Textos de Verdade
A grande verdade é que a complexidade
da Natureza humana, nos faz entender que tentar explicá-la, é
uma das melhores maneiras de pirar de vez...
Osculos e amplexos,
Marcial
A COMPLEXA NATUREZA HUMANA
Marcial Salaverry
É preciso entender que a natureza do ser humano, é com toda certeza uma das coisas mais complexas que existe, e é complicado tentar entende-la, pois resiste a qualquer tipo de análise, sendo assim praticamente impossível ao menos tentar definir o que seria, ou poderia ser um comportamento padrão para as pessoas, uma vez que é algo que depende do livre arbítrio, e assim, cada criatura tem suas peculiaridades próprias, tornando assim quase inviável fazer-se alguma análise comportamental.
Mas sempre se pode dizer alguma coisa nesse sentido, pois sempre existirá alguém que possa dizer: "Parece que escreveu para mim...", e a propósito, li hoje uma das citações do meu amigo L’Inconnu, que achei muito interessante, e apropriada para o tema em questão, senão vejamos:
"Somos livres quando analisamos. Somos sensíveis quando compreendemos. Somos nobres quando não julgamos. Somos sábios quando não condenamos."
Mensagem mais exata, impossível. Efetivamente, somos livres quando analisamos, pois temos todo o direito de analisar uma situação, ou mesmo atitudes de nossos semelhantes, procurando buscar uma maneira de as entender, desde que nos limitemos à análise em si. Algo que, em síntese, possa explicar o porque de determinadas atitudes de alguém, ou de determinadas situações criadas por outras pessoas. Desde que nos limitemos a analisar, para tentar entender, e possivelmente tentar explicar, mas nunca para julgar, mesmo que sejam atos de corrupção, praticados por quem deveria combate-los...
Efetivamente, temos que ter uma certa sensibilidade para compreender certas atitudes de nossos semelhantes. Uma das melhores maneiras para analisar e entender, será a de se colocar no lugar da pessoa em questão, e tentar definir como agiríamos na situação inversa.
Isso nos possibilitará um melhor entendimento, minimizando alguns constrangimentos, ao mesmo tempo que poderemos saber o porque de certas atitudes aparentemente incoerentes e ilógicas. Há que se colocar no outro lado do espelho. Facilita a compreensão.
Quanto a julgamentos... Quem somos nós para julgar alguém? Os próprios Juizes, praticamente não julgam, apenas comunicam o que decidiram os jurados, que dizer então de nós, sempre falíveis, nos avocarmos o direito de julgar alguém... Poderemos quando muito, analisar suas atitudes, e tentar entendê-las ou não, e decidir que atitude poderemos tomar com respeito ao que houve. Mas jamais poderemos querer julgar as pessoas por determinadas atitudes. Nunca poderemos nos esquecer de que toda e qualquer ação, tem alguma explicação. Procuremos analisar as causas que determinaram o acontecido. Sempre é interessante procurar nos colocar do outro lado, para tentar entender melhor o que houve.
Se julgar já será perigoso, que dirá então condenar alguém apenas por algo acontecido por mais ofensivo que seja. Vamos nos colocar do outro lado e depois sim, poderemos, não digo julgar ou condenar, mas sim chegar à conclusão de que determinadas atitudes foram ou não corretas, claro que segundo nosso ponto de vista, ou conforme o que se pode considerar como uma atitude honesta.
Procurando observar o posicionamento de L’Inconnu, chegamos à sábia conclusão de que é por demais importante saber sempre usar de muita ponderação e bom senso.
Principalmente quando alguém nos ofende ou magoa. Antes de nos apressarmos em julgar e tomar certas atitudes precipitadas, deveremos sempre parar um instante para pensar e analisar como agiríamos em situação parelha, e depois, quais circunstâncias geraram o fato em questão.
Nossa capacidade de julgamento sempre será prejudicada por nossas emoções, portanto, vamos procurar sempre analisar melhor certas situações, antes de as julgarmos e condenarmos as pessoas envolvidas direta ou indiretamente naquilo que aconteceu.
