Textos e poemas

Cerca de 8955 textos poemas Textos e

Porque fizeste isso ao meu coração ?

Cheguei perto de ti, Meu coração gemeu, Minha mão tremeu, Meu corpo adormeceu, As palavras não saiam, A vista turva se fazia, Quando fala em minha mente vem uma canção, Que toca bem fundo no meu coração a palavra perdão.

Difícil acreditar que todo meu sentimento você não quis, E que por uma aventura trocaste ser feliz, Eu que te achava tão limpa e pura, Já esta altura, Banhado em amargura, sentindo-se infeliz.

Agora os meus versos é minha paixão, Nunca fui de beber por problema com Coração, Descobri que bebida mata, Quem sab ela consegue sangra, Um sentimento que insiste em machucar, Um ser que o mau que fez, Foi amar.

Inserida por IsraelPhilipe

Quietude

Precisamos de momentos de silêncio e solidão, onde a única certeza que temos é a presença de um Deus Onipresente e o toque da brisa suave. Corremos o risco de voltarmos ao tempo, nas lembranças de outrora, entretanto, nelas não podemos permanecer. O silêncio atento torna as palavras como remédio para o coração. Mentalmente falamos consigo, mas do lado de fora a vida vai acontecendo minuto após minuto. Essa experiência é diferente para cada pessoa, é uma estrada pela qual poucos viajam. A mudança interior faz-se necessária, pois uma mente reta produzirá condutas retas. Ao trilhar por essa estrada é fundamental o desejo de mudança e assim tudo e todos a nossa volta colherão os frutos dessa introspecção. Sentir-se bem em um mundo onde as coisas e relações têm sido tão superficiais é apreciar a leveza da vida, mesmo diante de momentos tão dolorosos e pesados. Toque a si mesmo para que os outros venham ser tocados com o seu melhor e verás a beleza nas coisas simples da vida.

Texto: Silvia C. P. Lima

Inserida por silviacplima

Paredes

Parede reais
Parede imaginárias
Parede psíquica
Parede espiritual
Parede de arrependimento
Parede falsa
Parede perfeita
Parede rebocada
Parede iluminada
Parede cansada
Parede esperançosa
Parede entediosa
Parede caída
Parede em construção
Parede bem acabada
Parede de carne
Parede com sombras
Parede visitada
Parede vazia
Parede esquecida
Parede alegre
Parede ilusória
Parede religiosa
Parede otimista

A Parede. Uma forma de enxerga-la.

marcos fereS

Inserida por marcosviniciusfereS

Além Eternidade do Agora



Para quem não se encontra na vida.
A eternidade é castigo.
Por isso nunca deixe de sonhar.
Pode ser um sonho pequenino.
Um botão de uma florzinha a desabrochar,
no seu jardim.
O primeiro voo de um filhote de passarinho.
Aprender a observar com o coração.
E não. Com o estomago.
Esse. Jamais será saciado.
Porque esse é seu papel.
Apenas indica a fome.
E o cérebro obedece.
Indica a hora de lutar ou de correr.
E se cansa todo o momento.
Aprimorando a astucia do sobreviver.
Esta correto em suas ações.
Mas sofre muitos desgastes,
durante a viagem.
E segue durante toda a vida de,
orelhas em pé.
Quando não lhes sobrar nada,
a eternidade será o seu castigo.
Porque , um pouco acima.
Um bater adâmico, do coração,
A lembrar a pacificação do espirito,
Que deveria atrever juntos com outros.
A mesma jornada.
Se existe volta, não sei.
Se eternidade. Castigo.
Como viver uma eternidade,
sem renovação.
Sem melhorar-se.
Apesar dos atritos e conflitos?
Bombardeios de idéias plantadas,
e escondidas , nas sombras
de cada pensamento.
Saiba que já estais na eternidade.
E o coração é o medianeiro,
Para equilibrar as cores espectrais
de baixo ventre, para além da cabeça.
E o que chamas de bom sensu.
De proveito para além eternidade,
do agora.


