Textos de Rita Lee
Ela e a Lua
Entre o céu estrelado e o campo cheio de rosas uns ventos fofoqueiros me avisam sobre ela,
Chão pisado pelos pés descalços sem barulho, braços abertos como se fossem abraçar o mundo, sorrisos tímidos são trocados entre ela e as rosas,
aos beijos a recebo em forma de aplausos,
silêncio repentino, mãos apaixonadas se derretem entrelaçadas,
cortinas abertas,a Lua chegou.
O DOCE ENGODO DA ÁGUA ("Quem bebe água pela mão alheia acaba morrendo de sede." — Célio Devanat)
A mídia disse, água parou! As Fake News, sim, matam as pessoas por desidratação da verdade; ninguém vai morrer de sede ou de fome devido a superpopulação da terra. Qual é o objetivo das pragas apocalípticas, senão desbastar os predadores da natureza? As máquinas dessalinizadoras vão acabar com as águas dos oceanos? O sol, que fornece energia para as condensadoras da umidade do ar, vai desaparecer? O medo disseminado é para os pobres economizarem água tratada, assim os ricos banham livremente sem consciência pesada em suas piscinas, e os empresários justificam o preço da água tratada nas torneiras da casa de qualquer um. O pior disso é o "gado" irracional, visitando escolas, reproduzindo o discurso que diz ser o frigorífico o paraíso, e que é bom viajar para lá, gratuitamente, no caminhão da empresa. Só falta, as mídias dizerem que a água sai da atmosfera e se perde pelo o espaço sideral e que vai parar de chover. Aí, os terraplanistas terão que aquecer o domo que reveste a terra para desembaciá-lo. (CiFA
O MODERNO ESCOLARIZADO PÓS-PANDÊMICO ("Cara, se essa parada de 'aprenda com os seus erros' funcionasse. Eu já tinha pós-doutorado em relacionamentos, faz tempo". — Soulstripper)
Os professores voltaram da Pandemia com certo domínio das tecnologias. Experimentaram a agilidade dos aplicativos. Foi difícil aprender, mas se superaram! Já bem acostumados, agora se depararam com os eletrônicos pedagógicos da escola, parecidos com armadilhas: além de velhos e ultrapassados, ainda todo mundo mexe irresponsavelmente, embora bem intencionado ou não: vida real. Eu queria fazer uma aula diferente, exigida pelo planejamento da coordenadora; todavia, queimei a fonte do computador, tentando que lesse meu "pendrive"; tentando outra vez, desloquei o computador para tomada 220v da sala dos alunos, e alguém o usara com o transformador em 110v, como eu ia adivinhar que tinha de mudar a chave? Sou apenas um professor de Língua Portuguesa pós-pandêmico. (CiFA
AQUELES QUE SENTEM
Aqueles que sentem
Sentem um olhar
Sentem um sorriso
Sentem a dor
A dor de não compreender os que não sentem
Aqueles que sentem
Carregam o sorriso no olhar
Na intenção
Aqueles que sentem
Não sentem o mundo nas mãos perceptível
Mas vivem no invisível
No mundo do coração
(C.F.S)
Pandemia dia 754:
Até aqui, desde 16/03/2020, já foram dois anos e seis dias com o corona vírus circulando mundo afora.
Continuamos mascados, mas estamos menos assustados, já que a vacinação, a máscara e o álcool em gel juntos reduziram as fatalidades e as contaminações estão baixando.
Sigo acreditando que este será o último ano!
Com muita Fé em Deus, confiança na ciência e apoiados por autoridades que barram e combatem o negacionismo, movimento que tenta ignorar (soando aliado) do vírus e gratidão a todos que se esforçaram para minimizar o sofrimento das pessoas na pandemia: profissionais de saúde, motoboys, setor de alimentação pronta, supermercado, farmácias.
Agradeço também aos nossos artistas que amenizaram a nossa tristeza com a sua arte.
Você é seu eterno companheiro de alegrias, batalhas, lutas, alegrias e vitórias. É com sua eterna companhia que você vai nascer e morrer, e entre estes dois espaços, os “melhores” e os “piores” momentos somente você poderá “sentir na pele”. Portanto, cuide-se, ame-se, perdoe-se, respeite-se.
