Textos e poemas

Cerca de 8955 textos poemas Textos e

"Meu Deus, Meu Deus"
Deus de todo mundo
Deus criador
Punha sempre
Sementes em meu caminho
E eu as enterrava
Achando tudo
Caso encerrado
...mas eram de Deus
E elas germinavam
Eu assustava
Como tudo brotava
Ficava brava
Com a indecência
Brava
Como tudo se realizava
E me esquecia
Que tinha
Outro lado da calçada
E...
No movimento da decisão
Era simplesmente
Atravessar
Outro momento
Que ficava
Ao lado
A travessura
E
De
Nada
Adiantava
Esbravejar
Tinha
Que
Simplesmente
Atravessar.
Livro: Não Cortem Meus Cabelos
Autora: Rosana Fleury

Inserida por RosanaFleury

⁠ Infinitamente
Quanta solidão
Amarguei
Até chegar
No teu beijo
Quantos dias ásperos
Tive que digerir
Na fome
Do teu corpo
Faminta de ti
Entre brumas
Da imaginação
Recordarás
Que nunca é sempre
Na lembrança
Você é meu
Meu desejo
Sempre
Infinitamente
Meu.
Livro: Não Cortem Meus Cabelos
Autora: Rosana Fleury

Inserida por RosanaFleury

⁠Sinceramente, eu estou tão cansado com o peso da minha cabeça
Que, às vezes, chego-me a imaginar que não acharei alguém comparado a ti
Aonde está você agora que esquecera de mim?
Deus vai abençoar a nossa vida, além daqui
Assim como o rio deságua no mar, eu ser amado por você transborda o coração de felicidades
Ao sentir o banho de chuva e vento na cara, tudo o que você canta, me encanta.
A tua alma é luz, claridão
Este poema divino em forma de canção é feito para ti depois de tanto tempo
Logo, poetas para quê se você tem a mim?
Estamos no rigor do inverno
Com teu amor ao me afagar é cheio de esplendor, com muito amor e carinho
Resultado da nossa união, gratidão
Retrato da nossa história jamais esquecidas
Vívidas, escritas e carimbadas no peito
Momentos do teu sorriso quente que me inebria e contagia
És fascinação neste mundo de alienação
Ah, se o trecho fosse usado para descobrir os teus segredos
Intenções boas que meus sentimentos ficariam tonto de tanta emoção
E contigo hei de ser feliz, minha fascinação preferida
Enfim, os nossos melhores momentos hão de ser vividos seja lá onde nós formos bem-vindos.

Inserida por matheushruiz

⁠Escolher amigos por valores é como cultivar um jardim de flores perenes, enquanto amizades por gostos em comum são como cultivar flores de uma estação.

Amizades por gostos em comum são como notas dispersas, enquanto amizades por valores em comum são como uma escala harmoniosa que formam uma melodia.

Valores sólidos são o fio condutor de amizades autênticas, que conectam pessoas de todas as partes do mundo, que estão indo para uma mesma direção, enquanto gostos em comum são como pontos isolados em um grande quadro que não levam a lugar algum.

Inserida por andremoura

“Seja bom, independente do que aconteça em sua vida”
Muitas vezes nos questionamos se vale a pena ser correto e se manter uma pessoa boa, pois muitos não ligam para isso e mesmo assim nos fazem mal.
Mas cada um tem uma natureza e ter a consciência e o coração em paz não tem preço,por isso seja bom independente se o outro merece ou não, porem nunca se esqueça que nada é perfeito e ninguém merece ser definido somente pelos erros, desde que se esforce para ser melhor.
Se vale a pena perdoe e mantenha-se próximo, se não vale a pena perdoe mesmo assim, mas mantenha distancia, nesse caso o perdão liberta teu coração e sua vida.

Inserida por LeandroFagundes

⁠As mil vezes que te traí

Encarei meus medos de frente
Como a luz encara o anoitecer
Mas eu falhei miseravelmente
Quando eu não evitei te perder

Era de longe meu maior medo
E mesmo assim paguei pra ver
E hoje já não é mais segredo
O quanto que eu amava você

Eu te traí um milhão de vezes
Ainda sim você continuou forte
Sei que fui o pior dos homens
Com certeza mereço a morte

Eu saía, bebia e me divertia
Enquanto tu ficavas em casa
E logo depois que eu te traía
Pra o teu amor eu retornava

Como eu pude ser tão cruel ?
Como eu fazia isso com você ?
Se choro como chuvas no céu
Com certeza, fiz por merecer

Não te dei amor, não te dei valor
E fiz da tua vida um tormento
Dias desses vi uma foto linda!
E era a foto do seu casamento