Marcos FereS

Inserida por marcosviniciusfereS

Conversão de janeiro


Janeiro novo ano.
novas promessas
a começar.
Emagrecer,
Enriquecer.
Para de beber.
E de branco se benzer.
Seguir a estrela guia.
Como fizeram os Reis Magos.
E em volta de magia.
Seu destino iam achar.
O menino encontrando.
Outra vida , fez-se ao lado.
Para aquela luz se adorar.
E seguindo a caminhada.
O que de antes. Fez-se nada.
Pegando novamente a estrada.
Não voltaram pelo mesmo lugar.

marcos fereS

Inserida por marcosviniciusfereS

Brasileiro Graças a Deus


Piso no solo sagrado.
Onde tanta gente pisou.
Gente boa.Trabalhadeira.
Gente nem tanto. Hospitaleira.
Todas lidando o próprio chão.
Plantando a vida,
e passando de mão.
Se desenhou território,
surgindo nossa nação.
Tanta gente, tanto trabalho
que deve continuar.
Tirando do solo sagrado.
Que tudo que essa terra dá.
Por isso. Querendo ou não.
Somos todos irmãos desse lugar.
Nos fortalecemos de todos dos frutos.
De nossas mãos a trabalhar.
Logo cedo aprendemos.
Que a todos pertencia.
Não seria de um bando.Com uma carta de alforria.
E a ideia de justiça. Cada vez precisaria crescer.
Partilhada para todos. O tudo, da construção.
Muita gente passaram. Dormiram com essa esperança.
Que um dia. Tudo ia melhorar.
O mesmo sonho, ainda acalentado.
Que devemos por honra.Guardar.
E saber que um dia. Isso vai se realizar.
Diferenças de idéias. Em todo lugar se tem.
Mas conhecer a verdade. É como ascender uma luz.
E, colocada na prática. Para todos melhora.
Se estamos conseguindo. É claro que não.
Verdade dita. É pouco governo e muito ladrão.
Depois de tanto trabalho.
O que de justo, escoa pelo ralo.
Dessa maldita corrupção.
E a cada imposto cobrado.
É recebo de otário.
Para toda população.
Chega de ser enganados.
Aqueles que nesse solo surgiu.
Aqueles que Nele cresceu,
e se alimentou de Brasil.
Devemos aos nossos entes.
Essa insatisfação.
Cinismo de malandros,
sindicalizados, enjangados,
togados ou não.
Mãos sujas de podridão.
Ser bom. Não é ser bobo.
Precisa aumentar a indignação.
Só de conversa não se cuida do povo.
E só de retórica, não se faz o pão.
A cada criança mal cuidada.
Quando cresce . Não espera nada.
E pouco devolve para essa terra.
Desculpas não há.
O Principio do estado. É cuidar.
Moralidade.Esta escrito. É só praticar.
A res-publica pertence ao povo.
E não para charlatão.
Bobo alegre , que quando passa.
Falta o bom ar em toda praça.
Enquanto desce o caixão.
O momento é histórico.
E não devemos esconder.
Devo isso a pátria.
Do que ela fez por você.
Chega de corrupção.
É a obrigação de nossa gente.
E quando dormirmos em berço esplendido.
Deixaremos nossas marcas. De um pensar diferente.
De um povo humilde, mas inteligente.
Que eliminaram os sangue-sugas.
Que roubavam nossa gente.


