Textos de Reflexão

Cerca de 75600 textos reflexao Textos de Reflexão

A conquista de algo sem razão é a mais pura das vitórias, mesmo que leve a paradoxo do outrem. Sendo que o indivíduo com que a razão se funde fique com a vitória falsa, que visto a acontecer uma quebra de consciência pode ou não ao longo do tempo despertar algo adormecido ou algo a fingir dormitar. Sendo que a confiança de linguagem verbal não serve de nada, existe um grande peso em pequenos detalhes de comportamento. Desta vez fui eu o tímido, fui passivo, deixei-me levar, e quem me guiou fez um bom projeto.
Esse projeto do qual foi alimentado pela noção de certas situações, como a minha mudança externa, afazeres, saídas. Quando a extrema e precisa sabedoria é necessária, não é por acaso, e isso leva a reminiscências de um sentimento passado, que por norma de decisão do vencedor falso "já passou".
Muita teoria choca, o problema de apenas não sentir nada mas ao mesmo tempo sofrer bastante.
Recuso a acreditar em frases soltas, sentimentos de criação repentina, divergências de comportamento , confianças a metade, a não partilha de tempo livre. Prioridades. Tu tens. O teu gostar agora seria por interesse? Não daria jeito por sua vez. Iria contra uma ideologia dita a alguém que se diz amigo? Seria uma desfeita de honra ou orgulho. Mas sei que honra não é o caso. Já é hora. Hora de passar da loucura e encontrar o outro lado da consciência, o 4° ciclo da compreensão de nós mesmos, é um passo enorme quando é dado, e fica um passo minúsculo quando se obtém.

Inserida por Debomparaerrado

Vivem-se dias de grande inquietação em busca da felicidade. As pessoas se frustram por nutrir a esperança de encontrá-la no outro quando na verdade ela se encontra em si próprio. A vida com a sua delicadeza apresenta a felicidade a cada instante dos dias, porém ao esperar algo grandioso, na simplicidade do momento ela passa despercebida. Para perceber a felicidade é preciso um olhar sutil, pois ela está nas coisas simples. É através das pequenas coisas que as grandes se realizam.

Viviane Andrade

Inserida por VivianeAndradeSantos

Diálogo a vida


Ah a vida... me fascina, me domina, me faz ver além da retina.
A vida chega-nos assim, sem avisar.
Estamos sempre a caminho do desconhecido.
Primeiro passamos longos meses num mundo provedor, aconchegante e protetor. Esse mundo intrauterino nos acolhe nos alimenta e nos transforma.
Porém, chega um momento em que não nos cabe nele permanecer. Na medida em que nos transformamos ele também se transforma e em terríveis contrações nos repeli.
Nascemos...
Em meio a dores, angústias, medo do desconhecido, um novo mundo se abre para nós e aquilo que parecia ser o fim é o início de um novo ciclo. A vida.
Pode ser que seja doloroso o viver, mas não deixará de ser fonte de inspiração. Estamos em constante processo de transformação e todas as metamorfoses vividas sejam elas positivas ou não, nos inspira a sermos mais fortes, mais leves, mais e/ou menos críticos e como somos com nos mesmos.
A vida é uma incógnita e estamos sempre buscando achar o “X” da questão.
E possivelmente a resolução está exatamente em não acharmos respostas. O resultado sempre nos encontra e na maioria das vezes nos surpreende.
Será esse o segredo. Não fazer planos?
Deixar a vida seguir o seu curso contornando os obstáculos.
Estamos sempre querendo interferir. E é natural somos humanos.
Talvez o problema nem seja tentar descobrir e interferir nos resultados, mas no quanto as descobertas e interferências nos afeta positiva e negativamente.
Parece mais simples quando trocamos as interrogações pelas reticências.
Reticência é vida que segue...
Interrogação é acumulo de bagagem, ansiedade.
Se a sua mochila anda cheia de interrogações. O que acha de tira-la dos ombros e carregar apenas os bons sentimentos, pois é alimento e garantia de forças para mover os passos.
Talvez nos tornássemos leves sem os pesos desnecessários que insistimos em carregar.
A vida não para e o nosso processo continua no Aqui e Agora.
Lutamos para ser no mundo e para vencer o mundo a caminho da plenitude da vida, mas a única certeza que temos é que em temíveis transformações e terríveis contradições o mundo nos vence e nos expulsa.
Morremos...
Mas, será esse o nosso fim?
O que importam as interrogações.
Talvez Aristóteles tivesse razão e o princípio da sabedoria seja a dúvida.