Você e seu noivo, tão felizes. . .
Felicidade estampada no olhar
Um momento lindo da sua vida
Que eu escolhi não participar

Era pra ser eu naquele terno
Esperando-te naquele altar!
Fui um "diabo"! me arrependo
O que me resta é só lamentar

Escrevi estes versos singelos
Tal como um pedido de perdão
Chega ao fim esse grande elo
Libertando meu pobre coração

Meu bem, peço-te uma coisa:
Seja feliz com seu novo amor!
Você merece o melhor da vida
Ainda bem que você o encontrou

Deixarei esse poema guardado
Pois um dia você o encontrará
Agora dou um fim à minha vida
E do alto desse prédio irei pular

Há tempos que perdi minha vida
Sem você perdeu todo o sentido
Como deixei tudo isso acontecer ?
Como partir um coração partido ?

Mas será que em outras vidas
Um encontro nosso sucederia
Noutro plano, além dos céus...
E a gente então se encontraria

E eu hei de ser o teu homem
E te protegerei de todo o mal
Seja feliz, aproveite sua vida
Pois a minha chegou ao final.

Inserida por ewertondouglasy

⁠ENTRE PEDRAS E ROSAS
Por que razão felicidade é tão difícil?
Por que viver se torna às vezes sacrifício
Para dois seres que se adoram, como nós?
Que culpa temos de gostar-nos tanto assim?
E vamos gritar, rogar, lutar até o fim,
Vencer a angústia que sufoca a nossa voz!
Que importa o tempo de distância em nossas vidas?
Que importa a sombra de um passado de feridas,
Se nossas almas são ligadas na paixão?!
Que importa o espaço que separa nossos sonhos?
Que importa o curso de caminhos tão tristonhos?
Nem tempo e espaço, um grande amor reduzirão!. . .
Você se oculta sob o medo do passado!
Você confunde o nosso estado com o pecado!. . .
Não se atormente com a censura que nos pune!
Não se impressione com o desprezo dos mais frios,
Dos que do sentimento puro estão vazios!
Importa mais é a chama ardente que nos une!
Que importa a prova que contenta a sociedade?
Que importa o culto onde se esconde a falsidade
De dar-se o sim, sem ter certeza de o lucrar?
Que importa o brilho da aliança sem direito?
Que importa a marca dos tabus, do preconceito?
Importa mais é que possamos sempre amar!
Vamos unir os corações num só desejo!
Vamos calar nossa paixão num longo beijo,
Fazer do mundo um colossal jardim em flor!
Vamos viver a nossa vida sem receios!
Sejamos dois amantes de alma e corpo cheios
De muita luz!. . . De muita paz!. . . De muito amor!...

Inserida por SaulMariano

⁠A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE CORRE!
Vesti meu terno de domingo singular;
Botei perfume de alfazema pra agradar;
Corei meu rosto de cobiça de encontrá-la;
Saí de casa com meu passo de esperança;
Cheguei bem cedo na pracinha sem tardança;
Sentei num banco do jardim para esperá-la;
"Tem que ser hoje! Vou dar fim ao meu anseio!"
Colhi três ramos de determinada flor;
Lembrei palavras pra dizer com muito amor;
Provi meu peito do frescor daquele instante;
Cantei poemas e canções por distração;
Contei estrelas no horizonte em oração;
Sorri pra lua, com prazer no meu semblante.
"É só esperar pra ser feliz! Verá! Verá!"
Traguei fumaça de cigarro como um louco;
Senti pontadas de suspeita pouco a pouco;
Cruzei as mãos, adivinhando a má verdade;
Baixei meus olhos carregados de certeza;
Desfiz meu peito com soluços de tristeza;
Deixei cair três ramos murchos de saudade.
"Ela não veio! Santo Deus. . . ela não veio!"
Sequei meu rosto amolecido pelo pejo;
Ergui meu vulto fatigado de desejo;
Rumei meus passos no retorno à solidão;
Despi meu corpo umedecido da garoa;
Deitei meus sonhos num colchão largado à toa;
Dormi com a dor do desengano, da ilusão.
"Ela virá! Sei que amanhã ela virá!. . ."