marcos fereS

Inserida por marcosviniciusfereS

Brasileiro Graças a Deus


Piso no solo sagrado.
Onde tanta gente pisou.
Gente boa.Trabalhadeira.
Gente nem tanto. Hospitaleira.
Todas lidando o próprio chão.
Plantando a vida,
e passando de mão.
Se desenhou território,
surgindo nossa nação.
Tanta gente, tanto trabalho
que deve continuar.
Tirando do solo sagrado.
Que tudo que essa terra dá.
Por isso. Querendo ou não.
Somos todos irmãos desse lugar.
Nos fortalecemos de todos dos frutos.
De nossas mãos a trabalhar.
Logo cedo aprendemos.
Que a todos pertencia.
Não seria de um bando.Com uma carta de alforria.
E a ideia de justiça. Cada vez precisaria crescer.
Partilhada para todos. O tudo, da construção.
Muita gente passaram. Dormiram com essa esperança.
Que um dia. Tudo ia melhorar.
O mesmo sonho, ainda acalentado.
Que devemos por honra.Guardar.
E saber que um dia. Isso vai se realizar.
Diferenças de idéias. Em todo lugar se tem.
Mas conhecer a verdade. É como ascender uma luz.
E, colocada na prática. Para todos melhora.
Se estamos conseguindo. É claro que não.
Verdade dita. É pouco governo e muito ladrão.
Depois de tanto trabalho.
O que de justo, escoa pelo ralo.
Dessa maldita corrupção.
E a cada imposto cobrado.
É recebo de otário.
Para toda população.
Chega de ser enganados.
Aqueles que nesse solo surgiu.
Aqueles que Nele cresceu,
e se alimentou de Brasil.
Devemos aos nossos entes.
Essa insatisfação.
Cinismo de malandros,
sindicalizados, enjangados,
togados ou não.
Mãos sujas de podridão.
Ser bom. Não é ser bobo.
Precisa aumentar a indignação.
Só de conversa não se cuida do povo.
E só de retórica, não se faz o pão.
A cada criança mal cuidada.
Quando cresce . Não espera nada.
E pouco devolve para essa terra.
Desculpas não há.
O Principio do estado. É cuidar.
Moralidade.Esta escrito. É só praticar.
A res-publica pertence ao povo.
E não para charlatão.
Bobo alegre , que quando passa.
Falta o bom ar em toda praça.
Enquanto desce o caixão.
O momento é histórico.
E não devemos esconder.
Devo isso a pátria.
Do que ela fez por você.
Chega de corrupção.
É a obrigação de nossa gente.
E quando dormirmos em berço esplendido.
Deixaremos nossas marcas. De um pensar diferente.
De um povo humilde, mas inteligente.
Que eliminaram os sangue-sugas.
Que roubavam nossa gente.


marcos fereS

Inserida por marcosviniciusfereS

Críticos Carreirolíticos

Bem sabe, depois que as caravanas foram passar,
Todos de uma vez se puseram a observar
Latidos caninos que as acompanhavam,
Mas de forma alguma atrapalhavam.
Outra, porém, é a sina do artista,
Pois, por melhor que seja, acredita que resista
A investidas cegas desses críticos?
Numa palavra: são 'carreirolíticos!'
Não há autor, ator ou prima dona,
Seja ela encantadora ou solteirona,
Que resista a um epíteto mordaz.
Responderá sorrindo: Tanto faz?
Pois, nesse caso, vai palpite de amigo
Esse aí é o domicílio do perigo!
Desprezar a corja ululante,
A pretexto que o alvo segue avante,
Desprezando os atos da matilha
É esquecer que essa camarilha
Tem o poder de vida ou de morte
Sobre carreiras. Não o fazem por esporte.
Mas, por serem desprovidos de ideias
Destroem sem pudor obras alheias.
Tão fácil é dizer: ‘Isso não presta’,
Com ar soturno de um final de festa!
Jogar no lixo um autor que ia avante
Como fazia o Flávio Cavalcanti.
Quebrava discos? muito bem , esses senhores
Numa penada destroem os autores.
Isso porque com seu poder mediático
Ressaltam num tom denso e enfático,
Ser a leitura desse pobre diabo uma besteira.
Outros fizeram melhor. E a peneira
Que eles ao serviço do público deixaram
Soterra infelizes que tentaram
Por um momento, ou menos, um segundo,
Deixar o pensamento vagabundo
Soltar uma imagem. Que importa
Se um amor eterno escala a aorta.
Mas imaginem quanta leviandade!!
Exclama enfurecida a ‘autoridade’

