Textos de reflexões
"Eu não tenho tudo o que poderia ter, mas escolho viver com honestidade, correndo atrás de cada conquista com esforço e dignidade.
Prefiro a paz interior ao peso de uma consciência desonesta. Sou grato por cada oportunidade que recebo e abraço todas como lições e experiências que me fazem crescer.
Valorizo profundamente as pessoas que, como verdadeiros anjos, nunca me deixaram fraquejar nos momentos difíceis.
E, para aqueles que não consigo ajudar diretamente, saibam que oro por vocês, pedindo força e caminhos abertos.
A honestidade pode não trazer o mais fácil, mas traz o que é verdadeiro e duradouro."
Sigo tocando minha vida , altos e baixos mas uma coisa é certa, ninguém vai ficar sem sorrir ao meu lado .
A Banheira e o Bar na Sala
Hoje, afundei na banheira como quem se entrega ao mar em dias de tempestade. Não era um banho comum. Era um rito de despedida, talvez um encontro comigo mesmo. Do bar da sala, trouxe as garrafas — cada uma, um segredo engarrafado, um consolo líquido. O whisky queimava a garganta como uma verdade que ninguém ousa dizer, enquanto a música A Little Bit Happy (Live) dançava no fundo, melancólica e irônica, como a vida às vezes sabe ser.
O peso das decisões flutuava junto à espuma. Pensei no fim. Não um fim grandioso, mas um fim calado, como quem apaga a luz e fecha a porta. A mente, embriagada, gritava perguntas sem resposta: "Quantas vezes uma alma pode se refazer antes de desistir de tentar? Será que cansar da vida é a metáfora mais cruel do existir?"
As garrafas se tornaram companheiras, confidentes de um instante eterno. Bebia não para esquecer, mas para enfrentar o que a sobriedade temia. A cada gole, um pedaço da dor parecia evaporar, mas, em troca, vinha o peso da lucidez: “E se o mundo não fosse algo de onde se foge, mas algo que se redescobre?”
De olhos fechados, as lágrimas se misturavam à água morna. Pensei no amor que dei e que não soube guardar, nas promessas que fiz e que se quebraram como cristais no chão. Mas ali, entre os vapores do álcool e as notas da música, veio um sussurro, suave como o toque de uma brisa: "A vida é só isso... metáforas que se tornam reais e nos convidam a continuar, mesmo quando tudo parece dizer para parar."
E, de alguma forma, não saí da banheira para o fim. Saí para recomeçar, ainda que hesitante, ainda que sem respostas. Afinal, o whisky pode queimar, mas o coração... esse insiste em bater.
Uma vez, uma colega me disse que era impossível ter empatia. Segundo ela, a definição em si era impraticável: “colocar-se no lugar do outro”. Afinal, como seria possível sentir exatamente a dor do outro?
Fiquei pensando por alguns minutos e respondi: “Eu gostaria que as pessoas tivessem empatia quando precisei. Talvez não sentir a minha dor, mas demonstrar empatia suficiente para não apontar, não julgar, acolher e respeitar.”
Já passei por muitas coisas. Lembro que, em um momento da minha vida, até julguei a dor da minha irmã. Achava que era “drama”. Mas, se era ou não, o que realmente importava era acolher. Ela só queria ser ouvida. Aprendi isso quando perdi meu pai e me vi sozinha, lutando para dar dignidade à minha família e tentando esconder minha dor em saídas noturnas.
Naquele período, me senti completamente só. Quando a turbulência passou, finalmente consegui viver o luto pela perda dele. Mas, mesmo assim, ouvia coisas como: “Nossa, mas já faz tempo, por que você ainda está sofrendo?” Essas palavras me afundavam ainda mais, porque eu não tinha me curado e nem conseguia entender meus próprios sentimentos. Foi um tempo difícil, mas eu sobrevivi.
E aqui estou eu, tentando conscientizar as pessoas ao meu redor. Não quero ser amiga de todos; só não quero ser alguém que machuca. Quero ser alguém que acolhe. Já conheci pessoas que desistiram da vida e outras que estavam ao redor, completamente perdidas. Se eu puder ser luz na vida de alguém, serei. E, se outras pessoas não entenderem isso, tudo bem. Escolhi ser assim.
Não sou perfeita. Tenho erros e defeitos, mas sou humana. E todos nós somos. Antes de ser pai, irmã ou amigo, cada pessoa é humana e precisa ser acolhida, tratada com gentileza. Não sabemos as dores nem os processos que o outro está enfrentando.