Por exemplo, não nos cabe julgar aqueles que se valendo de uma situação privilegiada, agem de maneira desonesta, corrompendo e sendo corrompidos. Apenas podemos nos indignar com tais atitudes, e procurar fazer nossa parte para evitar que tais criaturas continuem agindo dessa maneira, não os colocando em posições que permitam a continuidade das falcatruas já praticadas por quem já esteve no poder, e quer voltar para lá, para fazer tudo novamente, contando com o beneplácito de quem não sabe pensar...
Assim crianças, espero, sem qualquer julgamento, que todos tenhamos UM LINDO DIA, sempre pensando bem quem pode ou deve ser punido...
"Mulheres de verdade"
Uma mulher de verdade não tem medo de falar o que pensa, pois sempre pensa antes de falar, uma mulher quando passa dos Trinta anos, tem atitudes que apenas no olhar percebemos, não precisa ser vulgar para conquistar ninguém, ela seduz com roupas apropriadas, com assuntos interessantes, e com um olhar predominante. Me cansão as beldades cheias de jovialidade, as mulheres maduras são intensas, mas na medida certa.
Mulheres deixam de ser meninas, quando não se importam mais com o que os outros vão pensar... Mulheres deixam de ser mulheres, quando o amor pela vida acabar.
Que todas as mulheres não se esqueçam, "amem como uma menina, e se entreguem aos seus prazeres como uma mulher"
Jovem sois tu que no amor acreditar.
Da vida chegamos
Tanto a reclamar
Pelas situações
Que chegamos a passar
Quando na verdade
Deveríamos agradecer
Só em mais um dia
Poder viver
Pare pra pensar
Situações difíceis, precisamos passar
Para adquirirmos força e fé
E para termos a coragem de lutar
Para as coisas valorizar
Para as pessoas conhecer
Tudo na vida é um aprendizado
Tudo é uma forma de aprender
Por incrível que pareça
Cheguei a concluir
Que a dificuldade é algo
Que nos faz progredir
Então deixe as queixas de lado
E procure viver
Olhando sempre pra frente
Com o objetivo de crescer
Sua parte
Tente cumprir
Faça sempre o bem
E o bem irá fluir
Entregue nas mãos de Deus
E o deixe resolver
Ele sabe de tudo e todas as coisas
E algo fará, se você merecer
Quer saber? verdade é que meus dias estão sendo vazios e suicidas,por que a cada novo amanhecer sem você,morre um pouco de mim... Eu aqui,fingindo não me importar,fingindo não esta me consumindo aos poucos essa necessidade louca,de ouvir o timbre da sua voz,me acordando pela manhã,pra me dar o seu primeiro: Bom dia!!!
A verdade é que estou morrendo de medo de ser o fim do nosso "Final feliz"
O coração em desespero,no descompasso das batidas,cansado e ferido,lutando contra o orgulho,sem obter êxito...
Pego o telefone,disco seu número,e ensaio um pedido de desculpas,mas o frio na barriga me impede de completar a ligação;
Não sei se é maior a vergonha ou a covardia,por medo da rejeição...
Mas a verdade é que sempre fui orgulhosa de mais pra pedir perdão!!!!
Como você Sabe que se importa de verdade com alguém?
Quando você fecha os olhos e é ela que vem em sua mente, quando no fim da festa é dela que você sente falta, aquele sorriso bobo que vem sem aviso, ou é quando as vezes você sinta que o melhor momento do seu dia foi simplesmente aquele em que você segurou a mão dela enquanto caminhava dirigia e teve a sensação de
estar segurando o seu mundo, aquela pessoa que torna difícil a despedida no fim da noite, que você tem vontade de abraçar e cuidar e queria que o tempo parasse só pra ficar para sempre ali com ela nos seus braços, ou quando ela é a primeira pessoa pra quem você pensa em falar quando tudo da errado e quando tudo da certo, quando ela te bagunça e tumultua tudo? então como você sabe? eu acho que quando essa pessoa aparecer você simplesmente vai saber
Ps. estou pensando em você
Évillin
Quando tem várias pessoas falando da mesma coisa, pode desconfiar que uma ponta de verdade tem atrás de tudo isso. Às vezes acreditar custa caro, mas se fazer de cego, é pior ainda.
A grande "apreciação de algo" faz a cegueira tomar conta,e quando não toma conta 100%,ela se transforma em ilusão.