Essa metáfora, essa alegoria
Provém de quem ignora anatomia.
E vão falando sobre a veia cava:
´Por ela corre sem parar a lava
Dos sentimentos que esse pobre autor.
Um misto de palhaço e trovador,
Que de modo absoluto ignorava
Ser rota do amor veia cava’.
E a metáfora se perde na história,
O grande crítico a retira da memória
De quem por um acaso a decorasse
a amasse
interpretasse
Rotulasse.
O papel glorioso da aorta,
O sofrimento? Ora, letra morta...
Meus parabéns, meu caro amigo crítico,
Receio agora ter que ser político.
Terei que reduzir minhas patadas
Pois prezo muito minhas obras publicadas.
Desafiar você? Nem tento,
Não vou fazer pipi contra o vento.
Contudo , ó crítico, respeito-lhe o cetro,
Sobeja-lhe razão prá mais de metro
O seu oficio apreciaria a distância
Pontificando em algum jardim de infância
Impondo suas regras sem moral.
Ó crítico, egresso de um Mobral
E para poder espetar você de jeito
Eu acrescento: Mas que Mobral mal feito!
Dizia o Ionesco :estúpido animal
Louvando sua mente vegetal.
Quando uma idéia assim incubo,
O ventilador espalha o adubo.
Talvez a situação seja esquerda,
Mas todo crítico, afirmo, é uma merda.

Inserida por celsocolunista

Os cachorros do mercado

Os cachorros do mercado.
Todos soltos. Espreguiçados.
Na porta da frente.
Esperando a tarde cair.
Daqui a pouco.Adentro fechados.
Esperando o anoitecer.
Guardiães das portas do lado.
Durante a noite vão latir.
Vivem uma vida tranquila.
Depois de curado as feridas,
Pelas ruas do abandono.
Agora de barriga cheia ,
vivem na porta do mercado.
Olhando as pessoas.
Esperando o afago.
E a hora do guarda chegar..
Nem os olhos costumam abrir.
Dormem sonhando que chegaram no céu.
No céu dos cachorros.
Se não recebe, um agradinho na hora.
Ficam em silencio e a vontade.
São tanta gente, passando.
Que nunca falta nada de verdade.
No mercado, é assim.
É um pedaço de carne, outro de pastel.
bolachas e doces.
Churrasquinho e pão de mel.
E é no meio dessa gente ordeira.
Em volta do mercado. Trabalhadeira.
Que deixaram esquecida.
A antiga vida de cão.
São os cachorros do mercado,
Que estão sempre, ali na porta.
Agradando a multidão.
No lugar certo. Na hora certa.
Aprenderam o que fazer.
Já não estão abandonados.
Estão sendo bem olhados.
Por cada banca do mercado.
Onde todos. Tiram. O seu viver.

marcos fereS

Inserida por marcosviniciusfereS

Todos os dias choro por ver uma lágrima nos olhos daquela criança sofredora
Todos os dias eu oro por aquela mãe batalhadora
Todos os dias penso naquela criança acusada de feitiçaria
Todos os dias penso naquele pai que pelos filhos tudo faria
Todos os dias penso naquele cego que tudo daria para voltar a ver
Todos os dias penso naquela idosa com vontade de aprender
Todos os dias penso naquela jovem que tem de vender o corpo para sobreviver
Todos os dias penso
Todos os dias penso
E uma lágrima cai...