Mesmo diante de arrogância, escolherei ser gentil. Algumas pessoas podem não merecer, mas vou tentar, porque é isso que quero ser.
Em 2025, trabalharei para ser a minha melhor versão. E assim será nos anos seguintes. Que o Criador deste Universo me permita continuar nesse caminho e esteja sempre ao meu lado. Amém!
Esses dias, após uma conversa com meu irmão, me peguei refletindo. Ele foi fazer um bico como ajudante de pedreiro, trabalhando sob um sol escaldante. Ele é trabalhador, tem estudo, e enquanto está no seguro-desemprego decidiu arriscar. Sentiu na pele um pouco do que nossos pais vivenciaram durante
Meus pais eram trabalhadores rurais, assim como grande parte da minha família: meus tios, meus avós. Eles trabalhavam cortando cana, enfrentando o sol quente, e voltavam para casa exaustos, com a pele queimada. Cresci ouvindo que não queriam essa vida para nós.
Estudamos, não somos ricos, mas tivemos oportunidades melhores graças ao esforço deles. Apesar de meu irmão ser teimoso e carregar suas mágoas, ele sabe, no fundo, que devemos muito aos nossos pais. Hoje, quando olho para trás, vejo que não tenho metade da força que eles tiveram. Criar quatro filhos, morar de aluguel, trabalhar sob o sol ardente e, ainda assim, usar os domingos de folga para fazer bicos e garantir o alimento na mesa… Isso é algo que me inspira profundamente.
Minha infância não foi fácil. Não sinto falta da escassez, mas sinto saudade da simplicidade que tínhamos. Quando crianças, não nos importávamos com o que faltava, éramos felizes com o que havia. Com o passar dos anos, começamos a dar mais valor ao que não temos do que ao que temos.
Hoje, somos a chamada “geração de cristal”. Não somos ricos, mas temos condições melhores, e isso só foi possível graças à geração de luta e sofrimento que veio antes de nós. Devemos muito a eles, que carregaram o peso de uma vida dura para nos proporcionar as oportunidades que temos hoje.
A Singularidade do Peso que Carregamos.
Por: Alexandre, Aniz
Cada ser humano caminha pela vida carregando um universo invisível de experiências, dores, desafios e esperanças. O que para um pode parecer leve, para outro é um fardo insuportável. O peso que levamos nas costas é feito das histórias que vivemos, das cicatrizes que colecionamos e dos sonhos que insistimos em carregar. E é exatamente por isso que o ato de julgar é tão falho: julgamos a partir de nossos olhos, nunca dos olhos do outro.
Ao julgarmos, projetamos nossos próprios parâmetros, como se todas as dores fossem iguais, como se a resistência humana pudesse ser mensurada por uma única régua. Mas não há medida comum. Cada passo dado por alguém, por mais insignificante que pareça, pode ser um ato de coragem imensurável diante do peso que essa pessoa carrega.
Da mesma forma, comparar-se é uma armadilha que desvia o foco do essencial: o crescimento individual. Quando nos comparamos, ignoramos o contexto único que molda cada trajetória. Buscamos equivalências que não existem, medimos nosso valor com uma régua alheia e esquecemos que a verdadeira superação não está em ser melhor que o outro, mas em ser melhor que ontem, em carregar nossas dores com dignidade e resiliência.
Respeitar a jornada do outro é um ato de sabedoria e empatia. Não precisamos entender completamente o que o outro sente para respeitar seu peso. E, acima de tudo, devemos aprender a acolher nossas próprias dores sem culpa ou julgamento. Porque, no fim, o que nos define não é o peso que carregamos, mas a maneira como o sustentamos; e como encontramos forças, mesmo nas quedas, para continuar caminhando.
Viva Direitinho
Aniz
Processo
O vento empurrava meu peito
Acinzentado
Mas tudo direito
Ainda assim, acabado
Caminhara
Com destino
Orara
Buscara o trino
Caminho
Não importa a direção
Como pássaro fora do ninho
Ação pela reação
Pouco tempo passou
Assim senti
O destino chegou
Nem vi
Tinha que viver
Jamais parar
Entender
Não chorar
Doce professor
Estava na hora de criar
Se permite a dor
É para ensinar
A epifania é constante
Desesperado
Mas o remédio era calmante
E logo estava acabado
Fim do grão de trigo
Novo progresso
Ele é pai e amigo
"Sem retrocesso"
"Deixe seu peso comigo"
Depois disso, apenas rezo.
