Textos de reflexões
O Silêncio Que Te Espia
William Contraponto
Te escondes no ruído e na agonia,
temendo o vulto da própria verdade.
Chamas de vida a farsa que te guia,
mas vives sob o fio da tempestade.
Teus gestos são ensaio e encenação,
reflexos de um deserto mal coberto.
Teu riso é disfarce da contramão,
pois nunca estiveste assim tão perto.
O quarto te devolve o que calaste:
um murmúrio sem rosto, frio, inteiro.
No fundo do silêncio que evitaste,
te espreita um ser sem nome e verdadeiro.
Não foges só do mundo lá de fora,
mas da presença crua que te habita.
O barulho é o refúgio de quem chora
sem ter coragem de escutar a dita.
Salmo do Que Sobrou
Pai,
fui abandonado pelos que me chamavam de lar.
Fui traído pelas promessas que fiz a mim mesmo.
Chamei de amor aquilo que me devorava
e ainda assim ofereci o pão.
Me disseram:
homem que chora é fraco.
homem que parte, é culpado.
homem que sente, não serve.
Então calei.
Por anos calei.
Enterrei meu grito sob pneus e porcas,
numa oficina que cheirava mais a passado que a graxa.
Mas nem o barulho das engrenagens
conseguia abafar o ruído do que eu não dizia.
Na bancada, deixei as chaves.
Foi sem querer —
mas nada é por acaso quando o mundo está desabando.
Vi minha amada me olhar como um estranho.
Vi a verdade sobre meu filho me atravessar como espada.
Vi minha família me virar o rosto
como se eu fosse o próprio erro.
E eu?
Eu só queria um pouco de verdade,
um pouco de chão
onde meu coração coubesse.
Gritei para o céu,
mas só ouvi o eco da minha fé ferida.
“Pai… nas tuas mãos entrego o que sobrou de mim.”
Não era mais súplica.
Era rendição.
De mim restou apenas isso:
um suspiro com nome.
Um corpo em estilhaços
que ainda crê no vento.
Explodi por dentro.
Morri sem coroa.
Mas, como o meu Mestre,
fui enterrado na injustiça
e renasci no invisível.
Se até os anjos
merecem morrer,
quem sou eu para não cair?
E no entanto,
olha para mim —
ainda aqui.
Ainda verbo.
Ainda caminho.
Não vim para ser exemplo.
Vim para ser espelho.
Para que os que sofrem
saibam que a dor também
pode ser oração.
Este é o salmo do que sobrou.
Do homem que perdeu tudo,
menos a centelha que o fez de novo.
E se este corpo já não cabe na velha vida,
que seja templo
de uma fé que arde
sem pedir plateia.
"Eu vi a paisagem e não resisti, à beira do abismo eu gelei.
Refleti por um momento e por um eterno segundo, eu hesitei.
Não resisti, nas suas lembranças me lancei.
Lembrei-me de quando cada palavra sua, fazia-me dos seus sonhos, o rei.
Nem sobre as nuvens eu me senti tão perto do céu, como nas vezes em que te amei.
Vislumbrei a vastidão, me encantei com a beleza das coisas que o Deus fez.
Mas só vi perfeição na beleza do mundo, uma única vez.
Quando fitei os seus olhos e ali mesmo me apaixonei.
Ali, logo ali, eu não deveria, eu sei.
Mas nas lembranças, nos sonhos de contigo, uma vida, me lancei.
Eu era feliz, eu sei.
Mas na beleza do oceano, existe o seu eu profundo e aí existem perigos, eu sei.
O coração parvo, encantado, louco, enganado, não quis me ouvir, mas eu avisei.
Que seu amor era passageiro, como às nuvens aos meus pés, que a pouco narrei.
Ali em cima, eu vi o mundo, eu vi você, quem sabe Deus? Talvez.
Lembrei-me do seu olhar e como naquele dia, não resisti, eu gelei..." - EDSON, Wikney
A validade de uma palavra é determinada pelo efeito que ela causa e a postura que quem a proferiu. Um pensamento germinado só vai se desenvolver, se for alimentado.
O que vale realmente a pena, é olharmos para dentro do “eu” e vermos a extraordinária integridade pessoal sendo refletida naqueles que ao se aproximarem, não terão dúvidas de que serão valorizados em seus detalhes.
O consciente e o inconsciente de determinadas pessoas, não conseguem entender o legado que se constrói por detrás de horas e horas de estudo e pesquisa.
Alguns relacionamentos são beneficiados e comemorados com “bodas”, outros, mesmo com o passar dos anos, com “velas” "brindes" de aniversários infantis.
Ser livre e feliz, é uma questão de virtudes e não de um comportamento generalizado devido a uma concepção ilógica e a substituição do verdadeiro, por um assustador motivo do comportamento e uma explicação razoável feita por sentimentos próprios indesejáveis e atribuídos a outras pessoas.
Nenhum processo de maturidade de ser feliz é possível, se não existir uma disposição de sua alma, o pensar e agir.
A coragem é, a cima de tudo, a qualidade que permite uma pessoa “ser” mais “ser humano” do que religioso.
