Textos de Sabedoria
No sopro sempre vem um aprendizado, na cura e nas constância.
Elevada ascensão e fluidez, limpa, chora, verte e libera na busca de encontra a mim mesmo e quando encontro vibra numa só harmonia.
Energía ancestral me leva para o lugar infinito de luz onde posso sentir o meu Ser integrado com a natureza.
Leva... leva para sentir o poder de cura e amor.
Honro meu sagrado feminino, meu sagrado masculino, honro meus ancestrais e faço as pazes com meu ser.
Encontro me aqui no espaço verde de vastidão de vida, a vida que há em mim, em todos os seres existentes, logo comprendo que somos todos Um!
Giovana Barbosa
Sagrada Medicina do Fogo!
Fogueira acessa, conexão divina, sinto me aquecida na luz deste lugar encantador, a lua se faz presente, assim continuo em silencio... como é bom ouvir o som do fogo.
Que possamos ser o graveto que amplia a luz, numa só conexão divina “ascendendo” a iluminação da vida!
O tempo passa? Ou é você que passa pelo tempo? O que busca neste espaço sagrado, nesta vida, neste momento do agora? olhe nos seus olhos e acorde, não num despertar abrupto, mas um levantar calmo das pálpebras as vezes cansadas, olhe mais uma vez, tenha coragem de despertar, um despertar manso, não pisque os olhos rapidamente, porque tudo passa rápido demais, observe o presente, ouça o som da sua respiração, o palpitar de seu coração, caminhe devagar, num bailar doce dos cisnes! Vá, siga muito devagar, sem pressa, assim vai acordando, sem asustar, sem temer!
Sorria e passe pelo tempo apreciando o aprendizado, o caminho, as paisagens ao seu redor como uma chuva que cai fina certeira, sem dúvidas que irá desaguar num rio, na cachoeira, no mar, não caia despercebido, dance, eleve-se mesmo ao cair. Acorde para a vida, eleve-se mais de uma vez!
Renasça!
Aprecie: Ser, sentir, estar aqui e agora!
Giovana Barbosa
Sabedoria Gaya
UNO
Ao nos unirmos ao uno, estaremos nos desprendendo da matéria. Estaremos nos livrando de tudo aquilo que nos incomoda. O desprendimento é uma forma de nos amparar de toda essa massa que nos levará ao fim do túnel. Somos sabedores de que nada poderá nos derrubar se estivermos ligados a ele. O que nos une, também nos desvirtua. Só a sabedoria nos levará ao topo.
O caminho sempre será um só. Reto e sem bifurcações. Porém, se não estivermos conectados a ele, toda essa energia acumulada, se dissolverá.
Rita Padoin
O CAMINHO
Lembremo-nos de que sempre será uma luta árdua. Não haverá retorno sem lutas. Não haverá felicidade sem buscas e não haverá vida plena sem conhecer o verdadeiro caminho. O caminho sempre estará a nossa disposição. Teremos apenas que o seguir com sabedoria e ele se abrirá como um leque para nos amparar.
DESAPEGO
O que temos a perder? Nada. Nunca perdemos nada quando não esperamos nada de ninguém, quando a nossa capacidade de desapegar for maior que nossa fraqueza. Quando abrimos um leque de oportunidades e nos deparamos com a mudança que tanto almejamos.
Percebemos então que vencemos aquela batalha que estava travada há muito tempo.
Que nos arredores deste mundo egocêntrico vive a sabedoria. Ela espera que nos coloquemos à disposição para crescermos juntos.
Viver requer força e coragem. Viver é um desafio. Viver é uma luta constante. Viver é desafiar a vida todos os dias.
Conhece-te a ti mesmo
Ser forte
não é fingir que não dói.
É aceitar que sente
e, ainda assim, permanecer inteiro.
Minha natureza é essa:
eu sinto.
Eu respeito.
Eu me importo.
Mesmo quando isso parece tolice para o mundo.
E enquanto muitos usam o poder
para dobrar os outros,
eu escolho o poder que me liberta:
o de permanecer quem eu sou.