Passado: por que ele afeta nossas escolhas?
Poderia dar resposta à própria pergunta com a seguinte observação: O passado afeta nossas escolhas porque somos o passado, vivendo no presente.
Mas vamos além. Somos a nossa própria construção, porém, não somos nós que nos moldamos, somos moldados! Imagine uma criança que acaba de vir ao mundo, seu primeiro molde será dado pelos pais, que projetarão suas expectativas e frustrações no rebento que acaba de nascer. Com o desenvolvimento desta criança, esta começará a receber informações prontas sobre os mais diversos aspectos de vida que o cerca. Estas informações lhe darão base para viver na sociedade que agora ela pertence.
Ora, se as informações lhe são postas, posso afirmar que quase nada é seu. E me desculpe, sua construção pode ser um projeto falho, pois o objetivo da construção é dar forma a algo, presumivelmente bom. E não se consegue dar esta forma, sem as ferramentas necessárias, dentre as quais, a capacidade de entender o que realmente está acontecendo à sua volta, sem a influência do famoso “gaslighting”.
O passado como citei só tem importância se pudermos aprender com ele. Devemos lembrar que o tempo é linear, ou seja, não se é possível retornar ao passado. Mesmo assim e não raras vezes, nós nos pegamos fazendo aquela famosa pergunta: E se eu pudesse voltar no tempo, mudar o passado? Não poderia, porque como eu disse o tempo é linear. No entanto, muitos ficam presos a esta pergunta, demonstrando insatisfação ou arrependimento, afinal, por que você mudaria algo que está bom?
Se teu presente está bom ou ruim, isso é consequência das escolhas feitas no pretérito que te levaram a este ponto, aliado a uma série de circunstâncias das quais você não tem e jamais terá controle. Lembre-se que você só controla neste mundo seus pensamentos, nada mais. Agora, se sua forma de pensar é moldada a partir de outrem, me desculpe, nem isso você controla mais.
As experiências que passamos na vida nos moldam, isto é uma afirmação simples, mas ela terá o molde e força que dermos para ela. Se nosso molde for bom, em qualquer situação conseguiremos extrair algo de positivo da situação vivida. E se for mal, do mesmo jeito tiraremos algo de ruim da mesma situação. É como a experiência do copo meio cheio ou meio vazio, dependerá da perspectiva, alguém positivo poderá falar que o copo está meio cheio, alguém negativo poderá falar que o copo está meio vazio, e o realista saberá que alguém terá que lavar o copo.
Pelo pouco dito, já podemos entender o porquê o passado afeta nossas escolhas. Nossas experiências, influências recebidas, aquilo que cultivamos e cultuamos, tudo isso faz parte de nosso ser e em razão deste conjunto acumulado, desta construção é que faremos nossas escolhas. Elas poderão mudar no futuro, sim, dependerá daquilo que começarmos a cultuar e cultivar agora.
É perfeitamente possível que alguém mude de opinião ou se liberte de uma visão encrustada, mas dependerá de uma autoavaliação, afinal, estas mudanças somente ocorrem em mares tempestuosos, pois também é característica nos estabilizarmos em nossa própria zona de conforto.
Sair de nossa visão atual nos amedronta, mas é necessário aprender a olhar para o passado e identificar se nossas ações foram acertadas ou não, repensar sobre isso dentro de uma visão mais clara e libertadora, sem culpa e sem julgo, entendendo que tua ação, ou o reflexo dela, por mais deletéria que seja, pode sim servir como alerta para que no futuro, tal situação não se repita.
O passado sempre ecoará em nossas ações presentes e futuras, impactando em nossas escolhas, se não conseguirmos fazer as pazes com ele.
Ao findar este texto, este já terá ficado no passado. Lições aprendidas ou não, jamais mudarão um fato, o tempo é linear e você caminha por ele, sempre em frente, então de nada adiantará arrastar os fardos do passado para o seu presente, pois isso apenas o cansará para a próxima etapa em sua vida, ao contrário, faça as pazes com teu passado, lave sua alma e aprenda o máximo que puder. Somente assim, suas decisões no presente e no futuro mudarão.
Gratidão.
Paz e bem.
Te amo, obrigado, me desculpe.