Inserida por SaulMariano

⁠AMOR VERSUS AMOR
Olhei teu rosto e então eu vi!
E te confesso — estremeci;
Me perturbei, me comovi.
O que de há muito eu carecia
Ali floria, tão patente,
Tão nítido, tão eloquente
Que eu temia ficar demente
Se não fosse vero o que eu via!
Se fossem palavras apenas,
Alguns gestos, algumas cenas
A traduzir ideias plenas,
Tranquilo eu podia ficar.
Pois palavras no ar se apagam;
Gestos. . . se diluem, se vagam;
E cenas. . . somente propagam
O que é simples, preliminar.
Mas o mais puro, o mais profundo,
O amor que aspira neste mundo,
Ali no teu rosto rotundo
Se espelhava, em todo esplendor.
Teus olhos, nos meus cravejados,
Lançavam apelos velados;
Rogavam que fossem amados
Com igual parcela de amor!

Inserida por SaulMariano

⁠TEM QUE SER ASSIM?
já cansei!
já cansei!
Quanto custa o amor? Onde comprar?
Em que mercado o posso encontrar?
Se não, quem pode, pra mim, fabricar?
Já cansei de investigar. . .
Em que loja posso achar um querer?
Quem pode, por caridade, vender
Tal virtude, tal bem, esse prazer?
Já cansei de buscá-lo. . .
E alegria? Como hei de conseguir?
Que arquiteto há de, dela, me cobrir?
Que feitiço fá-la sempre sumir?
Já cansei de almejá-la. . .
Quem pode, a paz, ao meu peito transpor?
Que súplicas devo orar, por favor?
Que preço pagar e granjear amor?
Já cansei de pesquisar. . . já cansei!
Amor, querer, alegria e paz;
Meios de consumo que não têm mais.
Jóias raras -- saíram de cartaz!
Já cansei de procurar...
já cansei!
já cansei!

Inserida por SaulMariano

⁠TODOS AMAM AS CORES
Muitos gostam do vermelho, a cor da vida;
Da chama ardente, que corações balança.
Muitos gostam da cor verde da esperança;
Da ramagem donde brota a flor querida.
Muitos escolhem o azul do céu sereno,
Que refresca os olhos e acalenta as almas.
Muitos preferem o branco das nuvens calmas;
Da paz tão rogada no globo terreno.
Preferências variam, pelas mil cores,
Revelando os mais diferentes valores
De tons, que reflete o arco-íris composto.
Só uma questão se faz no mundo aquarela:
- Afinal. . . o que seria do amarelo,
Se todo indivíduo tivesse bom gosto?!

Inserida por SaulMariano

⁠PENÚLTIMA ORAÇÃO
Salve, minha Rainha, onde quer que estejas!...
Minha Rainha antiga, de um reinado antigo,
De um sonho deslumbrante que eu vivi contigo!
Quando naquela véspera, sob as cerejas,
Qual anjo enfurecido tu alçaste voo,
Desmoronaste o templo. . . mas eu te perdoo!
Perdoo pois pressinto que ainda voltarás,
Pois nosso amor foi grande, foi belo, foi puro,
Foi algo que não morre, não se esvai no escuro.
Não sei por onde andas, nem sei como estás,
Mas sei que sentirás toda a palpitação
Que sai deste lamento em forma de oração:
Não quero ser o elétrico azul celeste
A coroar planícies de um futuro bem.
Bastava ser um ponto, pra não ser ninguém!
Não quero ser a noite, que as angústias veste,
Ou mesmo a madrugada que lhes dá guarida.
Bastava ser um instante dentro em tua vida!
Não quero ser o banzo, ou mesmo a nostalgia,
Martirizando a fonte da felicidade.
Bastava ser um leve sopro de saudade!
Não quero a pretensão de ser pura alegria
Exposta em gargalhadas, mas de ser, no entanto,
Sorriso refletido no teu rosto em pranto!

Inserida por SaulMariano

⁠SE EU MORRESSE AMANHÃ
Quantas vezes alguém perece em vida
Sofrendo a angústia de um amor desfeito!
E muito embora a dor lhe aperte o peito,
Consola-se na lágrima vertida.
E cerra os olhos (lembrança sentida).
Rememora o passado, satisfeito
De carregar um coração estreito,
Porém saudoso da paixão perdida.
Por isso é que eu me enlaço na paixão.
Por isso é que eu creio na salvação
Da alma, pelo amor que se perdeu.
Porque quem vive sem paixão. . . não vive!
Quem a domina. . . só metade vive!
Quem por ela morre. . . ao menos viveu!