Viviane Andrade

Inserida por VivianeAndradeSantos

“ Sou como uma borboleta na crisálida em constante metamorfose.
As transformações são doloridas, pois nos tira da zona de conforto para nos conduzir para o novo. O desconhecido é assustador, porém necessário, afinal chega um momento da vida em que não nos cabe mais as mesmas roupas, os velhos hábitos.
A transformação, ainda que dolorosa, é uma possibilidade de preservação da vida. Entre dores e anseios vivo o silêncio na expectativa pelo grito de liberdade. Já sinto minhas asas se formarem não importa o tempo e nem as adversidades, pois a minha essência é a mudança e o meu destino é o voo.”

Viviane Andrade

Inserida por VivianeAndradeSantos

Tive medo de errar, errei.
Almejei acertar, errei de novo.
Sonhei em conquistar, um novo erro.
Quis muito saber, errada novamente.
Persegui as vontades, mais um erro.
Escrevi entrelinhas, errata, equívoco, mal entendido.
Falei claramente, precipitada, grossa, sem filtro.

No fim, ficou claro que certo mesmo é o erro, de resto, o que vier dessa vida é lucro.

Inserida por LSumpter

A gente tem dessas coisas
De não falar o que sente
Não se importar com o que vê
Ignorar o que está à nossa volta

Nesse ambiente estagnado
Da ignorância ao nosso redor
Vamos vivendo sem apetite pela vida
É hora de parar e refletir

Como fechar os olhos
Para o mundo
Paras as pessoas
Para o amor?

Amor que quando acontece
Parece com um belo amanhecer
Esperança que se renova
Espírito que se ilumina

Pessoas que nos querem bem
Num mundo tão vasto
Ignoradas se forem então
Oportunidades que se perdem
Encontros que se vão

A gente tem dessas coisas...
Recusamos ceder ao aceno
Preferimos ignorar o irmão
Mas a beleza da vida pode estar
Num simples estender de mão

Amiga e presente
Transformadora reação
Mudança para além
Da sombria solidão

Vida
Quero dividir contigo
Aquilo que sou sem barreiras
Meu eu para o mundo
O mundo para nós

A começar com um grito
A gente quer outras conquistas
Descobrimentos e revelações
Vida

Reflexões e pensamentos
Estamos em sintonia agora
Por incrível que pareça
Viver também tem dessas coisas...

Inserida por Joaoanibal

você se encanta com a vida?

Se o ser humano perder a espiritualidade, qualquer orientação que seja ou siga, perde o sentido da vida e a verdadeira PAZ de saber se encantar com ela e com a ALEGRIA em sua plenitude, apesar das pedras, grandes ou pequenas que aparecem no caminho.
Todos têm direito a VIVER e VIVER BEM. Quer sejam negros, amrelos, brancos... Brasileiros, americanos, europeus, asiáticos.... hetero , homo .... cristãos, budistas, islâmicos, .... etc etc etc ....

PP Francisco disse ( iluminado como é) " (...)

O papa Francisco reiterou sua tolerância sobre a homossexualidade, perguntando: "Quem somos nós para julgar?".

Em conversa com jornalistas no voo de volta da Armênia, o pontífice foi questionado sobre o massacre homófico de Orlando, reivindicado pelo grupo Estado Islâmico. Francisco lembrou que, segundo o catecismo, os homossexuais "não devem ser discriminados, mas respeitados e acompanhados no plano pastoral".