Porque, no fim,
o sábio
não é quem vence disputas...
é quem não se perde de si.
Epílogo do LIVRO DAS REFLEXÕES
por Danyyel Elan
Lançamento em breve.
O invejoso ele fala mal e te julga mal, depois te imita, deixando a carência tomar conta deduzindo que pode mais que você, buscando ser melhor em outras coisas imaginando que vai te intimidar.
▪︎Esse é o invejoso carente
"Busca sempre ser sua melhor versão pra você, e não para os outros."
Eu não queria saber de estudar de ler, não tinha interesse algum disso, gostava de matar aula, e só me interessava em algumas coisas e outras não. A preguiça e a falta de interesse me tomava conta. Até que fui crescendo com muitos sonhos. Um desses sonhos consegui muito cedo, Que era casar e ter filhos.
Só que eu era tão infantil para essa fase que não consegui manter o meu sonho como um bom adulto com sabedoria se deve fazer.
Fiquei adulto conheci novas pessoas, novos amigos, boas e ruins. as boas está guardada no meu peito até hoje as ruins foi passageiro graças a Deus. porém foi com essas pessoas ruins e falhas minhas que foi aprendendo e entendendo como é o mundo afora.
Hoje eu tenho 36 anos, e só agora estou começando a enxergar depois de muito tarde. Isso é bom ou é ruim? Muito ruim porque hoje eu poderia ter conquistado os sonhos cedo como "carro , casa e família" como muitos hoje tem com 20 anos de idade 25 ou 30 anos de idade. O bom é que eu acordei, e enxerguei que nunca é tarde para correr atrás do que ficou lá atrás. Hoje eu tenho Leão da tribo Judá. O Senhor de todas coisas, o nosso criador. Criador de todas as coisas que existe nesse universo. E graças a ele e com a minha fé eu consegui sair de um buraco muito profundo.
▪︎Leia bastante para aprender ter sabedoria e entender o que passa no mundo afora. Sem estudar e sem ler profundamente, você pode acabar mal nesse mundo. o mundo afora não é como a sua casa ! Afora é difícil e perverso como leão que te rodeia pra te devorar.
Salmo de minha semente
▪︎David Araújo
“Penso eu, que tudo que penso já foi pensado e não há nada de novo, só as mesmas 'coisas' com um diferente nomeado. Tudo que existe já foi na balança pesado, já foi medido e revirado, até os novos céus e mares que ainda não foram revelados. Novos seres vivos, microscópicos só serão a desculpa, a matéria prima para dizer aquilo que já havíamos pensado...”
🎼 É preciso amar 🎶as pessoas como se não houvesse amanhã🎶 porque se você paraaar 🎶pra pensar🎶 na verdade não há🎵
Ah, que música linda!
É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã!!!
Quando ela toca, a gente canta com tanta emoção, com tanta força, com tanta vontade de corresponder à intenção do pensador. Mas será que a nossa vontade nos leva a fazê-lo?!
O amor pelas pessoas envolve outras ações como gratidão, consideração, atenção, carinho, cuidado, compreensão, retribuição... Mas será que estamos fazendo tudo isso só com os familiares? Será que os demais do nosso convívio também não merecem tudo isso?
E o pensador continua: 🎵 porque se você parar para pensar, na verdade não há 🎵
Não existe amanhã! Existe HOJE. Hoje é o dia de cantarmos essa bela canção em forma de ação, sendo gratos, tendo consideração, dando atenção, oferecendo carinho, agindo com cuidado, compreendendo atitudes, retribuindo favores...
Na verdade não há amanhã!!!