Inserida por Leocar

É uma garota comportada, mas que vive suas rebeldias.
Anda despreocupadamente, mas vive suas neuras.
Vive suas convicções e certezas e com elas vai até
O fim, mesmo que esse barco afunde interiormente.
É vento que desfaz quaisquer primeiras impressões
Acerca de si. Brisa leve que encanta com seu brilho
No olhar. Orgulhosa? Sim, por que não? Vaidosa?
Na medida certa! O suficiente para causar por onde passa.
Não é mais que sua aparência. No íntimo é ainda mais
Linda e bela. Menina de poucas palavras, mas sincera
E verdadeira. Não! Ela não se acha! Só os que
Vivem sua história, o seu mundo, sabem bem
Toda a humildade que cultiva naquele jardim interior.
Vive seus sonhos, mas volta e meia cai em desilusão.
Dentro dela há um coração bruto a ser lapidado.
Alma de menina mulher madura, mas que vive
Seus deslizes. Banca a durona, ma se desmancha
Ao mínimo elogio. Quem não gosta de um elogio?
Adora cinema! Vive seus dramas e suspenses.
Uma comédia em pessoa e romântica na sua essência!
Música? Ama dançar, cantar e viver suas letras. Tudo
Que soe liberdade aos seus ouvidos.É uma ótima
Atriz! Vive encenando, chamando a atenção para si!
É apenas uma menina mulher querendo colo e proteção.
Sonhos? Vive construindo seus castelos entre muros.
Vive suas fragilidades, seus momentos de solidão.
Mas, que em meio a tempestades vira fortaleza.
Faz suas festas, mas no fundo, no recôndito vive
Seus vazios. Vive errando na ânsia de acertar.
Por vezes se machuca por acreditar em contos.
É só uma menina mulher aprendendo a viver!

Inserida por leandromacielcortes

NO AMOR O SORRIR É ETERNO

No dia em que ao mundo eu te encontrei
O meu corpo se exaltou entre os amores
E bálsamos infinitos se espalharam entre os ventos,
O meu amor por você se espalhou...
Os céus se tornaram mais claros e os mares mais azuis...

No dia em que ao mundo eu sorri pro amor
As flores brotaram aos jardins e o luar brilhou...
No dia em que ao mundo o meu coração
Pulsou sem que fosse de ausência e medo
O meu corpo se entregou junto ao seu
E a paixão me sorriu ao tempo infinito da vida...

Na vida nós amamos pouco
Na vida nós sorrimos pouco
No amor o pouco é tudo
No amor o sorrir é eterno...

No dia em que ao mundo eu sorri em você
Descobri que sem o amor de verdade,
Sem o prazer de amar, tão insensato se torna o mundo,
Tão distante se torna qualquer sonho...

Nada se perde ao tempo quando ama
Tudo se torna doce, tudo se torna feliz e para sempre...
E com você tudo em mim é amar e sorrir,
Tudo em mim é vontade de amar para sempre...

Na vida nós amamos pouco
Na vida nós sorrimos pouco
No amor o pouco é tudo
No amor o sorrir é eterno...

Nada se perde ao tempo quando ama
Tudo se torna doce, tudo se torna feliz e para sempre...
E com você tudo em mim é amar e sorrir,
Tudo em mim é vontade de amar para sempre...

Inserida por acessorialpoeta

Porque me chamas Senhor?

"Se um dia achares merecedor.
mais que; qualquer outro semelhante?
Achar-se melhor. Por ostentação material.
Por sentar-se em um monte de pedrinhas juntadas.
Achar que o sol, brilha só para
para alguns privilegiados.
E que sombras são para quem merecem?
Saibas. Os sentidos estão empobrecidos e o entendimento,
ficou em alguma esquina do passado.
Os sortilégio temporais aprisionaram a alma.
E Transformaram a criatura em vitrine viva, da miséria.
Que é exposta a cada dia . Sob o sol. No picadeiro do circo.
Onde imbecis batem palmas. Para loucos dançarem."

marcos fereS

Inserida por marcosviniciusfereS

Não poderás sonhar.

Entretanto quem quer correrá,
se o futuro não está nos ajudando,
eu te juro que encontrará,
um jeito simples de continuar sonhando.

Pena que o futuro já não existe
e o fim que nos foi cedido está nas placas,
não achava que lhe deixaria tão triste,
desculpe pelas vossas emoções estampadas.

Juro que não tentei ser sádico,
mas meu coração é fálido.
Eu não pude me mudar.

Eu achei até que eu seria,
uma forma, um ser que amaria,
perdoe-me, disse que há como sonhar.

Não há...

Inserida por WilliamPhilippe

Porcos imundos bailam no salão.