Massako.🐢📖
Nestes anos que se passaram, aprendi muitas coisas boas, mas para isso precisei enfrentar situações muito difíceis, tanto na minha vida quanto na vida das pessoas que amo. Hoje, consigo enxergar parte da história de Jó, que nos ensina sobre como Deus, às vezes, permite que enfrentemos o mal para nos transformar.
Muitos acreditam que a esposa de Jó morreu, mas isso não é verdade. Quem morreu foram os filhos dele. Jó perdeu tudo o que lhe pertencia, tudo o que o mal conseguiu tirar. Ainda assim, ele perseverou e suportou o sofrimento. Esse mesmo tipo de mal, acredito, muitos de nós enfrentamos, tanto homens quanto mulheres, enquanto lutamos diariamente para buscar o melhor para nossas famílias, sem fazer distinções ou preferências.
Entro em mais um ano com essa reflexão: que possamos aprender com as adversidades e nos fortalecer nelas, sempre buscando o melhor para nós e para aqueles que amamos.
Ciclos que se repetem
Sempre começa com uma chama, algo tão doce e quente que parece que vai durar para sempre. Mas o sempre é um conceito frágil, feito de expectativas e promessas que ninguém sabe ao certo se pode cumprir.
Eu tento, com todo o coração que ainda carrego, acreditar. Mas o padrão se desenha outra vez — linhas que já vi, gestos que já senti. Palavras que ecoam como se tivessem sido ditas antes, em outra cena, outro rosto, mas o mesmo desfecho.
Será que sou eu? Minha necessidade de controle, ou meu medo de me perder? Ou é você? Sua distância, ou talvez o reflexo do que eu mesma escondo? Eu me pergunto isso enquanto assisto a história se desfazer, mais uma vez, pelos meus próprios dedos.
E quando digo adeus, não é com alívio, mas com uma dor que insiste em me acompanhar. A dor de saber que tentei, mas não o suficiente. Que lutei, mas talvez no campo errado. Ou será que amar é isso? Um eterno cair e levantar, um constante perder e reencontrar a si mesmo?
Defendo minhas escolhas, minhas falhas, mas cada despedida me lembra que ser forte não significa não sentir. E eu sinto.
Se eu pudesse pedir desculpas a todos os finais, pediria. Pediria desculpas por não ser o que esperavam, ou talvez por esperar demais. Mas desculpar-se não muda o ciclo.
E assim eu deixo ir, uma vez mais. Com amor, com dor, e com a estranha esperança de que, em algum lugar desse espiral, eu encontre o caminho para quebrá-lo.
Dia lindo dia bonito
Dia de abraçar o novo
Dia sombrio como todo
Dia iluminado em partes
Dia de viver? Eu anseio!
Afinal de contas, como?
O que é viver, nessa realidade?
Tô sem ânimo, sem amor próprio
Quer saber? to cansado de viver!
Mas não tanto quanto de sofrer!
O que sobra é lutar e lutar…
Um dia, dois, até o infinito e talvez além
Será que vale a pena lutar?
Talvez haja uma paz que não enxergo
Eu sinto que há, só não consigo alcançar.
Conectando o mundo, podemos pessoas ver.
Mas conectar... será mesmo?
Para ver, basta um passo, um chamado, uma troca.
Se conectar é mais do que enxergar,
é deixar que o mundo nos toque,
é atravessar os muros invisíveis entre nós.
E, no entanto, a verdadeira conexão nunca chega.
Não porque está longe, mas porque a deixamos desluir.
Ela se dissolve entre os rostos —
amigos ou estranhos, conhecidos ou esquecidos.
Tristonho, enfim, lhes digo:
esta poesia é de nada,
mas, talvez, seja de tudo.
Entre versos doces ou amargos,
há um eco do que perdemos.
Simples é conectar.
Difícil é perceber que, entre os delírios do tempo,
fomos nós que nos perdemos...
Quanto menos o ego fala, mais a alma pode cantar.
Quando você deixa de lado a tagarelice constante do seu ego, você se conecta a algo mais profundo e significativo.
Seu ego está sempre tentando provar a si mesmo, estar certo, estar no controle...,
mas quando você silencia essa voz, você ouve os sussurros da sua alma.
E é aí que a mágica acontece!
Os humanos tem um incrível dom de disfarçar suas vidas angustiadas e sofridas com dinheiro. Seu papel não é receber nada em troca, humanos querem ser reconhecidos, quando queremos pagamentos pelo que fazemos, mostramos que somos tão comuns quanto aqueles que ajudamos. Temos que apenas ajudar a quem precisa, e tudo aquilo de bom que fazemos retorna para nós em resposta.