Soraya Rodrigues de Aragão
Uma vida de contornos
Pelas tantas flores que embelezam a vida, por muitos animais que completam os víveres, um mundo vivaz em decomposição dos fungos em momentos de expansão, é preciso que os luzeiros acendem o cosmos deste mundo sideral e universal, para a paz de Deus e o bem para toda à vida.
ESTUDE-LEIA, certa vez como motorista de táxi, levei um General de Exército de Copacabana para Presidente Vargas.
Ele me disse que seus pais eram ANALFABETOS e ele era um filho rebelde, estudou em escola pública (Não gostava de estudar), mas quando chegava em casa sua mãe ia estudar com ele (forçado). Demorou algum tempo.para descobrir que sua mãe era ANALFABETA. brava MAMÃE, deve se orgulhar da patente do seu filho. E você JOVEM que quando a sua MÃE pede para você estudar, VOCÊ FICA JOGANDO PEDRA NELA"
Viver por viver !
Viver por viver, é a pior decisão,
que alguém pode escolher,
se não tem Deus, no coração.
Ele é o meu tudo,sem ele nada serei,
com Cristo em minha vida,
feliz sempre serei.
Ele é a porta,
Ele é o caminho,
Ele é a verdade,
que nunca me deixa, sozinho.
Você pode ter dinheiro,
se achar especial.
Mas, sem Deus em sua vida,
ela não será legal.
" Feliz é Nação, cujo o Deus
é o Senhor.''
A Pátria que o expulsa,
ela perde o seu valor.
PASSANDO PRA DIZER:
Se não deu certo hoje, tente amanhã.
Se não fechou o negócio hoje, descansa que amanhã Deus vai te surpreender.
Se o quadro clínico não melhorou, confia que pela manhã haverá cura.
Se chorou o dia todo, a alegria vêm logo no romper da aurora.
Aonde foi choro será alegria.
Onde teve pouco, Deus irá multiplicar.
Melancolia do ser
Eu queria
ouvir tua voz
matar a saudade
que corrói
minha alma
dor
anestesiada
sem lágrimas
estagnada
no espaço
no tempo
quando
o vento sopra forte
faz brotar
Lembranças
esquecidas
ainda grudada
na minha carne
por uma distração
sinto tua presença
teu cheiro
que me agasalha
aos poucos
voa alto
misturado
na imensidão
deixa apenas
pequeno rastro
um desabafo
do ímpeto
@zeni.poeta
Zeni Maria
Amor em preto e branco
Nada melhor que amar
em preto e branco
e se der, colorir.
Se, se ama, antes,
já levando tintas prontas
pode ser que a mistura
se faça noite com seus acoites.
É melhor as duas taças de vinho
brindando o primeiro sorrir,
caso der, unam-se as vidas,
para assim não repetir os enganos.
Somos todos semelhantes ao elo de uma grande corrente, alguns nas extremidades, outros bem próximos,outros tantos pelo meio, e outros na outra ponta da extremidade, e assim juntos lado a lado, vamos seguindo amarrados, e abraçados aos nossos sentimentos, de frustrações, emoções, tristezas e alegrias, seguindo o nosso próprio destino. Parafraseando a frase do título do filme do ator e diretor James Dean, Assim Caminha a Humanidade.
Estou de pé até hoje, vivo, próspero, feliz e cheio de bençãos, porque me apoiei em "OMBROS GIGANTES", o primeiro ombro foi o ombro do Eterno(Deus), O maior e melhor ombro, superior ao de todos, depois me apoiei em outros ombros gigantes, o dos meus pais, familiares, esposa, amigos, colegas e irmãos. Ninguém cresce sozinho(a), ninguém pode andar sozinho(a), ninguém pode vencer sozinho(a), precisamos de ombros gigantes para nos apoiarmos, e para podermos concretizar os nossos objetivos.
Portanto, eu afirmo, não tente vencer sozinho(a), apoie-se no gigante OMBRO DE DEUS e da sua Palavra, apoie-se em ombros corretos, você, eu, e todos nós, precisamos uns dos outros, somos dependentes uns dos outros, as vezes, pensamos que podemos ser individualistas e auto suficientes, mas, é um ledo engano.