Até quando SENHOR:
"Veremos a injustiça prevalecer sobre a justiça, a mentira sobre a verdade, a tristeza sobre a alegria, a morte sobre a vida, a lagrima sobre o sorriso, as perdas sobre os ganhos, o receber sobre o dar, o derrubar sobre o estender as mãos; o pecado sobre a santidade, até quando?"
MARIA MADALENA
Você diz está tudo bem
Você leva a vida que quer
Quando na verdade não há nada bem
Sei que não é isso que você quer
Como desejar um trabalho de amores Coletivos e dizer que está tudo bem?
Você não precisa ser
Maria Madalena
E viver numa ilusão
Maria Madalena
Você jura gostar do que faz
Você se engana
Promessas e diversão
Você se engana
Eu não tenho muito tempo
Não é tempo de perder
Nós devemos compreender o tempo
Da vida
A vida que nos segue não é infinita
Então abandone tudo para ser feliz
E junte-se a todos nós, enfim
Você não precisa ser
Maria Madalena
E esquecer sua luz
Maria Madalena
Você precisa encontrar a paz
É frustrante
Prometa pra si mesma
Não se engane
Você não precisa ser
Maria Madalena
E viver numa ilusão
Maria Madalena
Você jura gostar do que faz
Você se engana
Promessas e diversão
Você se engana
24 de março de 2016.
# A mentira repassada de pai pra filho #
-não tenho mais medo de falar a verdade
-conceitos antigos não vão mais me amedrontar
-não vou mais me curva para quem não existe
-me curvo ao acaso por esta onde estou
-ao acaso devo meu não acidente a minha não doença
-ao meu não emprego
-ao meu sucesso
-ao acaso eu culpo o meu fracasso
-meu filho perdido
-a minha cadeira de rodas
o acaso é o universo...edione silva da paixao
Carta de um amor
Jaz um sentimento no que se punha toda verdade em forma de emoções e atos; e os transmitia em palavras de gratidão e zelo então. O sentir era transcrito das mais diversas maneiras de afagar o coração.
Ao fechar os olhos, seu sorriso involuntário traduzia um carinho na alma resgatado por uma lembrança inefável.
O sinônimo rodeava seu corpo nas mais diversas cores e sensações; e de dentro de uma ostra nascia a mais bela das ilusões.
Jaz um envolvimento no qual o egoísmo não conjugava verbo algum. Desmedido, solto, livre! Em suas asas continha um porção extra de um mágico antídoto, que destilado na ponta da língua através de um doce beijo, paralisava toda a terra em seu redor. A dor como um ato de amor tinha seu papel em sua melhor transcrição sentida; era a saudade desmedida, que em suas visitas com sua partida, a conhecia salteado e de cor.
Dizem que existiu, que quem o sentiu teve sorte, quem viveu teve em suas mãos o mais precioso bem já sentido e tocado. Que tinha o poder de transformar todo o planeta em um único ponto, onde o pensamento faz morada.
Jaz a necessidade de amar, o desejo de afagar e indistintamente transformar o sentir no mais nobre sentimento já permitido e jamais compreendido.
Amor de céu, amor de terra, amor de fogo, amor de mar, amor de amar.
Amor de se envolver sem medo, amor de cultivar desejos, amor de banhar a alma, amor de se entregar.
Jaz amor, aqui o amor, já sentido em sua mais forte e única verdadeira forma de estar. Jaz, o amar.
"Em tuas mãos entreguei meu coração,
Peço que o cuides bem,com ternura.
Cuides com a verdade e sinceridade que apenas tu podes dar,
Quando em mim as navalhas do tempo alcançar,
Segure com cuidado meu coração frágil,
Não o abandones nem o deixes cair,
Oh amor! Meu coração sem ti
Secará e apodreceram ao neveno do ódio,
Que de tempos em tempos,
A expreita,tenta de tuas mãos tomar."
um homem ama uma mulher de verdade, ele tem atitudes atenciosas que buscam por ela, ele tem modos cuidadosos que a respeitam, ele faz declarações que contente mais os olhos do que os ouvidos dela... Quando um homem ama uma mulher de verdade, seus toques são de carinho concentrado entre os dedos, seus beijos são contínuos e seus abraços são de doces afagos... Quando um homem ama uma mulher de verdade, ele prioriza os desejos dela na cama, ele a trata como prioridade e busca satisfazê-la do dedinho do pé ao fio do cabelo...
