Textos de Sabedoria
Desde cedo a vida me exigiu o desapego. Me impôs o silêncio como resposta, mas a sabedoria como atitude. Me deu asas e por isso pudi antecipar os voos, por vários lugares eu pousei, mas confesso que em nenhum deles eu me encontrei. Quando se passa muito tempo no ar é difícil se habituar a terra. A visão de cima não é a mesma de baixo, nada é igual, lá em cima acostumei com o canto sereno e aqui só ouço o rastejar das serpentes, não nasci pra caçar, e jamais me contentaria em ser uma presa. Eu sou um animal em extinção, num mundo que já me mereceu, porém, não mais.
Eu fazia roupas para as pessoas pobres. Era bem difícil ter a sabedoria que um dia estaria tão famosa como eu estou hoje. Até que um dia, Deus me disse que era porquê eu me comportei bem e que eu merecia. Deus me abençoo e me fez entender que a vida sempre recomeça com as coisas boas e deixa o futuro ainda mais alegre. O passado? Fugir em diante de nosso coração.
“Enquanto parte de mim se porta como herói, a outra não sabe o que faz. Metade age com sabedoria; a outra como tola se revela. Uma, parece segura; a outra é a própria incerteza. Assim, viajando em meio ao caos, me perco entre mundos que não conheço, flutuando ao sabor do imponderável, sem me dar conta de que a realidade que percebo não passa de mera abstração, a gerar as mais esdrúxulas expectativas”. (Fragmentos do Mentor Virtual)
Ser melhor, não é competir sabedoria, e sim ter a capacidade de reconhecer o esforço dos outros, sem que para isso seja necessário se engrandecer. Ser grande, não é ter tamanho e nem demonstrar altura, e sim ser maduro. Ser forte, não é levantar toneladas de peso, mas sim, guardar sua mente das investidas da vida. Ser humano, não é apenas ser, é viver e saber que a diferença é o que se destaca. O comum, está ultrapassado. Nas décadas antigas, o que mais se sobre saiu, foram as pessoas humildes. E não aquelas, que fizeram da dificuldade dos outros, a sua piada.
"A sabedoria é fruto das experiências, ensinamentos e leituras da vida, que habita as mais serenas e nobres planícies das moradas dos deuses, e destes, propriedade exclusiva; e pode ignorá-la o amor, se dizem ser este um sentimento que, à revelia, chega e inebria, indistintamente, tomando de assalto até os deuses dos deuses? Dizem que Deus, na santa devoção à Sua criatura, desfez-se da sabedoria, e, por amor, criou o homem. Então não foi um gesto sábio; foi por amor!" (josé valdir pereira)
A sabedoria não é uma análise. Vocês sofrem, e pela análise tentam encontrar a causa; isto é, estão a analisar um evento morto, a causa que está já no passado. O que têm de fazer é encontrar a causa do sofrimento no próprio momento do sofrimento. Analisando o sofrimento vocês não encontram a causa; analisam somente a causa de um acto em particular. Depois dizem, “Compreendi a causa desse sofrimento.” Mas na realidade somente aprenderam a evitar o sofrimento; não libertaram a vossa mente dele. Este processo de acumulação, de aprendizagem através da análise de um acto particular, não confere sabedoria. A sabedoria só surge quando a consciência do “eu que é a criadora, a causa do sofrimento, é dissolvida. Estou a tornar isto difícil? Que acontece quando sofremos? Queremos alívio imediato, e portanto aceitamos qualquer coisa que nos é oferecida. Examinámo-lo superficialmente no momento, e dizemos que aprendemos. Quando essa droga se revela insuficiente no alívio que proporciona, tomamos outra, mas o sofrimento continua. Não é assim? Mas quando sofrem completamente, integralmente, não superficialmente, então algo acontece; quando todas as avenidas de fuga que a mente inventou foram compreendidas e bloqueadas, somente permanece o sofrimento, e então compreendê-lo-ão. Não há cessação através de uma droga intelectual. Conforme disse no outro dia, a vida para mim não é um processo de aprendizagem; contudo tratamos a vida como se ela fosse apenas uma escola para aprender coisas, apenas um sofrimento para aprender; como se tudo servisse somente como um meio para qualquer outra coisa. Dizem que se puderem aprender a contemplar enfrentarão a vida na íntegra, ao passo que eu digo que se a vossa acção for completa, isto é, se a vossa mente e coração estiverem em completa harmonia, então esse mesma acção é contemplação, é sem esforço.
Elevamos nossa inteligência ao superior nível da sabedoria quando humildemente respeitamos a diversidade dos seres e da vida. Esse conhecimento ancestral dorme em nosso inconsciente ainda tão perdido dos valores iluminados do amor. Talvez quando conseguirmos despertar deste sono profundo e nebuloso possamos ir além dos nossos horizontes mesquinhos e conquistar a graduada grandeza da compaixão.
Acredito de fato que as pessoas deve luta pelos seus direito mais com sabedoria, usando o poder dialogar e o conhecimento tendo sim a força de protesta , mais de forma algum usar a violência e destruir algo que nos mesmo pagamos do nosso próprio bolso, pois já temos tão pouco em uma condição precária pois lutamos por melhorias, algo que nos de qualidades de vida para nos e a futura geração, Dou parabéns ao povo por mostra sua força mais fico triste ao mesmo tempo pela ignorância de usa a violência e a destruição! pois a população unida tem o poder de quebrar barreiras e fazer do impossível o possível... só basta ter duas coisa " a coragem de luta pelos seus direitos e o sabedoria de agir
Nem tanto sal, nem tanto açúcar - Dizem os grandes mestres que a felicidade e a sabedoria estão sempre no meio. É o caminho do meio que nos conduz a felicidade. A questão é que o seu meio pode ser bem diferente do meu - Trecho do livro SÓ É FELIZ QUEM QUER escrito por Sidney Oliveira #sóefelizquemquer
Existe uma grande diferença entre sabedoria e inteligência. Inteligente qualquer pessoa que estude ou se informe pode ser, mas a sabedoria não se adquire em pouco tempo e não basta querer. Para ser sábio você deve ser bom. Você leva o tempo de uma vida toda para compreender as coisas e as pessoas. Você tem de aprender a pensar que não é melhor que os outros. Você tem que ver o mundo com outros olhos.