Manifesto de Uma Alma Livre
Sempre tão ansiosa a respeito do futuro,
Eu me antecipava, como se pudesse vencer o tempo.
Carreguei expectativas que não eram minhas,
Engoli silêncios,
Tolerei situações e palavras que me desgastavam,
Até perceber que me perder de mim mesma
Era a pior prisão que eu poderia aceitar.
Eu não nasci para competir por atenção,
Nem para provar nada a ninguém.
Minha única missão é superar a mim mesma,
Acordar a cada dia com a vontade urgente de ser mais.
Exploro tudo o que sinto
Porque negar minhas emoções seria negar minha própria natureza.
Sou intensidade, movimento e recomeço.
Se algo me magoa, eu não finjo que não doeu.
Eu sinto, permito queimar,
Mas transformo as cinzas em impulso.
Não guardo mágoas, mas não esqueço histórias.
Lembro-me de cada nome e cada olhar,
Não por rancor,
Mas porque não há aprendizado sem memória.
Eu aprendi a dar um sentido temporário a tudo,
Porque permanência é ilusão.
O que eu amo pode ser eterno dentro de mim,
Mas sei que o mundo está sempre em movimento.
E eu também estou.
Se há algo para melhorar,
Vou encarar sem medo.
Se há algo para deixar para trás,
Vou soltar sem arrependimentos.
Nada me congela, nem a dúvida, nem a razão.
Se tiver que cair, eu caio com coragem.
E se cair, volto com um propósito maior.
Porque viver é experimentar, é sentir, é arriscar.
É construir e destruir se for preciso,
Até encontrar aquilo que faz meu coração vibrar.
Eu sou intensa, sim.
Não fujo de mim mesma.
Exploro o mundo com a mesma coragem
Com que mergulho em meus sentimentos.
E, mesmo sabendo que nada é para sempre,
Continuo a escolher sem medo
Tudo o que me faz sentir viva.
Do tempo que me foi dado, um relógio foi posto em meu peito. Este, era um coração em constantes ticks e tacks, tirando assim minha força, vigor e desconsoladamente minha juventude.
Por diversas vezes pensava que teria parado de contar os segundos, pois não o sentia bater. Mas precisava acerta-lo, tendo em mente que não poderia pôr ou tirar um segundo sequer que fosse de meu tempo.
A bomba relógio que em meu peito batia, já havia de ter a sua hora de explodir. Não sabendo eu quando meu tempo terminaria. Me via em euforia de saber que não o tinha como prever.
Poderia algo fazer com que o tempo dele chegasse antes do que o destinado? Talvez aquilo que o fazia bater haveria também de cessar seus batimentos ?
Seria por amor ou pela falta dele? Será então pela arte que já não fora mais nada alèm de uma expressão vazia de sentimentos extravagantes e conturbados. E caso tais eventos o fizessem de fato parar de bater antes do tempo.
Quem poderia deduzir ou mesmo afirmar que fora antes do tempo determinado?
Oque eu poderia dizer sobre a indigência social deste mundo?;o individualismo a causou e dês de que foi inventada nunca mais sessou.
Passarei despercebida por essa terra;mesmo meu que meu nome estivesse escrito na história dos homen;quem homem restará para lembrar da história?
Mesmo quem me amou me esquecerá;pois o tempo e a morte irão garantir que isso aconteça.
Terei pouco tempo antes que tudo aconteça; para ser lembrado antes de tornar ao pó e tudo desapareça.
### A ESTRADA NÃO TRILHADA II ###
Em noites de silêncio, onde as sombras dançam,
Penso nas trilhas que a vida não me fez passar.
Decisões guardadas, sonhos como pássaros engaiolados,
Há uma caixa de Pandora dentro de mim, em silêncio...
Os risos que não ecoaram pelas colinas,
Amores que se desfizeram antes mesmo de florescer,
O tempo perdido, entre incertezas e convicções,
Cada escolha que hesitei, me trouxe até aqui...
Se a vida tivesse outro percurso, outros ventos,
Será que encontraria mais paz, mais serenidade?
Ou seria um espectador de uma outra existência,
Ainda buscando o verdadeiro sentido do ser?
As sombras das vidas não vividas me perseguem,
Ecos de um passado jamais realizado, sussurrando.