Temos que permanecer juntos, caminhar juntos, realizar juntos, pensar, planejar, organizar e conquistar juntos. Juntos somos mais fortes e invencíveis, apoiados no "ombro divino" que é o maior de todos. Reflita!
Márcio de Medeiros-13/04/2022
Acredito que respeito, civismo, ética, moral e princípios morais, devem ser ensinados na escola, e a PRIORI, DEVEMOS FORMAR cidadãos e cidadãs de caráter, de fibra e personalidade que conheçam os seus direitos, que lutem pelos mesmos, e que cumpram os seus deveres.
A escola deve ensinar ao aluno(a), à aprender e apreender as lições, e não apenas à decorar, deve ensinar à questionar o conhecimento e as informações, a escola ainda deve despertar o senso crítico, curioso, e motivar os mesmos, bem como incentivar à cultura sadia, à busca pelo conhecimento correto, e pelas descobertas científicas, bem como pelo questionamentos dos fatos, desenvolvendo debates em torno de temas polêmicos e de relevância coletiva, e que vise o bem da humanidade.
A escola não deve ser um depósito de gente, não deve ser um local para ganhar pontos, notas e um diploma somente. A escola deve formar e informar, deve gerar formadores e formadoras de opinião, baseando as mesmas na verdade, na ética e na coerência. A escola, não deve preocupar-se em aprovar e reprovar, meramente para cumprir um rito ou uma formalidade, não, a escola deve ser um dos agentes transformadores da sociedade, e não um campo de batalha. A escola deve ser um lugar reconfortante e prazeroso para todos, um lugar em que todos cumpram o seu papel.
O ensino religioso pode ficar em segundo plano. Mas... é importante também.
Márcio de Medeiros-13/04/2022
SAUDADE
Palavra triste, mas bela
Só exprime um pensamento
Palavra simples, singela
Mas causa dor, sofrimento.
Tempos ditosos da vida
A infância tão inocente
Afagos da mãe querida
Passam tão rapidamente.
Chegam então a mocidade
Outra fase de ilusões
Que com tal vivacidade
Embriaga os corações.
Nossos felizes momentos
São muito tristes, na verdade
Vão rápidos como o vento
Restando apenas saudade.
PASSADO
Se algum dia, talvez no fim da vida
Folhares seu caderno de ilusões
Verás então que vida mal vivida
A de viver mentindo e ferindo corações.
Se analisares todo teu passado
Entre as mulheres que com ele ficaram
Por todas com quem esteve entusiasmado
E aquelas que talvez te amaram.
Encontrarás meu nome, sim meu bem
Talvez até na lista de aventuras
Inexpressivo e até quase apagado
Apenas um entre os demais também
Que importará quem te amou com loucura
Se tudo então pertencerá ao passado.
SONHAR
Cresci, deixei de sonhar
Digo sonhando pra mim
Tenho agora que pensar
Na vida e futuro, enfim.
Fecho os olhos, penso e vejo
Um lar, crianças, amor
E tu. É tudo que almejo
E sonho com mais calor.
Sonhar é bom, traz saudade
Do meu doce e puro amor
Que seja realidade
Longe das frases de dor
Que agora é felicidade
Que tenho e darei com amor.
MAIO
Mês dos sonhos, da beleza
Mês de maio, dos amores
Mês das mães de Maria
A mãe de das dores.
Mês das canções mais sublimes
Dos botões de laranjeiras
Da abolições dos escravos
Das flores, das trepadeiras.
Mês dos sonhos coloridos
E das canções de ninar
Mês dos sepulcros floridos
Da tristeza e da saudade
De mágoa e felicidade
De berço, campo e altar.
AMOR ETERNO
Nosso amor, quanta alegria
Nesses anos sempre deu
E para muito valeu
Fazendo a vida, poesia.
Minha vida era vazia,
De tantas cores se encheu,
Meu coração, que é só teu,
Salta de tanta alegria.
Esse amor que é quase nada,
Traz minha alma agasalhada
E é tudo que eu tenho tido.
Que jamais me falte isso:
Tens comigo um compromisso
Sê bem sincero querido.
