Textos de reflexões

Cerca de 8662 textos reflexoes Textos de reflexões

...AMAR...

Amar não é só uma palavra...
Amar tem significado!

É a realidade que poucos possuem
E que em um só verso assim concluem;
Que amar é para vida inteira
Não é só "Diversão" e nem besteira;

Amar é como uma canção
Com letras, versos e refrão;
É poder conquistar teu sim
Com início, meio e também o fim;

Amar é poder confiar
E se um dia eu poder amar...
Essa poesia poderei citar!

Quando lemos a Bíblia Deus fala conosco é o maior
livro da face da terra pois tem respostas para todas
as perguntas.
Quando leio Jó 42-1 ai vejo que nenhum dos planos de Deus podem ser frustados, na minha e na sua vida, o que Ele determinou
ninguém pode apagar só eu e você podemos atrasar a vitória nas nossas vidas pense nisso.
Bom dia!
___Mari@

Humildade é saber aceitar o fracasso com um sorriso e o topo sem exibicionismo.
Olhar os outros sem esquecer que cada um é ímpar e cada qual é o resultado de si mesmo.
Levantar as defesas perante o imbecil e saber que é hora de as baixar perante o sábio.
Ser humilde acarreta a humanidade de cada um, a gentileza e a temperança.

Parábola do Homem Sábio

Um dia um homem sábio morreu. No reino dos céus encontrou-se face a face com o Senhor Deus. Este perguntou-lhe:
“Tu, que és sábio e viveste inúmeros anos, diz-me o que aprendeste de realmente importante.”
Respondeu o homem sábio:
“Uma só coisa aprendi de realmente importante: a ignorar os mestres.”
O Senhor Deus olhou-o num demorado silêncio.
Depois voltou-lhe as costas e foi-se embora.
Aquele que tem ouvidos que ouça!

Rimos porque, apesar das notícias dos jornais, estamos vivos. Continuamos vivos. Rimos porque respiramos. Rimos porque escutamos, no quarto ao lado, as gargalhadas dos nossos filhos. Rimos porque sabemos dançar. Rimos porque podemos dançar. Rimos porque a esperança se alimenta do riso. Rimos porque o riso é subversivo. Rimos porque o riso é revolucionário.
Rir é resistir.

O Rio Paraíba cobre uma grande extensão
Com suas águas e caminhos que preenchem nosso coração,
Ele pode não ser ser tão grande como o mar,mais é um artefato que nós temos que preservar,porque se ele acabar,muitas consequências teremos que arcar,e a fauna e a flora presentes nesse lugar se romperam,deixando mais uma vez os seres-vivos na mão e logo logo provavelmente faleceram.

“É perturbador quando a vida da gente chega
naquela fase do meio dia pra tarde e ainda
não conseguimos compreender um monte de coisas como: trindade, utilidade do controle remoto no som automotivo, necessidade dos Tribunais de Contas, intervalo comercial nos programas de vendas pela televisão ...”

"Do Outro Lado"

Quando Vejo-Me ...Cercado...
Por Outras Flores
Outros,
Fardos

Do Outro Lado
Habita Um Ser

Quem Mora Ali,
Não Diz...

Vejo-O Por Fora

Corpo Dele, Dela
Parece-Me Feliz...
Quanto Tanto Um Pouco Triste...

Mas Tudo Corre Bem

Rio Flui
Maré É Baixa
O Sol Ilumina

O Que Eu Não Sei
Aqui Em Mim...

Coração É Quem O Diz...

Ali Habita Um Ser

Do Outro Lado
Do Meu Lado...

Do Lado De Quem...
Sorri.


Leon Nunes Goulart

É um tabu admitir que você se sente só. Você pode fazer piadas sobre isso, é claro. Pode dizer às pessoas que passa a maior parte do tempo na Netflix ou que não saiu de casa hoje nem sairá amanhã. Haha, engraçado. Mas raramente você conta às pessoas sobre as verdadeiras profundezas da sua solidão, sobre como você se sente mais e mais alienado dos seus amigos a cada dia que passa e não sabe bem como consertar isso. Parece que todo mundo é melhor em viver do que você.

