Textos de Reflexoes sobre as Pessoas
Quando as pessoas te atacam ou à sua empresa pela posição assumida, elas estão atacando uma parte dentro delas representada nas suas palavras. Quando as pessoas defendem você ou sua empresa, defendem quem elas são. Desde que você escolha um lado. Não fique em cima do muro para agradar a todos. (Artigo "Se você não se posiciona, você é invisível")
Dê poder às pessoas. O mundo mudou radicalmente nos últimos 20 anos, principalmente com a chegada da internet. Qual o fator decisivo para tanta transformação? O poder dado às pessoas pelo acesso à informação. Em todas as direções para todos os gostos e perfis de pessoas. Por que a mudança foi tão brutal? Porque como passamos a consumir milhares de vezes mais informação do que no século passado por múltiplas fontes. Como criaturas com inteligência que somos, passamos a enxergar o mundo de uma outra forma o que passou a influenciar diretamente nossas emoções, ações e resultados. Uma das estratégias mais fortes no mercado para que uma empresa se conecte ao seu cliente está em dar poder às pessoas. Informação que faça sentido e torne a vida delas melhor de alguma forma ou resolve um problema. Daí a origem do Marketing de Conteúdo. Informação de valor que é dada e faça sentido, posiciona a empresa ou a pessoa que a transmite em autoridade. Quando você vai ao médico, você costuma duvidar da sua receita ou das suas orientações? Provavelmente não. Porque temos em nossa sociedade uma cultura de autoridade para esse profissional, que se posiciona como especialista. A sua empresa também pode se posicionar como especialista e ajudar o cliente a comprar muito mais de você. Para isso, você tem que dar poder às pessoas. Através de informação de valor para a vida dela. Não só informação técnica, mas toda informação que torne a vida da outra pessoa melhor ou aprimore a experiência do seu produto ou serviço com o seu cliente. Por exemplo, a sua empresa produz brownies, com o que combina a sua delícia torna a experiência do seu cliente mais espetacular? Em que momentos? Depois do almoço, na ressaca, no lanche da tarde? Qual combinação inusitada é incrível? Além disso, qual o perfil do cliente que a informação será mais relevante para ele? Não se esqueça. Dê poder às pessoas. Além disso, a lei do retorno no universo não falha.
Algumas pessoas vão passar por sua vida, e vão levar seus sonhos, suas alegrias, suas expectativas, suas esperanças, vão tirar tudo de melhor que você sempre teve. Mas também, haverão aquelas que te ensinarão a se reconhecer, a te fazer ser forte, a acreditar em você mesmo, a se olhar no espelho e te ver como você é, único e raro, e principalmente, essas pessoas vão te fazer entender que nem todas são iguais. Existem aquelas que vão te quebrar por dentro, e outras, que vieram simplesmente para te juntar e te fazer mais forte do que antes. Essas pessoas, nos dão sorte. Sorte nossa, que ainda existem essas pessoas.
AH! AMOR... Sentimento idiota que enfraquece as pessoas. Deturpa a capacidade analítica do indivíduo sobre os fatos deixando bobo. Além do mais quando este começa enfraquecer transforma a atmosfera em algo tão sufocante que até o ar fica pesado para adentrar no corpo que sucumbe em seu próprio ópio.
"A doença do mundo não é um vírus. O vírus simplesmente é a doença das pessoas. Porém a doença do mundo são as próprias pessoas, com sua arrogância, com sua falta de humanidade e humildade. O desejo imensurável de poder, na base de mentiras e insinuações. A falta de pensamento próprio, o condena aos que se subordinam cegamente. Desejamos curar a doença das pessoas, mas não nos importamos em curar a doença do Mundo".
E nesse exato momento tem sempre alguém pior do q a gente... Pessoas que acham q não tem mais saída, endividadas, desiludidas e doentes,... Até quando a dor de alguém ou seu problema será tratado como "drama " e sem importância alguma? Valorize sua vida, tudo tem saída, tudo se resolve... O tempo ruim vai passar, ou não.
“ Muita dó de pessoas que vivem nas redes sociais postando só ostentação e já chama de amigos aquele que acabará de conhecer só pq tem dinheiro, mas que nós sabemos que na vida cotidiana não é nada daquilo que postam, não passa de uma pessoa frustada e complexada e que vive de mídia pra esconder esse hiato da sua vida.”
As 4 formas do “conhecer” as pessoas:1- Tem pessoas que a gente conhece e de cara a gente não gosta, daí com o passar do tempo a gente vê o quanto a pessoa é gente boa e quanto tempo perdemos em não ser amigos.2- Tem pessoas que a gente conhece e de cara a gente gosta, daí com o passar do tempo a gente vê o quanto a pessoa não vale nada, o quanto ele é péssima e na primeira impressão foi puro fingimento.3- Tem pessoas que eu a gente conhece e de cara a gente não gosta e com o passar do tempo a gente vê que realmente a gente estava certo, e ela não valia nada de fato.4- E tem pessoas que a gente conhece e de cara a a gente gosta e com o passar do tempo gosta mais ainda e vê que você conheceu a pessoa certa pra ser seu brother...