"Uma pessoa que vive nessa condição, que tem boa vontade, que busca a Deus, quem somos nós para julgá-la?", perguntou, repetindo a fórmula que empregou em seu retorno do Rio de Janeiro a Roma em 2013.

Segundo o papa, os cristãos não só devem pedir perdão aos homossexuais, como "aos pobres, às mulheres exploradas e às crianças obrigadas ao trabalho forçado".

"Os cristãos devem pedir perdão o tempo todo", recomendou.(..)"

Namastê a qualquer orientação...
NAMASTê:
Literalmente significa "curvo-me diante de ti"; a palavra provém do sânscrito namas, "curvar-se", "fazer uma saudação reverencial", e (te), "te".[6] The word "Namaḥa" takes the Sandhi form "Namas" before the sound "t".[7]
Quando dito a outra pessoa, é normalmente acompanhada de uma ligeira vénia feita com as duas mãos pressionadas juntas, as palmas tocando-se e os dedos apontando para cima, no centro do peito. O gesto também pode ser realizado em silêncio, contendo o mesmo significado.

RED CROSS INTERNATIONAL

Comitê Internacional da Cruz Vermelha. O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é a maior rede humanitária do mundo. A sua missão é aliviar o sofrimento humano, proteger as vidas e a saúde das pessoas e preservar a dignidade humana, sobretudo durante conflitos armados e outras emergências.
O CICV | Comitê Internacional da Cruz Vermelha

Inserida por nuno05

Bom dia!!!
As vezes na vida fazemos escolhas que no momento vc diz e acha que foi a mais errada . mas na verdade nao fazemos nada pq qm faz è Deus ai vc ve que a escolha que vc tinha certeza que foi a errada foi a mais correta da sua vida pq Deus te da o melhor coloca em sua vida a pessoa que muda ela ai vc tem a certeza que errou para acertar
Para ser feliz como nunca foi e fazer alguem feliz como nunca fez

Inserida por Renanfarav123

A Morte.
Quando se nasce a única certeza é a morte.
Passamos pela vida contando com a sorte.
Escapamos do tombo, do rombo do trote.
Tudo segue no previsto, ri pelos cantos o sinistro.
Como se do futuro ninguém soubesse, corre o tempo e o ser humano esquece.
Que viver é não pensar que se vai morrer.
É querer reter, o que já está a se perder!

Inserida por Izabel1957

►Vivo Tranquilo

Continuo sem compreender
Sonhar com ela sem eu querer
Estava aqui pensando do por que
Não encontrei uma resposta
Ela de mim já não gosta
Não se lembra daquela minha proposta
Disse até ao meu amigo
"Por quê aconteceu isso comigo?"
Ele mesmo não soube o motivo
Com esse mistério eu convivo
Bom que já deixei de ser depressivo
Já não a vejo a 2 anos
Aconteceram tantas coisas
Tantas mudanças de planos
Ela simplesmente apareceu na minha mente.

Hoje estou tranquilo
Até mesmo no parque vi um esquilo
Para o passado, me viro
Com as rimas vários pensamentos de mim, tiro
É relaxante poder escrever
Mesmo tendo poucas coisas à dizer
Vários pensamentos libertados devo ter
É só uma questão de fazer, de querer.

Eu escrevi "O Palhaço"
Mostrei tudo que faço
Escrevi sobre "Meu Mar"
Sempre deixei claro que é preciso lutar
Também formei "A Criatura Falsa"
Comecei com um pequeno papel achado em minha calça
"Lágrimas de Minha Mãe" eu fiz
Ocorreu exatamente o que ele diz
"A Garota 42" e "Ano Novo"
Meus favoritos dentre todos.

A vida é feita de arrependimentos
E esses versos são simples pensamentos
Ficar pensando nisso não tem cabimento
Viver com esse sofrimento
Vou apenas seguir em frente
Ainda conhecerei tanta gente
Não há motivo para me abalar
Irei apenas fatos citar
E de alguma forma, rimar
Afinal é assim que quero me expressar
Sinto-me satisfeito no momento
Agora escrevo como passatempo
Por hora já basta o lamento
Aproveitarei do meu tempo.