Sermões se dispersam com o vento e não sobrepõe “atitudes”!
Sentimentos e opiniões instáveis agem ao presente através de pensamentos, emoções e reações não resolvidas!
A leitura permite uma pessoa ser mais comprometida com seu próprio ser — a sabedoria e o conhecimento dão sentido à vida e permite fazer o melhor uso de sua liberdade com o universo.
Quando uma pessoa não lê, ela trava sua capacidade de ser tornar melhor, nutre seu achismo e seus julgamentos reflexos.
O autoconhecimento sempre irá nos levar a confrontar nossas mazelas com o objetivo de transformá-las em algo maior do que esperamos!
Leia em voz “alta”, como se fosse páginas de um livro uma ou duas atitudes e veja se sua “alma” irá silenciar e qual será o comportamento de seu pensamento!
Viver uma vida plena, moral e ter a ética como base.Significa integrar nossa natureza que são nossas “virtudes” e nossos desejos, as dimensões de nosso corpo com a afetividade que o presente nos beneficia.
Todos carregamos muita coisa do passado, mas é necessário maturidade para entendermos o quanto somos beneficiados com o presente!
Pessoas mal resolvidas, preenchem as outras com suas “imprecisões” além de acrescentarem outras mazelas.
É me "achando"! Que corrijo meus defeitos e imperfeições! É me “achando”, que consigo doar para as pessoas o que existe de “bom” em mim! É me “achando” que sou um colaborador para a construção de uma sociedade melhor!
Ao avaliar uma opinião, esta, não deve ser uma coletânea “doxa” e sim, através de uma postura ética de quem externa.
Algumas opiniões ou sugestões, derivam de propagandas e não de uma raiz de atitudes ética. Opiniões baseadas em propagandas, são opiniões sustentadas por vaidades mal resolvidas.
Sentimentos ou atos?
Às vezes é difícil descobrir os sentimentos — e, com frequência, ainda mais difícil admiti-los. Logo!
Nossos pensamentos são nossas verdades! Nossas verdades são nossas atitudes, nossas atitudes são responsáveis pelas nossas regras, nossas regas são responsáveis por nosso caráter, nosso caráter revela que tipo pessoa somos, e que tipo de amigos somos!
A “ignorância” e “alienação” quando não observadas ou aceita, faz com que uma “palavra” não cumprida ou um “nudes”, tenham mais valor do que a “consciência” e a “moral”.
As coisas só terão valor na vida de uma pessoa, se ela souber para onde ela quer ir e que tipo de conhecimento e confronto ela consegue suportar.
Algumas emoções e o sentimento de liberdade, podem até nos permitir transpor desafios. Mas, se não existir o equilíbrio emocional, as atitudes toscas, rígidas e a ansiedade, não irão deixar que as habilidades se distancie dos mesmos hábitos presos no próprio casulo.
A lamentação, pode ser uma forma de não querer reconhecer a própria normalopatia.
Um déficit emocional de maturidade de “si mesmo”, pode levar uma pessoa a “não” aceitar ou ignorar as “contrariedades” que a vida nos coloca ao longo de nossa jornada.
A “paciência”, "maturidade" e o "equilíbrio" emocional se transforam em artigo de luxo frente a “não “aceitação das contrariedades.
“SE” é uma epidemia mascarada por trás de aparências reconhecidas, mas “não” assumidas por “não” saber dizer “não” e “não” entender um “não”!
O remorso está ligado as atitudes do passado, especificamente aos erros cometidos. Quando existe a confirmação de certas atitudes “não resolvidas”, o sentimento de culpa inicia uma gestação cíclica na mente de uma pessoa. Logo!
Não é possível falar de resiliência sem ter aprendido algo de novo, nem ganhar um esclarecimento sem vivenciar seu efeito benéfico.
Cumplicidade não é a mesma coisa que “amizade”.
Relacionamentos, precisam de pessoas com pensamentos éticos para entender a “realeza” de uma confiança.
A ideia de respeito ao outro, é gerada pela consciência por ser a “verdade” de cada “pensamento”.
Nossos pensamentos são nossas “verdades”.
Vejo o tempo como um harmônio de sua verdade. O tempo pode se tornar contagioso de sua própria liberdade ou não!
“PODERIA, GOSTARIA E DEVIRIA”, só são suprimidos pelo que se "FEZ" ou que se irá "FAZER"!
Sentimentos e relacionamentos pendentes quando não resolvidos, são responsáveis pela durabilidade de seu tempo!
Na vida mesmo com a Ansiedade,Medo,Insegurança,
Indisposição,tristeza e Solidão, a luz nunca sumirá, basta acreditar e lutar que ela voltará.
Mesmo que seja difícil persista, se uma tempestade surgir, permaneça forte e não deixe ela te puxar, pois com fé e persistência a paz você alcançará ✨😉
- Relacionados
- Frases de Paulo Coelho que inspiram reflexões
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
- Falsas Amizades: reflexões para evitar decepções
- Frases de grandes pensadores que inspiram reflexão e sabedoria
- Alegria: pensamentos e reflexões para uma vida mais leve