Pare de correr atrás das pessoas, desative o visto por último, deixe de dá importância a coisas assim, se a pessoa não te procura é porque ela não sente sua falta, então não seja um encomodo na vida dela. Aprenda a caminho sozinho, se ame, se aceite seja seu próprio melhor amigo, porque quando você chegar lá no topo e olhar pro lado não vai ter ninguém com você, será você e você sempre. Os únicos que podem está é a família mas também nem sempre. Então não cobre de alguém algo que ela não quer te dá e cobre mais de você, às vezes a caminhada é solitária mas vale a pena porque quando alcançar o fim da linha, vai está muitos ali te aplaudindo.
Federico Fellini, na sublime altivez de sua genialidade, muitas vezes utilizava pessoas comuns em cenas de seus filmes. Acho que foram exatamente essas pessoas comuns que inventaram o Federico Fellini. E a fantasia de seus filmes é mais realista do que a própria realidade. Todo o absurdo de Fellini era fidedigno. E o mar é, sim, feito de papel celofane.
O regozijo maior de algumas pessoas consiste na mera aparição eventual em alguma foto de coluna social. A lição que fica disso: essas pessoas todas se resumem somente às suas fotos publicadas, nada mais do que apenas isso; eternizadas nas mesmas folhas de jornal que a gente usa para absorver necessidades fisiológicas dos nossos gatos.
A tecnologia teve o condão de revelar ao mundo as milhões e milhões de pessoas que são deseducadas, desocupadas e sobretudo egoístas; revelou uma sociedade de mulheres e de homens solitários, sexualmente infantilizados e que, por detrás da tela de um notebook ou de um smartphone, fingem descaradamente serem o que não são, ou possuírem o que jamais possuíram, ou até mesmo um estado de felicidade e de autossuficiência que, na prática, é inexistente.
Com efeito, é preciso dar um basta a pessoas e a situações que chegaram a um limite, porque nos anulam. Porém, isso não funciona apenas ligando um interruptor simplório, fazendo parecer que tudo ocorreu em função do outro, e que nós seríamos apenas o passivo. Isso nos coloca em condição de vítima, que nos infantiliza e fragiliza. Se chegamos a tal ponto de infelicidade é porque nossos hábitos e concessões assim permitiram. A mudança verdadeira parte para um olhar primeiro a nós mesmos e, em segundo plano, a uma mudança sincera de hábitos e vícios. Não os hábitos e vícios dos outros. Os nossos!
Impressiona a capacidade que algumas pessoas têm de não aceitar viver em harmonia e buscar constantemente a discussão e a peleja. Lamentável já que a vida é tão curta e, por vezes, tão difícil. Tais pessoas se envenenam, e carregam uma energia tóxica e autodestrutiva. Quase fedorenta. Geralmente morrem na maior e mais profunda solidão de corpo e espírito, digerindo indiferença e esquecimento. E terão velórios vazios.
Curioso que todas as pessoas que lhe odeiam e que lhe amaldiçoam são, sem exceção alguma, servas e escravas suas. Alimentam-se de sua existência. Dependem visceralmente de você, tal qual a planta necessita de água. E por isso mesmo sua resiliência as atordoa, e a sua indiferença as afeta tanto. É mortífera. A indiferença queima como o fogo.
Com frequência vemos pessoas misturando Conhecimento, Sabedoria e Discernimento sem atinar que provêm de fontes distintas. Enquanto o Conhecimento é encontrado nos livros, a Sabedoria é consequência da reflexão. e o Discernimento decorre de autodesenvolvimento aliado a senso crítico. Ainda que não necessariamente associados, o hábito da reflexão acaba gerando discernimento, mas também há pessoas que nunca tiveram acesso a um livro, mas desenvolvem grau elevado de sabedoria.
É comum ver pessoas se melindrando com visões críticas por não saber distingui-las de censura ou julgamento. Ao mesmo tempo se vê outras maquiando suas grosserias como “crítica”, quando também não dá para confundir as duas coisas: a crítica é direcionada para as ideias, a agressividade para as pessoas. Desse modo o recurso de se alegar uso de crítica para mascarar uma clara agressão a outrem não vai além da estratégia dos covardes.
Mágoa nada mais é que expectativas frustradas. Digo isso porque quando analisamos duas pessoas brigadas por exemplo, cada uma no seu ponto de vista tem a sua razão, a única diferença que quando colocamos muita expectativa em algo ou em alguém acabamos nos magoando por achar que a pessoa não nos mereça. Lembre-se tudo com excesso uma hora transborda.
Pena e dó não é o mesmo que respeito. As pessoas precisam decidir o que elas querem: se uma migalha emocional, ou o seu direito de fato. Vitimismo pode até gerar uma consternação, o que as vezes é uma falsa piedade, mas nunca será bom, nem para a pessoa, e muito menos para a luta por uma causa.
Infelizmente muitas pessoas se encontram num ambiente inóspito sem nem mesmo se dar conta disso. Cercam-se de pessoas tóxicas ou equipes de trabalho que sufocam sua criatividade. Procure mudar para ambiente onde suas qualidades possam ser ressaltadas. Uma dica valiosa: seja você mesmo, pois, afinal, todo mundo está ocupado demais sendo o que não é