Eu gostava de cartas rasgadas
e vejo o futuro que sangrará.
Entre ruas alagadas,
não é em dinheiro que nadará.

Somos maior que estes,
imundos, até a morte veio parcelada,
com o fim batendo à porta
as suas mãos já devem estar lavadas.

Entre corpos caídos no chão,
entre quem paga a vida a cartão,
não haverá mais mortes em vão,
quem cairá, é quem já devia estar no chão.

São eles! Os que estão acima de nós.
São eles! Os que dizem ser a nossa voz.
São eles! Quem fala bonito e não faz.
São eles! Quem não deveria ter paz.

Atirem em suas caras. Matem!
Quem fez nada por muito.
Matem! Quem está em cima do muro.
Matem! Ou acham que vai ter perdão?
Matem! Quem nos entoca no escuro.
Matem! Não deve haver salvação.

Inserida por WilliamPhilippe

Ludibrioso Deus.

Se o pecado é o preço a pagar
por simples prazeres mundanos.
Se no inferno eu ei de morar
por simples orgasmos humanos.

Então que seja feita a Tua vontade,
ó Deus vaidoso, qual teu medo?
Injusto, profano e sagaz.
Deixe-me falar, não os mantenha em segredo.

Sabemos nós dois,
teus pecados são maiores que os meus.
Apenas mente pra nós,
dizendo: orem! Quem sabe eu sinto zelo.

Profano és tu, mentiroso Deus,
que faz doenças, mortes e massacres,
pecador eterno, mata por vaidade.
Por Teu nome e Tuas mãos morreram milhares.
Em vão, oram bilhões, achando que,
um dia vão, ter salvação.
Conte-vos, Deus! Diga que estão sós.
Fale de si, mostre-se!
Alguns já sabem.
Somos superiores a Ti.
Nós somos o milagre.

Inserida por WilliamPhilippe

Nada.

Entre o vazio do nada
e quem está cheio de tudo,
encontra-se uma ambiguidade.
Em um nada de nada, tem algo,
em um cheio de tudo, há também o nada.
E se o nada anula o tudo, o cheio de tudo é farsa.
Quando algo está no nada, não há o nada.
E quem é o nada que nada fala?
Quem nada fala, não é esperto.
E quem tudo fala, fala nada.
Ao falar tudo, encontra-se o nada,
e basta apenas um sinal negativo para criar a força contrária.
E com nada, faz-se uma bagunça.
O que prova que precisamos, somente,
de nada. E quem somos nós?
Nada.

Inserida por WilliamPhilippe

Entre sois sós, nós.

Entre vos há nós.
Entre vozes há versos.
Entre sós há sois.
Entre olhos, universos.

Entre em ti, e veja que.
Entre o agora e o após.
Sós, dirão à nós.
Somos mais que sois.

Entre luz há vista.
Entre vãos há vento.
Entre ventos, vozes.
Que falam de nós.

Inserida por WilliamPhilippe

Imprevista.

De sangue enxuto,
nasceste em minha visão.
Em luto, mútuo,
morreste sem salvação.

E quando disseram: pareces triste.
E o que fizeste, olhei, eu sei.
A quem mentistes?
Por proteção, pensei.

Não queres simplórios,
todos os que vêem
não leem os olhos.

Então não existe mais,
esperança por fazer,
o que resta é estar,
viva, por assim dizer.

Inserida por WilliamPhilippe

Continuação do sonho.

Quem diz que viu, mentiu,
quando queres controlar,
e quem lhe disse que um assobio,
é possível só ouvir e não palpar?

Não pense que estiveste errada,
a vida, é molde próprio pra moldar,
a vida é a continuação do sonho,
pouco após o acordar.

Quem vos disse que o fim é aqui?
E quem disse que o fim existirá?
Pouco após tu partir…
Rosas começaram a chorar.

Então palpando teu caminho,
pus-te em meu sonhar,
viajando só, sozinho,
a ti, continuo a imaginar.

Inserida por WilliamPhilippe