraço com cheiro de lar
Do elogio sincero repleto de afeto
Do coração que enxerga além
Eu gosto das palavras ditas
Quase despercebidas
Embevecidas nas entrelinhas
Gosto do toque na alma, do meu jeito de Flor
Gosto de todos os espinhos que trago comigo
Eu gosto da pegada exata
Do cheiro viril, do amor juvenil
Da maturidade, da resiliência
Da liberdade de ser quem eu sou!!!

julho 2022

Inserida por flormorennasp


Falhas de outono.


Três vezes bateram em minha porta.
Em todas elas, me neguei!
Na quarta me senti tão bela!
Cuja o tempo essência de Cinderela!
Mulher serei! ou já sou ?não sei!
As falhas de outono
Não me traz conforto
E por favor sua presença não !
Me inconformo o cômodo

De me ver refazer de novo
Para outros não ver a mulher!
.
Então lutei!
Para que veja a mulher que sou - ou -suor .
para parecer Para outros
o que eu eu já era Sempre serei !
A ! Letra A que revigora meu olhar ao pensar em uma letra que me tira o desconforto de ser e estar.
Me deixar levar pelo que pensam apenas pra corrigir e Ressaltar !
Que os olhares não são os mesmos lá fora !
Mas bato no peito e falo
~ EU SOU UM CORPO FORA!
Fora desse circulo!!
Mas no dia a dia exijo ser e estar no mesmo ciclo!
Para a vistas de outros
Reforçar
Que sou um outro corpo
Mas não deixo de me identificar !
Deste casulo já não sai borboleta esta! Sim!
Mariposa!
nem la nem ca!
E o mesmo imperfeito

Que carrega segredos

Mas ao mesmo tempo

Assemelha com outros
Nestas falhas de outono .
.
.
Foi tão embaraçoso
Más necessário !

Pra resistência do verão que sou agora

Cuja sou sol
brilha
Ate nos dias mas frios de outono .

Inserida por olhabruxa

SONHAR ACORDADO

Eu sonho quando acordado...
Um sonho no sono é ilusão!
E se quero ser agraciado?
O mantenho em sigilo, velado!
Só conto para o meu coração...

Se o sonho é atrapalhado?
E do foco, há a distorção?
Se o outro tem mau-olhado
O que diz no velho ditado?
A inveja trai, faz confusão...

Sonhar o que é idealizado...
E ter os dois pés no chão
Depois de o ter realizado?
Pode então ser divulgado
Sem conter a empolgação...
(SONHAR ACORDADO - Edilon Moreira, Dezembro/2018)

Inserida por Edilon

⁠LINDA LUA

Encanta-me ver-te, ó Linda Lua!
Na noite que sou-te confidente
E na beirada do mar mas sem rua
A recebo num brado: Que presente!

Eu, amarelo em fé, sem rosário...
Sob teu claro... Luz de magia!
E o lanças no belo cenário
Das águas de sal da baía...

Não partes assim... Tão depressa...
Se ficas? Traz calma que alivia
A felicidade não sai com pressa
Quando se tem boa companhia...

Ah! Linda Lua... E em tudo atua...
E vens... Para dar-me, certo recado
- Ter pranto nåo é fraqueza tua
- É risco emotivo desperdiçado...
(LINDA LUA - Edilon Moreira, Abril/2016)

Inserida por Edilon

⁠E se você olhar bem de perto vai perceber detalhes invisíveis para a maioria dos que nos cercam... só você mesmo conseguirá ver esses detalhes, estão nos entalhes de nossas vidas... foi vida em nossas vida finamente esculpida.

Era um tão grande amor... mas tão grande... que não cabia num espaço do infinito. E era um amor tão bonito... mas tão bonito que nenhum poeta jamais teria conseguido ter em versos escrito. E era um amor tão forte mas tão forte que nem a força da morte poderia pôr fim. E era um amor forte, bonito, infinito... por que teve de terminar assim?

E... só pra você saber... eu já sei o que Irene Peter disse uma vez... agora só falta você saber: “Só porque tudo está diferente não significa que alguma coisa mudou”.

E agora que você já sabe... acho que nem vai precisar chegar bem perto pra perceber que nunca amou como me amou... nunca quis como me quis... e não vai entender por que me deixou.

Inserida por RosangelaCalza

Mulher e poesia
são formas de arte;
a poesia é estática,
livre ou métrica,
enquanto a mulher
tem liberdade
de movimento;
a poesia tem ritmo,
a mulher desfila;
a poesia tem versos
livres ou rima,
a mulher tem falas
que nunca terminam,
mas a poesia é mulher,
é substantivo feminino.

Inserida por luizguglielmetti

⁠O nublado de lágrimas
De quem lhe amou
Afogou a luz
E o som de sua risada
Foi, perdendo o volume
Dando lugar ao luto.
Rezo a xangô que tuas lembranças.
Sejam Vagalumes florescendo
O amor dentre as pessoas, descoloridas
Que perderão o matiz
Desda partida de seu astro-rei, (Preto).

Olúwa gun báabo igbó elefá l' órísá,
olúwa gun báabo igbó elefá nú ebó.

Kawó-Kabiesilé

Inserida por solitudxnegrx

⁠Caminho a cada momento Olhando
O chão das ruas
Admirando suas cicatrizes.
Lendo as histórias deixadas por pegadas:
Quê sobre à terra partilharam intimidades.
Lágrimas derramadas dentre
Sorrisos rotineiros em orvalho
Transvestidos em lama
Aonde anônimos contextos
Ao pisar em terrenos alheios:
Deixaram seus, pequenos pedaços!
Junto as lembranças de tua partida.

Inserida por solitudxnegrx

⁠ Cinesia da vida

Vivo entre o caos e a poesia
Navegando entre a tormenta e a maresia
Ontem eu era noite, hoje sou dia
Mas amanhã quem sabe? Eu seja uma heresia
Servindo à vida com cortesia
Aproveitando a euforia e a ousadia
Enquanto aguardo o fim da minha estadia
Nesse mundo, meio fantasia.

Inserida por EduardoCGoncalves

⁠Você é Tud0 que Eu Precisava

Estava cansada do amor
Havia desistido de encontrar alguém
Com que eu compartilharia minha vida
Tudo estava escuro
Mas você como o sol
Apareceu no meu horizonte
E me mostrou o caminho
Que me tiraria da escuridão

Desde o primeiro momento em que te vi
Me apaixonei por você
E agora não tem como voltar atrás
Eu o amo

Você é tudo o que eu precisava
Para não ser mais refém
Da solidão sufocante

Inserida por Sheilatinfel