Mas no destino que escolhi, encontro pedaços de paz,
Aceito as imperfeições que me moldaram, com gratidão...
A vida, com suas incertezas e suas belezas,
Não pode ser domada, moldada ao nosso querer,
Mas pode ser apreciada em sua essência plena,
Encontrando beleza em cada dia, em cada amanhecer...
A aceitação do agora, com suas alegrias e dores,
Permite que eu viva plenamente meu mundo interior.
O futuro é uma página branca, pronta para ser escrita,
E cabe a mim preenchê-la com experiências e amor...
As vidas não vividas são mistérios guardados,
Mas a vida que escolhi é profunda, verdadeira.
E em cada segundo que passa, encontro razões
Para seguir adiante, buscando o sublime no mundano...
--- Risomar Silva ---
Dádiva
As minhas asas deixei,
por entre as árvores passei...
Em todos os oceanos nadei...
Por sobre as pedras voei...
Meu segredo não saberei,
não sei ao certo se sou anjo,
ou humano...
Se sou poeta ou anônimo,
se sei, ou não sei...
Se são conceitos ou liberdade para novos sonhos.
Mas se lhe digo que te amo, acredite...
Se estou contigo, confie...
Se sou presente, é porque sua presença me fascina...
Se inventei, eu inventei novamente...
Não estou aqui para ser fraco ou forte ...
Quero ser real na não-realidade...
Ser desejo por não existir, e por existir você desejar...
Por sobre as flores lembrei...
Lembrei de você... Novamente, eu lembrei de você...
Se aqui estou, é porque na alvorada conquistei a minha dádiva.
Decidi por não ter asas, para permanecer aqui e poder te amar...
Os dias eu vencerei...
E os meus segredos contigo, dividirei.
Poema: "As Correntes Invisíveis"
Minha história é feita de passos entre luzes e sombras. Durante anos, caminhei por trilhas que me moldaram, ensinando-me o valor de princípios que carrego até hoje. Foi ali que aprendi a importância do respeito, da bondade e do cuidado. Esses ensinamentos me ajudaram a me tornar alguém melhor, mesmo com as falhas e imperfeições que ainda trago comigo.
Mas, enquanto aprendia a andar, também fui acorrentado. Ideias que pareciam sólidas como rochas eram, na verdade, ilustrações de areia. Passei muito tempo acreditando em miragens que, mais tarde, revelaram-se enganos. Essas falsas certezas deixaram marcas profundas, feridas que ainda ardem, tanto em mim quanto em outros que compartilharam desse caminho.
No início, a dor da descoberta era insuportável. Meu coração parecia uma tempestade que não encontrava repouso. Para aliviar o peso, eu gritei. Quis expor os erros que enxerguei, tornar públicas as falhas que tanto me feriram. Era como se, ao demonstrar que aquilo que me ensinaram como verdades eram, na realidade, enganos, eu pudesse quebrar as correntes que me prendiam. Mas descobri que, ao invés de me libertar, esse esforço apenas alimentava o passado, mantendo-me preso ao que eu mais desejava deixar para trás.
Foi então que compreendi: o verdadeiro alívio não está em destruir o que ficou para trás, mas em construir algo novo e mais puro à frente. Meu propósito mudou. Escolhi parar de gritar para provar o que é falso e começar a sussurrar sobre o que é verdadeiro. Não é o peso do passado que deve guiar meus passos, mas a luz de algo maior, algo que traz paz e propósito.
Ainda há dias em que as lembranças me visitam. Relembro as mentiras que moldaram minha visão desde jovem, as correntes que me fizeram acreditar que o horizonte era limitado. Algumas dessas marcas ainda não cicatrizaram, mas hoje as vejo como sinais de batalhas vencidas, e não de derrotas.
Respeito o que vivi, porque há beleza até nas sombras do aprendizado. Foi ali que minha essência foi lapidada, onde cresci em valores que ainda fazem parte de quem sou. Mas também reconheço que precisei romper com o que me prendia para encontrar algo maior, algo que liberta.
Agora, cada passo que dou é guiado pelo desejo de edificar e não de destruir. Escolhi usar as verdades que descobri para iluminar o caminho, não para apagar o que ficou para trás.
A liberdade veio quando soltei as correntes do passado. Percebi que a vida não é sobre provar as falhas de ontem, mas sobre construir um amanhã que inspire e transforme.