Inserida por SaulMariano

⁠TEMPO SEM TEMPO
Três meses passam... mas não passa a nostalgia.
Três meses passam... vai crescendo dia a dia
Uma revolta... uma saudade... uma esperança...
Três meses passam... e esta espera me atordoa.
Três meses passam... e a cidade me magoa
Com o mesmo chão... mesma rotina... igual lembrança...
Três meses passam pelo tempo e vão passando...
Três meses passam... e um de nós dois vai ficando
Sem mais revolta... com saudade... com esperança...
Três meses passam... três estágios da partida.
Três meses passam... fica apenas a sentida
Dor do tempo. Dor da espera. Dor da privança.
Três meses chegam... a alegria quase vem.
Três meses chegam... e um de nós agora sem
Uma revolta e uma saudade... só esperança...
Um ano passa... pouco tempo vida nessa.
Um ano passa... passará muito depressa
Com um ficando com coragem e confiança.
Três meses passam... passa tudo e nada volta.
Três meses chegam... despedida da revolta.
Tempo sem tempo... sem surpresas... sem mudança...
Um ano passa... passa a prova da saudade.
Ano de amor... ano de busca... de amizade...
Tempo de dar... de ter... de amar... sempre a esperança!...

Inserida por SaulMariano

⁠Indo à Luta
Antes de sair deixo
último poema beijado em
cada corpo que despede
o calor da mão acarinhando na
pele a certeza da presença
que me alimenta
olhos vendo que chegam as
dúvidas, companheiras de viagem
que me abençoam.
Antes de sair
fica último abraço pregado em
cada rosto que despede;
e você, não fique triste
nem se preocupe comigo:
preparei as palavras para quando
a saudade soprar o sabor
do teu perfume. O teu perfume.

Inserida por meksenas

⁠Seja Resistência
Subversivo
Intrépido
E audacioso
Leve paz onde há guerra
Luz onde há escuridão
Amor onde só há violência
E resistência onde há opressão
Seja um rebelde
Um herege
Mas nunca um covarde
Lute até a sua última gota de sangue
Até suas forças se esvaírem
Até o cansaço se apossar do seu corpo por inteiro
Onde quer que vá
Leve revolução!

Inserida por Sheilatinfel

⁠Eu tenho medo de me olhar no espelho e ver uma flor despedaçada e amargurada.

Com as pétalas machucadas e ao acaso deixadas.

Alguém me amava e eu só ignorava.

Era uma flor ignorante e de amor próprio vivia.

Fui tão cego que isso não percebia.

Mais agora as coisas mudaram, uma tempestade veio e de mim afastou quem tanto insistia em me dá valor.

Por que ontem choveu, a chuva me molhou, pingos escorreram pelo meu rosto e se perderam em algum lugar.

Ontem eu era narciso, agora que o vento me frustrou, a visão voltou e o coração meu próprio orgulho danificou.

A ignorância acabou e o vazio ficou.

Inserida por mariaaparecidadecast

⁠O anjo que me abandonou

Meu amor por você
Era como o sol que brilhava
Iluminando o meu caminho
E aquecendo o meu coração

Você era a razão da minha vida
A inspiração dos meus versos
A melodia da minha canção
E o sonho dos meus olhos

Queria estar sempre ao seu lado
Sentir o seu abraço
Beijar os seus lábios
E dizer que te amo

Você era a minha alma gêmea
A minha companheira
A minha confidente
E a minha amante

Você me fazia feliz
Me completava
Me encantava
E me fascinava

Mas você se foi
Sem dizer adeus
Levando consigo
A minha alegria

Você foi a flor mais bela
Do meu jardim de estrelas
Você foi a luz mais pura
Da minha noite escura

Você foi o ar que eu respirei
O fogo que eu suspirei
O céu que eu contemplei
E o mar que eu mergulhei

Você foi o meu tesouro
O meu bem mais precioso
O meu anjo protetor
E o meu eterno amor

Agora eu estou sozinho
Sem rumo neste mundo
Sem destino nesse labirinto
Sem você para cantar este Hino

Inserida por JhonzinAP

A leitura é um desafio
De autoaprendizado.
Para você não ter desvio,
Comece por Jorge Amado.

Estudar é pesquisar,
É coisa além de extrema,
É como José de Alencar,
Expondo o seu “Iracema”.

Leitura é dupla satisfação.
Quem lê tem sempre prazer
Sem medir motivação.

Para melhor entender,
Veja o livro Luar do Sertão,
De “Catulo” para gente ler.

Inserida por manoelscarmo

⁠Foi este o banco em que nos conhecemos.
Lembras-te ?
Como nele nos perdemos ...
Sonhámos,
Acreditámos,
Construímos um futuro.
Juntos ?
Não.
Quis o Karma que fosses para bem longe,
para o outro lado do mundo.
Confesso porém,
sempre que por lá passo,
sinto o teu olhar,
os teus sussurros,
e sento-me por momentos,
à espera
por uns segundos.