Quando um homem ama uma mulher de verdade, ele a admira como amante, como mulher e principalmente como parceira.
A minha verdade conversa com a tua mentira
e o meu ar cínico finge que acredita.
Desmistifico a metáfora. Nada para mim é segredo.
Teu mar que antes era mistério
hoje é mar tranquilo de águas límpidas.
Tenho intimidade com o mar que tu navegas.
A nudez visível da tua alma me pertence.
Tenho olhos de águia e o veneno da serpente.
E na escola da vida, onde ainda és aluno, sou bacharel.
Sou doce, sou mel, não queira experimentar o meu fel.
Sou brisa que bate no teu rosto, mas posso ser tempestade.
Inundo, arrasto,
devasto.
Não desafie a minha natureza mais mórbida.
Sou anjo, sou o sol que brilha no amanhecer.
Sou mar tranquilo, sou a natureza em si.
Mas também sou tempestade, furacão, vulcão em erupção.
O meu equilíbrio me faz racional, isso me difere do animal.
Mas não brinque com a força da natureza.
Ela pode ser cruel e perder a sua gentileza.
Não sei o que fez comigo
É muito louco, insano
Mas maravilhoso e digno...
Digno por ser verdadeiro
Digno de ser abençoado
Digno de ser eternizado
Eternizar seus gestos
Eternizar seu olhar
Eternizar seu sorriso
Eternizar a forma de te amar
Te amar sem medo
Te amar sem receio
Te amar sem restrições
Simplesmente... Te amar.
A VERDADE...
A verdade é que sonhar demais faz mal.
Criar expectativas demais faz mal.
Na verdade, tudo em excesso faz mal, principalmente quando diz respeito às nossas perspectivas pro futuro.
Melhor viver o presente e não pensar tanto no futuro. Afinal de contas, o futuro é incerto e na maioria das vezes será apenas as consequências de nossas ações no presente. Mas de qualquer forma, o futuro é uma grande incógnita e o acaso, uma grande surpresa.
A vida é assim, feita de ganhos e perdas, com todas aprenderemos alguma coisa e em algum momento sempre desejaremos ter agido diferente.
Mas o tempo não volta, não existe viagem no tempo.
Você por acaso já conversou com alguém que se dissesse ser do passado ou do futuro? Já leu algum artigo que apresentou alguma evidência que isso tenha acontecido? Não. Portanto, o tempo não volta. A hora é agora. Tanto que o presente se chama presente, então desfrutemos do nosso presente todos os dias da melhor forma.
O erro é inevitável, sempre estaremos passíveis de cometê-lo, mas a vida é assim mesmo. É impossível de gabaritar. Ninguém tira só nota 10 na escola.
Se você tirou um 9, é porque você ainda errou.
E é assim mesmo. É com o erro que se aprende.
E na vida sempre precisaremos estudar mais e mais.
E nunca saberemos de tudo, na verdade sempre estaremos longe de saber tudo.
Oportunidades vão e vem. O mundo é assim. As coisas são assim. As pessoas são assim. Tudo está em movimento e todos vivemos numa eterna busca pela felicidade. Felicidade que nós só vamos de fato encontrar, no dia em que nos dermos conta e acreditarmos que ela está dentro de nós mesmos.
E entendermos que a soma de 1 + 1= 2. E não 1 como os apaixonados pensam. É preciso estar completo primeiro, para buscar o outro que nos fará companhia durante a vida. Não devemos jogar a responsabilidade da nossa felicidade no outro, é um encargo pesado demais. Devemos ser fortes o suficiente para nos auto sustentar. Valorize-se. Pratique o amor próprio! Mas também não deixe de praticar o bem sem olhar a quem, o chamado amor gratuito, aquele que não pede nada em troca. Aquele que é o único amor que podemos chamar de amor. Porque o amor nos liberta e o egoísmo é único que nos aprisiona.