Prossigo. Não porque as feridas desapareceram, mas porque elas já não me definem. Caminho em direção ao horizonte, onde a luz é maior do que qualquer sombra, e onde o propósito que encontrei é mais forte do que as mágoas que deixei para trás.
Autor: Gilson Castilho
© Todos os Direitos Reservados
'O AMOR QUE VOCÊ MERECE"
Quantas vezes você sorriu quando, na verdade, queria chorar? Aquele nó na garganta que parece sufocar, a lágrima presa que você disfarça com um sorriso porque não quer preocupar ninguém. Eu sei que você é forte. Eu sei que você vive ajudando, está sempre presente quando precisam de você. Mas quem te segura quando o peso fica insuportável? Quem enxerga o cansaço nos seus olhos quando você mesmo não tem mais forças para pedir ajuda? Quem vai enxugar suas lágrimas, se você nem ao menos se permite deixá-las cair? E sabe, às vezes, nós precisamos desabafar. Precisamos deixar a lágrima rolar, porque o coração também precisa de alívio.
Muitos vivem agradando a todos ao seu redor, colocando o bem-estar dos outros acima de tudo. Fazem o possível para arrancar sorrisos, para não decepcionar, para serem aceitos... Mas, no fundo, estão tão esgotados que precisam de remédios para encontrar a calma que já não conseguem dentro de si mesmos. A ansiedade, o sofrimento, o peso emocional se acumulam, enquanto a própria felicidade vai ficando cada vez mais distante.
Cuidar, amar e agradar os outros é bonito, sim. Mas não pode ser à custa de esquecer de si mesmo. Pense em como você se comporta com os outros: você veste sua melhor roupa quando sabe que alguém vai te ver. Você cozinha melhor quando tem pessoas em sua casa, usa seu melhor talher, seu melhor prato... E para você? Quando foi a última vez que se tratou com tanto carinho? Quando foi que você vestiu sua melhor roupa apenas para se sentir bem, ou preparou uma refeição especial só para você?
A verdade é que nós somos a nossa melhor companhia, ou pelo menos deveríamos ser. Quando todos vão embora, quem sobra é você. É com você mesmo que terá que conviver pelo resto da vida. Então, me diga: que tipo de companhia você tem sido para si mesmo? Será que tem dado a si o mesmo cuidado e atenção que dá aos outros?
E aqui está algo importante: Deus nunca pediu que você esquecesse de si mesmo para cuidar dos outros. Jesus nos ensinou a amar o próximo como a nós mesmos (Mateus 22:39), mas esse amor começa dentro do seu próprio coração. Ele não quer que você viva apenas se doando, enquanto vai se esgotando pouco a pouco. Ele quer que você tenha paz, que cuide da sua saúde emocional, que valorize o presente que você é.
Então hoje, pare por um instante. Escute o que o seu coração tem para dizer. Se permita sentir, chorar, desabafar. Tire um tempo para você, sem culpa. Vista sua melhor roupa, mesmo que ninguém vá ver. Cozinhe algo especial, mesmo que seja só para você. Olhe para si mesmo com o mesmo carinho que olha para quem você ama.
Lembre-se: o mesmo amor que você oferece ao mundo, você também merece receber. Deus o criou com tanto cuidado e amor. Ele o vê como especial, valioso. Então, por que você não se permite se enxergar assim?
Hoje, escolha se priorizar. Escolha cuidar do seu coração, dar descanso à sua mente, valorizar quem você é. Porque quando você se ama e se cuida, você não só encontra a paz que tanto busca, mas também tem ainda mais para oferecer àqueles que você ama.
Termino com esta reflexão: ninguém vive a sua vida por você. Ninguém sente o que você sente, ninguém conhece suas dores como você conhece. Então, trate-se com amor. Permita-se sorrir de verdade. Deixe que o seu coração encontre a paz que ele merece. Afinal, você também merece o melhor.
"Lembre-se: você é o lar onde seu coração habita. Decore esse espaço com amor, cuide dele com carinho e lembre-se de que, no fim do dia, é ali que sua paz precisa morar."
Autor: Gilson Castilho Reflexões
© Todos os Direitos Reservados
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de Paulo Coelho que inspiram reflexões
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Mensagens de Reflexão
- Falsas Amizades: reflexões para evitar decepções
- Frases de grandes pensadores que inspiram reflexão e sabedoria
- Alegria: pensamentos e reflexões para uma vida mais leve