Em parte, você sabia que isso ia acontecer. Ao crescer, teve a sensação de que não faria uma boa transição para a vida adulta, de que iria cair nas rachaduras. E olhe para você agora. Lá-lá-lá, está acontecendo.

Sua mãe, seu pai, seus avós: todos te olham como se você fosse uma joia valiosa e lhe dizem várias vezes como você tem sorte de ser jovem e ter a vida toda pela frente. “Envelhecer não é para os fracos”, diz seu pai, abatido.

Você quer que eles parem de dizer essas coisas porque isso só faz com que você se sinta cheio de culpa e pânico. Só te faz lembrar de como não está tirando proveito da juventude.

Você quer beijar todos os tipos de pessoas diferentes, quer acordar na cama de um estranho talvez uma ou duas vezes para saber se é bom não sentir nada, quer ter um grupo de amigos que seja como uma tribo, uma família leal. Quer ir de um lugar para outro com frequência e quer que os fins de semana sejam como um dia longo e épico. Você quer dançar com músicas idiotas na sua sala idiota e ter um bom trabalho que não atrapalhe muito seu estilo de vida. Quer ter menos medo, menos ansiedade e mais disposição. Porque se você está fechado agora, imagina só como será no futuro.

Todo dia você promete mudar algum aspecto da sua vida e todo dia você fracassa. Neste ponto, você está começando a questionar seu próprio poder como ser humano. Neste momento, seus medos venceram. São eles que estão fazendo seus 20 anos de refém.

Pare de pensar que todo mundo está fazendo mais sexo do que você, que todos têm mais amigos do que você, que todos estão se divertindo mais do que você. Não só porque não é verdade (até pode ser!) mas porque esse tipo de pensamento te paralisa. Você já passou tempo suficiente se sentindo preso, como se estivesse vendo a vida passar como uma rápida dissolução e se sente incapaz de fazer alguma coisa.

Não sei se você vai melhorar. Não sei se uma pessoa pode simplesmente acordar um dia e decidir ser um participante ativo na própria vida. Gosto de pensar que sim. Gosto de pensar que as pessoas melhoram a cada dia, mas isso não é bem verdade. As pessoas pioram, e são as suas histórias que acabam sendo esquecidas porque não conseguimos suportar um final infeliz. Os doentes precisam melhorar. Nossa normalidade depende disso.

Você precisa se dar valor. Precisa querer grandes coisas pra sua vida. Esse tipo de coisa não acontece da noite pro dia, mas pode e vai acontecer se você quiser.

Você quer mesmo, quer muito? O medo de se arrepender aos trinta anos supera seu medo de viver hoje?

Veremos.

Não me espere... não vou voltar!
Aprendi a não querer estar ao lado de um passado desbotado e nem foi tão passado assim. Não relembre, pois não foi inesquecível...encantador. Pra ser honesta, foi tudo muito comum, como um produto falsificado, pra ser Franca. A carência nos faz enxergar príncipes onde na verdade eram sapos.Não me ligue... pois não saberia identificar com quem estarei falando, foi tudo sem valor. E sinceramente , nem posso chamar de aprendizado , foi sim uma tremenda falta de bom gosto minha, achar que vc seria alguém memorável. Hj apenas aquelas lembranças maltrapilhas , rasgadas e pronta para ir pro lixo, das memórias com gosto de leite condensado quando se enjoa porque comeu muito.

"Deixe a fonte da essência de Cristo fluir, transbordar em você ao ponto que você vai deixando de ESTAR sendo o que você era e passa SER o que Cristo é em ti. O "estar" é questão de momento, enquanto o "ser" é eterno,( jamais dependerá das circuntâncias para ser o que de fato nasceu pra ser.)

—By Coelhinha

eu sou o suspiro
aquele suspiro que a gente dá de repente
que não sabe de onde vem
e nem pra onde vai
pois é,sou eu
eu vivo entre a alma e o corpo
entre o coração e o pensamento
entre o desejo e a saudade
eu sou tão tudo
e tão nada
sou enormemente pequeno
e tão pequenamente grande
e assim como vim,
passei...