Então se for procurar por alguém, não a procure pelo que ela pode lhe oferecer, mas pela simples vontade de tê-la por perto e de fazê-la feliz. Saiba valorizar as pequenas coisas, porque embora o dinheiro compre felicidade, pois não sou hipócrita de dizer que não, sempre serão as conquistas gratuitas que nos farão mais realizados.
Não guarde rancor nem ódio, guarde apenas aquilo que lhe faz bem. Pois quanto mais coisas boas você guardar, mais feliz você vai ser.
Na verdade, nem guarde as coisas boas, as espalhe para que elas possam fazer felizes outras pessoas. E busque se autoconhecer, tire um pouco sua máscara social e deixe-se descobrir o seu verdadeiro eu.
Busque o tom para a sua vida, busque não viver apenas em torno dela. Olhe mais para os lados.
Aprenda a sentir compaixão, no lugar de pena.
Aprenda a respeitar o limite do livre arbítrio do próximo e não julgue ninguém, porque da mesma forma que julgas, um dia serás julgado. Se nem Deus julga, quem é você para se sentir no direito de punir alguém?
Aprenda a valorizar as pessoas que te amam e aquelas que nunca te negaram ajuda. Aprenda a ser mais grato e a não mentir inclusive para si mesmo. Porque ingratidão e mentira são os maiores venenos da face da Terra.
Saiba que a vida não é brincadeira e as pessoas não são pecinhas para se jogar.
Toda pessoa tem suas provações e carrega uma bagagem que só ela sabe o que tem dentro e o quanto pesa.
Cada século trazia a sua porção de sombra e de luz, de apatia e de combate, de verdade e de erro, e o seu cortejo de sistemas, de ideias novas, de novas ilusões; cada um deles rebentavam as verduras de uma primavera, e amareleciam depois, para remoçar mais tarde. Ao passo que a vida tinha assim uma regularidade de calendário, fazia-se a história e a civilização, e o homem, nu e desarmado, armava-se e vestia-se, construía o tugúrio e o palácio, a rude aldeia e Tebas de cem portas, criava a ciência, que perscruta, e a arte que enleva, fazia-se orador, mecânico, filósofo, corria a face do globo, descia ao
ventre da Terra, subia à esfera das nuvens, colaborando assim na obra misteriosa, com que entretinha a necessidade da vida e a melancolia do desamparo.
-Nós dois sabíamos que você teria me deixado no final dessa história
-Isso não é verdade
-É sim!
-Eu quero que você seja feliz , mais do que qualquer coisa eu quero ser a causa da sua felicidade, mas se eu não sou então... eu não quero ficar no caminho entende?
Por que o que você sente agora, é uma força que não pode ser parada, o que significa que eu tenho que pular fora...
QUERER.
Ninguém pode
com o querer.
Quando esse
é de verdade
e vem de conhecer.
Nasce de um lugar
que parece estranho,
mas na verdade
ele vem de se saber.
Esse querer de verdade
isento de falsidade,
tem dentro dele algo
de maior intensidade.
Como se chama,
me ajudem.
Quem é esse querer,
que nasce da verdade.
Um querer
que não ilude,
vem de conhecer
com maior intensidade.
Quem é esse querer?
Dante Locateli.
AMAR E PERDER.
Amar de verdade
alguém e perder
é como morrer
sem de verdade
ter morrido.
É perder o último trem
e ficar sentado na estação
apaixonado olhando os trilhos.
Olhando o céu e as estrelas
perdido em cada brilho.
O metro na lembrança
fica parado
é perturbador.
vendo o assim estático
não sei se está indo
ou se está vindo.
Ficar sentado
aqui parado
com todo este vento
eu tento não lamentar
eu tento.
O último trem passou
e continua passando
essa é a vida.
O amor também passou
e continua passando
isso não é vida.
Vou deixar esta estação
vou sair andando na avenida
Vou procurar outra estação
outro trem, outro trilho.
Vou procurar outra estrela
que eu me perca
em outro brilho.
A dada altura uma ex-namorada minha me disse:
- Poemas são para homens burros, homem de verdade não é romântico, homem de verdade é homem com atitude.
Fiquei perplexo ao ouvir isso,mas eu prefiro adorar Jeová que me dá vida e não uma galinha que me dá ovos, por isso contínuo poeta e romântico.