Está escrito: 𝑽𝒐𝒄ê𝒔 𝒏𝒆𝒎 𝒔𝒂𝒃𝒆𝒎 𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒂𝒄𝒐𝒏𝒕𝒆𝒄𝒆𝒓á 𝒂𝒎𝒂𝒏𝒉ã! 𝑫𝒆𝒖𝒔 𝒄𝒖𝒊𝒅𝒂𝒓á 𝒅𝒐 𝒅𝒊𝒂 𝒅𝒆 𝒂𝒎𝒂𝒏𝒉ã. 𝑯𝒐𝒋𝒆, 𝒔𝒆 𝒐𝒖𝒗𝒊𝒓𝒅𝒆𝒔 𝒂 𝒔𝒖𝒂 𝒗𝒐𝒛, 𝒏ã𝒐 𝒆𝒏𝒅𝒖𝒓𝒆ç𝒂𝒊𝒔 𝒐𝒔 𝒗𝒐𝒔𝒔𝒐𝒔 𝒄𝒐𝒓𝒂çõ𝒆𝒔. 𝑻𝒖𝒅𝒐 𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒗𝒐𝒄ê 𝒕𝒊𝒗𝒆𝒓 𝒅𝒆 𝒇𝒂𝒛𝒆𝒓 (HOJE) 𝒇𝒂ç𝒂 𝒐 𝒎𝒆𝒍𝒉𝒐𝒓 𝒒𝒖𝒆 𝒑𝒖𝒅𝒆𝒓, 𝒑𝒐𝒊𝒔 𝒏𝒐 𝒎𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒅𝒐𝒔 𝒎𝒐𝒓𝒕𝒐𝒔 𝒏ã𝒐 𝒔𝒆 𝒇𝒂𝒛 𝒏𝒂𝒅𝒂, 𝒆 𝒂𝒍𝒊 𝒏ã𝒐 𝒆𝒙𝒊𝒔𝒕𝒆 𝒑𝒆𝒏𝒔𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐, 𝒏𝒆𝒎 𝒄𝒐𝒏𝒉𝒆𝒄𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐, 𝒏𝒆𝒎 𝒔𝒂𝒃𝒆𝒅𝒐𝒓𝒊𝒂. 𝑬 é 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒍á 𝒒𝒖𝒆 𝒗𝒐𝒄ê 𝒗𝒂𝒊.
— Tg 4:14; Mt 6:34; Hb 4:7; Ec 9:10 —
As mulheres são extraordinárias, quase sempre sabem os momentos certos de dizer e fazer, respeitam e pedem respeito quando se valorizam. Mas infelizmente algumas somente pedem respeito e não respeitam, algumas nem a si própria e acabam desvalorizando aquilo que mais tem valor na sua vida que ela mesma, sim, estou falando da vida.
Quando uma mulher passa a se prostituir, ela está vendendo seu corpo como se fosse uma mercadoria que é descartada e depois reutilizada. E quando faz isso estão se auto desrespeitando e não estão mostrando o caráter que tem como mulher.
Todas que estão nesse triste “mercado”, poderiam estar ganhando a vida com o mérito delas em uma verdadeira profissão sendo medicas, advogadas e até mesmo empresarias, afinal, tanto lutaram as mulheres para serem reconhecidas como seres humanos e não escravas domesticas dos maridos, por que deixar essa luta pelos direitos em vão?
Essas mulheres acabam usando seu corpo para ganhar dinheiro sem pensar nas consequências como por exemplo a chegada de um filho, que para mulheres de valor é um tesouro para elas são um pesadelo, mas o verdadeiro pesadelo não é delas e sim das crianças que estão por vir. Esses serão os infelizes por viverem sem conhecer o pai e ter que conviver com uma mãe que não sabe o que é amar alguém, pois aquela que sabe o que é amar escolhe o homem certo para serem o pai de seus filhos. Não devemos esquecer daquelas que além de não se valorizarem ainda são assassinas desalmadas, que quando descobrem a gravidez ainda tem o sangue frio de praticar o aborto, uma atitude irresponsável e covarde de tirarem a vida daqueles que ainda nem vieram ao mundo.