Se uma vida sem amor não vale a pena ser vivida, e o amor nós encontramos em nós mesmos, e não necessariamente nos outros, mas também nas pequenas coisas, então... uma vida que vale a pena ser vivida é uma vida na qual você consegue ver o amor em tudo quanto é lugar, inclusive nas outras pessoas.
Assim, você pode eventualmente acabar decidindo por viver uma vida mais pautada em ver os outros felizes, e assim, você acaba, sem querer, trazendo para si a própria felicidade. Até que em dado momento você encontra uma outra pessoa, que não só você a faz feliz, como ela também te faz feliz, de uma maneira diferente. Não é como se ela fosse algo que estava em falta, mas sim como se fosse algo que soma em tal maneira, que parece que ela, enquanto uma "peça extra", se fosse retirada agora do tabuleiro de sua vida, te faria incompleto.
Desta maneira, você fica com essa pessoa, até onde for possível. E se um dia ela partir, você a mantém no coração, pois uma pessoa só morre quando é esquecida, e no seu coração, ela jamais morrerá. Seu coração continuará aceso, com a chama que aquela pessoa acendeu.

Eu vim caminhando voltando pra casa. Eu andei duas quadras mas foram suficientes para pensar em várias coisas aleatórias. Eu pensei que tudo na vida passa tão rápido. O que tem dinheiro, por de uma hora pra outra perder tudo. O que é feliz pode num instante ficar triste. Até o sábio pode chegar até a insanidade. Mas o ponto mais importante, é que tenho reparado que ninguém liga para o que se ganha ou o que se perde. Ninguém associa a felicidade nisso. O que geralmente vejo é que a felicidade está associada a se você tem alguém ou não. Se namora, ou é casado, as pessoas deduzem que se é feliz. O que é no mínimo estranho. Talvez o maior desafio da humanidade seja conseguir viver sem depender de outra pessoa para ser feliz. Conseguir ser livre e leve. Olhar pra solidão e fazer dela a companhia perfeita para se ler um livro. Como eu disse, tudo passa. Então se conseguir estar bem consigo mesmo vai aceitar que a vida é cheia de surpresas. E que não nos resta outra escolha, a não ser seguir o baile, ou dançar. Conseguir a evolução é se dar bem consigo mesmo, antes de se entregar totalmente quebrado e com emocional instável e dizendo: "que goste de mim pelo que sou".
É como dizem, sejamos antes um bom ímpar, para poder ser um bom par.
Aceitar-se. Viver e ser livre. Ser feliz é mais um caminho do que um destino.

Tudo que temos é um instante derrepente você acorda e vê que tudo é um sopro.
As vezes brigamos por coisas banais e muitas das vezes fazemos questão de tantas coisas.
E vida passa num piscar de olhos por isso ame hoje,
se importe hoje amanhã não saberemos se irá dar tempo.
Não faça a curva muito aberta você não sabe quem poderá atingir.
A vida é uma via de mão dupla cuidado para não bater em quem vem em outra mão.
Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você.
___ Mari Diniz@
19/09/2018

►Despeço-me

Às vezes indago se eu estava melhor antes de te conhecer
Digo, você me alegra, mas no geral, só me faz sofrer
Tenho pensado muito sobre isso, sobre nós
E, cheguei em uma conclusão um tanto quanto pior,
Que você não me ama verdadeiramente
Você apenas se engana, e acaba vivendo uma vida rotineira.

Nossas tentativas são temporárias
As nossas brigas, já premeditada
Não há mais felicidade em nossa jornada,
Não há mais amizade em nosso conto de fadas
Tudo o que predominou foi o rancor,
Das decepções que o tempo nos proporcionou.

Sei bem dos meus erros,
Reconheço de prontidão os meus medos
Não os escondi em nenhum momento
E, de frente para ti, escrevo todos eles
Desconheço o meu futuro, quanto mais o seu
Mas sinto que quaisquer ações apenas irão atrasar
O inevitável pode tardar mas irá chegar
E já estou esperando sua vinda, já estou sem estima
Escrevo aqui uma lágrima, talvez dê uma poesia?
Não sei dizer claramente, acho que no fundo,
Eu queria que tivéssemos um amor profundo
Mas, tudo que consigo dizer é que sinto muito
Talvez por não ter me esforçado o suficiente,
Talvez por ter desistido de você tão facilmente
Não sei por quê, mas acabou acontecendo sem ou com querer.