"E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar. Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito." (Eclesiastes 1:13-14)
A sabedoria é, em primeiro lugar, uma palavra interior, escrita no coração. Diz o ditado popular: “Nem tudo que reluz é ouro”. A civilização de consumo cultiva e cultua as aparências, fazendo as pessoas acreditarem que o valor das coisas está no seu aspecto externo. Quando esta mentalidade se aplica às pessoas, podem surgir os piores enganos, porque ter belo aspecto ou estar bem vestido não é sinônimo de bondade ou credibilidade. Não basta ser inteligente e culto. É preciso ver os meios que se usam e os fins que se buscam, para distinguir a verdadeira da falsa sabedoria. Colocar a inteligência a serviço do mal não é sabedoria. Quase sempre, êxitos rápidos que custam muito pouco esforço são armadilhas para futuras desgraças. Para ser duradouro, tudo o que se conquista exige sacrifícios e perseverança. O que se adquire por preço irrisório dura pouco tempo.
As pessoas imaginam que alcançamos a sabedoria quando adquirimos mais idade, mas, na verdade, à medida que os anos avançam, é difícil nos mantermos tão sábios como éramos. De fato, o homem torna-se um ser distinto em diferentes etapas da vida. Mas ele não pode dizer que se tornou melhor, e, em alguns aspectos, é igualmente provável que ele esteja certo aos vinte ou aos sessenta.
“Sabedoria e Amor ou vícios e apego. A dualidade da consciência, escolha como vai ser, mas primeiro saiba que se você fosse criado para sofrer, o acharia normal, pois, não conheceria a esperança. E só e difícil mudar por que ainda não entendeu quem, ou melhor, o que você realmente é: AMOR. Sabedoria e apenas um meio, mas o AMOR é um fim.”
“Tudo e todos são movidos pela grandiosa força criadora que é o AMOR. Mas o nível de Sabedoria de cada consciência que determina como essa força agirá no ambiente, e que sentimentos e emoções essa força trará para qualquer consciência que a aceitar. AMOR puro, verdadeiro e incondicional seria aquele que trouxesse harmonia e paz a todo aquele que o aceitar.”
Temos muito que #aprender com essa vida #mermao! #Sabedoria, #discernimento,#comportamento, #respeito pelo próximo, #amor no #coração meu irmão, saber levar o que é bom junto com quem te quer bem, #RESPEITO, #PALAVRA... TEMOS QUE TER... #CRESCER, e #AJUDAR alguém a CRESCER TAMBÉM. #evolução!!! UM #MUNDO MELHOR SERÁ SE TODOS #AMAR e #ENSINAR... "TEMOS MUITO QUE APRENDER COM ESSA #VIDA #MERMAO". #BrunoOlhares #pensador #ideia #papoRETO #pensamentos #mundoMELH
Tenha sabedoria constante, reorganize seus projetos existentes, avalie seus conceitos, seja mais tolerante. Crie novos sonhos ou refaça os que já tem em mente, vamos reavaliar nossos pensamentos e nossas ações, não somos perfeito e somos lapidados por Deus a cada dia e gesto que praticamos.Fazer esse exercício ao final de cada dia vencido, nos possibilitará ter uma nova historia em um amanhecer sereno e sem dúvidas. Não percamos a nossa essência de alma, mesmo que todos os tropeços nos leva a pensar em desistir.
...e pra Vida eu só peço duas coisas: paz de espírito e sabedoria para discernir o bem do mal. Porque sem um coração puro, que saiba reconhecer os benefícios da bondade, a chance de se tornar uma pessoa injusta e egoísta é grande...tão grande à ponto de atormentar a minha paz de espírito. Na vida estas coisas são preciosidades que a gente tem que lapidar todos os dias.
Para se alcançar a "ataraxia" (tranquilidade da alma) é preciso sabedoria. É preciso conhecer a si mesmo. O infortúnio disso é que dificilmente estamos prontos para a tempestade até que ela venha. Pode ser que na primeira vez ela nos pegue desprevenidos, igual a um barco que está com as velas içadas frente a um maremoto. Mas, provavelmente, da segunda vez teremos a sabedoria e experiência necessárias para passar pela tempestade com o mínimo de atritos e perdas, pois teremos controle sobre nossas atitudes em relação aos acontecimentos e infortúnios da vida.
Como a ciência e a espiritualidade andam sempre lado a lado com a verdade e com a sabedoria! Já dizia a biblia que "a boca fala do que está cheio o coração". Indo mais alguns anos além Freud entre em cena, agora no ramo da ciência, e nos diz claramente a respeito da Projeção: "Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo" Na verdade toda exposição verbal e todas as atitudes são relatos, exteriorizações materiais de nossas almas. Cuidado para não tornar- se porta-voz de ódio e desvalia. Os espíritos bons sempre rodeiam que tem verdadeiramente bom coração, e não aqueles que dizem fazer o bem tendo como templo um coração fétido e cheio de ódio e rancor perante à vida e as pessoas.