As vezes imagino esses pobres fetos dentro da mãe que sentem uma única dor antes mesmo de virem ao mundo, imagino se eles fossem bebês já formados olhando com os pequenos olhinhos aqueles objetos perfurando todo seu pequeno corpinho ou aquele ar sugando suas pequenas partes como se fosse um demônio dizendo a criança “vamos embora daqui sua mãe não te ama e não está feliz com você dentro dela, vamos saia dai de dentro seu inútil” e o pobre feto sem entender nada e nem escolha sendo obrigado a sair com lagrimas, deixando uma vida que nem tiveram ainda em terra.
Aquelas mães que optaram por ter o filho essas serão muito infelizes e viveram o presente com o peso de suas escolhas no passado. Imagino os filhos de ex prostituas quando estiverem na escolinha e verem as outras criancinhas chegando felizes com o pai, e ter que fazer a pergunta mais difícil a sua mãe: “mamãe onde está o meu pai? ” E então qual seria a resposta que ela iria dar a ele tão dolorosa e que nem mesmo ela saberia a resposta, então perceberão que é tarde demais para se arrepender e vivera o resto da vida com o que sobrou de seu caráter feminino.
Por isso digo a vocês que são mulheres, pensem nos seus atos! Usem seu corpo para caminhos dignos de aplausos e sucessos na vida! Se amem e se valorizem, sejam mulheres de verdade!
Apenas de que o auge da capacidade intelectual se dá por volta dos 35 anos, a velhice tem suas compensações. É apenas nesse momento que a experiência e a erudição se tornam de fato ricas: teve-se tempo e oportunidade para considerar e refletir as coisas sob todos os aspectos, comparando-as entre si e descobrindo os seus ponto de contato e membros conectivos; por conseguinte, apenas nesse momento as compreendemos bem em toda a sua concatenação. Tudo foi esclarecido; por isso, conhece-se mais profundamente até mesmo aquilo que já sabíamos na juventude, visto que há muito mais provas para cada conceito. Aquilo que nos anos de juventude só acreditávamos saber, sabe-se de fato na velhice, e muito mais, porque possuímos conhecimentos meditados em todas as direções e, portanto, inteiramente coerentes, enquanto na juventude nosso conhecimento é sempre lacunar e fragmentário. Apenas quem envelhece adquirir uma ideia completa e pertinente da vida, pois tem uma visão geral do seu conjunto e do seu curso natural, e sem especial, porque não a ve como os outros, ou seja, apenas a partir do ponto de entrada, mas tamb[em a partir do ponto de saída, reconhecendo, assim, toda a sua nulidade, enquanto os outros sempre se encontram na ilusão de que o que é realmente bom ainda ocorrerá.
Sábio é aquele que planeja tudo antes do plantio, ele prepara a terra, seleciona as melhores sementes, aquelas que sabe ele que darão bons frutos. Porém o louco opta por um plantio rápido, enche de agrotóxicos naquilo que planta, aquilo cresce rápido, sua aparência é boa, porém o que se colhe não sacia a fome dos dos loucos e muito menos dos sábios.
Possuir inteligência, é levar sua vida de maneira simples, humilde e vez ou outra (se não quase sempre), mostrar-se o extremo da idiotice. Fazer-se de tolo permite, aos que possuem inteligência, despejar suas verdades com riso no rosto, saboreando o tolo real rir e irritar-se com seus próprios passos errôneos. Os que possuem inteligência real, sentam-se em observância e contemplam, mesmo que em grande distância, o tolo se debater em sua ambição e enganos, se perdendo do que realmente importa. Mas é bom, aos inteligentes, lembrar que inteligência não denota sabedoria.
Ser sozinho não é ruim, é preciso ter auto controle da ansiedade e ter bom senso de atitudes e financeira, pois a tão famosa liberdade não é algo para todos, requer sabedoria e muito Deus, muito se atropelam por não saber como lidar com certas situações e desabam. Alguns se apavoram só pelo fato de ficar só. Mas com saúde e atenção, ninguém fica só, mas viver sozinho em uma casa ou passear só que é algo bem diferente, e mesmo assim tem uma vida social bem satisfatória, pois trabalha, namora, tem amigos, família, vai a eventos. E, ir só em baladas e festas não te traduz como uma pessoa centrada e feliz, mas o auto conhecimento e o silêncio da vida mais solitária, traduz sua personalidade de fato. Primeira coisa é aprender a gostar de sua própria companhia, mas muitos não suportam a ideia, e tem medo ou até agonizam. Como já descrevi, viver sozinho e de bem com a vida e ter intimidade com Deus é para poucos. Aprenda e respeite quem o faz...