Talvez o destino não quis, ou desistimos sem pestanejar
Talvez era para ser assim, e me encontro agora a chorar
Mas, se eu já sabia, então por que será?
Por quê? Talvez não estava preparado para nos separar?
São tantas perguntas sem tempo para processar
Não sei dizer como você está se sentindo
Se está triste ou feliz com tudo isso
Mas, estou escrevendo esse texto, lírico ou cínico?
Não sei, eu apenas não sei definir o que estou a sentir
Que lágrimas são essas que estou deixando fluir?
Que batidas desenfreadas são essas que estou a ouvir?

Respostas, se me perguntarem o que procuro
Proposta, se indagaram o que eu desejo
Mas, não me perguntem como posso sair do escuro
Testemunho meus sentimentos se tornando medo.

Não estou sentindo algo de bom agora
Como aquela sensação de um dia ruim que vai embora,
E que traz consigo um amanhecer puro, com o aroma da vitória
Talvez amanhã eu sinta, ou talvez isso seja apenas uma mentira
Talvez eu volte a vida, ou eu sucumba a depressão já conhecida
Isso é o que eu penso, talvez, uma possibilidade
Uma porcentagem, probabilidade, de encontrar a felicidade
Mas jamais possuir a certeza da compatibilidade
Por conta disso, hoje despeço de você, talvez minha cara metade
Hoje deixarei de entrar em sua casa, por toda eternidade.

►Na Escadaria de Pedra

E pela janela do meu quarto eu vejo a lua
Durmo no aconchego de sua ternura
Toda a dor do dia se vai, encontro minha paz
E pela janela antiga eu observo minha amiga,
Aquela que tanto citei em minhas tentativas poéticas
Escrevo agora admirando-a, e imaginando
E, em devaneios noturnos eu me pego sonhando
Um sonho bom, caloroso, que faz bem ao meu coração
Escrevo não só para ela, escrevo para remediar as dores
Dores de uma antiga donzela, de uma amizade outrora bela
Dores de um romance desfeito, de uma traição do peito
Escrevo para sarar, para me recuperar, me alegrar.

Momentos que outrora me deixavam sereno,
Hoje se revoltaram, se tornaram um tormento
E, como passatempo, eu caminho no relento,
Procurando, buscando um sorriso meigo.

Não sei dizer o que sinto quando me encontro despedindo
De sentimentos que não foram ouvidos,
E que foram grosseiramente omitidos
Não sei o que pensar quando estou sozinho,
Sendo assombrado pelos meus medos reprimidos
E também desconheço o que é ser verdadeiramente amado
Eu gostaria de experimentar, degustar de um sentimento tão bem falado
Faço então uma tentativa escrita, um texto fraco.

Sentado em uma escadaria de várias pedras, eu penso
Estou sozinho, refletindo sentimentos
Lento, talvez seja a melhor definição para o momento
Eu penso, logo existo, em um tempo que me sinto um inquilino
Sem moradia, sem uma casinha só minha, sem nada
Reflito sim, pois o que me resta é pensar no meu fim
Estarei lamentando os arrependimentos?
Estarei sozinho? Sem uma família ou amigos?

Se eu de fato existo, logo, posso tentar pensar
Se posso pensar, por que então não posso tentar amar?
Mas amar quem? Quem me deseja ao seu lado?
Estou enlouquecendo com pensamentos insaciáveis
Eu quero amar, assim como o meu avô amou sua esposa
Eu quero acreditar, que a solidão, com a minha vontade, irá passar
Então escrevo, na escuridão das ruas do meu peito
Medo? Sempre, afinal já escrevi inspirando-me nele
Talvez a palavra que está faltando em mim é serenidade
Talvez a coloque daqui a alguns poucos meses
Escrevo junto a minha necessidade e amizade perante a caneta
Escrevo, sem dia ou hora, a minha já exposta incerteza.