Inserida por AteopPensador

Reflexão
Na luta pela preservação ambiental não podemos mostrar só as flores...

O homem, ao preservar a natureza, está advogando em causa própria, primeiro que a natureza nunca precisou dele e nem vai precisar, segundo, sem ela o homem deixaria de existir. Assim, salvá-la é uma questão de sobrevivência.

Não podemos mostrar só as flores... Elas murcham, morrem ou se transformam em frutos, maduram e se acabam. Então, temos que saber aproveitar as sementes daquelas que maduraram e plantarmos de novo para que voltem a produzir. Para isso temos que cuidar muito bem do terreno onde plantamos e da planta que vai nascer e produzir novos frutos, reiniciando um novo ciclo de vida. Assim, temos que estar conscientes de que para termos plantas, flores, frutos e sementes é necessário termos terra de boa qualidade, água para regar, sol para iluminar, disposição para realizar o trabalho e outros fatores da natureza que serão decisivos para a nova colheita, além de políticas públicas que permitam o desenvolvimento do trabalho (e este é um dos grandes problemas em nosso País).

Portanto, tudo depende da natureza e do nosso trabalho. Natureza sadia e disposição para trabalhar, bons frutos serão produzidos e novas sementes para o reinício do novo ciclo.

Na verdade, quando alertamos que temos que cuidar mais e melhor do meio onde vivemos é em razão da necessidade de se manter a terra em boas condições de receber novas sementes e gerar nova produção de boa qualidade, para que a demanda para a nossa sobrevivência e a das demais vidas aqui existentes sejam supridas à contento.

Uma pessoa não precisa ser um gênio para entender que sem alimento, sem água, sem ar, sem roupa e um teto para se proteger, todos de qualidade razoável, não irá conseguir sobreviver.

Por isso estamos empenhados neste trabalho para a conscientização de que cada um de nós pode fazer um pouco em favor da manutenção de uma boa qualidade de vida no planeta. É um trabalho cansativo e chato, todos os dias batendo na mesma tecla e, muitas vezes, sendo tachados de eco-terroristas, desocupados, frescos e outras qualificações que chegam a ser uma falta de respeito. Mesmo assim, conscientes da nossa responsabilidade como cidadãos, estamos nesta luta e não vamos parar. Melhor fazer pouco que não fazer nada, este o nosso lema.

Concluindo, não vamos só mandar flores para os amigos, vamos mostrar esta mesma flor murchando, o fruto apodrecendo, a árvore morrendo, a água secando e/ou fedendo, o ar escurecendo e, junto, as vidas se acabando. Quem sabe assim, mais alguns resolvem se juntar ao grupo que desenvolve este trabalho de mostrar, todos os dias, que a nossa Mãe Terra chora pelo nosso desprezo, pela nossa falta de responsabilidade com as vidas que nela ainda existem.

Vamos pensar e agir mais, como disse nosso amigo Antonio Bandeira Bandeira"Qualquer um pode ajudar a cuidar do nosso planeta... o difícil é encontrar onde está "este qualquer um" disposto a encarar este desafio!

Inserida por odiloneuzebio

A Felicidade

O vida que levo, desfruto e saboreio.
Quão meigos são os teus traços
Quão frios teus abraços.
Se te envolvo e me prendo a ti, sinto o amargo sabor daquele que pouco a pouco a tentam roubar de mim.
Roubar a vida? Me pergunta o tempo...
Digo eu:
- Sim. Roubar-me a vida. Vida essa que sofro, que lamento e me sento a observar o encanto dos desencantos dos teus algozes.
Mas que tem o tempo com a vida?
Já dizia a sábia experiência:
- O mesmo que a saudade com a partida!
E assim é a vida!
Cara, longa e sofrida!
Mas ainda que sejas assim tão restrita, a felicidade que fora outrora dita; diz o poeta:
- É apenas um estado de espírito.
Ser feliz é ser cônsul de quem és, donde vens, aonde vais e onde se quer chegar.
Independe de tempo, dinheiro, amores e desamores encontros e desencontros.
Ser feliz é saber que em cada partícula de vida, há uma oportunidade de plantar uma semente de sorriso um diálogo, um abraço, uma surpresa escrita em uma folha com pautas.
Ser feliz é contentar-se com o que tens e não ambicionar o que não tem
Ser feliz é simples.
É claro.
É belo.
É dizer bom dia sem ter a obrigação de dizê-lo.
É sorrir para alguém que, por um desacerto, tropeçou e caiu sentado, sem esquecer de estender-lhe a mão para que o dito se ponha de pé.
Em suma é isto:
Ser feliz é ser
Ser feliz é querer
Ser feliz é viver.