No meio da viagem, quando se olha pra paisagem tudo passa tão rápido, e no horizonte se pode contemplar a beleza com calma, saboreando cada detalhe. A vida não difere em ambos detalhes, há os que vivem intensamente o momento, riem, vivem, e se deslumbram ou se frustram. E em contra partida, há os que sabem aproveitar os momentos, mas, sabem que se construírem sua vida com uma base firme na bondade, poderão desfrutar de seus esforços de forma gratificante, sem passar por essa vida como mais um. Viva o hoje como seu último dia, com todo o coração, mas com todo o saber, lembre que pode haver um amanhã melhor.
Dinheiro é apenas um objeto criado pelas mãos do homem para dar soberania e autoridade para um punhado de seres soberbos, arrogantes e prepotentes, que precisam ostentar uma posição maior que os outros para serem felizes e realizados. Em outras palavras, é uma espécie de corte absoluta na Terra que recebeu poder para determinar como o mundo será gerenciado e controlado, não dando espaço algum para a democracia e para os universos da justiça e da equidade social, escravizando o povo menos favorecido em prol de seus sórdidos, repugnantes e abjetos desejos.
Quando crescemos passamos a priorizar coisas diferentes, nos importar menos com o que pensam de nós e mais com o que pensamos sobre nós mesmos. Passamos a conviver com pessoas diferentes, termos assuntos diferentes, aprendemos que colegas não são amigos, que nem 5% dos nossos amigos irão continuar do nosso lado e que nem todo mundo que nos abraça quer o nosso bem. Nossos problemas são diferentes, não são mais resolvidos pelos mais velhos, porque agora nós somos os mais velhos e se não os resolvermos, descobrimos que ninguém vai resolver por nós e o quão pesado é o fardo de carregar assuntos inacabados. Passamos a ter noção de finanças e então é a nossa vez de dizer "na volta eu compro". Aprendemos que tudo é questão de escolha e que quanto mais difíceis as escolhas, mais sacrifícios teremos que fazer por elas. Percebemos que o tempo judia, que nossos pais, eternos jovens, invencíveis aos nossos olhos de criança, já não são mais tão jovens quanto antes e que agora, olhando no espelho, nós nos tornamos eles. Aprendemos que o sucesso não vem para todos, e que isso não nos impede de vivermos bem. Percebemos que nem todos que crescem, amadurecem e que nós mesmos vamos ter muitas atitudes infantis durante a vida, porque apesar do bom senso, não ganhamos um manual de instruções de como ser adulto. Descobrimos que, às vezes, para seguir em frente, precisamos dar alguns passos para trás. Aprendemos que a vida não é justa e que os moderadores sempre pendem pro lado mais forte. Percebemos que a vida não é um caminho, e sim uma correnteza onde não adianta tentarmos nadar contra e que nela alguns ficam para trás, outros se encontram, mesmo que apenas por um momento, uns desistem, uns não nos deixam desistir e têm ainda os que tentam nos afogar, mas que no fim cada um é responsável por vencer sua própria etapa, dando ou não o seu melhor. Quando crescemos, não aprendemos tudo, mas tudo que aprendemos é o bastante para sabermos que devemos aproveitar cada momento, cada pessoa, cada oportunidade e que as coisas boas têm um fim, uma pena, mas as ruins também.
Humildade não é sinônimo de pobreza, mas de riqueza de alma... A humilde permite que estejamos em paz conosco, com os outros e só é feliz quem tem paz. Por isso, os humildes têm a chave da felicidade em suas mãos enquanto os outros têm um cadeado que nunca os permitirá se abrir para a felicidade...