Até que os cordeiros virem leões


Foi uma frase de efeito, nela estão os princípios que o nosso Deus nos ensina, desde Gênesis até o Apocalipse a não desistir de lutar, mesmo que pareça impossível, pois "se recuarmos, Sua alma não terá prazer em nós".

Essa sensação que tive sobre tal frase, ela me passa uma determinação, onde não importa as condições e os problemas o objetivo será atingido, a meta cumprida a que queremos que se cumpra. Não importa se parece impossível, mudaremos o que for preciso e transformaremos o que for necessário para atingirmos o nosso ideal.

A frase me instiga a pensar que o objetivo será alcançado mas não sem integridade e honra, pelo simples fato de que cordeiros e leões são animais tidos como nobres em diversas culturas, com o diferencial de que a ovelha precisa ser pastoreada e o leão é independente, é o rei da selva.

Até quando nosso consentimento será "submissão", até quando nossos desejos individuais maiores que nossa vontade de vencer?

Quando traçamos algum objetivo na vida, temos que correr atrás dele até que se concretize, por mais que o caminho seja difícil, por mais que não tenhamos forças pra continuar, por mais que achamos que não iremos conseguir, por mais que algumas pessoas nos desanimem, por mais que estejamos cansados devemos persistir até que esse objetivo seja concretizado.

Nada nessa vida é fácil, mas se não lutarmos por aquilo que queremos e acreditamos talvez não encontraremos a tal dona felicidade no final do caminho.

"Eis que o povo se levanta como leoa, e se ergue como leão; não se deitará, até que devore a presa..." (Nm 23: 24a)

SAUDADE DA MINHA NAMORADA


Ai que saudade da minha namorada

Dos nossos abraços

Dos nossos beijos



Ai que saudade daquela pequeninha

Da tua pele

Do teu sorriso

Da tua leveza



Ai que saudade do que via

Dos teus sorrisos

Daquela carinha fofa que me olhava e dizia: vem, já estava te esperando

Ai que saudade,
Não da escola mas da minha aluna preferida

Que sempre todo dia estava ali

E me fazia pular da cama com um sorriso e pensar em uma coisa: ela vai estar lá



Deus, que saudade

Daquela garotinha zangadinha
Que camiava na minha frente

Deus, que lembranças boas daqueles olhos



Ai que saudade,

Daquele abraço que absorvia todo amor e dizia: está aqui ele de volta

Daquele aperto, daquela angústia que chorava e dizia: não vai, eu ainda preciso de você



Minha namorada, aquela coisinha fofa

Que quando chegava iluminava e que quanda partia se deixava em minha mente



Deus, que saudade

Daquele cabelo preto

Daquele os olhos cobertos por aquele óculo
Que se retirava quando via que ia me beijar

Daquelas pequenas cicatrizes que mostravam que ela era humana

Daqueles sonhos que a deixavam imortal



Que saudade

Daquelas loucuras sóbrias

Daquele ócio produtivo

Do nada que se transformava em tudo quando estava por perto

Daqueles olhares que sempre buscaram uns aos outros

Daquelas doces besteiras



Que falta me faz

Aquele riso que tanto eu observava

Daquela felicidade quando eu estava por perto


Que saudade de tudo

Das lágrimas de risadas ás de dor

Dos ciuminhos ingênuos e oprimidos

Da amizade que havia entre aqueles corpos



Hoje, a tristeza me estima

Porque minha alegria não tenho mais

Por que nesse peito só ficou saudade



Ai que saudade, sobretudo,
Do meu coração

Que ela pegou imprestado sem querer, e nunca mais me devolveu....


- A.L

O tempo passa, as feridas vão cicatrizando, as desilusões dissipando-se deixando de doer.Novos sonhos nascem e com eles a esperança em melhores dias..
Certamente o tempo é o melhor remédio para curar os amores não correspondidos, as amizades que se perderam na estrada da vida e nos fazem falta,, as pessoas queridas que partiram e deixaram um vazio imenso.
Deus nos propicia todos os dias o presente e a capacidade de compreendermos que é possível conviver com lembranças e delas
fazer aprendizados.