Inserida por SrJoelRodrigues

“Quando o amor é a essência que dá cor aos olhos. E a humildade é a base que firma os pés. Os passos são leves e a paz na alma é a melhor companhia. E através das cores do olhar pode-se afirmar que Deus é o soberano artista cuidando de cada detalhe para que se conclua a arte na tela da vida.”

Viviane Andrade

Inserida por VivianeAndradeSantos

No teatro da vida
cansei de ser ator;
Por que me deram esse papel ?
Não poderia ser eu, um figurante,
pegar meu cachê e ir embora... ?

Por que toda vez
tem que ser assim ?
Já estou ficando
cansado dessa cena...

O que era para ser mágico
aos poucos se revela
sendo ilusão (será?).

Aaahhh essa vida de incertezas,
que faz confundir o real com imaginário
não me deixando viver em paz...

Queria eu poder deixar de atuar
mas como, se estou cercado de atores ?

Inserida por luccas2m

"Você não é uma pessoa triste ou uma pessoa feliz. Isto é apenas um rótulo. Um conceito. Um estado mental em acordo com o significado que você próprio dá a uma circunstância. Você é uma pessoa neutra, que reage relativamente a uma circunstância onde você coloca um significado de triste ou feliz. Você apenas vivencia momentos tristes ou felizes em sua vida. Permanece por um tempo determinado por você mesmo em estado de felicidade ou tristeza, mas isso não significa que você seja uma pessoa triste ou feliz. Quando você compreende essa ideia e esse ponto de vista, você passa a entender a importância em se respeitar e vivenciar esses dois estados. Ambos são importantes em sua vida. Quem não entende isso acaba assumindo o rótulo de triste e assim deixa de vivenciar os momentos felizes que se apresentam em sua vida. E isso, claro, também vale para aquele que se rotula como feliz e deixa de vivenciar a importância que existe em todo momento de tristeza.

Aproveite o que existe de bom e positivo tanto nos momentos felizes quanto nos tristes. Assuma os estados de felicidade quando tiver esta oportunidade de estar em plenitude e paz com você e a vida, bem como assuma também os estados de tristeza que contém reflexão e aprendizado para você. Não assuma um papel, um personagem, um rótulo de pessoa triste, pois quando terminar o período de tristeza que você está vivendo, você deixa de aproveitar a oportunidade da alegria que sempre vem a seguir! Apenas diga a si mesmo nesse momento: Não sou uma pessoa triste! Estou apenas vivenciando um estado temporário de tristeza mediante uma circunstância que enxergo como sendo triste, que durará o tempo que eu próprio determinar como sendo o necessário para mim neste momento.

O que se estender além deste tempo, acredite, é totalmente desnecessário e maléfico a você e sua vida!

Inserida por thinkermind

SE EU MORRESSE HOJE...
Por Rita Coruripe
Se eu morresse hoje, confesso que iria por falta de opção, e não antes de ter argumentado muito com a morte.
Gosto da vida, apesar das incertezas que desanimam, das reviravoltas e das reticencias.
As ausências então, doem muito, mas ainda assim, eu amo viver.
Seu eu pudesse escolher?
Não morreria nunca
Não deixaria para trás, tudo que tanto me faz feliz.
Mas como não tenho escolha, quando chegar a minha hora de partir, irei com a certeza de que minha vida não passou em branco, e que vivi extremamente, cada momento, cada situação, tenha sido ela boa ou ruim.
Irei agradecida pelos bens que aqui recebi:
Por ter tido um Pai que me amou incondicionalmente, e que junto com minha avó e com minha mãe me fizeram a pessoa que sou (ou fui), pelos filhos que gerei em meu ventre e pelo neto que gerei em meu coração, pelos amigos que tão calorosamente, me acompanharam na difícil arte de viver.
Grata pelos amores vividos até a última gota de paixão
Pelas conquistas, pelos "nãos" que me obrigaram, tantas vezes, a dar passos para trás antes de continuar a caminhada.
Pelos meus irmãos, que compartilharam comigo uma infância PERFEITA, pelas experiencias e principalmente, por ser proprietária de um coração que jamais conseguiu guardar mágoas, ou desejar o mal de alguém, ainda que tenha sido tantas vezes ferido e tripudiado.
Levarei comigo a única coisa que a morte não me tomará:
As lembranças deliciosas de tudo que vivi neste plano, e que mesmo sendo tragada pelo mortífero sono, não se apagarão, pois em algum lugar do meu espírito elas docemente adormecerão, mas nunca deixarão de existir.

Inserida por RitaCoruripe

o amor nao tem explicaçao ele apenas acontece ele surge do nada de uma forma inexplicavel e toma conta de bossas vidas muitas vezes procuramos tanto e ele esta açi bem do nosso lado
As vezes procuramos o amor em pessoas que nao nos ama sempre querendo receber o que temos temos pra dar e do nada o melhor aparece o melhor momento da nossas vidas o melhor amor a melhor paixão e isso è o significado do amor sem explicaçao ....
Porque o dia que vc entender o amor nao sera mais amor .... e sim costume ....

Inserida por Renanfarav123

Dizem que:
"Somos tão pequenos diante da
grandiosidade da vida," pois acontecem
dentro dela os melhores espetáculos e
as vezes nos escondemos por detrás
das cortinas.
Se crermos e tivermos fé e irmos para
o palco para desenvolvermos nosso papel,
seremos gratos à tudo e a todos .
Nesse show não podemos esquecer de
chamar dona esperança; porque é ela que
nos ajuda a prosseguir e a pensar que tudo
dará certo.
Neste espetáculo, haverão momentos de
tensão, algumas dificuldades, saudades
de alguns personagens, mas no final teremos
felicidade e paz ,pela participação dos
melhores momentos de nossas vidas.
Tenhamos a coragem de subir no palco e
fazermos o melhor que pudermos, somente
assim aprenderemos a dar o devido valor em
cada personagem e em suas atuações neste palco.
Assim no baixar da cortina; sairemos dele
agradecidos por cada personagem vivido.

Inserida por pauloricardoribeiro

As palavras só fazem sentido na vida das pessoas quando há sentimento
Que acalma e trazem lembranças de momentos inesquecíveis
Escrever ou falar não é a mesma coisa
Se não forem pronunciadas ou escritas com emoção
Aquela emoção que sentimos quando o pensamento se conecta com a pessoa amada.
Feliz aniversário para a flor que em sintonia com o sol, a chuva, o vento, os pássaros e as estrelas do céu, me mostra o verdadeiro sentido da vida.

Inserida por isaiasribeiro

99% das coisas que faço são baseadas em muito esforço e estudo.

Porém existe uma grande diferença entre teoria e pratica, ao se aplicar a teoria você encontra barreiras tanto físicas como mentais muito ligadas ao momento ou ao seu psicológico.

O mais engraçado e quase sempre fazer o que não acredita ser possível e conseguir terminar! não digo ser imprudente, mas sim ser ousado,perseverante!

Pode ser que você não consiga da primeira vez , nem da segunda quem sabe nem da centésima vez dependendo do quanto se cobrar e o quão alto for seu padrão de qualidade, mas uma coisa que aprendi e que a cada vez que você tenta de verdade e encara um desafio, você está a um passo a mais da perfeição! de fazer/ser aquilo que você quer!

Inserida por arcanjozer0